sexta-feira, 12 de setembro de 2014

BOA SORTE A TODOS! EXAME SUFICIÊNCIA 2014.2 (DICAS)



Mais um Exame de Suficiência se aproxima aumentando a ansiedade e expectativas de todos. Para aqueles que irão fazer a prova pela primeira vez bate certo medo, apreensão por algo desconhecido e muitas vezes rotulado como assustador e impossível. Para aqueles que já fizeram e vão tentar novamente, vem àquela desconfiança o medo de falhar novamente. Para todos eu digo a mesma coisa - tenham fé e tranquilidade.

Todos nós temos o conhecimento necessário para conseguir a aprovação, o que vimos na faculdade é suficiente, talvez apenas seja preciso relembrar e praticar mais um pouco
Porém alguns novos pontos devem ser observados com o advento da convergência das Normas Brasileiras de Contabilidade com as Normas Internacionais. As NBC´s são cobradas sempre, sejam apenas na teoria ou em situações práticas.

Ao final do Exame, estaremos respondendo as questões e publicaremos um Gabarito Extraoficial como fizemos semestre passado. Acertamos 95% da prova e 100% das questões que deveriam ser anuladas, auxiliamos os participantes na elaboração dos recursos onde pela primeira vez na história do Exame foram publicados 3 gabaritos e anuladas 5 questões.
As dicas antes e no dia da prova que dou são as seguintes:


  • Estude até o quanto der, releia algumas coisas antes e pratique um pouco mais no que tenha dificuldade ou algo que ainda não saiba. Porque assim lembrarás no momento que ler a questão e responderá com convicção. Conhecimento nunca é demais, pois o exame é um concurso, por mais que não seja concorrendo a vagas.

  • No dia da prova acorde cedo claro se não vai perder o horário, vai sair avexado e agoniado. Lanche uma comida leve que não faça ir ao banheiro, então vá antes de entrar na prova. Compre água assim que entrar pra fazer o exame. Procure logo sua sala e entre uns 10 minutos antes pra se acostumar com o ambiente.

  • Não se esqueça de levar as calculadoras, se souber usar a HP melhor, pois as questões  de matemática financeira são necessárias e economiza tempo. Eu prefiro nas de calculo normal usar uma normal e usar a HP apenas para que exigem mesmo.

  • Aconselho a todos resolverem primeiro as questões de ética, auditoria e perícia. Pois estas questões são bem teóricas e as vezes na lógica e no enunciado da questão dá pra acertar sem muitos problemas. Basta apenas ler as alternativas com atenção e se ligar nas famosas palavras exageradas como: “nunca”, “jamais, “tudo”, “nada”, “nenhum”. Depois parta para as de contabilidade pura desde o início e deixe português por ultimo. Porém se ver que não sabe a questão pule, vá para a próxima muitas vezes tem questões interligadas que você poderá responder a que pulou analisando outra questão.

  • Nas questões de marcar V ou F, ou de numerar as colunas. Procure as opções que você tem certeza e segurança e depois vá para eliminação das outras que consideram erradas. As vezes não é necessária que você saiba todas as opções, pois a resposta pode ser encontrada apenas sabendo algumas veja o exemplo abaixo:

     A questão acima trás duas colunas e pede pra enumerar a segunda de acordo com a primeira, na primeira opção coluna do lado direito trás exatamente o conceito do Índice de Liquidez Imediata e tem a palavra "imediatamente" que já dá pra matar pela ligação do nome, a opção na coluna do lado esquerdo é o numero 4. Então sabemos que a resposta dessa questão tem que começar com número 4, quantas começam com este número? Só uma, apenas a Letra D, nem seria mais preciso ler as outras. 


Espero ter ajudado, estou aqui para qualquer esclarecimento ou solicitação, boa sorte a todos estes são os mais sinceros votos do Site CQC - Contador a Qualquer Custo.

Antonio Quirino Gomes
Proprietário e Autor do Site CQC.

Um Contador com quem vocês podem Contar!

13 comentários:

  1. Muito bom as suas dicas. É minha primeira vez que vou fazer. Estou nervosa haha porque eu já fiz várias vezes e só poucas questões que acertei e maioria errei :(

    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  2. Estou muito ansioso. Qdo poderá nos fornecer o gabarito ? Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Conheci o site a pouco tempo, meus parabéns!! Também estou no aguardo do gabarito ..rs

    ResponderExcluir
  4. por favor coloca logo esse gabarito tou mt anciosa

    ResponderExcluir
  5. QUANDO VAI SAIR O GABARITO?

    ResponderExcluir
  6. Estou trabalhando no Gabarito pessoal junto com alguns professores parceiros, para podermos dá com o máximo de precisão possível.

    ResponderExcluir
  7. Estamos aqui ligados esperando...

    ResponderExcluir