segunda-feira, 15 de setembro de 2014

RESOLUÇÃO QUESTÃO 07 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2014.2


RESOLUÇÃO:

Segundo o Pronunciamento Técnico  CPC 06 , um arrendamento mercantil “é um acordo pelo qual o arrendador transmite ao arrendatário em troca de um pagamento ou série de pagamentos o direito de usar um ativo por um período de tempo acordado.”

Arrendamento Mercantil Financeiro
  • 1) Tratamento contábil no arrendatário
Os arrendatários devem reconhecer os arrendamentos mercantis financeiros como Ativos e Passivos no seu Balanço Patrimonial, ambos correspondendo ao valor justo do bem arrendado ou, caso seja inferior, ao valor presente dos pagamentos mínimos do arrendamento mercantil. Diante disso, caso o valor justo do bem arrendado seja menor que o valor presente das prestações, o valor justo deverá ser o valor contabilizado.
No início do prazo do arrendamento mercantil, o ativo e o passivo dos futuros pagamentos do arrendamento mercantil são reconhecidos no balanço pelas mesmas quantias, exceto no caso de quaisquer custos diretos iniciais do arrendatário que sejam adicionados à quantia reconhecida como ativo.

O valor Justo na questão é maior que o valor presente das prestações, por isso o valor presente das prestações é que deve ser contabilizado.

RESPOSTA LETRA "A"

Observação:

O PRINCÍPIO DA PRUDÊNCIA

O Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.

9 comentários:

  1. Já havia estudado outras provas pelo CQC e já caiu outras questões parecidas sobre arrendamento mercantil. Obrigada professor Antônio!!!

    ResponderExcluir
  2. Acertei essa também. O CQC é muito bom, também estudei por aqui e obtive um ótimo resultado. Pelo gabarito aqui divulgado eu obtive 39 acertos! Grata.

    ResponderExcluir
  3. não entende essa questão, você pode explicar melhor!

    Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, o valor do ativo adquirido em arrendamento deve ser registrado ou pelo valor justo ou pelo valor presente das prestações, dos dois o que for menor.

      Excluir
  4. Essa questão deveria ser anulada, pois o registro no ativo imobilizado compete a empresa arrendadora e não a empresa arrendataria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Independentemente da propriedade jurídica do bem, se a entidade exercer controle sobre ele e usufruir dos benefícios e assumir os riscos proporcionados ela deverá reconhecê-lo em seu balanço.

      Excluir
  5. Qual é o valor justo nesta questão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O valor justo é o valor de mercado na questao. 39.000,00 r$

      Excluir