terça-feira, 22 de abril de 2014

ANULAÇÃO OU ALTERAÇÃO DAS QUESTÕES?



Para quem fez a prova do Exame e não conseguiu a aprovação com base no Gabarito Preliminar disponibilizado pela FBC no dia 09 de abril, ainda há esperança. Pelo menos umas 3 questões podem e devem ser anuladas, por erros no enunciados e nas formulações das mesmas são os casos dá Questão 28, 40 e 45. Outras têm que ser muito bem explicadas para serem entendidas do por quê das alternativas como a Questão 1 por exemplo. Não vi até agora quem me convencesse de que a alternativa da 1 fosse a letra D. 

Se você acertou entre 22 e 24 questões, e tiver errados estas questões, eu diria que mantenha a esperança, é possível que o impossível aconteça, que seria mais de 3 questões serem anuladas. Porém um certo número de pessoas estão apreensivas e com razão, em razão de não saberem ao certo as alternativas divergentes serão anuladas ou se podem também serem alteradas, como no caso da Questão 1. 

O edital não é explicitamente claro quanto a esse procedimento, ele relata que as anuladas contarão como pontos para todos e em um ponto fala das alterações, mas não diz se será no gabarito, veja o trecho abaixo:

10.11. Se houver anulação de qualquer questão por força de deferimento de recurso julgado procedente, essas alterações pontuarão todos os examinados, que tenham errado a questão antes de sua anulação, independentemente de terem interposto recurso. Os examinados que tenham marcado a(s) questão(ões) conforme os gabaritos preliminares, permanecerão com a pontuação atribuída. 

10.12. As alterações dos gabaritos resultantes do deferimento dos recursos interpostos serão divulgadas nos sites da FBC e do CFC. 

Em meio a essa aflição dos participantes liguei para a FBC para buscar informações e resposta sobre o tema. Perguntei se o gabarito poderia ser alterado ou só anulado as questões em que os recursos forem diferidos e então uma simpática colaboradora de lá me respondeu da seguinte forma:

- O gabarito não é claro, mas o que sempre acontece é a anulação da questão, para o participante não ser prejudicado. Pois não é intenção da FBC prejudicar os mesmos.

Mas mesmo com essa resposta não ficou claro e não há nenhum documento que prove isso. O edital no item 10.12 ao meu ver deixa a brecha para a alteração das alternativas das questões. Então pessoal vamos torcer que eles realmente tenham consideração e consciência se erraram. 

Desejo a todos boa sorte.



20 comentários:

  1. Temos idéia de quando sai o resultado?

    ResponderExcluir
  2. Pelo que a moça simpática respondeu, eu acho que eles só vão anular as questões mesmo, pois não querem prejudicar os candidatos, então terá umas 5 questões anuladas. Essas 3 ai de cima, a questão 1 tmb e na minha opinião a questão 15!

    ResponderExcluir
  3. Antônio, fiz o exame de suficiência pela primeira vez e de acordo com as respostas que anotei, acertei 30 questões, entre elas a 28 e 40. Na sua opinião, tenho risco de não passar?

    ResponderExcluir
  4. Pode ficar sossegada e comemorar amiga, não faz medo nenhum. No máximo essas questões serão anuladas e ainda continuarão contando como certas pra você, todos pontuam nas questões anuladas. Você está aprovadíssima.

    ResponderExcluir
  5. Será quem acertou 21 tem Chance?, as 4 questões será anuladas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu diria que tudo é possível, se você errou as que estão passíveis de anulação, aguarde o resultado, pode ser que tenha chance.

      Excluir
  6. Antonio Quirino a questão 1 de Bacharel Contábil, marquei a opção D, mas foi alterada para A.
    Pelo que li no edital os candidatos que marcaram a opção do Gabaritos continuaram com a pontuação atribuídas. Será que esse raciocínio interpretado por mim esta correto. Pois se for assim fiz 25 pontos. Favor expresse sua opinião

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é amigão, é algo que temos que conversar com a FBC e CFC. irei ligar para saber.

      Excluir
    2. Falei com Edson Rodrigues do CFC o cara não deu muito moral não. achei muito estranho da parte dele deixar esse problema assim ao leu. Não sei o que fazer, pois no edital diz sobre a questão para quem acertar as preliminares contaria ponto a favor também.

      Excluir
    3. Eu liguei lá também e disseram que vai ficar assim.

      Excluir
  7. Antonio será que temos que entrar pelo Juizado Especial Civil antes de completarem os 60 dias?

    Será por isso que eles não estão se manifestando, para depois dizer que ninguém os acionou judicialmente, pois até agora os contatos foram somente por e-mail.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga, bem não sou especialista neste assunto. Eu sugiro que aguardem um comunicado, creio que o CFC está sim recebendo e analisando os e-mails. Desde a primeira vez que liguei, informaram que estão recebendo muitos emails. Porém Estou aguardando a respostas dos recursos no sistema que sairá antes do resultado final, na ligação me informaram que estão alimentando o sistema, por isso a demora. Se alguém que interpôs recurso já tiver recebido resposta, por favor nos informe. A questão 01 é um tanto complexa como disse desde quando saiu o gabarito preliminar, a 40 deveria ter sido anulada sem dúvida. Nos resta aguardar o posicionamento do CFC.

      Excluir
  8. Obrigada Antônio.
    Vamos aguardar, eu também estava certa da anulação ou pelo menos a alteração de D para C da questão 40. Contudo a 1 ou a 40 já vão me ajudar muito fiquei com 24. É esperar em Deus que o coração deles sejam tocados e que ele tenham consciência do certo.

    ResponderExcluir
  9. Oi Antonio

    Não entendi muito bem, quem acertou no gabarito preelimar mantêm a pontuação depois da alteração no oficial?

    Me dá uma esperança...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não queria ter que lhe dizer isso amiga, mas infelizmente não pontua, o que vale é o gabarito oficial e somente ele. Confira sua pontuação por ele, todos já começam com 3 pontos, precisando acertar 22 das 47 restantes. Pois as anuladas valem como pontos para todos. Abraços e boa sorte!

      Excluir
  10. Ai que pena...rs, mas vamos torcer pra dar certo, o meu é a prova de técnico e tinha acertado 24 e precisava só de uma anulada, mas como alteram a questão 1, fiquei com a mesma pontuação, ou seja, bati na trave...rs

    ResponderExcluir
  11. Resposta que recebi do CRC - RJ - o e-mail enviado está logo abaixo, dentre os milhares de e-mail que passei eles só responderam esse.

    Prezada Senhora.

    Este questionamento deveria ser dentro do prazo de recurso, conforme edital.
    CRCRJ - DEPARTAMENTO DE REGISTRO
    José Vicente de Paula



    E-mail enviado:

    EU QUERO SER OUVIDA, POR FAVOR, PRECISO QUE VOCÊ SEJA A MINHA VOZ Gostaria de
    pedir aos meus amigos e familiares que me ajudem a tornar pública mais uma
    injustiça, em todos os órgãos existe o abuso de poder e ai esta mais um
    deles.Na prova de suficiência do CRC 2014.1 o uso indevido da língua
    portuguesa, na troca do artigo defino "OS" pela preposição "DOS" , gerou
    dúvida quanto a resposta desta questão 40 e 43 da prova de Bacharel e Técnico
    em contabilidade respectivamente, pois todos as outras opções que estavam
    corretas dentre as opções sugeridas estavam idênticas as mencionadas na NBC TG
    30, com exceção da opção I, seria pegadinha ou erro de digitação, como avaliar
    isso na hora da prova? dentre todo o nervosismo e preocupação com o tempo, só
    procurávamos respostas certas. Me ajudem a tornar pública, peça aos seus
    amigos e amigos de amigos que compartilhem, vocês vão estar ajudando muitas
    pessoas e acabando com mais uma injustiça que ficaria impune.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a grande questão é essa, foi dentro do prazo. Estou aguardando resposta do CFC sobre os recursos, para saber o motivo de não anularem essa questão. Então ai sim saber o que poderá ser feito, ou se o CFC vai querer essa mancha no exame.

      Excluir