quarta-feira, 23 de agosto de 2017

RESOLUÇÃO QUESTÃO 15 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2016.2



RESOLUÇÃO



A elaboração da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) é facultativa, podendo substituir a DLPA por ser bem mais complexa e abrangente. A DMPL tem por objetivo evidenciar a movimentação de todas as contas do patrimônio líquido durante o exercício social, inclusive a formação e utilização das reservas derivadas ou não do lucro.
A DMPL é disposta em linhas e colunas, as linhas representam os saldos iniciais e finais, além de todos os fatos que podem causar mutações no PL. As colunas representam as contas e o total do PL. Existem fatos que alteram o total do PL e fatos que não alteram, apenas mexem nos saldos dentro do PL, ou seja, permutações.
Então para elaborarmos inicialmente preenchemos a linha "saldo iniciais" colocando o saldo do ano anterior de conta do PL e somando na coluna total. Então temos saldo de Capital Social, aqui colocamos o realizado, ou seja, quando já foi integralizado, depois temos reservas de lucros que são: reserva legal e contingências, depois colocamos uma conta para Lucros Acumulados, embora não tenhamos saldo, essa conta faz parte do PL, irá transitar valores por ela e por último a coluna total que evidenciará o saldo inicial total do e os fatos que irão alterar o PL:





Segundo passo é seguir os eventos apresentados na questão colocando na primeira coluna do histórico um após o outro abaixo do saldo inicial e em qual conta ou contas irá ocorrer a mutação correspondente. 

- Primeiro evento, integralização em dinheiro, aumento do capital por meio de ingresso de dinheiro através dos sócios, então é um fato aumenta o total do PL;




- Segundo evento, foi o lucro líquido do período que também é outro fato modificativo do PL, ou seja aumenta, então entra registramos o aumento da conta de Lucros Acumulados e um aumento na coluna total indicando que está aumentando o PL:






- Terceiro e quarto eventos, foi a destinação do Lucro Líquido do período para Reservas de Lucro, até o momento da apuração tínhamos no PL um total de 500 Mil, 200 mil iniciais, mais 200 mil da integralização e mais 200 mil do lucro apurado. Agora ao transferir do Lucro Acumulado para as Reservas Legal e Contingência, o total do PL não sofrerá alteração, visto que são contas do mesmo grupo, haverá apenas uma permutação, sai da coluna da conta Lucro Acumulado em parenteses significando negativo e vai para as Reservas:






- Quinto evento, foi a destinação do saldo do Lucro Líquido do período para os Dividendos, ou seja, o restante do lucro após a destinação para reservas. Dividendos é uma conta do Passivo, não integra o PL, então ao sair um valor de Lucro Acumulado para uma conta de outro grupo, esse fato irá reduzir tanto o Lucro logicamente, como também o PL:








Na última linha fica o saldo final apuramos todas as contas e da coluna total. O saldo da coluna total tem que bater tanto horizontalmente, ou seja, somando o saldo de todas as colunas abaixo, como também verticalmente, apurando os fatos que alteraram o PL na coluna total.
Após feito tudo isso, comparamos com as alternativas e é só correr pro abraço.


RESPOSTA LETRA C

Nenhum comentário:

Postar um comentário