sábado, 21 de março de 2015

NÃO DESEJO SORTE, DESEJO FÉ E TRANQUILIDADE!

Mais um Exame de Suficiência se aproxima aumentando a ansiedade e expectativas de todos. Para aqueles que irão fazer a prova pela primeira vez bate certo medo, apreensão por algo desconhecido e muitas vezes rotulado como assustador e impossível. Para aqueles que já fizeram e vão tentar novamente, vem àquela desconfiança o medo de falhar novamente. Para todos eu digo a mesma coisa - tenham fé e tranquilidade.
Todos nós temos o conhecimento necessário para conseguir a aprovação, o que vimos na faculdade é suficiente, talvez apenas seja preciso relembrar e praticar mais um pouco
Porém alguns novos pontos devem ser observados com o advento da convergência das Normas Brasileiras de Contabilidade com as Normas Internacionais. As NBC´s são cobradas sempre, sejam apenas na teoria ou em situações práticas.

Ao final do Exame, estaremos respondendo as questões e publicaremos um Gabarito Extraoficial como fizemos semestre passado. Acertamos 95% da prova e 100% das questões que deveriam ser anuladas em 2014.1 e 3 em 2014.2, auxiliamos os participantes na elaboração dos recursos.

As dicas antes e no dia da prova que dou são as seguintes:

  • Estude até o quanto der, releia algumas coisas antes e pratique um pouco mais no que tenha dificuldade ou algo que ainda não saiba. Porque assim lembrarás no momento que ler a questão e responderá com convicção. Conhecimento nunca é demais, pois o exame é um concurso, por mais que não seja concorrendo a vagas.

  • No dia da prova acorde cedo claro se não vai perder o horário, vai sair avexado e agoniado. Lanche uma comida leve que não faça ir ao banheiro, então vá antes de entrar na prova. Compre água assim que entrar pra fazer o exame. Procure logo sua sala e entre uns 10 minutos antes pra se acostumar com o ambiente.

  • Não se esqueça de levar as calculadoras, se souber usar a HP melhor, pois as questões de matemática financeira são necessárias e economiza tempo. Eu sugiro nas de calculo comum usar uma calculadora normal e usar a HP apenas para que exigem mesmo.

  • Aconselho a todos resolverem primeiro as questões de ética, auditoria e perícia. Pois essas questões são bem teóricas e as vezes na lógica e no enunciado da questão dá pra acertar sem muitos problemas. Basta apenas ler as alternativas com atenção e se ligar nas famosas palavras exageradas como: “nunca”, “jamais, “tudo”, “nada”, “nenhum”. Depois parta para as de contabilidade pura desde o início e deixe português por ultimo. Porém se ver que não sabe a questão pule, vá para a próxima muitas vezes tem questões interligadas que você poderá responder a que pulou analisando outra questão.

  • Nas questões de marcar V ou F, ou de numerar as colunas. Procure as opções que você tem certeza e segurança e depois vá para eliminação das outras que consideram erradas. As vezes não é necessária que você saiba todas as opções, pois a resposta pode ser encontrada apenas sabendo algumas veja o exemplo no abaixo:


A questão acima trás duas colunas e pede pra enumerar a segunda de acordo com a primeira, na primeira opção coluna do lado direito trás exatamente o conceito do Índice de Liquidez Imediata e tem a palavra "imediatamente" que já dá pra matar pela ligação do nome, a opção na coluna do lado esquerdo é o numero 4. Então sabemos que a resposta dessa questão tem que começar com número 4, quantas começam com este número? Só uma, apenas a Letra D, nem seria mais preciso ler as outras. 

Espero ter ajudado, estou aqui para qualquer esclarecimento ou solicitação, ótima prova a todos estes são os mais sinceros votos do Site CQC - Contador a Qualquer Custo.












Antonio Quirino Gomes
Proprietário e Autor do Site.
Um Contador com quem vocês podem Contar!

8 comentários:

  1. Vlw Antonio,

    Li bastante o seu blog nos últimos dias e tenho certeza que irá me ajudar bastante. Quando acabar a prova voltarei, rsrsrsrs

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Gostaria de saber quando será publicado o gabarito extra oficial.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Caroline de Carvalho22 de março de 2015 17:24

    Até o momento e de acordo com seu gabarito já deu pra saber que fui aprovada.
    Fico feliz por ainda existir no mundo pessoas como você. Sua iniciativa eh admiravel e contribui grandemente para o nosso crescimento.
    Parabéns e desejo sucesso a você Antônio Quirino e tds que estejam envolvidos.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelo gabarito extra oficial me deixou mais tranquila e confirmou a aprovação tão esperada pois este não foi o primeiro que fiz, gostaria de saber de vc ze tem alguma questão que deve ser anulada...e obrigada mais uma vez..

    ResponderExcluir
  6. Ficou faltando uma questão ainda.. Tem algum questao q caiba recurso???

    ResponderExcluir
  7. 30 acertos. Por enquanto estou aprovado.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Antônio
    Fiz o exame de suficiência no último dia 22/03 para técnico em contabilidade,
    seu site me ajudou muito, muito mesmo! primeiramente quero te agradecer e parabenizar
    por este trabalho e por sua solicitude.
    Conferindo com o gabarito preliminar, acertei 26 questões.
    Minha dúvida:
    Caso seja modificado o resultado de alguma questão ou anulada alguma delas,
    depois das interposições de recursos de outros candidatos (não é meu caso,
    pois, não entrei com recurso), existe a possibilidade de que eu perca algum destes
    26 pontos que fiz na prova?
    Outra questão: Os aprovados no exame saberão oficialmente do resultado somente
    daqui a 2 meses ou a FBC/CFC informam antes deste prazo?
    Muito grato desde já,
    Sucesso!

    Rony

    ResponderExcluir