quinta-feira, 18 de setembro de 2014

TIRA DÚVIDAS SOBRE PONTUAÇÃO E RECURSOS!


Primeiramente quero pedir desculpa pela ausência no site e nas redes sociais durante esses dias, apesar de ter colocado o Gabarito e a resolução de 41 questões antes do Gabarito Preliminar, está muito corrido no trabalho. Pois além de ser autor do site, professor, palestrante, também sou Contador e tenho minhas obrigações. Mas hoje a noite dia 18/09 farei o possível para analisar com bastante calma e responsabilidade as questões duvidosas das duas provas.

Muitos estão com dúvida em relação a anulação da questão, pois bem irei explicar aqui como que acontece e de que forma acontece a anulação das questões, também explicarei como interpor os recursos.


Semestre passado que foi a prova que teve o maior número de anulação até hoje no Exame de Suficiência e também a publicação de 3 Gabaritos, devido a erros bobos de enunciado e digitação, algumas inverteram o Gabarito com a prova de Técnico, pois as questões são as mesmas mudando apenas a numeração e a ordem das alternativas. Elaboramos os recursos e os participantes interpuseram. Então no Gabarito Oficial o CFC anulou 3 e alterou a resposta de uma questão causando revolta em muitos que estavam aprovados que depois ficaram reprovados com a alteração. Fizemos uma verdadeira campanha, enviando e-mail, ligando e cobrando do CFC essa alteração e uma outra questão que deveria ser anulada também, pois continha um erro grotesco de Português (abaixo está o recurso dessa questão). Então após uma verdadeira revolta o CFC voltou atrás e publicou o terceiro Gabarito Definitivo.  

Vamos agora explicar sobre os recursos. Após sair o Gabarito Preliminar os participantes tem até ás 18hs do segundo dia da divulgação do Gabarito na página da FBC. Estes recursos são feito através do Sistema de Inscrição de cada um. O participante faz o download de um Formulário padrão da FBC, só é aceito o recurso se for nesse Formulário. Depois preenche com os dados do Participante e questão na primeira página, na segunda coloca a fundamentação e justificativa do porquê a questão deve ser anulada. Salva o arquivo no seu PC, entra no Sistema de Inscrição vai na área de recurso, importa o Formulário que preencheu e envia. Abaixo colocarei um exemplo de um recurso elaborado semestre passado pelo nosso site de uma questão que foi anulada.

De acordo com o Edital a avaliação é da seguinte maneira:

7.3. Será considerado aprovado o examinado que acertar, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) do total  das questões, ou seja, 25 (vinte e cinco) pontos.

7.4. Em hipótese nenhuma, devido à anulação de qualquer questão, a prova deixará de valer em sua  totalidade 50 pontos.

7.4.1. Se houver anulação de qualquer questão, essas alterações pontuarão todos os examinados, independentemente de eventual interposição de recurso. 

7.5. Será reprovado nas provas objetivas o examinado que obtiver nota inferior a 50% (cinquenta por  cento), ou seja, nota inferior a 25 (vinte e cinco) pontos.

As questões anuladas contam como pontos para todos os participantes de acordo com item 7.4.1, ou seja, se você no Gabarito Preliminar acertou a questão 23 por exemplo e esta for anulada, não mudará em nada sua pontuação, pois você já à considerava como certa. Mas se você tiver errado e ela for anulada então você terá mais um ponto. A anulação na verdade beneficia quem errou a questão, mas não prejudica quem já tinha acertado. Se uma questão de Bacharel for anulada e a mesa constar na prova de Técnico logicamente que será anulada nas duas provas. 
Espero que tenha ficado claro e boa sorte a todos. 

EXEMPLO DE RECURSO DA QUESTÃO 40 DO EXAME 2014.1 QUE FOI ANULADA:

Solicito a anulação da questão tendo em vista que a mesma contém um erro de digitação e com isso o gabarito informado está incorreto.

Justificativa:

A questão fornece 4 (quatro) itens para apreciação e pede para assinalar os que são condições para o reconhecimento da receita de venda de bens de acordo com a NBC TG 30 – Receitas.
De acordo com o gabarito divulgado pela Fundação Brasileira de Contabilidade a resposta correta é letra D itens I, II e IV, porém o item I está divergente da Norma, uma letra foi acrescentada mudando todo o sentido da sentença, onde fez-se pensar que seria proposital afim de considerar o item incorreto.

Fundamentação:

A NBC TG 30 – Receitas em seu item 14 informa as condições de reconhecimento nas vendas de bens, vejamos:
Venda de bens

14.       A receita proveniente da venda de bens deve ser reconhecida quando forem satisfeitas todas as seguintes condições:
(a)      a entidade tenha transferido para o comprador os riscos e benefícios mais significativos inerentes à propriedade dos bens;
(b)     a entidade não mantenha envolvimento continuado na gestão dos bens vendidos em grau normalmente associado à propriedade nem efetivo controle de tais bens;
(c)      o valor da receita possa ser confiavelmente mensurado;
(d)     for provável que os benefícios econômicos associados à transação fluirão para a entidade; e
(e)     as despesas incorridas ou a serem incorridas, referentes à transação, possam ser confiavelmente mensuradas.

Se observado o item (a) da Norma e compará-lo com o item I da questão percebe-se uma diferença do artigo “OS” que foi alterado para a preposição “DOS” que muda todo o sentido da sentença, ficando assim este item incorreto e não como divulgado no gabarito preliminar.

Item da questão;

I - a entidade tenha transferido para o comprador DOS riscos e benefícios mais significativos inerentes à propriedade dos bens;

Item da Norma;

(a)    a entidade tenha transferido para o comprador OS riscos e benefícios mais significativos inerentes à propriedade dos bens;



44 comentários:

  1. Antônio Quirino a 47 pode ser anulada? veja: A questão 47 tem em sua composição no relacione a segunda coluna de acordo com a primeira tem NÚMEROS ROMANOS... sendo que nas alternativas temos NUMERO DECIMAL, ficando assim sem coerência. Se notarem podem ver que em todas as outras questões que possuem esse tipo de procedimento na prova, ou colocaram so em numeros romanos ou so numeros decimais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode ser a justificativa para anulação!

      Excluir
    2. Quirino, na questão 34, a banca alterou a palavra puder por possível e a ordem do item diferenciando da normal, seria essa passível de anulação?

      Excluir
  2. Primeiramente gostaria de agradecer ao Professor pela dedicação e pela atenção dada.
    E gostaria de tirar uma duvida, professor o senhor acha que cabe recurso na questão 49? a prova de tecnico? se puder olhar essa questão para nós por gentileza, pois esta sendo bem debatida a mesma! obrigado desde já!

    att

    Paulo Henrique

    ResponderExcluir
  3. Professor por acaso o Sr. Ira nos ajudar nos recursos? Vi alguns pedidos como 1, 23,28,39(...) Enfim,não vi nenhum recurso . Esperamos a resposta do senhor. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem gente que ta querendo anular coisas que nao existem tipo a 4 e a 1ja cairam em provas anteriores. kkkkk

      Excluir
  4. Pelo seu conhecimento, tem alguma que pode ser anulada?

    ResponderExcluir
  5. Professor parece que mudou a forma de postar os recursos, no site da FBC fala que é por meio do formulário online, disponível no sistema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem se mudou não tenho como saber, pois não sou participante, apenas os participantes tem acesso.

      Excluir
    2. No site da FBC, no sistema de acompanhamento de inscrições. Depois de logar tem o link para interposição dos recursos, abaixo da opção da impressão do comprovante de inscrição.

      Excluir
  6. Alguém já entrou com recurso da questão 47?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você conseguiu entrar com recurso dessa questão?

      Excluir
  7. professor no caso no seu entendimento então a questão 39 está correta e não é passivel de anulação?

    ResponderExcluir
  8. Professor, pode me ajudar? Este formulário online, onde eu encontro? Ou pode ser feito em um arquivo de texto normal? Entendi as explicações, porém não encontro o formulário... No sistema de acompanhamento de inscrições não possui formulário algum.... Ou, se alguém souber, me avisa!! Muito Obrigada ! E desde já, quero agradecer ao trabalho do professor Antonio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Basta você acessar o seu acompanhamento de inscrição, lá, terá opção de enviar recurso. Acessando essa opção, aparecerá um campo com o numero da questao que vc esta abrindo o recurso e outro campo para desenvolver o texto. após isso basta enviar. bem tranquilo o processo. No momento do envio ja é gerado um numero de protocolo.

      Excluir
    2. Muito Obrigada, esclarecido!!

      Excluir
  9. Bom dia Pessoal!

    Alguém já formulou o recurso pertinente a questão 47 da prova de contator?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  10. Amigos Acabei de ler que as questoes 36,38,39e 40 podem ser anuladas pois não consta no edital nada sobre aplicaçao geral aos prof. da contabilidade e nem regulamento geral dos conselhos de contabilidade. Isso é verdade? Não consigo abrir o edital no cel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PROVA PARA BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
      a) Contabilidade Geral;
      b) Contabilidade de Custos;
      c) Contabilidade Aplicada ao Setor Público;
      d) Contabilidade Gerencial;
      e) Controladoria;
      f) Noções de Direito e Legislação Aplicada;
      g) Matemática Financeira e Estatística;
      h) Teoria da Contabilidade;
      i) Legislação e Ética Profissional;
      j) Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade;
      k) Auditoria Contábil;
      l) Perícia Contábil;
      m) Língua Portuguesa Aplicada.

      Isso que consta no edital, mas onde você leu isso? Aguardo

      Excluir
    2. No perguntas e respostas no Face. Professor,o senhor pode me esclarecer. Pois pode ser q outras materias englobe essas questões.

      Excluir
  11. na questão 04.
    no item:

    III. Referência às principais práticas contábeis adotadas na elaboração das demonstrações contábeis.

    A entidade deve divulgar no resumo das principais práticas contábeis:

    (a) a base de mensuração utilizada na elaboração das demonstrações contábeis;

    (b) as outras práticas contábeis utilizadas que sejam relevantes para a compreensão das demonstrações contábeis.

    No item III da questão diz: III. às principais.
    NA ITG 1000 diz: das principais

    Devido a troca das preposições o que pode ter sido proposital ou não, não seria uma justificativa para anulação da questão visto que não sobram alternativas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara colega, acredito que possa ser anulada, pois o IV difere da Norma.

      Excluir
    2. Entrei com recurso na questão 04 justamente pelo IV descrever e divulgar são coisas totalmente diferentes.

      Excluir
    3. Também entrei com recurso, visto que divulgar a politica contabil da empresa não tem relação com a descrição resumida das politicas contabeis

      Excluir
  12. QUESTÃO 28 - Resposta certa é a LETRA "C".
    A Lei ordinária pode, como regra, alterar a alíquota e a base de cálculo dos tributos. O art. 150, I da Constituição refere-se a Lei (Ordinária). Sempre que o texto indica Lei é ordinária, quando foi lei Complementar será mencionado expressamente. As hipóteses de Lei Complementar estão indicadas na própria Constituição, como no caso dos art. 146 e 148.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávia, pensei da mesma forma e também marquei a letra C, você formulou recurso para essa questão?

      Excluir
  13. Olá professor! De acordo com o gabarito oficial acertei 26 questões, mas ainda não me sinto segura na aprovação. Você acha que há possibilidade de mudança de gabarito dessa vez?

    ResponderExcluir
  14. ecurso questão 8 (bacharel) 2014.2
    Sr Revisor,
    A questão cujo indago o recurso possui duas respostas, vamos analisar os fatos:
    Inicialmente o trecho relata que as transações informadas foram registradas no mês de Dezembro de 2013 inclusive o recebimento da "venda de mercadorias, à vista, a serem compradas e entregues em janeiro de 2014".
    Diante disso a venda da mercadoria foi contabilizada de acordo com a NBC TG 30, no momento que foi reconhecido recebimento da Venda e por ser entregue no período de janeiro de 2014 o entendimento é que seja uma venda para entrega futura, neste caso está venda será uma receita e será reconhecida em dezembro dessa forma o calculo da questão será:
    RECEITA DE VENDA
    (+)80.000,00
    (+)30.000,00
    (+)10.000,00
    1- TOTAL DAS RECEITAS R$ 120.000,00
    2- TRIBUTOS SOBRE A VENDA (R$ 12.000,00)
    3- ESTOQUE DE VENDAS R$ 10.000,00
    4- CUSTO DE AQUISIÇÃO (R$ 60.000,00)
    (120.000,00 - 12.000,00 + 10.000,00 - 60.000,00)
    LUCRO BRUTO
    R$ 58.000,00
    RESPOSTA D
    Peço a Anulação desta questão pois não foi elaborada de maneira coerente, dando possibilidade de duas alternativas

    ResponderExcluir
  15. Gente vamos fazer recurso da questão 49.

    A questão 49 não compete a alternativa D, e a justifica disso está na questão 50 onde se pede para assinalarmos a questão INCORRETA, que segundo o Gabarito é a alternativa A, portanto indica-se que a alternativa B (Em "Verdade, verdade, cruel verdade," (I.8-9), as vírgulas isolam termos coordenados, cuja repetição enfatiza a percepção IRÔNICA quanto á existência de dinheiro no nosso país") está correta, neste trecho está explicito que "Verdade,Verdade, cruel verdade" é uma expressão IRÔNICA e não de HUMORISMO como Citado da Questão 49 alternativa A, desta forma a própria resolução da Questão 50 anula a alternativa D da Questão 49, que pede para assinalar os itens que não representa HUMORISMO.

    Diante dó exposto solicito a anulação da questão apresentada.

    ResponderExcluir
  16. Professor, até quantas questões podem ser anuladas? qual o máximo?

    ResponderExcluir
  17. Alguém entrou com recurso da questão 47?

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Alguém pediu anulação da questão 25? A resposta aparece "15 vezes e 24 dias", o correto seria 24 MESES E 24 DIAS. ( MESES e não VEZES)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está corrreta, a questão fala de giro do ativo.

      Excluir
  20. E ai professor, seria passível de anulação a questão 25?

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde! Professor,

    O senhor sabe dizer quais questões entraram com recurso para anulação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá pra saber, só os participantes podem colocar recursos, e cada um pode colocar quantos quiser, mas para cada questão apenas um.

      Excluir