RESOLUÇÃO:
Vamos ver o que diz a Norma em relação aos assuntos de Contrato de Preço Fixo, Propoção das Receitas com as Despesas Incorridas.
NBC TG 17 – CONTRATOS DE CONSTRUÇÃO
Reconhecimento das receitas e das
despesas do contrato
22. Quando a conclusão do
contrato de construção puder ser estimada com confiabilidade, as receitas e os
custos associados ao contrato de construção devem ser reconhecidos como
receitas e despesas, respectivamente, tomando como referência o estágio de execução (stage of completion) da atividade contratual ao término do período
de reporte. A perda esperada com o contrato de construção deve ser
reconhecida imediatamente como despesa, de acordo com o item 36.
23. No caso de contrato de preço
fixo (fixed price), a conclusão do
contrato de construção pode ser estimada com confiabilidade quando todas as
condições seguintes estiverem satisfeitas:
(a)
a receita do contrato
puder ser mensurada com confiabilidade;
(b)
for provável que os
benefícios econômicos associados ao contrato fluirão para a entidade;
(c)
tanto os
custos para concluir o contrato quanto o estágio de execução (stage of completion) da atividade
contratual puderem ser mensurados com confiabilidade, ao término do período
de reporte; e
(d)
os custos atribuíveis
ao contrato puderem ser claramente identificados e mensurados com confiabilidade
de forma tal que os custos atuais incorridos possam ser comparados com
estimativas anteriores.
31. Quando o estágio de execução
(stage of completion) for determinado
com base nos custos do contrato incorridos até a data, somente aqueles custos
do contrato que reflitam o trabalho executado devem ser incluídos nos custos
incorridos atá a data. São exemplos de custos do contrato que não devem ser
considerados como incorridos:
(a) custos que se
relacionem com as atividades futuras do contrato, tais como os custos de
materiais que tenham sido entregues no local da obra ou reservados para
posterior utilização, mas que não tenham sido instalados, usados ou aplicados
durante a execução do contrato, a menos que tais materiais tenham sido
produzidos especificamente para o contrato; e
(b) pagamentos antecipados a subcontratados por trabalho a ser executado nos termos de um
subcontrato.
Então de acordo com a NBC TG 17 a Receita será reconhecida com base nos Custos Incorridos, os Custos Incorridos segunda a norma não devem entrar os materiais comprados e entregues na obra que não foram usados.
Pra relacionar as Receitas com as Despesas, temos que descobrir por qual a participação de cada ano no total das despesas, ou seja, saber quanto cada ano consumiu em percentual referente as despesas. Depois aplicar esse percentual no valor da Receita Total e assim encontrar a Receita de cada ano.
Lembrando que a questão diz que teve um gasto no ano 2 de 450 mil de aquisição de material entregues na obra, porém esses materiais foram utilizados no ano 3, então no quadro fornecido pela questão são dos gastos e não das despesas, abaixo o quadro com as despesas incorridas.
DESPESAS
INCORRIDAS
|
||
ANO
|
VALORES
|
%
|
1
|
2.250.000,00
|
25%
|
2
|
2.250.000,00
|
25%
|
3
|
4.500.000,00
|
50%
|
TOTAL
|
9.000.000,00
|
100%
|
Agora vamos relacionar as Receitas com as Despesas, aplicando o percentual encontrado de cada em cada ano, para encontrarmos a Receita de cada um.
RECEITAS
POR ESTÁGIO DE EXECUÇÃO
|
||
ANO
|
VALORES
|
%
|
1
|
3.000.000,00
|
25%
|
2
|
3.000.000,00
|
25%
|
3
|
6.000.000,00
|
50%
|
TOTAL
|
12.000.000,00
|
100%
|
RESPOSTA LETRA "C"
OI, professor não entendi essa questão, da onde saiu esses valores 2.200.000,00
ResponderExcluir4.550.000,00, se enunciado traz 2,7 milhões e 4,05 milhões?
Anônimo
ResponderExcluirProfessor, eu também não entendi essa questão, gostaria de saber de onde saíram os valores R$ 2.200.000,00 e R$ 2.250.000,00.
Professor, não consegui entender como chegou ao valor de 2.200.000,00 e 4.550.000,00.
ResponderExcluirOlá professor, é possível responder esta questão novamente???
ResponderExcluirPrimeiramente me desculpem, continha um erro na resolução, corrigi os valores, na pressas não me atentei aos números.
ResponderExcluirA questão diz que teve um gasto no ano 2 de 450 mil de aquisição de material entregues na obra, porém esses materiais foram utilizados no ano 3, então no quadro fornecido pela questão são dos gastos e não das despesas.
Então no Ano 2 tinha 2,7 milhões menos os 450mil fica então 2,25 milhões, e no Ano 3 tinha 4,05 milhões somando os 450mil fica 4,55 milhões
Agora está corrigido.
Prof. Nao consegui compreender essa questao!
ResponderExcluirEle só distribuiu as receitas que eram de 12 milhões nos três anos, por que a receita não pode ser reconhecida toda de uma vez, e nem depois de terminar a obra, já que é uma operação de L.P, ou seja, ele reconheceu a receita PROPORCIONALMENTE às despesas incorridas, o problema é esses 450 mil reais que é do ano 2, mas só será reconhecido no ano 3.
ResponderExcluircomentário perfeito.
Excluirficou confuso mesmo
ResponderExcluirPelo que entendi, como a construtora fala que "a conclusão do contrato podia ser estimada com confiabilidade", será aplicada a proporção (percentual) previsto das despesas, para a contabilização do respectivo (percentual) sobre a receita, nos devidos anos.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirANO 1: 2.250.000 / 9.000.000 X 100 = 25% ANO 2: 2.700.000 (450.000 que foram utilizados no ano 3)/9.000.000 x 100 = 25% ANO 3: 4.050.000 + 450.000( transferidos do ano 2) / 9.000.000 x 100 = 50%
ResponderExcluirVALOR DA RECEITA:
ANO 1: 25% DE 12 milhões = 3 milhões
ANO 2: 25% DE 12 milhões = 3 milhões
ANO 3: 50% DE 12 milhões = 6 milhões
questão muito confusa
ResponderExcluirNo gabarito oficial consta como letra D, seria essa a resposta?
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