quarta-feira, 9 de abril de 2014

GABARITO PRELIMINAR OFICIAL DO CFC BACHAREL E TÉCNICO!





ANULAÇÕES:


Questão 1, nunca jamais em tempo algum será letra D na prova de Bacharel e A na de Técnico, vai de encontro a Norma, se fosse assim a questão 13 de Bacharel não seria letra D, pois trata da mesma Norma e como registrar o valor de Estoque.

A 28 BACHAREL E 29 TÉCNICO se a questão está pedindo apenas o Lucro encontrado após a presunção seria letra A. Mas para a Receita Federal o Lucro Presumido é acrescido destes outros dois ganhos que tem na questão, eles entram integralmente na base de cálculo do Imposto de Renda. Então a alternativa correta seria letra D, porém há um erro de digitação no valor de 48.0000,00 tem um algarismo zero a mais. Ficando assim incorreta a questão. 

Na questão 35:
Na prova de Bacharel ela está digitada errada, mas a mesma questão na prova de técnico está formulada corretamente.

Na prova de Bacharel, o erro é após o quadro diz assim:
Esta(ão) apenas o(s) tem(ns): (estão os itens o que?) 

Na prova de técnico está correto assim:
Esta(ão) CERTOS apenas o(s) item(ns):

Na questão 40 BACHAREL e 43 TÉCNICO.

Nessa questão tem o seguinte porém, o texto está escrito diferente da Norma, uma palavra que mudou o sentido da frase inteira sendo passível de anulação ao meu ver, pois mudar apenas uma letra de um artigo com a intenção de fazer o participante errar, isso não é casca de banana é covardia e falta do que fazer, segue a explicação:

TEXTO ORIGINAL
I. A entidade tenha transferido para o comprador os riscos e benefícios mais significativos inerentes à propriedade dos bens. 

TEXTO DA QUESTÃO
I. A entidade tenha transferido para o comprador DOS riscos e benefícios mais significativos inerentes à propriedade dos bens.

Questão 45 uma brincadeira de mal gosto, quem eles estão avaliando por acaso? Eu tentei entender a pergunta, li muitas vezes, então julguei ser a resposta pelo quesito do Juiz, que no caso seria correto apenas os 2 primeiros itens. Mas a questão parece que queria o que o Perito dizia se era verdade que no caso as 3 estão certas. Então alguém de propósito trocou o nome do Imposto para causar essa dúvida? Acho que não, porque se for mostra que quem elaborou a mesma não sabe avaliar. Então creio eu e desejo que tenha sido um erro de Digitação e por isso considero incorreta também a 45.


25 comentários:

  1. Quirino, que texto devo utilizar para entrar com recurso nas questões 28 e 35 ? Você poderia me ajudar, por favor? Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Amanhã olharei como é o formulário, eu nunca entrei com recurso será a primeira vez também. Vamos todos nos unir e nos ajudar a montar os recursos, depois todos enviam para ter mais força.

    ResponderExcluir
  3. Antonio, eu acertei 19 (Técnico), se realmente anular essas fico por 3. Como funciona a questão de anular? Continua valendo as 25 questões corretas ou é 50% da prova? Por que se for assim fico por uma. Tem algo que eu possa fazer? Me ajuda cara.

    ResponderExcluir
  4. Quirino o que você acha dessa resposta que deram da 45, o ultimo item pergunta se esta tudo certo com ICMS e responde como ISSQN. Entao so estaria certa as opções I e II. O que vc acha que certa é resposta B como todo mundo marcou ou essa D que esta no gabarito do fbc. Acho que seria bom entra em recurso né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com vc amigo a diferença de ICMS para ISSQN é absurda...

      Excluir
    2. Gente que horror hein!! kkkkkkkk

      Excluir
  5. Amigo (a) Também tive o mesmo pensamento que você, nossa vou entrar com recurso sobre varias viu, acho que tem mais de 3 questões que devem ser anuladas.

    ResponderExcluir
  6. Amigos entrem na enquete para saber como foi no site: www.suficienciacontabil.com.br

    ResponderExcluir
  7. Uma dúvida: do gabarito preliminar para o oficial a banca pode alterar a alternativa de uma questão? Por exemplo, vosso gabarito apresentava para a questão 1 a letra A, entretanto, no preliminar saiu como D. Eles podem alterar a alternativa?

    ResponderExcluir
  8. Pessoal, vamos ter calma. Cada examinado só pode interpor de recurso apenas uma vez. Portanto, vamos nos unir para que cada um posicione-se em uma questão, que difere do interposto colocado por outro examinado. Assim, terá com certeza três questões anuladas, no meu ver são ela: 01, 40 e 45.

    ResponderExcluir
  9. Quirino,
    Voltando a questão 7...
    A norma diz o seguinte:

    REEMBOLSO:

    53. Quando se espera que algum ou todos os desembolsos necessários para liquidar uma provisão sejam reembolsados por outra parte, o reembolso deve ser reconhecido quando, e somente quando, for praticamente certo que o reembolso será recebido se a entidade liquidar a obrigação. O reembolso deve ser tratado como ativo separado. O valor reconhecido para o reembolso não deve ultrapassar o valor da provisão.

    Na ultima linha diz que: 'O VALOR DO REEMBOLSO NA DEVE ULTRAPASSAR O VALOR DA PROVISÃO"
    Certamente, entende-se que é possivel sim, mensurar o montante dos reembolsos a serem efetuados.

    O que achas???

    ResponderExcluir
  10. bom dia, Quirino, nos ajude a montar o recurso das questões possivel de anulação, sobre a qustões 01, 35, 40, 45... da prova de Bacharel.

    ResponderExcluir
  11. A resposta da questão 45 está errada. Sem dúvida. O perito responde fora do objeto do questionamento, deixando transparecer um erro de digitação quer seja no enunciado da pergunta feita pelo juiz, ou na resposta do perito. Para esta questão a fundamentação precisa ser no sentido de solicitar a anulação pois ao enunciar as 3 afirmativas como corretas, o elaborador se deparou com a situação de ter considerado apenas esta resposta como correta. O fato de existir uma alternativa correta entre elas, e que realmente existe, foi uma coincidência. E se o caso for o de realizar alteração de resposta, não coincidiria com a intenção do elaborador de ter apenas uma resposta correta, o que foi frustrado pelo erro de digitação. Foi apenas uma coincidência quando da elaboração das respostas, ter se aproveitado dos números existentes no enunciado. Por isso cabível a solicitação de anulação em virtude de não existir resposta conforme a intenção do elaborador, visível na resposta atribuída. O caso de alteração seria em virtude da existência de respostas exclusivas e limitadas, o que não é o caso em situações de questões com possibilidades quase infinitas de resposta, quando se trata de números. Espero estar fomentando a base do recursos a serem apresentados. Solicitando o cancelamento (anulação) das questões 01 e 45. Esta fundamentação de anulação em se tratando de números se aplica a todas as questões dessa mesma natureza (cálculos numéricos).
    A questão 1 está errada também por não considerar o que a norma diz sobre avaliação do estoque.
    Os itens 10 e 11 definem o que é custo do estoque.
    O item 6 define o valor realizável líquido:
    6. ( ...)
    Valor realizável líquido é o preço de venda estimado no curso normal dos negócios deduzido dos custos estimados para sua conclusão e dos gastos estimados necessários para se concretizar a venda.
    O item 29 da Norma NBC TG (R1), indica que além de prevalecer dos dois valores o menos e para que não reste dúvida sobre ser o todo o estoque ou um a um dos ítens diz assim:
    29. Os estoques devem ser geralmente reduzidos para o seu valor realizável líquido item a item.” (...)
    E finalmente, o item 9. da Norma comanda a utilização dentre os dois valores o menor (conjugando o entendimento dos itens anteriores) devem ser tomados um a um.
    9. Os estoques objeto desta Norma devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor.

    ResponderExcluir
  12. Respostas
    1. Vamos tentar anular, segue o link do recurso, altere alguma coisa pra não ficar igual.

      http://www.contadoraqualquercusto.com.br/2014/04/recurso-para-questao-28.html

      Excluir
  13. Boa tarde. Quirino e a questao 29 (tecnico) que tem o erro de algarismo a mais, como entrar com recurso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Publiquei no site o recurso da questão 28 para Bacharel que é a mesma 29 da prova de Técnico, segue o link abaixo, coloque a fundamentação apenas.
      http://www.contadoraqualquercusto.com.br/2014/04/recurso-para-questao-28.html

      Excluir
    2. Obrigada, muito bom saber que tem alguém com base para nos ajudar.

      Excluir
  14. Antonio e a 35 o que acha, faz pedido de recurso para anulação?

    ResponderExcluir
  15. Antonio, a 15 não entende porque é letra D. Marquei a letra B: CMV 4.625,00. DRE

    Receita Operacional Bruta

    70.000,00
    Venda de Mercadoria
    70.000,00
    ( - ) Deduções da Receita Bruta
    (32.375,00)
    Icms sobre venda 12%
    (8.400,00)
    PIS- Faturamento 1,65%
    (1.155,00)
    COFINS sobre faturamento 7,6%
    (5.320,00)
    Devolução Venda
    (17.500,00)


    = Receita Operacional Líquida
    37.625,00
    Custo Mercadoria Vendida
    (33.000,00)


    = Resultado Operacional Bruto
    4.625,00

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também entendo que seja assim, vamos tentar anular e ver a resposta dessa questão.

      Excluir
  16. Quirino me ajuda... Do técnico quantas ate agora vc acha que eh passível de anulação... Acertei 19, sera q cancela 6? Como faço pra ajudar vcs e solicitar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 6 eu acho muito, mas depende dos recursos. Tem que ver as inconsistências das questões e fundamentar sua opnião e enviar pelo sistema o formulário que eles dão.

      Excluir
    2. Obrigado cara... Acho q não foi dessa vez né? Ficando por 1 ou 2 não tem como neh? Tipo se cancelar 4 mesmo assim não entro, vc sabe de algo?

      Excluir