quarta-feira, 9 de abril de 2014

RESOLUÇÃO QUESTÃO 07 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2014.1


Resolução:






NBC TG 25 – PROVISÕES, PASSIVOS CONTINGENTES E ATIVOS CONTINGENTES



Provisão

14.     Uma provisão deve ser reconhecida quando:

(a)    a entidade tem uma obrigação presente (legal ou não formalizada) como resultado de evento passado;

(b)   seja provável que será necessária uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos para liquidar a obrigação; e

(c)    possa ser feita uma estimativa confiável do valor da obrigação.

          Se essas condições não forem satisfeitas, nenhuma provisão deve ser reconhecida.
 



Exemplo 5A – Fechamento de divisão – nenhuma implementação antes do fechamento do balanço

Em 12 de dezembro de 20X0, o conselho da entidade decidiu encerrar as atividades de uma divisão. Antes do fechamento do balanço (31 de dezembro de 20X0), a decisão não havia sido comunicada a qualquer um dos afetados por ela, e nenhuma outra providência havia sido tomada para implementar a decisão.

Saída de recursos envolvendo benefícios futuros na liquidação – Não há evento que gera obrigação e, portanto, não há obrigação.


Conclusão – Nenhuma provisão é reconhecida (ver itens 14 e 72).

De acordo com este exempo na Norma julgamos o item II incorreto, portanto volto atrás a alternativa que tinha colocado antes que era letra B, mas devido alguns questionamentos e ver em outros gabaritos letra D acabei mudando minha opinião, porém volto com toda humildade e agradeço aos leitores Ramon Sena e Carlos Sousa pelo debate e indicação do texto na Norma.


RESPOSTA LETRA B







11 comentários:

  1. Acho melhor você dar uma lida no CPC 25, professor.
    Que diz:

    Exemplo 5A – Fechamento de divisão – nenhuma implementação antes
    do fechamento do balanço

    Em 12 de dezembro de 20X0, o conselho da entidade decidiu encerrar as atividades de
    uma divisão. Antes do fechamento do balanço (31 de dezembro de 20X0), a decisão não
    havia sido comunicada a qualquer um dos afetados por ela, e nenhuma outra providência
    havia sido tomada para implementar a decisão.

    Saída de recursos envolvendo benefícios futuros na liquidação – Não há evento que gera
    obrigação e, portanto, não há obrigação.

    Conclusão – Nenhuma provisão é reconhecida (ver itens 14 e 72).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Ramon, irei ler sim. Eu inicialmente marquei letra B, pois achei errado o item II, não confiei pelo fato de não ter ainda um tempo de analisar mais a fundo. Mas devido aos outros gabaritos e pessoas dizendo que é letra D, não discordei. Quem está a frente de algumas questões é uma nova autora do site Juliane Almeida e debati com ela e chegamos a conclusão que seria mesmo a D. Mas vou verificar sua informação obrigado.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Professor,

    Estão CORRETAS as alternativas I e III. A alternativa II está INCORRETA.

    É fato que a questão afirma que os gastos com encerramento das atividades de uma divisão foram estimados, es esta ESTIMATIVA É CONFIÁVEL. Realmente está é condição necessária para reconhecimento de uma provisão, porém:

    Em se tratando de REESTRUTURAÇÃO, Item 70, NBC TG 25, Uma decisão de reestruturação da administração ou da diretoria tomada antes da data do balanço, Item 75 da NBC TG 25, não dá origem a a uma obrigação não formalizada na data do balanço, a menos que tenha, a entidade tenha comunicado aos interessados sobre a reestruturação o que criaria neles uma expectativa válida de que a entidade fará a reestruturação.

    Como na questão, "A DECISÃO NÃO HAVIA SIDO COMUNICADO A QUALQUER UM DOS AFETADOS POR ELA E NEM UMA OUTRA PROVIDÊNCIA HAVIA SIDO TOMADA PARA IMPLEMENTAR A DECISÃO" a provisão não deve ser reconhecida e alternativa está INCORETA.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Exatamente. A assertiva II é falsa...logo...gabarito seria "B". Estou no último ano de Contábeis e tivemos exatamente essa discussão (muito semelhante ao item II) recentemente na disciplina de Teoria da Contabilidade.

    ResponderExcluir
  5. Curioso é que hoje já é 4a feira e são poucos os "corajosos" que se dispõe a tentar resolver as questões do Exame de Suficiência aplicado no domingo. Parabéns ao que colocam a "cara para bater". Comentar depois com o gabarito divulgado pela FBC em mãos é bem diferente (e porque não dizer "mais fácil"). Parabéns ao professor aqui pela discussão/resolução de algumas questões ANTES da publicação do Gabarito Provisório.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado companheiro, estamos ai para tentar ajudar a todos. Não colocamos as resposta com intenção de méritos e sim de ajudar a todos a entender, com isso podemos discutir como agora a respeito dessa questão que irei ver nesse momento e dizer minha opinião, obrigado a todos.

      Excluir
  6. Essas questões resolvidas são de muita importância para todos que não passaram e estão refazendo a prova, obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Estou no último ano de contábeis e o site está me ajudando muito!!! As resoluções das questões são excelentes, inclusive os comentários de todos, que fazem o entendimento se tornar mais claro!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  8. Essa questão de nº 07 dependente de uma boa interpretação da NBC TG-25, caso contrario ninguem acerta-la-ia.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Professor Antônio Quirino. Aprendo muito com a resolução dessas questões.

    ResponderExcluir