segunda-feira, 15 de setembro de 2014

GABARITO EXAME DE SUFICIÊNCIA 2014.2 (EXTRAOFICIAL BACHAREL E TÉCNICO)


Exame de Suficiência 2014.2, divulgo aqui um gabarito preliminar da prova de Bacharel. Lembrando que não levem este gabarito como oficial ou como razão de certeza sobre aprovação e reprovação. Ainda falta algumas questões que não tivemos tempo de analisar. E debatam, se acharem que alguma questão está incorreta pode comentar que analisaremos juntos e se tiver mesmo, alterarei com maior prazer, para que assim todos nós tenhamos segurança.
Mas quero gradecer ao amigo e parceiro Tiodosio Amorim pela ajuda e participação na elaboração deste Gabarito ficamos até as 2 horas da manhã tentando chegar em um consenso alguma questão pode estar mal interpretada. Também agradeço a outros companheiros professores pelo debate e esclarecimentos em algumas questões: Juliana Andrade, Paloma Rocha, Rodrigo Gomes e Batista Dodou. Em breve estaremos divulgando as resoluções.
Boa sorte a todos.


BACHAREL
QUESTÃO
LETRA
QUESTÃO
LETRA
1
A
26
D
2
D
27
C
3
B
28
D
4
B
29
A
5
A
30
A
6
B
31
B
7
A
32
B
8
C
33
D
9
B
34
D
10
D
35
A
11
C
36
C
12
A
37
C
13
B
38
C
14
A
39
C(A)
15
A
40
A
16
B
41
C
17
D
42
D
18
C
43
C
19
D
44
D
20
B
45
C
21
D
46
B
22
B
47
C
23
D*
48
Em Análise
24
C
49
Em Análise
25
C
50
Em Análise

* QUESTÕES PASSÍVEIS DE ANULAÇÃO.



TÉCNICO

QUESTÃO
LETRA
QUESTÃO
LETRA
1
A
26
D
2
B
27
D
3
A
28
A
4
D
29
D
5
B
30
A
6
B
31
D
7
A
32
A
8
B
33
D
9
A
34
C
10
D
35
B
11
C
36
C
12
B
37
D
13
C
38
C
14
B
39
B
15
A
40
C
16
C
41
C
17
B
42
A
18
B
43
C
19
A
44

20
D
45
C
21
A
46
A
22
C (D)
47

23
B
48

24
D
49

25
C
50



* QUESTÕES DE PORTUGUÊS AINDA EM ANÁLISE .
QUESTÕES 44 E 47 NÃO ESTÃO LEGÍVEIS NO ARQUIVO QUE TENHO.

421 comentários:

  1. Alguma questão cabe recurso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez a 23, pois considero o item C também incorreto.

      Excluir
    2. Na minha resolução, considerei a C como alternativa, tomara que anulem então já que havia mais de uma alternativa correta.

      Excluir
    3. Antonio em sua opniao quais questoes estao sujeitas a recurso?

      Excluir
    4. Particularmente na minha resolução (aliás, errei a questão de vacilo), está correta a letra C.
      Aliás, a única que vi errada foi a letra D mesmo.

      Excluir
    5. Na minha opnião a 1 tbm pode ser a letra D pois os 2.000,00 pode ser uma despesa financeira como iof ou outros.

      Excluir
  2. a Q. 30, pede a incorreta! errei essa por não ter visto este detalhe.

    ResponderExcluir
  3. e o gabarito de técnico contábil vai sair?

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela rapidez e dedicação!

    ResponderExcluir
  5. a questão 16 não seria b????, pois pede o lucro bruto, e não o liquido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, as despesas variáveis só entrariam se fosse para encontrar a Margem de Contribuição, no custeio variável. Alterando.

      Excluir
  6. ufa. por esse gabarito acertei 27, isso se não for cancelada nenhuma. Tenso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a questão for anulada não é bom pra gente ? não conta como ponto ?

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. A questão 30 a incorreta é a letra A (gabarito errado), pois a média aritmética da tarifa do frete por km rodado da 2,46 e não 2,29 por km.

    ResponderExcluir
  9. DEMORA MUITO A SAIR O GABARIT OFICIAL

    ResponderExcluir
  10. Pelo Gabarito extraoficial. eu acertei 22, sera que tem chance de questões anuladas igual ao anterior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem e também, este gabarito pode não está 100%.

      Excluir
    2. Estou na mesma situação. Mas, professor a possibilidade deste gabarito estar errado é bem pequena ne? geralmente não altera! Neste caso terei que contar com as anulações, kk, complicado!

      Excluir
    3. Sinceramente espero que realmente sejam poucas se tiverem diferentes Mas ainda analisaremos a fundo pra ver se tem questão passível de anulação!

      Excluir
  11. Gostaria de saber como chega na resposta da questão 23! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas ver o custo total por produto no padrão e no real. Dá um diferença de 1,80 a mais no real, que sendo assim é desfavorável.

      Excluir
    2. Mas em contra partida, economizou na mão de obra R$ 2,00. e comparando os dois: 2-1,8 = 0,20. favorável misto entre as duas. é só uma opinião.

      Excluir
  12. bom dia, a questão de texto que não fala de assunto tratado a comédia, não seria a parte, " verdade, verdade, cruel verdade"? Disseram que era a bandejinha, tenho duvida nessa. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como citado no gabarito, essas d Português não analisamos ainda, coloquei esses itens por sugestões dos participantes.

      Excluir
    2. Tambem coloquei essa VERDADE, VERDADE, CRUEL VERDADE

      Excluir
  13. o Senhor vai corrigir a de Tecnico tambem?

    ResponderExcluir
  14. O professor vai fazer correção do técnico também? agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  15. Tomara que o oficial seja igual a este, 35 acertos, poderia ser 38 se não tivesse trocado as respostas da 24 (bendita depre), 32 e 40.

    ResponderExcluir
  16. Por favor divulguem gabarito da prova de técnico.

    ResponderExcluir
  17. a questão 32 não poderia ser a C?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na C, ele diz que a vista é mais atrativa, e acho que está certa.

      Excluir
    2. Bem eu fiz e deu igual os dois valores à 2%, aguardar!

      Excluir
    3. mas a C não deixa de está correta tbm, pois ele diz que a 3% é mais atrativo pagar a vista, e é verdade.

      Excluir
    4. Antonio Quirino por gentileza você poderia postar o calculo que você utilizou, ainda não consegui entender essa questão

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. tbm acho, e que seja anulada! KKK

      Excluir
    7. Utilizando os índices para cálculo de parcelas/amortização
      R$ 3.807,73 / 3,80773 = 1.000,00 (Equivalente)

      Agora, se aplico esses R$ 3.807,73 terei:
      M1 = (3.807,73 * 1,02) 3.883,88 tiro R$ 1.000,00 sobra R$ 2.883,88
      M2 = (2.883,88 * 1,02) 2.941,56 tiro R$ 1.000,00 sobra R$ 1.941,56
      M3 = (1.941,56 * 1,02) 1.980,39 tiro R$ 1.000,00 sobra R$ 980,39
      M4 = (980,39 * 1,02) 1.000,00 tiro R$ 1.000,00 sobra R$ 0,00

      Agora acabei me convencendo que B é a CORRETA.

      Excluir
    8. com relação a alternativa C, também não seria correta? considerando que 3% daria mais de 4.000, sendo vantajoso o valor a vista

      Excluir
    9. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  18. Por favor divulguem gabarito da prova de técnico. - Kaly
    #Ansiosa

    ResponderExcluir
  19. Tem previsão para correção do tecnico?

    ResponderExcluir
  20. POR FAVOR ME EXPLIQUE A 1, POIS PARA MIM SERIA UMA CONTA REDUTORA DO ATIVO E NÃO UM PASSIVO.
    E NA 6 TAMBÉM NÃO CONSEGUI CHEGAR NO RESULTADO, POIS SEM TIRAR O ICMS CHEGO EM 6.500,00 (ICMS A RECOLHER NÃO ENTRA NO D.R.E), pelo gabarito acertei 23 preciso de duas anuladas :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A 6, eu peguei o valor das vendas 18500,00 - 2775,00 (icms) = 15725,00 - 9600,00 (cmv) = 6.125,00

      Excluir
    2. Concordo com sua colocação em relação a 1.

      Excluir
    3. Juros a Transcorrer é um conta redutora do Passivo.

      Excluir
    4. se o juros foi descontado no ato, ele não seria uma despesa?

      Excluir
    5. Pensei da mesma forma. Como o juros foi descontado no ato ele não teria que ser uma despesa ???

      Excluir
    6. Mas a questão diz que estes juros são referentes ao empréstimo que foi de 6 meses, de acordo com o Princípio da Competência, então estes juros devem ser apropriados mensalmente. Essa a minha interpretação.

      Excluir
    7. pelo que sei, pelo regime da competencia, devemos amortizar conforme os meses vão passando, por isso redutora...

      Excluir
    8. Marquei letra D, se olhar apenas o princípio da competência e sem falar em apuração de resultado, e a questão fala que a apuração é mensal, a resposta seria letra A, mas se observarmos o princípio da oportunidade seria letra D, pois o registro deve ser observado na ocorrência do fato gerador. Vamos esperar o gabarito da FC. forte abraço.

      Excluir
    9. Fator gerador dos juros é o prazo, paguei 2000 por 6 meses de prazo, cada mês será o fato gerador dos juros.

      Excluir
    10. Também acho que se o juros foi descontado no ato deveria ser uma despesa. Letra D

      Excluir
  21. Acertei 24 por esse gabarito. tenho que torcer por anulações

    ResponderExcluir
  22. tem previsao do gabarito de tecnico?

    ResponderExcluir
  23. Olá você já tem o gabarito do Técnico???

    ResponderExcluir
  24. o que me conforma é que ainda não terminei a faculdade, acertei SÓ 15 embora tenha estudado bastante

    ResponderExcluir
  25. A questão 12 pode ser anulada?

    ResponderExcluir
  26. Professor a 44, não poderia ser a alternativa A não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem o que diz a norma, é que se for relevante e não generalizante deve ser com Ressalva, mas analisarei melhor.

      Excluir
    2. Pois é, marquei letra A nesta questão também, uma vez que no enunciado ele disse que não obteve informações suficientes durante a análise.

      Excluir
    3. Opinião com ressalva

      7. O auditor deve expressar uma opinião com ressalva quando:
      (a) ele, tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes, mas não generalizadas nas demonstrações contábeis; ou
      (b) ele não consegue obter evidência apropriada e suficiente de auditoria para suportar sua opinião, mas ele conclui que os possíveis efeitos de distorções não detectadas, se houver, sobre as demonstrações contábeis poderiam ser relevantes, mas não generalizados.

      Excluir
  27. a questão 7 não seria a letra B não? pois o arrendatário deverá registrar o bem pelo valor justo da propriedade arrendada. no caso valor justo seria 39.000,00, letra B.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Norma diz se for menor o valor presente deve ser registrado por ele. Mas essa ainda causa dúvida.

      Excluir
    2. Já caiu em outras provas questões parecidas com essa 7. E em todas o pensamento foi o mesmo: dos valores, o menor. Pra mim, letra A como o gabarito do Professor Antônio. ;)

      Excluir
    3. Princípio da Prudência, menores valores para ativos e maiores para passivos!

      Excluir
  28. Eu tbm marque na questão 7 a letra B!

    ResponderExcluir
  29. Que esse gabarito esteja bem proximo do oficial assim acerto 29!!1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkk eu tbm kk e q anule somente a que nós erramos kkkk

      Excluir
    2. Por favor!!!! anule só as erradas!!!

      Excluir
  30. tomara que anulem 2 pois só acertei 24. como faço pra entrar com recurso na 16 e 23?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esperar sair o gabarito e liberar o sistema!

      Excluir
    2. eu tbm acertei 24, neste caso precisaria de 1 ou 2 anulações??????

      Excluir
  31. segundo a norma NBC TA 705 , "O auditor deve abster-se de expressar uma opinião quando não consegue obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para suportar sua opinião"
    no caso da questão 44 não seria a letra A ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que analisar a questão de ser relevante e generalizante.

      Excluir
    2. Opinião com ressalva

      7. O auditor deve expressar uma opinião com ressalva quando:
      (a) ele, tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes, mas não generalizadas nas demonstrações contábeis; ou
      (b) ele não consegue obter evidência apropriada e suficiente de auditoria para suportar sua opinião, mas ele conclui que os possíveis efeitos de distorções não detectadas, se houver, sobre as demonstrações contábeis poderiam ser relevantes, mas não generalizados.

      Excluir
    3. É, realmente, obrigada! :)

      Excluir
  32. Anciosa!! Por esse gabarito acertei 32 questões!! o/

    ResponderExcluir
  33. Meu Deus... Já tava desenganada p essa prova.. a terceira tentativa já... De acordo com esse gabarito fiz 25... n to nem acreditanto...

    ResponderExcluir
  34. elica mais na mesma norma diz que se for de relevância e não generalizada é parecer com ressalva

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde Sr. Antonio Quirino!
    Estou formada a um ano, trabalho na areá financeira, e acabo não acompanhando as novidades da contabilidade. Gostaria de agradece-lo pelo blog, as respostas das questões são super claras e as dicas são ótimas! Estudei bastante pelo CQC. Conferi o gabarito em dois blogs diferentes e os dois estão com as respostas iguais. Extra oficial aceitei 30 questões.
    Muito obrigada pelo empenho.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado e sucesso! Parabéns com certeza o Oficial não mudará muito!

      Excluir
  36. Respostas
    1. Tbm não entendi a resposta da 5.

      Excluir
    2. Pede a depreciação apenas do ano de 2013, aquele bem que foi adquirido em 2012 só deve ser depreciado o ano de 2013.

      Excluir
  37. Olá tudo bem?
    Você tem, o gabarito de Técnico?

    ResponderExcluir
  38. A questão 1 é totalmente segura a resposta A ou pode vir a mudar? Pois a questão pede apuração mensal do resultado. E de os R$ 2.000,00 são uma despesa que foi descontada no ato deve ser reconhecida a Debito - Despesas Financeiras e Crédito de Banco. É raciocínio análogo as taxas bancárias para liberação de crédito comumente usadas por bancos que reduzem o valor solicitado no empréstimo. acredito que a conta Juros a transcorrer não seja o mérito dessa questão, embora exista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi descontada no ato, porém diz que são juros relativos ao Empréstimo, então de acordo com o Regime de Competência deve ser apropriado dentro os 6 meses de prazo.

      Excluir
    2. Então a alternativa correta seria a A mesmo sem sobra de duvida?

      Excluir
    3. marquei letra d ;-(

      Excluir
    4. Eu também, gostaria de saber se a possibilidade de anulação de alguma pois acertei 23 questões.

      Excluir
    5. Eu entendo que é letra A pessoal, porém é uma interpretação.

      Excluir
    6. professor por ter sido motivo de duvida esta questão poderá ser anulada?
      Gera muitas duvidas essa contabilização!

      Excluir
    7. na prova para técnico 2013.1 caiu uma questão idêntica a esta e a banca usou o mesmo raciocínio do professor

      Excluir
  39. Gostaria de saber também se tem alguma questão com forte índice de anulação. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho dificil anular alguma pois na primeira prova de 2014 anulou 5 questões hahaha

      Excluir
    2. acho que vai ter 2 questões nulas!

      Excluir
    3. Somente? Porque pelo gabarito essa eu acertei, preciso de mais 2 questões para ser aprovado.

      Excluir
    4. Boa tarde! Então a 23 acredito seja D mesmo, pois a C está correta, pois nos meus cálculos a Variação de Q deu 6 desfavorável e de P: 4 favorável, resultado de 2 desfavorável. A mista deu 0,1 X 2 = 0,2 (favorável), pois para chegar na diferença de 1,80, tinha que ser favorável (2 Desfavorável - 0,2 favorável = 1,80 Desfavorável, que é a diferença total de 120,00 - 121,80. Espero que fui clara e tenha acertado rsrs, mas vamos aguardar.

      Excluir
    5. Você acredita que tenha alguma outra que possa ser cancelada?

      Excluir
  40. Puts fiz 21 pontos professor, conforme gabarito, mas ainda tenho duvida na parte de texto onde se refere à comédia, sera que ainda tenho esperanças?

    ResponderExcluir
  41. Professor pelo amor de Deus , nos de uma previsão para o gabarito de tecnico...

    Muito Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  42. Antonio, em sua opinião quais questões estão sujeitas a recurso?

    ResponderExcluir
  43. pessoal bom dia,

    Alguem poderia compartilhar o que colocou nas questões do texto?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 48 - C
      49 - D
      50 - B

      Excluir
    2. 48 - C
      49 - A
      50 - D

      Excluir
    3. Gente. Alguém pode me esclarecer se a questão 50 vai ser anulada? Pois bem, vi em diversos gabaritos que foram divulgados que a resposta correta é a B. Confesso que pra mim todas as alternativas estavam corretas.

      Acabei marcando a alternativa D, pois fala que o interlocutor usou a expressão "Que deus me perdoe", por estar se sentindo culpado.

      Mas na minha interpretação essa frase está incorreta, pois ele está sendo irônico e não se sentido culpado. Alguém concorda?

      Excluir
    4. 48 = C
      49 = C
      50 = A

      Excluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  45. Boa tarde professor, há alguma previsão de quando será feita uma melhor análise das perguntas de português?

    ResponderExcluir
  46. por favor nos dê uma previsão do gabarito de tecnico!!!!!!!!
    Obrigadooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  47. Professor boa tarde,
    Deviso a esse debate da questão um, juros a transcorrer ou despesa, essa seria passível de anulação?
    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha interpretação é letra A, de acordo com o Regime de Competência.

      Excluir
  48. Sim concordo com o senhor, pergunto pois foi uma questão que gerou polêmica, se esse seria um dos critérios usados para anulação.

    ResponderExcluir
  49. Questão 28 o gabarito correto é a letra "c", veja art. 97 CTN, lá menciona lei e não lei complementar. Todos os tributos descritos na CF são criados por lei ordinária, com exceção do IGF e os residuais. Por isso, talvez essa questão seja anulada, pois a regra modifica base de calculo e alíquota por lei ordinária, com as exceções já mencionadas.

    ResponderExcluir
  50. Antonio poderia mostrar o calculo da questão 22 da depreciação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Veículos: (240.000 - 24.000) / 6 = 36.000 + 108.000 = 144.000 Depr.Acum.31/12/13
      Máq.Equip.: (650.000 - 35.000) / 8 = 76.875 + 230.625 = 307.500 D.Acum.31/12/13
      Móv.Utens.: (120.000 - 12.000) / 10 = 10.800 + 32.400 = 43.200 D.Acum.31/12/13
      Comp.Perif.: 180.000 / 4 = 45.000 + 135.000 = 180.000 Depr.Acum.31/12/13
      Então,
      Custo de Aquisição R$ 1.190.000 - R$ 674.700 (Depr.Acum.em 31/12/13) = R$ 515.300

      Excluir
    3. VALOR DEP-----DEPREC./ANO ---DEPREC. ACUM --------DEPREC. TOTAL
      216.000,00-----------36000------------108.000,00 -----------144.000,00
      615.000,00-----------76875------------230.625,00------------307.500,00
      108.000,00-----------10800--------------32.400,00 ------------43.200,00
      180.000,00-----------45000-------------135.000,00-----------180.000,00
      ----------------------168.675,00-----------506.025,00-----------674.700,00

      VALOR DOS BENS -----------1.190.000,00
      DEPREC. TOTAL --------------- 674.700,00
      SALDO-------------------------------515.300,00

      Excluir
    4. Penso que de acordo com a Resolução CFC 1;370/11. a questão N-38 = A

      Excluir
  51. Abel boa tarde, também coloquei a letra A na 49 e estou torcendo por ser a correta... não vejo humorismo na parte "verdade, cruel verdade" ja "tive problemas pra esquecer a bandejinha, parece um tanto divertida essa colocação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensei do mesmo jeito que você! Vamos torcer..

      Excluir
    2. eu também coloquei A na 49

      Excluir
    3. Pessoal, concordo plenamente! Letra A, tem de ser!

      Excluir
  52. GABARITO DE TÉCNICO DIVULGADO AQUI MESMO CONFIRAM!

    ResponderExcluir
  53. Questão 50 - Português,

    Alguém pode me esclarecer se a questão 50 vai ser anulada? Pois bem, vi em diversos gabaritos que foram divulgados que a resposta correta é a B. Confesso que pra mim todas as alternativas estavam corretas.

    Acabei marcando a alternativa D, pois fala que o interlocutor usou a expressão "Que deus me perdoe", por estar se sentindo culpado.

    Mas na minha interpretação essa frase está incorreta, pois ele está sendo irônico e não se sentido culpado. Alguém concorda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode me enviar algum link que também tem o Gabarito?

      Excluir
    2. Também estou na dúvida da questão 50.
      Marquei a C. Mas não acredito que a A esteja incorreta.

      Excluir
    3. também fiquei com duvida essa questão poderia ser anulada?

      Excluir
  54. Professor boa tarde,

    tem como o senhor dar uma analisada nas de texto da prova de bacharel?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  55. Obrigado Antonio Quirino pelas suas respostas Acertei 30 questões, faltando ainda as 03 de Português. Acredito que pelo comentários que vi, pouco ou nenhum alteração pode ocorrer .

    ResponderExcluir
  56. Sobre a questão 22 do técnico, R$1.401.000,00 não seria o total de contas credoras? Tirando as contas de resultado, as patrimoniais dariam menos... Marquei a letra D.

    Desculpe se estiver errada.

    ResponderExcluir
  57. Professor,

    A questão 22 do técnico.
    Imagino que seja a letra D, pois tem 3 contas do Resultado ( despesas com depreciação, Icms sobre vendas e Receita de Vendas)

    ResponderExcluir
  58. questão 44 da prova de Técnico:

    44- Uma indústria vendeu, a prazo, e entregou, em 2/1/2014, produtos, no montante de R$ 645.000,00. No dia 31/1/2014, recebeu 50% e o restante, no dia 28/2/2014.
    A mesma empresa incorreu em custos de vendas e despesas no montante de R$ 348.000,00, dos quais 50% foram pagos à vista e o restante no dia 13/2/2014.

    OBSERVANDO-SE O PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA E DESCONSIDERANDO-SE O AJUSTE A VALOR PRESENTE, O RESULTADO DESSA OPERAÇÃO FOI UM LUCRO DE:

    A) R$ 148.500,00 em cada um dos meses, pois os efeitos das transações são reconhecidos em janeiro e fevereiro, de acordo com os recebimentos.

    B) R$ 297.000,00 em fevereiro, pois os efeitos das transações são reconhecidos em fevereiro e acompanham o registro do último recebimento.

    C) R$ 471.000,00 em janeiro, pois os efeitos das transações da receita são reconhecidos em janeiro, e as despesas são reconhecidas de acordo com os recebimentos.

    D) R$ 297.000,00 em janeiro, pois os efeitos das transações são reconhecidos em janeiro, independentemente do recebimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. D D) R$ 297.000,00 em janeiro, pois os efeitos das transações são reconhecidos em janeiro, independentemente do recebimento.

      Excluir
  59. Questão 47 da prova de técnico:

    47. De acordo com a NBC TG 26 (R1) - Apresentação das Demonstrações Contábeis, assinale a opção INCORRETA.

    A) A menos que a reclassificação seja impraticável, quando a apresentação ou a classificação de itens nas demonstrações contábeis forem modificadas, os montantes apresentados para fins comparativos devem ser reclassificados.

    B) A moeda de apresentação e o nível de arredondamento utilizado na apresentação dos valores nas demonstrações contábeis são exemplos de informações requeridas pela NBC TG 26 (R1).

    C) As Notas Explicativas são documentos auxiliares e não integram o conjunto completo das demonstrações contábeis.

    D) Um passivo mantido essencialmente com a finalidade de ser negociado é classificado como circulante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que seja a "C" as notas e fazem parte do conjunto completo das demonstrações contábeis.

      Excluir
  60. Boa tarde, professor gostaria de saber quando vai estar disponível as respostas referente as questões de português para bacharel?????

    ResponderExcluir
  61. 29 acertos, já contando com as 2 de português que tenho certeza que acertei, ainda falta essa 23 que creio que será anulada, passamos a 30 acertos, creio na competência do Professor e seus colegas na correção, então não deve mudar muita coisa o gabarito oficial.

    Deus é bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entrei neste outro site e tem 02 questões diferentes desta correção que são 21 e 40 demais estão iguais veja ai. estou com 30 ou 31 corretas.

      Excluir
    2. Pelo gabarito deles eu tenho 30 acertos, mas vamos esperar confiantes que não seja possivel que caiamos para menos de 25 acertos, sendo que em 2 gabaritos feito por professores e profissionais da área a gente tem mais do que isso.

      Excluir
  62. Quem é que busca a anulação de questões? é o próprio CFC?

    ResponderExcluir
  63. Professor boa tarde! Poderia revisar as duas abaixo por favor, penso ser estas as alternativas, Obrigado!
    28 = C
    38 = A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na 28 coloquei C tambem temos que fazer recurso

      Excluir
  64. Boa Tarde! Quirino, esse foi o ultimo exame para técnico em contabilidade?

    ResponderExcluir
  65. De acordo com o gabarito de Técnico eu acertei 28!!! Que assim seja!!!

    ResponderExcluir
  66. acertei 25, por esse gabarito :( será que tenho chance?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste link abaixo tem também a correção
      http://suficienciacontabil.com.br/gabarito-exame-de-suficiencia-2014-extra-oficial-preliminar
      Veja ai

      Excluir
  67. Boa tarde Professor Antonio Quirino,
    Gostaria de parabenizá-lo pela dedicação na resolução das perguntas do exame de suficiência 2º 2014.
    Sds...

    ResponderExcluir
  68. Muito bom, obrigada pelo Gabarito!

    ResponderExcluir
  69. Pessoal, acreditam que alguma questão da prova técnico cabe recurso? acertei apenas 23 e falta a correção da 47... Espero que haja anulações se não estou fora!

    ResponderExcluir
  70. A questão 9 não sei como faz o calculo, poderiam por gentileza me dizer como chego na resposa de 27.000,00?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Terreno R$ 2.400.000,00 - R$ 600.000,00(Valor residual não tem exaustão)=R$ 1.800.000,00 a previsão de uso total do terreno é 200.000m3=R$ 9,00 m3 x 3.000 utilizados em 2014 = R$ 27.000,00 Att Rodrigo

      Excluir
  71. NÃO, O ULTIMO EXAME PARA TÉCNICO EM CONTABILIDADE SERA O 1º EXAME DE 2015.

    ResponderExcluir
  72. Boa tarde
    Eu não concordo com a questão número , os juros foram pagos no momento de aquisição do empréstimo. Juros pagos antecipadamente é uma despesa. a resposta é letra D

    ResponderExcluir
  73. uma questão igualzinha a essa caiu anteriormente e os juros não foram classicados como despesa...vide google

    ResponderExcluir
  74. Professor, quando muda o gabarito, as chances de quem passou na casca com 25 por exemplo, são altas de ficar de fora?

    ResponderExcluir
  75. Na questão 49 não tem condição de ser a letra D, creio eu que é a letra A, pois, não vejo nada de humor em "Verdade, verdade, cruel verdade".

    ResponderExcluir
  76. Acertei 23 questões segundo esse gabarito ai de cima, será que consigo passar ?

    ResponderExcluir
  77. Na questão 6 não seria a letra C a correta?

    ResponderExcluir