segunda-feira, 23 de março de 2015

RESOLUÇÃO QUESTÃO 03 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1



RESOLUÇÃO:

Vamos analisar os itens:


I - A empresa pagou um aluguel do mês anterior. Esse fato diminui o Ativo e Passivo, porque esse aluguel foi lançado no fim do mês anterior como Despesa de aluguel, então o pagamento não envolve nenhuma conta de Resultado;

Reconhecimento Mês Anterior


D - Despesa com Aluguel
C - Aluguel a Pagar


Pagamento do Aluguel

D - Aluguel a Pagar
C - Caixa/Banco


Item I Verdadeiro

II - Ao comprar mercadorias à vista, o Ativo não sofre variação, pois o valor que sai do Caixa vai para o Estoque. Nem tão pouco envolve Passivo ou PL.

D - Estoque
C - Caixa

Item II Verdadeiro

III - Aquisições de Ações Próprias à vista, logicamente diminui o Ativo, tá saindo dinheiro, não envolve o Passivo, pois é uma conta de PL, porém ela não aumenta o PL e sim diminui. É uma conta Retificadora do PL, chama-se Ações em Tesouraria. É quando uma empresa decide comprar suas próprias ações no Mercado.

D - (-) Ações em Tesouraria
C - Caixa

RESPOSTA LETRA "D"


11 comentários:

  1. Mas professor .. ações próprias tmb não é um ativo ? Apenas estará transferindo o ativo ... saindo de ativo circulante e indo pro não circulante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não é. Ações Próprias ficam no PL, é uma conta retificadora. Talvez você esteja confundindo com Ações em Outras Empresas, ai sim é Ativo.

      Excluir
  2. Quanto a emissão de ações, não tive dúvidas, sabia que era falsa, por diminuir o Ativo. Errei essa questão, pois me atrapalhei com o fato do aluguel ser do mês anterior. Nem eu entendo agora o porquê me atrapalhei com isso.

    ResponderExcluir
  3. Tem como demonstrar essas situações em um BP?

    ResponderExcluir
  4. eu li e reli sobre ações e agora cheguei a um entendimento.
    Mesmo assim continuo com o pé atras com umas dúvidas que a contabilidade nos prega.

    abçs

    Lays Aires

    ResponderExcluir
  5. bacana este site conheci ontem e já estou resolvendo a prova, quando surgi as duvida venho nas resoluções, muito bom parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Profº Antonio, parabens pela clareza na resolução das questões. Estou muito satisfeita com o que estou encontrando aqui.

    Obrigada por dividir a sua sabedoria.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. não compreendi direito o item I... diminui o ativo quando sai dinheiro do caixa com o pagamento do aluguel; e diminui o passivo com a liquidação da mensalidade, por que o PL não tem alteração???

    ResponderExcluir
  9. Adorando esse site, excelente ferramenta para estudo. bem explicativo. Muito agradecida pela oportunidade

    ResponderExcluir
  10. Colegas estudantes, permitam-me colaborar: pelo REGIME DE COMPETÊNCIA, a despesa de aluguel deve ser reconhecida (contabilizada) na data do vencimento, normalmente no último dia útil do mês. Nesse caso altera o PL (via débito em Despesas de aluguel, conta de resultado) e crédito no Passivo (Conta a pagar, por exemplo ou Aluguéis a pagar). No dia do pagamento ao locador (imobiliária), normalmente acordado de pagar no quinto dia útil subsequente, aí sim, debita Conta Aluguéis pagar e credita a conta Caixa.

    ResponderExcluir