quinta-feira, 26 de março de 2015

RESOLUÇÃO QUESTÃO 47 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1


RESOLUÇÃO:

De acordo com o Código de Processo Civil-CPC


Art. 426. Compete ao juiz:

I - indeferir quesitos impertinentes;

RESPOSTA LETRA "D"

RESOLUÇÃO QUESTÃO 46 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1


RESOLUÇÃO:

De acordo com a NBC PP 01 aprovada pela Resolução CFC Nº. 1.244/09, foi revogada pela NBC PP 01 Publicada no DOU de 18/3/2015, mas em ambas trazem as mesmas afirmações sobre levantamento. dos honorários.

RESOLUÇÃO QUESTÃO 45 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1


RESOLUÇÃO:

NBC TA 200 – OBJETIVOS GERAIS DO AUDITOR INDEPENDENTE E A CONDUÇÃO DA AUDITORIA EM CONFORMIDADE COM NORMAS DE AUDITORIA

RESOLUÇÃO QUESTÃO 44 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1


RESOLUÇÃO:

NBC TA 530 – AMOSTRAGEM EM AUDITORIA

7.       O auditor deve determinar o tamanho de amostra suficiente para reduzir o risco de amostragem a um nível mínimo aceitável (ver itens A10 e A11).

Tamanho da amostra (ver item 7)


A10. O nível de risco de amostragem que o auditor está disposto a aceitar afeta o tamanho da amostra exigido. Quanto menor o risco que o auditor está disposto a aceitar, maior deve ser o tamanho da amostra.

De acordo com a Norma a letra C é falso:

RESPOSTA LETRA "C"

RESOLUÇÃO QUESTÃO 43 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1


RESOLUÇÃO: 

Essa questão de Auditoria traz em seu enunciado um conceito das modificações na opinião do Auditor, essas definições eu foco muito nas minhas aulas, pois é de fácil compreensão e memorização, vamos ver o que diz a norma.


NBC TA 705 – MODIFICAÇÕES NA OPINIÃO DO AUDITOR INDEPENDENTE

RESOLUÇÃO QUESTÃO 42 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1

RESOLUÇÃO:

A questão pede a afirmação incorreta que não é uma sanção ética considera atenuante, o Código de Ética diz o seguinte:

RESOLUÇÃO QUESTÃO 41 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1


RESOLUÇÃO:

NBC PG 100 - Aplicação Geral aos Profissionais da Contabilidade.

100.5 O profissional da contabilidade deve cumprir os seguintes princípios éticos:

(1) (a) Integridade - ser franco e honesto em todos os relacionamentos profissionais e comerciais.

(2) (b) Objetividade - não permitir que comportamento tendencioso, conflito de interesse ou influência indevida de outros afetem o julgamento profissional ou de negócio.

(3) (e) Comportamento profissional - cumprir as leis e os regulamentos pertinentes e evitar qualquer ação que desacredite a profissão.

SEQUÊNCIA 1,2,3

RESPOSTA LETRA "A"

O ultimo principio ético contém um leve erro, mais uma vez comeram uma palavra no item da questão, se alguém julgar e provar que isso mudou o sentido da frase, pode tentar elaborar um recurso. 

RESOLUÇÃO QUESTÃO 40 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1


RESOLUÇÃO:

As questões sobre Ética quase sempre dá pra responder sem mesmo nunca ter lido o Código de Ética, mas o ideal é que todos os profissionais tenham esse código, pois é a Bíblia Contábil. As questões são muito claras e pela leitura é fácil descobrir se as alternativas ou itens estão incorretos. 

RESOLUÇÃO QUESTÃO 39 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1


RESOLUÇÃO:

A partir de 02.06.2010, Os "Princípios Fundamentais de Contabilidade (PFC)", citados na Resolução CFC nº 750/1993, passam a denominar-se "Princípios de Contabilidade (PC)", por força da Resolução CFC 1.282/2010.

RESOLUÇÃO QUESTÃO 38 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1


RESOLUÇÃO:

De acordo com a NBC TG 27 (R2) – ATIVO IMOBILIZADO

RESOLUÇÃO QUESTÃO 37 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1


RESOLUÇÃO: 

De acordo com a NBC TG 46 (R1) – MENSURAÇÃO DO VALOR JUSTO

RESOLUÇÃO QUESTÃO 36 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1


RESOLUÇÃO:

Vamos ver o que diz a Norma em relação aos assuntos de Contrato de Preço Fixo, Propoção das Receitas com as Despesas Incorridas.

RESOLUÇÃO QUESTÃO 35 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1



RESOLUÇÃO:
 De acordo com a NBC TG Estrutura Conceitual:

RESOLUÇÃO QUESTÃO 34 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1


RESOLUÇÃO:

Essa questão dá pra responder por eliminação, pois tem aberrações nas alternativas.:

RESOLUÇÃO QUESTÃO 33 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1


RESOLUÇÃO:

De acordo com a:

RESOLUÇÃO QUESTÃO 32 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1


RESOLUÇÃO:

Questão sobre Juros Compostos, diz que a empresa comprou um bem e irá pagar em duas prestações de R$ 150.000,00 vencidas ao final de cada ano (porém a questão não dá nenhuma data de compra ou de pagamento). Então pede o valor presente aproximado na data em que foi efetuado a transação do financiamento.

RESOLUÇÃO QUESTÃO 31 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1


RESOLUÇÃO:

A questão é sobre juros simples, então temos que saber o a taxa de juros e multiplicar ela pelo período, assim descobriremos a taxa total de juros sobre o valor principal.

De acordo com o enunciado o fornecedor enviou uma duplicada para cobrança em cartório. O valor da duplicata é de 12mil e os juros de 1% ao mês, a duplicata está atrasada há 14 meses, e além dos juros tem uma taxa de cobrança de 150,00. Primeiro encontramos a taxa total de juros e aplicamos no principal para acharmos os juros sobre a duplicata e depois somamos à taxa de cobrança e por fim ao valor principal:

RECURSO QUESTÃO 12 - EXAME SUFICIÊNCIA 2015.1 PROVA TÉCNICO

A questão 12 de Técnico e Bacharel que são a mesma questão ,porém existe um erro de digitação diferentes em ambas. Elaborei mais ou menos como deve ser o recurso, mas não garanto que seja o suficiente para anulação da questão. Analisem e tentem melhorar. Boa sorte a todos!


MODELO RECURSO QUESTÃO 12:

RESOLUÇÃO QUESTÃO 30 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1


RESOLUÇÃO:

Primeiramente dizer que Contador não é matemático, muitos pensam que Contabilidade é uma ciência exata e só faz quem gosta de matemática. Essa é uma questão mais de lógica, ou seja descobrir qual a equação ou fórmula representa o custo total da empresa.

quarta-feira, 25 de março de 2015

RESOLUÇÃO QUESTÃO 29 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1


RESOLUÇÃO:

A suspensão da exigibilidade do crédito tributário acontece sempre que a Administração Tributária fica impossibilitada de efetuar sua cobrança o que acontece quando ocorre uma das hipóteses do art. 151 do CTN:

“Art. 151. Suspendem a exigibilidade do crédito tributário:

RESOLUÇÃO QUESTÃO 28 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1


RESOLUÇÃO:

O QUE É?

Definição de EIRELI
FONTE: PORTAL DO EMPREENDEDOR
A empresa individual de responsabilidade limitada (EIRELI) é aquela constituída por uma única pessoa titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado, que não poderá ser inferior a 100 (cem) vezes o maior salário-mínimo vigente no País. O titular não responderá com seus bens pessoais pelas dívidas da empresa. Item I: VERDADEIRO
A pessoa natural que constituir empresa individual de responsabilidade limitada somente poderá figurar em uma única empresa dessa modalidade. Item II: VERDADEIRO
Ao nome empresarial deverá ser incluído a expressão "EIRELI" após a firma ou a denominação social da empresa individual de responsabilidade limitada.
A EIRELI também poderá resultar da concentração das quotas de outra modalidade societária num único sócio, independentemente das razões que motivaram tal concentração.

A Empresa individual de responsabilidade limitada será regulada, no que couber, pelas normas aplicáveis às sociedades limitadas. Item III: VERDADEIRO

RESPOSTA LETRA "D"


RESOLUÇÃO QUESTÃO 27 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1


RESOLUÇÃO:

Faltas Justificadas
Caracterizam-se como faltas justificadas aquelas previstas em lei, norma coletiva, regulamento de empresa ou no contrato de trabalho e por sua natureza não acarretam desconto na remuneração do empregado.

São consideradas faltas justificadas aquelas relacionadas no art. 473 da CLT elencaremos apenas os itens do Artigo relacionado com os da questão:

RESOLUÇÃO QUESTÃO 26 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1


RESOLUÇÃO:

Essa se parece muito com a questão 23 e também é fácil de resolver do mesmo jeito, tem muita informação, mas com um pouco de atenção dá pra matar essa rapidinho, basta olhar as informações fornecidas.

Margem de Contribuição Unitária (MCu): Como vimos a fórmula é o valor das vendas menos os custos variáveis, porém aqui é unitário, ou seja dividir pela quantidade produzida ou vendida, como  já temos o preço de venda unitário e o custo variável unitário só precisamos calcular direto

Preço de Venda unitário: 32,50
Custos Variáveis unitário: 12,50
MCu: Preço de Venda - Custo Variável Unitário = 32,50 - 12,50 = 20,00
Margem de Contribuição Unitária: 20,00

RESPOSTA LETRA "C"

GABARITOS PRELIMINARES OFICIAIS EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1




Liberados os Gabaritos Preliminares oficiais da FBC, e graças a Deus mais uma vez tive a alegria de acertar 100% das questões no Gabarito Extraoficial do meu site. Agradeço a todos pelos agradecimentos, elogios, manifestações de alegria e dívida. Mas quero dizer que o mérito é de cada um, fui apenas uma ferramenta de auxílio. Fico feliz em ajudar e mais feliz ainda pelos que conseguiram a aprovação com a minha contribuição. Desejo sucesso a todos que tenham alcançado os 25 pontos, aos que não conseguiram e dependem de uma ou duas questões, acredito que a 29 e 46 da prova de Bacharel podem ser anuladas, no caso de Técnico apenas a 30. 

Sobre os recursos todos terão até às 18 horas de Sexta-Feira para interpor os recursos segundo Edital, e somente pelo sistema de acompanhamento de inscrição do Site FBC

Edital:
  • 10.1. O examinado que desejar interpor recurso contra os gabaritos preliminares das provas poderá fazê- lo no período compreendido das 10 horas do 1º (primeiro) dia útil até às 18 horas do 2º (segundo) dia útil, após a divulgação dos gabaritos preliminares. 
  • 10.2. Somente será admitida interposição de recurso via sistema de acompanhamento de inscrição nos sites da FBC e do CFC. Após o prazo mencionado o sistema ficará automaticamente indisponível para a interposição de recursos.   

Abaixo os Gabaritos publicados no site do CFC:


RESOLUÇÃO QUESTÃO 25 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1


RESOLUÇÃO:


FONTE: PORTAL DA CONTABILIDADE

CICLOS ECONÔMICO, OPERACIONAL E FINANCEIRO

RESOLUÇÃO QUESTÃO 24 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1


RESOLUÇÃO:


FONTE: PORTAL DA CONTABILIDADE

CICLOS ECONÔMICO, OPERACIONAL E FINANCEIRO

RESOLUÇÃO QUESTÃO 23 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1


RESOLUÇÃO:

Das questões de custos que caíram nesse exame em comparação com outros exames, foram mais leves, porém não menos complicadas. O que precisava era atenção e paciência, pois nessa bastava saber somente o conceito e cálculo da Margem de Contribuição.

RESOLUÇÃO QUESTÃO 22 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1


RESOLUÇÃO: 

Mais uma vez repito que não sou especialista na área pública, porém essa questão traz apenas conceitos sobre os subsistemas de acordo com a Norma.

NBC T 16.2 – Patrimônio e Sistemas Contábeis.

12.      O sistema contábil está estruturado nos seguintes subsistemas de informações:
(a) Orçamentário – registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária;
(c) Patrimonial – registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público; (Redação dada pela Resolução CFC n.º 1.268/09)
(d)  Custos – registra, processa e evidencia os custos dos bens e serviços, produzidos e ofertados à sociedade pela entidade pública, consoante a NBC T 16.11; (Redação dada pela Resolução CFC n.º 1.437/13)
(e)  Compensação – registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle.

Então relacionando as colunas de acordo com a Norma temos:

RESPOSTA LETRA "D"

Um participante me indagou sobre a possibilidade de anular essa questão, pois a descrição do Subsistema Patrimonial tem uma palavra diferente e ele julga que mudou o sentido da frase.

A Norma diz:

Patrimonial – registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados COM AS variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público; 

A questão está:
Patrimonial – registrar, processar e evidenciar os fatos financeiros e não financeiros relacionados ÀS variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público; 

RESOLUÇÃO QUESTÃO 21 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1


RESOLUÇÃO:

Primeiramente, quero dizer que não sou especialista na área pública por isso me perdoem qualquer equívoco, porém muitas questões do exame sobre o Contabilidade Pública dá pra resolver utilizando os conhecimentos gerais de Contabilidade com algum certo conhecimento da legislação. Nesse gabarito tive a orientação do Professor Ercílio Marinho, onde me ajudou no gabarito correto da questão. A resolução não passou pelo crivo dele, mas pedirei que analise quando der.

De acordo com a NBC T 16.4 – Transações no Setor Público.


RESOLUÇÃO QUESTÃO 20 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1


RESOLUÇÃO:

Como já falamos em uma questão anterior o método soma dos dígitos consiste em somar os algarismos desde a unidade até o algarismo que representa o numero de anos da vida útil do bem, depois divide o algarismo que representa os anos restante de depreciação e aplica sobre o valor depreciável.
Vida Útil: 4 anos (então somamos do 1 até o 4): 1+2+3+4 = 10

RESOLUÇÃO QUESTÃO 19 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1

 


RESOLUÇÃO:

A questão apresenta vários dados e pede o custo dos produtos vendidos, ou seja, tudo que foi gasto pra produzir os produtos menos os produtos que ficaram. Vejamos a tabela abaixo:

RESOLUÇÃO QUESTÃO 18 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1

 

RESOLUÇÃO:

A questão mais uma vez apresenta dois produtos e pede o custo total de um deles. Os dados iniciais que são os custos diretos, a quantidade produzida e trás alguns aspectos relacionados com as atividades, onde serão feitos os rateios dos custos indiretos. Primeira tabela trás a quantidade de cada item o valor do custo direto unitário e o total.

terça-feira, 24 de março de 2015

RESOLUÇÃO QUESTÃO 17 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1


RESOLUÇÃO:

A questão nos dá várias informações, vamos organizar e montar nossas tabelas.

RESOLUÇÃO QUESTÃO 16 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1


RESOLUÇÃO:

Uma das questões mais fáceis dessa prova, não precisaria de muito esforço apenas atenção e calma para ler o enunciado e responder corretamente.

ANULAÇÃO E MODELOS DE RECURSOS QUESTÕES 29 E 46!


Primeiramente quero pedir desculpas por não responder a todos os comentários no site, os emails e perguntas no Skype, apesar de ter colocado o Gabarito e já algumas resoluções de questões antes do Gabarito Preliminar, está muito corrido no trabalho. Pois além de ser autor do site, sou professor, palestrante, também Contador e tenho muitas obrigações. 

Muitos estão com dúvida em relação a anulação da questão, pois bem irei explicar aqui como que acontece e de que forma acontece a anulação das questões, também explicarei como interpor os recursos.

RESOLUÇÃO QUESTÃO 15 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1


RESOLUÇÃO:

NBC TG 09 – DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO


RESOLUÇÃO QUESTÃO 14 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1










RESOLUÇÃO:

De acordo com a NBC TG 03 (R2) – DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA
Nos itens:

RESOLUÇÃO QUESTÃO 13 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1


RESOLUÇÃO:

A questão dá uns dados iniciais para sabermos o saldo do Patrimônio Líquido no inicio do ano, elaborando fica assim:

RESOLUÇÃO QUESTÃO 12 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1



RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO QUESTÃO 11 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1


RESOLUÇÃO:

A questão quer o resultado líquido das operações continuadas, ou seja, sem o resultado das operações descontinuadas.

De acordo com a NBC TG 31 no Exemplo 11, assim é a estrutura.


DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO
2014
Operações em continuidade

Receita Bruta
 160.000,00
Deduções da Receita
-  33.040,00
Receita Líquida
 126.960,00
Custo dos produtos vendidos
-  80.000,00
Lucro bruto
   46.960,00
Despesas Comerciais
-    3.000,00
Despesas administrativas
-  10.000,00
Participação no lucro de coligadas
     5.000,00
Lucro antes do Resultado Financeiro
   38.960,00
Resultado Financeiro
     3.000,00
Lucro antes dos tributos
   41.960,00
Despesa de imposto de renda e contribuição social
-    7.000,00
Lucro do período proveniente de operações em continuidade
   34.960,00
Operações descontinuadas

Resultado Liquido das Operação Descontinuadas
     3.800,00
Lucro líquido do período
   38.760,00

RESPOSTA LETRA "C"

RESOLUÇÃO QUESTÃO 10 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1


RESOLUÇÃO:

A questão mostra vários saldos é quer a afirmação correta das alternativas, porém para descobrir o PL, temos que apurar o lucro. 

RESOLUÇÃO QUESTÃO 09 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1


RESOLUÇÃO:

segunda-feira, 23 de março de 2015

RESOLUÇÃO QUESTÃO 08 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1



RESOLUÇÃO:

De acordo com a NBC TG 01 diz o seguinte no Item 2:

RESOLUÇÃO QUESTÃO 07 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1

 

RESOLUÇÃO:

A Questão é sobre Depreciação, e fala em 4 tipos e trás quatro afirmações. Onde deve ser testado cada uma delas. Primeiro vamos ver os dados que a questão informa, para descobrir o valor de custo, o valor depreciável e as taxas de depreciação.

De acordo com a NBC TG 27;

CUSTO DE AQUISIÇÃO:
16.     O custo de um item do ativo imobilizado compreende:
(a)     seu preço de aquisição, acrescido de impostos de importação e impostos não recuperáveis sobre a compra, depois de deduzidos os descontos comerciais e abatimentos;
(b)  quaisquer custos diretamente atribuíveis para colocar o ativo no local e condição necessárias para o mesmo ser capaz de funcionar da forma pretendida pela administração;
VALOR DEPRECIÁVEL
53.    O valor depreciável de um ativo é determinado após a dedução de seu valor residual. Na prática, o valor residual de um ativo frequentemente não é significativo e por isso imaterial para o cálculo do valor depreciável.


RESOLUÇÃO QUESTÃO 06 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1


RESOLUÇÃO:

A Lei 6404/76

RESOLUÇÃO QUESTÃO 05 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1


RESOLUÇÃO:

Essa questão não tem segredo, basta apenas analisar o fato e fazer o lançamento.