domingo, 28 de agosto de 2016

RESOLUÇÃO QUESTÃO 17 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2016.1



RESOLUÇÃO


ANALISANDO A QUESTÃO:

Item I - ESTÁ CONFORME ITEM 7 DA NBC TG 26 (R3):

Definições

Item 7 - Os termos abaixo são utilizados nesta Norma com os seguintes significados:

(...)

Notas explicativas contêm informação adicional em relação à apresentada nas demonstrações contábeis. As notas explicativas oferecem descrições narrativas ou segregações e aberturas de itens divulgados nessas demonstrações e informação acerca de itens que não se enquadram nos critérios de reconhecimento nas demonstrações contábeis.

AFIRMATIVA VERDADEIRA.

Item II - ESTÁ CONFORME ITEM 18 DA NBC TG 26 (R3):

Item 18 - A entidade não pode retificar políticas contábeis inadequadas por meio da divulgação das políticas contábeis utilizadas ou por meio de notas explicativas ou qualquer outra divulgação explicativa.

AFIRMATIVA VERDADEIRA.

Item III - CONFORME ITEM 18 DA NBC TG 26 (R3):

Item 2 - Esta Norma deve ser aplicada em todas as demonstrações contábeis elaboradas e apresentadas de acordo com as normas, interpretações e comunicados técnicos do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

O ERRO NO ITEM III DA QUESTÃO ENCONTRA-SE NO ENUNCIADO QUANDO RELATA ... "na maior parte dos requisitos", e  "Entenda-se como atendida a maior parte dos requisitos quando setenta e cinco por cento das rubricas" ...

CONFORME DETERMINA A NBC TG 26 (R3), DEVERÁ SER APLICADA TODOS OS ITENS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS E NÃO SOMENTE A PARTE DOS ITENS.

AFIRMATIVA FALSA.


RESPOSTA LETRA D.

Um comentário: