terça-feira, 16 de setembro de 2014

RESOLUÇÃO QUESTÃO 13 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2014.2


RESOLUÇÃO:
Os fatos acimam alguns causam modificações no Ativo Circulante e outros não, porém a questão quer a alternativa certa de acordo com os fatos. Vamos analisar todos os fatos

FATO A: REDUZ

D - IMOBILIZADO - ANC
C - CAIXA - AC

Esse fato altera o Ativo Circulante diminui, pois está saindo dinheiro do caixa e entrando um Imobilizado no Ativo Não Circulante.

FATO B: AUMENTA

D - ESTOQUE - AC
C - FORNECEDORES - PC

Esse fato aumenta o Ativo Circulante, pois está entrando mercadoria em estoque e a contrapartida é um aumento na conta de Fornecedores no Passivo Circulante.

FATO C: NULO

D - APLICAÇÃO FINANCEIRA - AC
C - BANCO CONTA MOVIMENTO - AC

Esse fato não altera o Ativo Circulante, pois é um fato apenas permutativo, saiu do Banco e entrou na Aplicação Financeira.

FATO D: NULO

D - ADIANTAMENTO A EMPREGADOS - AC
C - CAIXA - AC

Esse fato não altera o Ativo Circulante, pois é um fato permutativo. A empresa adiantou ao funcionário, então é um direito da empresa que este funcionário trabalhe para pagar o Adiantamento.

FATO E: AUMENTA

D - CAIXA/BANCO - AC
C - ADIANTAMENTO DE CLIENTE - PNC

Esse fato  aumenta o Ativo Circulante, pois a empresa recebeu um adiantamento de clientes, o que gera para ela uma obrigação de entregar esses produtos ao cliente.

FATO F: REDUZ

D - DESPESA C/ SEGURO - CR
C - SEGURO A APROPRIAR - AC

Esse fato diminui o Ativo Circulante, é um fato de apropriação de um seguro que foi pago antecipado, a empresa tem reconhecido no seu Ativo Circulantes em Despesas Antecipadas e vai mensalmente de acordo com a vigência do seguro apropriando no resultado (despesa) o valor relativo ao mês. 

FATO G: NULO

D - RESERVAS DE LUCRO - PL
C - CAPITAL SOCIAL - PL

Esse fato em nada envolve ou altera o Ativo Circulante, é um fato permutativo do Patrimônio Líquido, um aumento de Capital com Reservas.

FATO H: REDUZ

D - ALUGUEL A PAGAR
C - CAIXA/BANCO

Esse fato diminui o Ativo Circulante, pois há uma saída de recursos para pagamento de um aluguel do mês anterior.

RESPOSTA LETRA "B"

Analisando os Fatos e as alternativas da questão, apenas os itens B e E causam aumento no Ativo Circulante.





5 comentários:

  1. Antonio, quanto ao item E aumentar, tenho uma dúvida, por conta dos 18 meses não seriam classificado no ativo circulante?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De toda maneira a empresa recebeu dinheiro que entra no caixa ou banco, não existe caixa a longo prazo. Mas em relação aos meses a obrigação com o Cliente ficar no Passivo Não Circulante, bem notado.

      Excluir
  2. Eu estudei pelas provas dos exames anteriores e em alguma delas eu já tinha visto essa questão senão igual, bem semelhante... aí ficou bem mais fácil resolver essa na hora! Também marquei letra B.

    ResponderExcluir
  3. Nada que um bom conhecimento de um plano de contas não resolva.

    ResponderExcluir