terça-feira, 29 de abril de 2014

GABARITO OFICIAL EXAME DE SUFICIÊNCIA 2014.1


Este é o Gabarito Oficial emitido pelo CFC, então todos devem conferir suas respostas por estes gabaritos. Segundo informação que recebi do CFC através de uma ligação que realizei, a questão 01 foi alterada e resposta é a que consta no Gabarito oficial letra A, quem marcou diferente não pontuará. O edital diz que a pontuação do gabarito preliminar continua valendo no item 10.11, mas isso é referente as questões anuladas. 

Todos os participantes já começaram com 3 pontos, ou seja, das 47 restantes basta acertar apenas 22 para alcançar 50% da prova que é 25 questões, pois as anuladas contam como certas para todos. No edital diz que em hipótese alguma a prova deixará de valer 50 pontos. ,

Edital:
7.3. Será considerado aprovado o examinado que acertar, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) do total das questões, ou seja, 25 (vinte e cinco) pontos. 
7.4. Em hipótese nenhuma, devido à anulação de qualquer questão, a prova deixará de valer em sua totalidade 50 pontos. 
7.4.1. Se houver anulação de qualquer questão, essas alterações pontuarão todos os examinados, independentemente de eventual interposição de recurso. 

A questão 01 foi alterada, estava invertida a resposta com a prova para Técnico. Então mais uma vez, o gabarito final é este.





263 comentários:

  1. parabéns pela rapidez. Você sempre ajudando-nos com a boa vontade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado parceiro, estamos aí sempre para contribuir com o desenvolvimento e fortalecimento da classe. E ajudar aos companheiros é um prazer para mim!

      Excluir
  2. A questao 1 do gabarito de bacharel foi alterada, tinha marcado a letra D e acertado essa questao, gostaria de saber se vou permanecer com meus pontos ou vai diminuir a minha pontuacao na prova ja que agora a resposta e a letra A....?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, a resposta correta fica valendo a letra A, pois a mesma foi alterada. Nesse caso você não pontua.

      Excluir
  3. mas continuo com meus pontos, correto? ou vai diminuir com essa alteracao?

    ResponderExcluir
  4. a minha duvida e se a questao alterada funciona da mesma forma que a questao anulada....

    ResponderExcluir
  5. com essa mudança, a questão 01 não lhe pontua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 10.11. Se houver anulação de qualquer questão por força de deferimento de recurso julgado procedente,
      essas alterações pontuarão todos os examinados, que tenham errado a questão antes de sua anulação,
      independentemente de terem interposto recurso. Os examinados que tenham marcado a(s) questão(ões)
      conforme os gabaritos preliminares, permanecerão com a pontuação atribuída.

      Amigo se você olhar com atenção nesse trecho do edital vai perceber que quem havia acertado a questão no gabarito preliminar continuara com o pontuação atribuída. e simples !!!!!!

      Excluir
  6. 10.11. Se houver anulação de qualquer questão por força de deferimento de recurso julgado procedente,
    essas alterações pontuarão todos os examinados, que tenham errado a questão antes de sua anulação,
    independentemente de terem interposto recurso. Os examinados que tenham marcado a(s) questão(ões)
    conforme os gabaritos preliminares, permanecerão com a pontuação atribuída.

    Amigo se você olhar com atenção nesse trecho do edital vai perceber que quem havia acertado a questão no gabarito preliminar continuara com o pontuação atribuída. e simples !!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Pois é amigão, é algo que temos que conversar com a FBC e CFC. irei ligar para saber.

    ResponderExcluir
  8. Interessante Abilio essa informação que vc passou do Edital.
    Antonio, quando tiver uma resposta compartilha aqui.
    * Antonio, seu blog foi TOP na prestação se serviço ref. ao Exame.
    Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Wesley, estamos ai sempre para servir a classe e aos companheiros.

      Excluir
  9. No meu modesto modo de entender o edital, o item 10.11 fala apenas de alterações por força de "anulações" de questões, a partir de deferimentos de recursos. Em nenhum momento fala em alterações de respostas, com mudança das letras entre as proposições. No final do item, quando diz que "os examinados que tenham marcado a(s) questão(ões)
    conforme os gabaritos preliminares, permanecerão com a pontuação atribuída", entendo isso em relação às questões anuladas e não àquelas alteradas as respostas.

    ResponderExcluir
  10. Galera alguém conseguiu ver sobre a questão 1 se pontua mesmo ou nao c essa alteraçao?!preciso so dela

    ResponderExcluir
  11. acabei de ligar para o CFC eles me disseram que quem marcou de acordo com o gabarito preliminar a questão 1, não pontua o que vale é o oficial, e com relação ao editar o item refere-se a anulação de questões!! assim eles me disseram..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é tentei ligar e não consegui, tive que sair. iria ligar novamente, mas se você já ligou então não temos o que fazer. Só se alguém quiser tomar alguma outra providência.

      Excluir
  12. Será que por conta disso eles vão anula a questão 1 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não vão, pois este já é o gabarito oficial

      Excluir
    2. Deveriam anular, pois no gabarito extra oficial dizia letra D se nao me engano e agora nesse trocou para A, nao pode o correto seria anular a questao, tudo que altera a questao e anulacao, e nao alteracao so da alternativa, isso e inaceitavel, estao fazendo isso para mais pessoas nao conseguirem passar por conta dos erros deles, pois anulando pontua para todos e aqueles que estavam de raspao entram claro!!!!!!

      Excluir
  13. quem acertou a questao 1 de acordo com o gabarito preliminar, nao pontua ja que o que vale é o oficial, isso quer dizer que vou perder meu ponto nessa questao ja que teve essa alteracao, ou meu ponto sera mantido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, se sua resposta foi diferente de "A", logico que não pontua.

      Excluir
  14. Não de acordo com o CFC, o que vale é o gabarito oficial!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio vc sabe dizer pq a questão 40 não foi anulada?

      Excluir
    2. Estou esperando a resposta no sistema de inscrição, todos irão receber as respostas dos recursos que colocaram.

      Excluir
  15. Alguem sabe quando será divulgada a lista de aprovados?

    ResponderExcluir
  16. Poxa para mim só faltou a 1° coloquei a letra D como resposta e foi alterado e fique com 24 pontos!!!!Tem que haver um jeito vou consultar um advogado para saber se isso pode ser feito, por que o erro foi deles e não vai dizendo nada sobre alteração apenas anulação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natalia estou no mesmo barco que vc....no edital so fala de anulacao e nao de alteracao de questao, nao axo justo que a gente pague com um erro que foi deles, tambem vou fazer o mesmo que vc ...vou consultar um advogado....

      Excluir
    2. Ai nem diz estou muito chateada mesmo me sentindo muito mal isso é uma sacanagem, tudo bem que foram anuladas 3 mais isso é um descaso!

      Excluir
  17. vou esperar sair essa lista de aprovados, e seja o que Deus quiser...tomara que saia logo....para eu sair dessa aflicao...rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tb estou ansioso, fiz 25 pontos contando com as anuladas, havia acertado a questão 1, mais eles mudaram, essa questão deveria ser anulada!!!!!!

      Excluir
    2. Até o dia 05 de junho a previsão para lista de aprovados segundo o CFC.

      Excluir
  18. É uma vergonha, voltarem atras com uma resposta, seria menos feio se anulassem esta questão.Como querem avaliar profissionais se não tem estrutura para uma correção, sem contar a de bacharel que 4 foram anuladas...ridiculo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a gente passa anos em uma faculdade estudando, se prepara para fazer essa prova...driblando o cansaço, o sono....e quando divulgam o gabarito, É essa vergonha....# revolta...

      Excluir
    2. Poxa eu vou ser sincera eu não estudei para essa prova apenas queria vê até onde eu ia mais por causa de 1 questão estou reprovada... Se a questão 1° continua-se a resposta D ou anula-se eu passava. Triste!!!

      Excluir
    3. Digo o mesmo por conta dessa questão! :(

      Excluir
    4. comecei a estudar assim que abriu o edital....# triste....

      Excluir
    5. o Cfc deveria anular essa questao 1 tambem...axo que eles ficaram com vergonha de anular mais uma questao ja que ja tinham sido 3 anuladas.....

      Excluir
  19. Quando sai a lista de aprovados? tô aflita fiz exatos 25 pontos, más tenho medo de ter trocado alguma coisa no meu gabarito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tambem estou com medo de ter trocado alguma resposta...na pressa de entregar a prova a gente acaba cometendo esses erros.....tomara que saia logo essa lista de aprovados....

      Excluir
  20. Este é o gabarito Oficial emitido pelo CFC, então todos devem conferir suas respostas por estes gabaritos. Segundo informação que recebi do CFC através de uma ligação que fiz pra eles, a questão 01 foi alterada e resposta é a que consta no gabarito oficial, quem marcou diferente não pontuará. O edital diz que a pontuação do gabarito preliminar continua valendo no item 10.11, mas isso é referente as anulações. As questões anuladas contam como pontos para todos os participantes, ou seja se você acertou 22 questões sem contar com as anuladas então você está aprovado, pois alcançou 25 pontos. A questão 01 foi alterada, estava invertida a resposta com a prova para Técnico. Então mais uma vez, o gabarito final é este.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antônio, no edital não fala sobre retificação ou reconsideração de questão, como pode está executando atos que não estão previstos no edital? No meu ponto de vista deveria ser anulada, e que isso e cabível de recurso judicial caso eles permaneçam.

      Excluir
    2. No item 10.12. diz que: As alterações dos gabaritos resultantes do deferimento dos recursos interpostos serão divulgadas nos sites da FBC e do CFC.

      Um parágrafo muito vago, mas que deixa brecha pra eles fazerem isso.

      Excluir
    3. Acho que todos tem o direito de buscarem justiça se se sentiram prejudicados.

      Excluir
  21. E uma vergonha essa FBC, eles desrespeitaram nos examinados, vamos mover um processo contra FBC E CFC, pois alguns meses atras o CFC foi obrigado a reconhecer um erro no passado pelo MP. Vamos Galera, vamos deixar passar assim despercebido não

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se realmente você for entrar eu topo com certeza!!!

      Excluir
    2. Se se sentiram prejudicados, tem mesmo que lutar. Mas tem que ter união e não apenas poucos, pois muitas vozes longe e sem sincronia não fazem barulho, mas juntas se tornam um verdadeiro estrondo.

      Excluir
    3. se forem entrar com alguma ação eu tbm topo, pois estou tbm dependendo de uma questão que seria esta.

      Excluir
    4. Tambem topo, preciso dessa questão...

      Excluir
    5. também topo!!!!!!!!!

      Excluir
    6. Vamos então nos organizar primeiro consulta um advogado o meu email é Nathalia.ramonf@gmail.com vamos manter o contato!!

      Excluir
    7. Tambem to dentroo, novidades meu email é rita_pupo@hotmail.com

      Excluir
    8. Se entrarem, estou dentro andrianelima.pereira@gmail.com

      Excluir
    9. Boa noite a todos, também estou junto nesta o meu e-mail é eduardodecastro2007@hotmail.com pode conta comigo.

      Excluir
    10. Estou dentro também para entrar com recurso, monique_hf@hotmail.com

      Excluir
    11. Estou dentro cristina_oliveirazk@hotmail.com!

      Excluir
    12. gente tbm quero entrar....ja que o edital e a lei e não fala nada de mudança de alternativa..já vi com um advogado, ele me disse que eles tem que anular e não alterar, ja que no edital não fala de mudança e sim anulação email. ane_britto@hotmail.com

      Excluir
    13. Caso precisem, meu email: e_ka27@hotmail.com

      Excluir
    14. Com certeza não podemos deixar isso passar...a questão 1 tem que ser anulada. O que podemos fazer?

      Excluir
    15. Tbem to nessa meu email é fabianarangel@bol.com.br, O que vocês acham da gente fazer uma manifestação...

      Excluir
    16. Como, Fabiana? Tem alguma ideia?

      Estou enchendo a caixa de email deles e ligando...

      Não sei mais o que fazer, só esperando a lista msm e o que eles vao falar, meu irmao advogado tbm disse que cabe um mandado de segurança, pois no edital nao diz nada claramente sobre alteração!!!

      REVOLTADAAAA

      Excluir
    17. Eu também topo, podem contar comigo

      Excluir
    18. Aline,

      pergunta se o seu irmão não que pegar esse processo?

      Excluir
  22. A fbc tem que ser processada, isso é um absurdo, por causa desse erro grotesco muitos candidatos vao ser prejudicados, eles deveriam ter anulado a questao 1 e nao alterado....

    ResponderExcluir
  23. Acertei 26 pontos, mas estou ansiosa com a lista de aprovados pois tenho medo de ter passado no gabarito alguma questão errada. Alguém sabe quando sai a lista de aprovados?!
    Referente a 1 questão um descaso com os participantes pois deveria ser anulada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lista deve sair por esses dias, uma vez que ja saiu o gabarito oficial....

      Excluir
  24. Preciso apenas da anulação da questão 01 é revoltante alterar esse questao se nao é mencionado nada no Edital.

    ResponderExcluir
  25. Pelos exames de anos anteriores, depois de quantos dias de liberado o gabarito oficial saiu a lista de aprovados? só para eu poder ter uma noção para o exame de suficiencia 2014... tô anciosa...

    ResponderExcluir
  26. Estou igual a vocês vamos nos juntar!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estamos tentando juntar a galera, técnico e bacharel, em um só grupo, no Facebook.
      no grupo: https://www.facebook.com/groups/1400853426862914/

      Eu mandei um artigo escrito pela Raquele Noble, com uma figura de improviso que fiz, para o site: http://maisrj.com.br/?p=791
      e um jornalista postou.

      Excluir
  27. O que podemos fazer???

    ResponderExcluir
  28. Revoltante a questão 1 não ser anulada, se houve divergência na questa tem que ser anulada, e não alterada, entrarei com mandado de segurança na justiça federal, é lamentável ver um descaso e um total despreparo do CFC.

    ResponderExcluir
  29. Acabo de enviar esse e-mail para o CFC:

    Boa noite , acabei de ter acesso ao gabarito oficial após análise de recursos, e verifiquei a grande negligencia com relação a questão nº 01, onde fora realizado o procedimento de mudanças na alternativa correta ao invés da anulação da questão.
    Tendo já sido divulgado anteriormente um outro gabarito contendo a resposta errada como correta na questão n. 01, o correto seria a anulação de toda a questão e não somente a simples mudança de alternativa a esta altura.
    Peço a gentileza de uma explicação cabível para tal atitude por parte do CFC, bem como reitero o pedido de anulação desta questão, visto ser este o procedimento correto a ser realizado diante do erro de divulgação da alternativa correta.
    Aguardo resposta deste e-mail bem como a resposta do meu pedido de anulação, para não ser preciso tomar os procedimentos legais cabíveis a este respeito como por exemplo ter que adentrar com um mandado de se segurança judicial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando liguei pela manhã disse a moça que o CFC deveria se manifestar, emitir um comunicado, pois muita gente se prejudicou e estão com dúvida referente a esta questão.

      Excluir
    2. Pois então Antonio Quirino, o que me deixa revoltado é que a instituição não diz nada sobre possíveis alterações de alternativas no edital, la é mencionado somente anulação, que no caso da questão 1 teria que ser anulada, nesse caso a instituição fica sem credibilidade.

      Excluir
    3. No item 10.12. diz que: As alterações dos gabaritos resultantes do deferimento dos recursos interpostos serão divulgadas nos sites da FBC e do CFC.

      Um parágrafo muito vago, mas que deixa brecha pra eles fazerem isso.

      Excluir
  30. Vou consultar um advogado, para ver se podemos entrar com um mandado de seguranca....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha esposa é advogada, e cabe sim mandado de segurança, pois no edital não é mencionado em nenhum item uma possível mudança de alternativas de questões entre gabarito preliminar e oficial, cita apenas anulação.

      Só pode adentrar com o mandado de segurança, após divulgação da lista de aprovados.

      Excluir
    2. E como se daria este mandado,individual ou coletivo?

      Excluir
    3. Pode ser das duas formas, mas individual é melhor.

      Excluir
    4. Tmax estamos procurando um advogado a sua esposa não esta interessa em pegar essa causa?

      Excluir
    5. Vou conversar com ela, acredito que possa dar certo sim, pois este tipo de processo não tem audiência e corre pela justiça federal, seria necessária apenas o envio da documentação de cada um via e-mail e posterior procuração. Seria necessário também verificar a situação de cada candidato, no meu caso estou no aguardo da anulação da questão n. 1, que apenas foi modificada as alternativas, pois estou com 24 pontos, se anular esta eu passo.

      Excluir
    6. Tmax, o meu caso também acredito que a maioria é o mesmo caso, se ela topar me avise que eu e alguns colegas estamos bem interessados

      Excluir
  31. Caros colegas para que tanta revolta? A solução é simples estudem mais para não ficarem mendigando pontos para passar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentario inutil hein colega.....

      Excluir
    2. Nao devemos nos calar diante de injusticas..

      Excluir
    3. Não trata se de mendigar,eu poderia gabaritar, assim mesmo reenvidicaria meus direitos, bem aventurados aqueles que tem fome e sede de justiça

      Excluir
    4. Por isso que o Brasil não vai para frente.

      Excluir
    5. Se vc foi aprovado não se mete vai trabalhar

      Excluir
    6. Não é simplesmente estudar,acho que todos que se dispuseram a fazer a prova estudaram. Mesmo tendo estudado muito o nervosismo e ansiedade acabam prejudicando a todos. eu fui muito prejudicada imagina que por uma questão de erro do CFC eu tenha que passar por esse nivel de estresse novamente!

      Excluir
    7. Eu acredito que quem se sentiu prejudicado deve mesmo procurar seus direitos, acredito que a questão 40 deveria ser anulada também. Estou aguardando respostas dos recursos para saber porque ela não foi anulada. Quanto a questão 01 desde o inicio sabíamos que era letra A como sempre coloquei no site. Porém já vi acontecer em vários concursos a alteração de questão no próprio exame já aconteceu umas duas vezes. Acho injusto e covarde o que fizeram em dá esperança a muitos que a resposta seria letra D e isso pra mim é o que caberia como tese para um processo.
      Cada caso é um caso ninguém deve julgar ninguém, cada um sabe onde aperta o calo. O exame não é atestado de incapacidade ou inteligência, não tem primeiro lugar nem último. Quem fez 25 ou 50 foi aprovado do mesmo jeito. O que eu discordo é como a forma de avaliar, não vejo muitas questões práticas vividas por contadores. Não vejo questões pertinentes realmente ao conhecimento, vejo pegadinhas e transcrições de normas tal qual estão escritas. Fazer uma questao com a intenção de confundir não é a melhor maneira de avaliar. Se avalia de verdade fazendo pensar e interpretar. Lutamos e buscamos mais valorização, respeito, mas para isso temos que respeitar um ao outro primeiro. Essa conversa não ta levando a nada. Se alguém se sentiu prejudicado tem o direito de buscar justiça, pois muitos estudaram, muitos sabem tudo que tinha na prova ou pelo menos sabem onde encontrar, pois na nossa vida profissional não fazemos nada decorado e sim embasado em documentos e leis.

      Excluir
  32. Apoiada, Rita....vivemos em uma sociedade democratica, onde devemos sim lutar pelos nossos direitos, eu nao preciso dessa questao, pois ja estou aprovada pelos pontos que fiz, mas mesmo assim faco questao de exigir meus direitos....

    ResponderExcluir
  33. A resposta da questão nº 1 da prova de bacharel não estava invertida como citado,o que de fato ocorreu foi um erro por parte da banca, pois foi necessário a impetração dos recursos para que a FBC alterasse a sua resposta,deixando claro a falha na elaboração da questão.O mais prudente é a anulação para assegurar a credibilidade da instituição.

    ResponderExcluir
  34. Eu acredito que quem se sentiu prejudicado deve mesmo procurar seus direitos, acredito que a questão 40 deveria ser anulada também. Estou aguardando respostas dos recursos para saber porque ela não foi anulada. Quanto a questão 01 desde o inicio sabíamos que era letra A como sempre coloquei no site. Porém já vi acontecer em vários concursos a alteração de questão no próprio exame já aconteceu umas duas vezes. Acho injusto e covarde o que fizeram em dá esperança a muitos que a resposta seria letra D e isso pra mim é o que caberia como tese para um processo.
    Cada caso é um caso ninguém deve julgar ninguém, cada um sabe onde aperta o calo. O exame não é atestado de incapacidade ou inteligência, não tem primeiro lugar nem último. Quem fez 25 ou 50 foi aprovado do mesmo jeito. O que eu discordo é como a forma de avaliar, não vejo muitas questões práticas vividas por contadores. Não vejo questões pertinentes realmente ao conhecimento, vejo pegadinhas e transcrições de normas tal qual estão escritas. Fazer uma questao com a intenção de confundir não é a melhor maneira de avaliar. Se avalia de verdade fazendo pensar e interpretar. Lutamos e buscamos mais valorização, respeito, mas para isso temos que respeitar um ao outro primeiro. Essa conversa não ta levando a nada. Se alguém se sentiu prejudicado tem o direito de buscar justiça, pois muitos estudaram, muitos sabem tudo que tinha na prova ou pelo menos sabem onde encontrar, pois na nossa vida profissional não fazemos nada decorado e sim embasado em documentos e leis.

    ResponderExcluir
  35. Quando sai a lista de aprovados? estou ansioso!!!!!!!

    ResponderExcluir
  36. Fiz 25 pontos, contando com as questões anuladas, que havia acertado, já a questão 1 marquei a letra D que no primeiro gabarito estava correta, essa questão deveria ser anulada!!!! será que eu passei?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem que conferir por este gabarito, se você fizer 25 contando com as anuladas você está aprovado.

      Excluir
  37. Estou na mesma situação também acertei 24, tudo por causa da questão 1... isso é revoltante, espero que haja bom senso e essa questão anulada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo e você vai ficar ai parado ? toma uma atitude e busque seu direito, pois temos direitos adquiridos e um deles e essa falta de competência dessa empresa fbc.

      Excluir
  38. Bom dia quem entrar com mandato de segurança favor entrar em contato comigo para podermos trocar informações, isso foi uma falta de competência dessa tal fbc.
    abilioelonam@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguém poderia me explicar o que é mandato de segurança?

      Excluir
  39. Também Acho Antonio que a Questão 40 Deveria ter sido anulada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, estou aguardando a resposta dos recursos no sistema, quero saber porquê não anularam.

      Excluir
    2. Você Acha que pode entrar com recurso novamente para pedir anulação?

      Excluir
    3. Acho que agora, só anulando o Exame, o prazo para recursos das questões acabaram,
      10.16. Em hipótese alguma serão aceitos pedidos de revisão de recursos ou recurso contra o gabarito definitivo oficial.

      Excluir
    4. Prof. Antônio, tinha feito 23 questões contando com a questão 1, com as duas das anuladas havia errado e uma acertei, e com a reconsideração da questão 1 fiquei com 24 pontos. Aguardo ansiosa por uma solução, mas se não tiver outra vou ter que entrar com mandato, pois pelo que entendo nenhuma alteração pode prejudicar os candidatos, por mais que esteja errada a questão o correto é a devida anulação. Estou a disposição para qualquer sugestão.

      Excluir
    5. O CFC tinha que ser parcial para todos, não podia tomar atitude para prejudicar vários examinados, o correto seria a anulação, pois assim ninguém estaria prejudicado.

      Excluir
    6. Quando eu liguei bem antes para a FBC, uma moça me disse que era costume deles anularem e não alterarem, mas pelo visto o CFC não compartilhou da mesma ideia.

      Excluir
    7. Boa noite Antonio Quirino, quero agradecer sua disposição em estar nos auxiliando diante desse constragimento imenso que a fbc e cfc nos causou. Peço a Deus que lhe de muito sucesso e saúde para estar sempre aparando os necessitados da área contábil.

      Excluir
    8. Obrigado Abilio, desejo o mesmo a todos companheiro, e no que puder estarei a disposição sempre para ajudar!

      Excluir
    9. Estou na mesma situaçao
      Preciso da Primeira questão
      Como faço para entrar com mandato de segurança?

      No aguardo

      Excluir
  40. fiz 24 pontos e so preciso da questao n 1 pra passar!.. :(

    ResponderExcluir
  41. Acertei 23 questões conforme o gabarito Preliminar...isso contando que as questões que foram anuladas eu havia pontuado...Sendo assim o meu resultado é negativo certo? Ou seja não consegui alcançar a pontuação de 25?

    ResponderExcluir
  42. isso, precisa de 25 pontos para passar....

    ResponderExcluir
  43. fiquei com 24 pontos, pq da questão 1º. Agora se olharmos no final do gabarito tem assim ( *Após análise dos recursos), o seja foi alterado por causa de algum recurso então teria que ser anulada.

    ResponderExcluir
  44. Tbm estou na mesma situação, 24 pontos e fiquei revoltada com a atitude do CFC alterar e não anular se ate eles tiveram duvidas.. Mandei email tbm p la....

    Tbm fiquei revoltada pq a 27 passou batido e acho que ela tinha 2 respostas... B e D...

    Meu irmão advogado leu todo o edital e disse que não era pra ter sido alterado, pois na opinião dele No item 10.12. diz que: As alterações dos gabaritos resultantes do deferimento dos recursos interpostos serão divulgadas nos sites da FBC e do CFC ainda sim fala das anulações.

    Que era pra estar mais ou menos assim: as alterações de alternativas publicadas erradas pela instituição vão sofrer alteração e os candidatos não pontuaram [...]

    Bom, ele disse que assim que divulgar os nomes, podemos sim entrar com uma Mandado de segurança.

    lineesantos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  45. Eu mandei recurso, só quero ver a resposta deles...

    questão 27, pois conforme Art.: 458 da Lei 5452/43 de 01 de maio de 1943 que além do pagamento em dinheiro, compreende-se no salário, para todos os efeitos legais, a alimentação, habitação, vestuário ou OUTRAS PRESTAÇÕES ‘’IN NATURA’’ QUE A EMPRESA, POR FÔRÇA DO CONTRATO OU DO COSTUME, FORNECE HABITUALMENTE AO EMPREGADO [...]”

    - Se outras prestações “in natura” que a empresa por força do contrato ou de costume fornece habitualmente ao empregado forem acordadas, tais como: horas extras e adicionais por tempo de serviço, e estas não são mencionadas nem desconsideradas pelo Art. 458 & § 2° § 2º respectivamente, pode-se considerar, além dos mencionados: AUXÍLIO MORADIA E AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO, OS TAMBÉM ACORDADOS: HORAS EXTRAS E ADICIONAIS POR TEMPO DE SERVIÇO são também salário “in natura”.

    Com isso existem duas respostas na questão 27 da Prova de Suficiência 2014.1. São elas as letras B e D.


    O que acha Antônio Quirino??

    Att,

    Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem não posso dizer com certeza nada, pois Trabalhista não é meu ponto forte, porém parece ser cabível seu recurso, se você enviou no prazo e não foi aceito, aguarde resposta no sistema para saber a resolução deles.

      Excluir
    2. Eu enviei no prazo de recursos deles. Só estou aguardo a resposta no sistema pq não foi anulada.

      Obrigada, Antônio

      Att,

      Aline

      Excluir
    3. Aline, da uma olhada nesse link sobre salário in natura.

      http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/salario_in_natura.htm

      Excluir
  46. Temos que esperar sair o resultado final para entrar com mandato de segurança ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esperar as respostas do recursos no sistema de inscrição, mas apenas quem enviou recursos que receberá.

      Excluir
  47. Eu enviei no prazo de recursos deles. Só estou aguardo a resposta no sistema pq não foi anulada.

    Obrigada, Antônio

    Att,

    Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta certo Aline, vamos esperar então, me informaram que já estão respondendo a todos. Mas demora um pouquinho.

      Excluir
  48. Monasses, li e lá consta:

    •Habitualidade: será caracterizado o salário utilidade pela habitualidade em seu fornecimento. Não há um dispositivo legal que delimite o que é habitual ou quando ela se caracteriza, mas podemos tomar como referência outros rendimentos auferidos pelo empregado como horas extras, gratificações, entre outros.

    Att,

    Aline

    ResponderExcluir
  49. Também estou revoltada com a 1° questão, injusto com nos participantes vamos em busca de nossos direitos.
    Estou com uma duvida, nas questões que foram anuladas 2 eu avisa acertado antes... com a anulação delas eu ainda conto como questão ganha "acertada"??
    Estou ansiosa pela lista de aprovados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se vc havia acertado essas questoes, seus pontos serao mantidos, agora se vc tivesse errado essas questoes, nesse caso iria acrescentar pontos pra voce....

      Excluir
    2. De acordo com o CFC o que ta valendo é este gabarito, ou seja, quem marcou letra D não pontuará. Foi a resposta que obtive ao ligar para o CFC.

      Excluir
    3. Quando as questoes sao anuladas, se vc tinha acertado essas questoes de acordo com o gabarito preliminar seus pontos vao permanecer, agora se vc tinha errado essas questoes, entao elas irao lhe pontuar, no caso da questao 1 o que ta valendo é o gabarito oficial, quem marcou a letra d nao vai ser pontuado...uma lastima... :(

      Excluir
    4. Quando se trata de alteracao a coisa muda de figura, quem marcou a letra D, nao pontua...

      Excluir
  50. Tbm liguei para o CFC e eles confirmaram que só pontua quem marcou de acordo com o Oficial, e quem nada mais será mudado e que esse gabarito foi feito por profissionais que entenderam q esse é o final e ponto.

    Nem a 1, 27 ou 40...nada mais sera alterado.

    Falei em entrar na justiça e a moça disse que esse é o único caminho ou fazer a prova de novo!

    Eles acham que são os donos da verdade!!! Fazer o q?! :(

    Att,

    Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Aline, é como disse. O jeito é esperar a respostas aos Recursos e com eles entrar na Justiça quem quiser.

      Excluir
    2. Pois é Principalmente a Questão 40 ele deveria ter sido anulada, em quanto tempo eles disponibiliza a respostas dos Recursos?

      Excluir
    3. Fui informado que antes da lista de aprovados, a lista está prevista até o dia 5 de junho ser divulgada.

      Excluir
  51. Se a instituição fosse formada por verdadeiros profissionais nada disso tinha acontecido, lamentável esse CFC, minha esposa passou por isso com sua oab recorreu a justiça em Brasília e conseguiu seu direito, fazer oque Brasil é assim mesmo, esse banca foi uma lástima em desorganização.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente essa foi a pior banca que já realizou o Exame, confusa, errônea, insistente em pegadinhas, em casca de banana.

      Excluir
  52. Fiz 31 questoes pelo G Oficial ...

    Boa sorte no próximo exame aos colegas que fñ passaram, vai da certo confiem!

    ResponderExcluir
  53. Precisamos torcer para que a lista de aprovados não demore para ser publicada como o gabarito oficial.

    ResponderExcluir
  54. Gente estou também na mesma situação de muuuitos. Preciso da primeira questão!
    Me digam como faço para entrar com o mandato de segurança?
    Qual o procedimento?

    No aguardo

    ResponderExcluir
  55. leticiapinheiro.contadora@gmail.com

    ResponderExcluir
  56. ADOREI TER ENCONTRADO O CQC, ME AJUDOU MUITO, GRAÇAS A DEUS ACERTEI 22 E AS TRES ANULADAS ME COLOCAM DENTRO DOS APROVADOS, FIZ A PROVA DESMOTIVADO, APENAS PARA TER UMA EXPERIENCIA PARA ME PREPARAR PARA A 2014/2 E FUI APROVADA NA PRIMEIRA. GRAÇAS A DEUS!!!

    OBRIGADO

    Antonio Quirino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há de que companheiro, esse é meu intuito ajudar a todos e classe.
      Parabéns e sucesso!

      Excluir
    2. E isso mesmo precisamos parabenizar você Antonio Quirino, e muito bacana esse contato que temos com nossos companheiro de classe, debatendo assuntos e tirando as duvidas... Parabéns pela iniciativa Antonio.
      Estou sempre acompanhando o CQC

      Grande Abraço.

      Excluir
    3. Obrigado a todos, isso só me motiva ainda mais!

      Excluir
  57. Todos os participantes já começaram com 3 pontos, ou seja, das 47 restantes basta acertar apenas 22 para alcançar 50% da prova que é 25 questões, pois as anuladas contam como certas para todos. No edital diz que em hipótese alguma a prova deixará de valer 50 pontos.

    itens do Edital:
    7.3. Será considerado aprovado o examinado que acertar, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) do total das questões, ou seja, 25 (vinte e cinco) pontos.
    7.4. Em hipótese nenhuma, devido à anulação de qualquer questão, a prova deixará de valer em sua totalidade 50 pontos.
    7.4.1. Se houver anulação de qualquer questão, essas alterações pontuarão todos os examinados, independentemente de eventual interposição de recurso.

    Tem gente ainda com dúvida, espero que agora fique claro.

    ResponderExcluir
  58. Só agora descobri esse site, mas já e um dos meus favoritos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Antônio Quirino, voce acha que temos uma grande chance de entrar e ganharo direito mandato segurança em relação a questão 1 do exame suficiência 2014 ? Queremos sua opinião. Abços

      Excluir
    2. Amigo Abílio tudo é possível nesse exame rs, nunca vi nada parecido acontecer como está sendo neste semestre. Se eles não se manisfestarem corre o risco deste exame ir parar nos tribunais e ser anulado. Acho que eles vão falar alguma coisa, conforme nossa amiga Aline informou mais abaixo. Vamos aguardar e continuar na pressão para que eles reflitam os erros que cometeram.

      Excluir
  59. Liguei para o FBC é eles informaram: Que a princípio não terá alteração, mas que pelos comentários/ questionamentos que estão sendo muitos, o Conselho irá se manifestar, mas que as ações estão sendo comandadas pelo CFC.

    Sinal que pelo menos fizemos barulho, não vamos parar, quem não mandou, podia mandar e-mails para o: cfc@cfc.org.com e para fbc@cfc.org.com

    Att,

    Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma ótima notícia Aline, isso é a prova que juntos podemos mais, juntos somos mais fortes, juntos seremos uma classe maior, mais digna, valorizada e respeitada. Que isso realmente aconteça e eles reflitam nos erros cometidos. Espero que aconteça o melhor para todos.

      Excluir
    2. Isso ai... e assim que conquistamos nosso espaço.

      Excluir
    3. http://maisrj.com.br/?p=791

      Olhem esse link, consegui que um jornalista publicasse sobre a prova a bagunça feita.

      Excluir
  60. Muito bom saber disso Aline, vou mandar agora mesmo um e-mail pro CFC e pra FBC...

    ResponderExcluir
  61. Quanto Tempo leva depois que o Gabarito Oficial sai para eles mandar a Resposta dos Recurso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O prazo pra responderem tem que ser antes de 5 de junho, data máxima para a divulgação dos aprovados.

      Excluir
  62. Boa noite, acabamos de nos reunir entre 25 membros de examinados no ultimo Exame Suficiência CRC 2014, realizado no dia 06/04/2014, onde sentimos muito prejudicados pelas ações tomadas pela FBC juntamente com o CFC. Aguardaremos com muita ansiosidade o resultado dos aprovados do Exame onde se o CFC e a FBC não tiver a humildade e a dignidade de anular a questao 1 como diz o edital no seguinte paragrafo: 10.11. Se houver anulação de qualquer questão por força de deferimento de recurso julgado procedente,
    essas alterações pontuarão todos os examinados, que tenham errado a questão antes de sua anulação,
    independentemente de terem interposto recurso. Os examinados que tenham marcado a(s) questão(ões)
    conforme os gabaritos preliminares, permanecerão com a pontuação atribuída.
    10.12. As alterações dos gabaritos resultantes do deferimento dos recursos interpostos serão divulgadas
    nos sites da FBC e do CFC. Tomaremos medidas cabíveis, ao mandato de segurança pois essa questão 1 prejudicou muitos, inclusive já tem outra turma que não alcançou os 25 pontos que já estão buscando unir com outros integrantes, para aproveitar o tumulto para pedir a anulação do exame devido aos enormes erros e peguinhas no exame, inclusive mudança de horário de prova repentina . Bom imagino que se o CFC como força maior, optar em fazer o que e certo ou seja anular essa questão as coisas tomaram rumo certo onde farão valer as diretrizes proposta no edital, caso contrario esse exame vai parar nos tribunais. Nos bacharéis Ciências Contábeis sentimos desrespeitados diante dessas decisões errôneas, pois muito tem se comentado que nunca tinha acontecido tantos erros grotesco, então repense essa decisão, pois como dizia Chico Xavier: '' Ninguém pode voltar atras e fazer um novo começo. Mas qualquer um pode recomeçar e fazer um novo fim'', pense nisso banca, pois são muitos que estão prejudicados com tudo isso que aconteceu.

    Desde já deixo o meu desejo de resolver isso na melhor forma possível.

    --
    Abílio Manoel A.Barboza.

    Pessoal esse ai foi o texto que formalizei para mandar para esse pessoal do CFC E FBC, faça sua parte mande tambem vou deixar os email deles aqui. encha a caixa desse povo de email para eles lerem ao longo dessa semana. Abraços elys.tevania@cfc.org.br , presidencia@cfc.org.br, fbc@fbc.org.br vamos nesse pessoal.

    ResponderExcluir
  63. Boa noite amigos, já e madrugada eu aqui buscando uma resposta para tanta incompetência da FBC E CFC. Vou deixar os emails do alto escalão para bombardear eles de e-mail.
    elys.tevania@cfc.org.br , presidencia@cfc.org.br, fbc@fbc.org.br Gente estamos nessa. Obrigado.

    ResponderExcluir
  64. Boa tarde , CFC e FBC
    Estou lhes enviando esse e-mail, a respeito da questão 1 que foi alterada em vez de ter sido anulada, prejudicado dessa forma muitos candidatos, sou bacharel em ciências contábeis e tenho orgulho da minha profissão, situação como essa e realmente lamentável, esperamos que seja tomada uma providencia com relação a essa questão, pois muitos candidatos esperam por essa resposta. Conforme diz o edital, no seguinte parágrafo: 10.11. Se houver anulação de qualquer questão por força de deferimento de recurso julgado procedente, essas alterações pontuarão todos os examinados, que tenham errado a questão antes de sua anulação, independentemente de terem interposto recurso. Os examinados que tenham marcado a(s) questão(ões) conforme os gabaritos preliminares, permanecerão com a pontuação atribuída. 10.12. As alterações dos gabaritos resultantes do deferimento dos recursos interpostos serão divulgadas nos sites da FBC e do CFC. Acreditamos CFC e a FBC, são instituições dotada de seriedade e respeito a nossa profissão, em nenhum momento vão querer prejudicar a nossa classe ,portanto, esperamos uma resposta justa com relação a questão 1 da nossa prova, pois e a melhor forma de resolvermos esse problema, caso contrario iremos resolver essas questões por vias legais, e com certeza será bastante exaustivo para todos nos, peco-lhes membros do CFC e FBC, que analisem o nosso caso e o clamor de tantos bacharéis, que so querem que a justiça seja feita.

    Atenciosamente...

    ResponderExcluir
  65. Com certeza este gabarito oficial deve ser retificado com a anulação da questão só assim minimizá essa lambança da FBC em conjunto com CFC

    ResponderExcluir
  66. A questão 40 tem erro de português !! deve ser anulada ou mudada a resposta.

    ResponderExcluir
  67. Pois é da mesma forma que as outras foram anulada por erro de digitação! a 40 tb tem que ser!

    ResponderExcluir
  68. olhem isso:

    http://maisrj.com.br/?p=791

    esse semestre o CFC fez foi vergonha...

    essa 40 eu acertei, mas era obrigaçao ter sido anuladaaa!!! Se der p comentar la nesse link, vamos comentarrrrr... Sobre a 40, sobre a 1... Nao vamos ficar calados!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem Aline, temos que nos unir..não podemos ficar calado a tantos erros.

      Excluir
  69. Comentei la nessa publicaçao... Esse link acima saiu sobre erro da 40

    Vamos la comentar galeraaaaaaa!!!

    ResponderExcluir
  70. Foi iguazinho ao recurso que publiquei no site sobre a questão 40. Estou esperando uma publicação do CFC referente a mesma. Mas enviem email para que seja feita correção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim tendo a mesma Questão em prova anterior!

      Excluir
  71. prezados também achei injusto a alteração de alternativa da questão 1, eles deveriam ter anulado,igual eles fizeram com a questão 45, pois essa questão também tinha alternativa correta..... se vocês forem mandar algum mandado judicial entre em contato comigo.dani.girl5@hotmail.com

    ResponderExcluir
  72. partam para os jornais como eu fiz de madrugada, nesse site tem links de jornais e sites de todo o Brasil:
    http://www.guiademidia.com.br/jornais.htm

    ResponderExcluir
  73. vamos nos unir no Facebook !!!
    https://www.facebook.com/groups/452203248212798/

    ResponderExcluir
  74. https://www.facebook.com/groups/1400853426862914/

    vamos nos reunir lá grupo !!!!!

    ResponderExcluir
  75. Pois é já sofremos ate aqui agora vamos colocar um bom advogado nas costa do CFC e FBC.
    podem contar comigo.

    ResponderExcluir
  76. Bom dia pessoal!
    Eu também estou na mesma situacao, preciso da Primeira questao.
    O CFC e FBC nao podem nos prejudicar com um erro que eles cometeram. Que equipe é essa que simplesmente se equivoca ao achar que e uma alternativa e na hora é outra?
    Nao podemos ficar de maos atadas e simplesmente deixar eles decidirem.
    Entrei em contato com o CFC mas precisamente com o Daniel e ele me informou que nao havera nenhum pronunciamento no site e que essa é a decisao dele e falou que se nos sentimos penalizados é para procurarmos meios judiciais.
    E vamos fazer isso gente, nao vamos pagar por um ato que eles cometeram. Isso e injusto..
    A 1 questao DEVE ser anulada assim como a questao 45 foi anulada e houve alternativa

    Eu vou aonde preciso for, mas nao vou aceitar essa PALHACADA conosco...

    Vamos entrar com um mandado de seguranca coletivo gente
    Coloquem os email e contatos de voces

    Leticia Pinheiro
    leticiapinheiro.contadora@gmail.com
    (98) 8130-0396
    Sao Luis - MA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rita_pupo@hotmail.com.... apoiadissima Leticia

      Excluir
    2. Vamos sim, meu email é fabianarangel@bol.com.br, sou de Taubaté.

      Excluir
    3. Tivesse estudado mais.com@

      Excluir
    4. Também não me conformo com essa situação. Estou verificando no edital se há algo sobre alteração de resposta, mas não localizei nada para que eles possam ter tomado essa atitude. Segue meu e-mail: tatadsouza@hotmail.com. Sou de São José do Rio Preto

      Excluir
    5. Nathalia Ramon-Nathalia.ramonf@gmail.com
      Rio de Janeiro

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    7. lineesantos@hotmail.com
      Rio de Janeiro

      Excluir
    8. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  77. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  78. GENTE ENTREM NO SITE RECLAME AQUI E FORMALIZEM SUA RECLAMAÇÃO REFERENTE AO EXAME 2014.1. LÁ TODOS PODEM PARTICIPAR, MAS TEM QUE SE IDENTIFICAR. INFELIZMENTE NESTE SITE NÃO SERÁ CABÍVEL MINHA RECLAMAÇÃO, POIS NÃO PARTICIPEI DO EXAME.

    VÃO EM RECLAMAR, DEPOIS COLOQUE O NOME CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE E SIGAM AS INSTRUÇÕES. HÁ DIVERSOS E-MAILS ACIMA DE RECLAMAÇÕES ELES PODEM SERVIR DE MODELO. COM ISSO ESPERAMOS QUE CHEGUE AO CFC E ELES PELO MENOS SE MANIFESTEM.

    www.reclameaqui.com.br

    ResponderExcluir
  79. Vamos lá! segue meu e-mail: alves99@msn.com

    ResponderExcluir
  80. O jornal já está publicando os comentários da matéria.

    http://maisrj.com.br/?p=791



    Aline Delmiro5 de maio de 2014 11:40

    ResponderExcluir