RESOLUÇÃO:
A questão quer o Lucro Bruto em dezembro, ou seja, apenas as despesas incorridas e receitas ganhas entrarão, segundo o Princípio da Competência.
Na NBC TG 30 – RECEITAS diz:
Venda de bens
14. A receita
proveniente da venda de bens deve ser reconhecida quando forem satisfeitas
todas as seguintes condições:
(a) a entidade tenha
transferido para o comprador os riscos e benefícios mais significativos
inerentes à propriedade dos bens;
(b) a entidade não
mantenha envolvimento continuado na gestão dos bens vendidos em grau
normalmente associado à propriedade e tampouco efetivo controle sobre tais
bens;
(c) o valor da receita
possa ser mensurado com confiabilidade;
(d) for provável que os benefícios
econômicos associados à transação fluirão para a entidade; e
(e) as despesas incorridas
ou a serem incorridas, referentes à transação, possam ser mensuradas com
confiabilidade.
Então de acordo com a NBC TG 30 as únicas vendas dessa questão que na minha opinião satisfazem os itens acima são as de valores de 80.000 e 30.000, dando um total de 110.000.
A venda de 10.000 a empresa ainda não pode mensurar com confiabilidade as despesas e os custos, e também ainda não transferiu os riscos para o comprador, pois ela ainda tem riscos.
CÁLCULOS:
Vamos encontrar agora o Custo da Mercadoria Vendida para detalharmos na DRE.
CMV = Estoque Inicial + Compras - Estoque Final
CMV = 10.000 + 60.000 - 20.000CMV = 50.000
DEMONSTRAÇÃO
DO RESULTADO DO EXERCÍCIO
|
|
RECEITA BRUTA
|
110.000,00
|
(-) IMPOSTOS SOBRE VENDAS (10% DA
RECEITA BRUTA)
|
11.000,00
|
RECEITA LIQUIDA
|
99.000,00
|
(-) CMV
|
50.000,00
|
LUCRO BRUTO
|
49.000,00
|
RESPOSTA LETRA "C"
Professor, a questão 39 fala sobre o princípio da continuidade, mas as alternativas (A,B,C e D ) são de princípios do valor pelo registro original. Essa questão deverá ser cancelada. Pois o enunciado pede um princípio e nas alternativas são de outro princípio.
ResponderExcluirQuem fez essa prova e mandou pro site pensou igual a mim. Achei q seria letra D. :(
ResponderExcluirEu marquei a D tambem !!! mais chutei em qualquer uma aleatoriarmente , pois fiquei com a mesma duvida do colega acima as alternativas sao de outro principio.
ResponderExcluirNessa questão 8 eu levei em consideração o princípio da competência e consegui acertar a questão, pois marquei letra C.
ResponderExcluirExatamente amiga!
ExcluirSe fosse pelo regime de caixa os 10.000,00 não entrariam no cálculo?
ResponderExcluirSim entraria, mas para fins contábeis não existe regime de Caixa.
ExcluirAs vendas para entrega futura, em regra, representam vendas efetivamente concluídas, porém por conveniência ou necessidade do adquirente as mercadorias serão efetivamente entregues em data posterior. Para fins contábeis a receita deve ser reconhecida no momento da transação em conta de Receita Bruta de Vendas, em que pese à transferência da posse se dar ulteriormente.
ResponderExcluirESSA QUESTÃO DEVE SER ANULADA, POIS DEVERIA CITAR COMO UM ADIANTAMENTO DE CLIENTES E NÃO UMA VENDA A VISTA
CONCORDO, VENDAS A VISTA ESTÁ INDUZINDO AO ERRO.
ResponderExcluirA NORMA É CLARO QUANDO SE DEVE RECONHECER A RECEITA, A VENDA EXISTIU CLARO, PORÉM AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA RECONHECIMENTO DA RECEITA AINDA NÃO ACONTECERA.
ResponderExcluirO PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA Art. 9º As receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se
ResponderExcluircorrelacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento.
Isso mesmo.
ExcluirOlá Professor. Não entendi porque considerar apenas 50.000 no CMV, sendo que as mercadorias que serão vendidas em Janeiro ainda não foram adquiridas "a serem compradas, conforme enunciado", portanto não representam custo no mês 12/2013 para a empresa.
ResponderExcluirO CMV nesse caso dessa questão não tem haver com o que foi vendido precisamente, para descobrir o CMV tem que usar a fórmula, Estoque Inicial mais compras menos estoque final só isso, e essas informações a questão deu.
Excluir