quarta-feira, 17 de setembro de 2014

RESOLUÇÃO QUESTÃO 41 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2014.2



RESOLUÇÃO:
Abaixo segue os itens da NBC TG 16 referente a cada alternativa e em negrito e sublinhado a parte que é divergente da questão. 

NBC TG 16 – ESTOQUES

ALTERNATIVA "A"
11.  O custo de aquisição dos estoques compreende o preço de compra, os impostos de importação e outros tributos (exceto os recuperáveis perante o fisco), bem como os custos de transporte, seguro, manuseio e outros diretamente atribuíveis à aquisição de produtos acabados, materiais e serviços. Descontos comerciais, abatimentos e outros itens semelhantes devem ser deduzidos na determinação do custo de aquisição.

ALTERNATIVA "B"     
25.  O custo dos estoques, que não sejam os tratados nos itens 23 e 24, deve ser atribuído pelo uso do critério primeiro a entrar, primeiro a sair (PEPS)  ou  pelo critério do custo médio ponderado. A entidade deve usar o mesmo critério de custeio para todos os estoques que tenham natureza e uso semelhantes para a entidade. Para os estoques que tenham outra natureza ou uso, podem justificar-se diferentes critérios de valoração. 
     
ALTERNATIVA "C"
21.  Outras formas  para  mensuração do custo de estoque, tais como o custo-padrão ou o método de varejo, podem ser usadas por conveniência se os resultados se aproximarem do custo.
     (A ALTERNATIVA "C" ESTÁ DE ACORDO COM A NORMA, APENAS EXISTE O TERMO CUSTO REAL NO FIM QUE AO MEU VER NÃO CARACTERIZA ERRO) 

ALTERNATIVA "D"
13.  A alocação de custos fixos indiretos de fabricação às unidades produzidas deve ser baseada na capacidade normal de produção. A capacidade normal é a produção média que se espera atingir ao longo de vários períodos em circunstâncias normais; com isso, leva-se em consideração, para a determinação dessa capacidade normal, a parcela da capacidade total não-utilizada por causa de manutenção preventiva, de férias coletivas e de outros eventos semelhantes considerados normais para a entidade. O nível real de produção pode ser usado se aproximar-se da capacidade normal. Como consequência, o valor do custo fixo alocado a cada unidade produzida não pode ser aumentado por causa de um baixo volume de produção ou ociosidade. Os custos fixos não-alocados aos produtos devem ser reconhecidos diretamente como despesa no período em que são incorridos.

RESPOSTA LETRA "C"

10 comentários:

  1. Saiu gabarito oficial
    http://www.fbc.org.br/

    ResponderExcluir
  2. Boa noite professor!
    Acertei apenas 23 questões, minha salvação seria a anulação da 39 e mais alguma que tenha errado, já que a 23 que pode vir a ser anulada, eu acertei.

    Nessa questão (41), não poderia tentar um recurso pelo uso da palavra REAL, já que a norma cita apenas CUSTO?
    Tenho que apelar pra qualquer chance, mesmo que remota!
    Agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que cabe recurso na questão 41,já que a norma cita apenas CUSTO.

      Excluir
  3. Professor por favor, nos responda se esta questão pode ser anulada, pois também concordo com o comentário acima.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor, poderia nos ajudar a montar o recurso contra essa questão? Não acho que apenas afirmar que o uso da palavra REAL tornou a alternativa diferente do que diz a norma será suficiente.
      Desde já agradeço.

      Excluir
    2. Torço muito para que o amigo que acertou 23 passe... Que Deus lhe ajude meu rei... Mas acho muito insignificante anular a pergunta por causa desta palavra REAL..

      Excluir
  4. Agora esperar... boa sorte a todos!! :)

    ResponderExcluir
  5. d- esta errada quando diz que "Em nenhum caso é admitido o registro de tais custos como despesa do período em que foram incorridos."
    Na minha interpretação os custos fixos indiretos podem sim ser uma despesa; como exemplo o custo fixo com aluguel que é uma despesa administrativa.

    ResponderExcluir