segunda-feira, 15 de setembro de 2014

RESOLUÇÃO QUESTÃO 08 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2014.2


RESOLUÇÃO:
A questão quer o Lucro Bruto em dezembro, ou seja, apenas as despesas incorridas e receitas ganhas entrarão, segundo o Princípio da Competência.

Na NBC TG 30 – RECEITAS diz:


Venda de bens

14.     A receita proveniente da venda de bens deve ser reconhecida quando forem satisfeitas todas as seguintes condições:
(a)   a entidade tenha transferido para o comprador os riscos e benefícios mais significativos inerentes à propriedade dos bens;
(b)   a entidade não mantenha envolvimento continuado na gestão dos bens vendidos em grau normalmente associado à propriedade e tampouco efetivo controle sobre tais bens;
(c)     o valor da receita possa ser mensurado com confiabilidade;
(d)    for provável que os benefícios econômicos associados à transação fluirão para a entidade; e
(e)    as despesas incorridas ou a serem incorridas, referentes à transação, possam ser mensuradas com confiabilidade.

      Então de acordo com a NBC TG 30 as únicas vendas dessa questão que na minha opinião satisfazem os itens acima são as de valores de 80.000 e 30.000, dando um total de 110.000.

         A venda de 10.000 a empresa ainda não pode mensurar com confiabilidade as despesas e os custos, e também ainda não transferiu os riscos para o comprador, pois ela ainda tem riscos.


CÁLCULOS:

Vamos encontrar agora o Custo da Mercadoria Vendida para detalharmos na DRE.

CMV = Estoque Inicial + Compras - Estoque Final
CMV = 10.000 + 60.000 - 20.000
CMV = 50.000

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO
RECEITA BRUTA
   110.000,00
(-) IMPOSTOS SOBRE VENDAS (10% DA RECEITA BRUTA)
     11.000,00
RECEITA LIQUIDA
     99.000,00
(-) CMV
     50.000,00
LUCRO BRUTO
     49.000,00

RESPOSTA LETRA "C"


14 comentários:

  1. Professor, a questão 39 fala sobre o princípio da continuidade, mas as alternativas (A,B,C e D ) são de princípios do valor pelo registro original. Essa questão deverá ser cancelada. Pois o enunciado pede um princípio e nas alternativas são de outro princípio.

    ResponderExcluir
  2. Quem fez essa prova e mandou pro site pensou igual a mim. Achei q seria letra D. :(

    ResponderExcluir
  3. Eu marquei a D tambem !!! mais chutei em qualquer uma aleatoriarmente , pois fiquei com a mesma duvida do colega acima as alternativas sao de outro principio.

    ResponderExcluir
  4. Nessa questão 8 eu levei em consideração o princípio da competência e consegui acertar a questão, pois marquei letra C.

    ResponderExcluir
  5. Se fosse pelo regime de caixa os 10.000,00 não entrariam no cálculo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim entraria, mas para fins contábeis não existe regime de Caixa.

      Excluir
  6. As vendas para entrega futura, em regra, representam vendas efetivamente concluídas, porém por conveniência ou necessidade do adquirente as mercadorias serão efetivamente entregues em data posterior. Para fins contábeis a receita deve ser reconhecida no momento da transação em conta de Receita Bruta de Vendas, em que pese à transferência da posse se dar ulteriormente.
    ESSA QUESTÃO DEVE SER ANULADA, POIS DEVERIA CITAR COMO UM ADIANTAMENTO DE CLIENTES E NÃO UMA VENDA A VISTA

    ResponderExcluir
  7. CONCORDO, VENDAS A VISTA ESTÁ INDUZINDO AO ERRO.

    ResponderExcluir
  8. A NORMA É CLARO QUANDO SE DEVE RECONHECER A RECEITA, A VENDA EXISTIU CLARO, PORÉM AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA RECONHECIMENTO DA RECEITA AINDA NÃO ACONTECERA.

    ResponderExcluir
  9. O PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA Art. 9º As receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se
    correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento.

    ResponderExcluir
  10. Olá Professor. Não entendi porque considerar apenas 50.000 no CMV, sendo que as mercadorias que serão vendidas em Janeiro ainda não foram adquiridas "a serem compradas, conforme enunciado", portanto não representam custo no mês 12/2013 para a empresa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O CMV nesse caso dessa questão não tem haver com o que foi vendido precisamente, para descobrir o CMV tem que usar a fórmula, Estoque Inicial mais compras menos estoque final só isso, e essas informações a questão deu.

      Excluir