quinta-feira, 26 de março de 2015

RESOLUÇÃO QUESTÃO 39 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1


RESOLUÇÃO:

A partir de 02.06.2010, Os "Princípios Fundamentais de Contabilidade (PFC)", citados na Resolução CFC nº 750/1993, passam a denominar-se "Princípios de Contabilidade (PC)", por força da Resolução CFC 1.282/2010.


O PRINCÍPIO DO REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL

O Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.

Uma vez integrado ao patrimônio, os componentes patrimoniais, ativos e passivos, podem sofrer variações decorrentes dos seguintes fatores:  a) Custo corrente. b) Valor realizável. c) Valor presente.
d) Valor justo. e) Atualização monetária. 

Então de acordo com a Norma e o Princípio, o valor que deve ser contabilizado é o valor original da transação, ou seja, pelo preço que a empresa pagou inicialmente e só depois que deve utilizar outros fatores de mensuração.

RESPOSTA LETRA "B"

4 comentários:

  1. Professor ainda sobre essa questão, na minha opinião a pergunta era adquirindo mercadorias para estocar, a transação deverá ser contabilizada como, ou seja pelo valor justo de acordo com a norma de estoque, muitos alunos confundiram não caberia recurso nela? Creio que a pergunta deveria ser assim a transação inicial deverá ser contabilizada como? concorda com meu raciocínio?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A questão é clara, a empresa está adquirindo mercadoria para estocar, ou seja, tá comprando. Então o ato da compra como deve ser contabilizado a transação, não vejo razão alguma para recurso ou confusão pessoal. Todo fato tem que se registrado pelo valor original da transação, pelo valor pago ou creditado. Depois disso é que pode ocorrer as demais solicitações.

    ResponderExcluir
  4. creio que podemos usar tbm a NBC 16 ( se não me engano) Estoques, os estoques devem ser contabilizados pelo valor de custo ou valor realizável líquido, dois dois, o menor.

    ResponderExcluir