sexta-feira, 18 de outubro de 2013

PS4: A MATEMÁTICA TRIBUTÁRIA E DE LUCRO POR TRÁS DOS R$ 4 MIL!



Você que também um fã de games e se diverte nas horas vagas, veja nesse artigo publicado pelo site Olhar Digital os motivos do elevado preço do playstation 4, console da Sony que é 100 dólares mais barato que o XONE da Microsoft nos Estados Unidos, mas o PS4 no Brasil veio incríveis quase 2 mil reais mais caro que o XONE.



O preço oficial do Playstation 4 no Brasil, anunciado nesta quinta-feira, 17, pela Sony pegou todo mundo de surpresa. O incrível valor de R$ 4 mil é muto mais alto do que todos esperavam, e é até difícil entender os motivos pelos quais ele chegará ao país tão caro.


Impostos, como sempre são um fator importante, mas eles não são suficientes para explicar o valor tão alto, já que o Xbox One, que também será importado e é US$ 100 mais caro nos Estados Unidos, será lançado por quase metade do preço do PS4. 



Para entender a matemática por trás dos impostos em consoles, é importante saber que videogames são uma categoria de produtos mais tributadas do país. Cerca de 72,18% do valor dos consoles no país correspondem a taxas. Somente caipirinha (76,66%), cigarro (80,42%), Vodca (81,52%), casaco de pele (81,86%) e cachaça (81,87%) têm cargas mais pesadas que os videogames, segundo relatório do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário obtido pelo Olhar Digital. Até armas de fogo chegam a ser menos taxadas que os games.

Estão entre os impostos ICMS (Imposto sobre Mercadorias e Serviços), Pis (Programa de Integração Social) e Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social). Em caso de produtos importados, também entra o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).


Contudo, se impostos fossem o único problema, o console seria lançado por cerca de R$ 2 mil. A conta é a seguinte: O PS4 custa R$ 864 (US$ 400); incidindo o imposto sobre importação de 20%, o valor sobe para R$ 1036,80. Com o acréscimo de 1,65% do PIS, o custo aumenta para R$ 1051.



Em seguida entra o ICMS, imposto estatal. Em São Paulo, o valor é de 25%, que faz o preço aumentar para R$ 1267. Incluindo o Cofins, de 7,6% o salto é para R$ 1332. Em seguida entra o IPI, um dos mais pesados, de 50%, que levanta o preço para R$ 1765. Por fim, a substituição tributária eleva o preço em 35,9%, concluindo os R$ 2.075.

De acordo com o diretor de planejamento da IT Data, Ivair Rodrigues, então que outra questão pode encarecer produtos eletrônicos no Brasil? As margens de lucro. Com isso, sobram quase R$ 2 mil de margem de lucro no preço final, que devem ser divididos entre a Sony e os lojistas.
As redes varejistas são quem mais lucram ao vender aparatos tecnológicos - até porque lidam com mais riscos como assaltos, por exemplo -, mas os fabricantes e distribuidores também tiram suas fatias.
"Aqui, dependendo do produto, a margem é superior a 100%", disse ele, ressaltando que dificilmente esse exagero chega aos eletrônicos.

Link para a noticia no site Olhar Digital:

http://olhardigital.uol.com.br/noticia/38298/38298


Opinião do Site CQC:

Comparação dos consoles à produtos alcoólicos e de risco a saúde, como pode um vídeo game ter quase a mesma tributação desses produtos nocivos? Além disso os lucros monstruosos da Sony,  distribuidores e Lojas.
Calculando em cima do preço de venda dos EUA, isso então quer dizer que a Sony já estaria tendo lucro nesse preço, e levando em conta a tributação, chegamos a um preço de 2 mil reais, razoável, nem barato como deveria ser, mas também não tão exorbitante como os 4 mil.  

2 comentários:

  1. Em relação à margem de lucro da sony já com o preço em dólar nos EUA, foi informado por ela que, a princípio, terá um prejuízo de U$$ 60 a cada unidade vendida. Não se sabe se procede tal informação ou é só algum tipo de estratégia de marketing, porém, se for verdade, pode-se entender que a gente pagará por esse suposto prejuízo dela lá fora.

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    1. Interessante Kleber não sabia dessa noticia, mas como você mesmo disse nós é que iremos pagar por isso. Porque realmente a ideia dos console e aparelhos diversos vendidos a fora, eles não lucram com a vendas estes, mas sim com os jogos e aplicativos. Em consoles as fabricantes não ganham, às vezes acontecem de terem prejuízo mesmo. Mas quando chegam no Brasil a política é outra.

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