domingo, 22 de maio de 2016

ANULAÇÃO DE QUESTÕES APÓS GABARITO OFICIAL É POSSÍVEL?

Muitos participantes não concordaram com o gabarito oficial divulgado recentemente e estão tentando meios para anularem outras questões, alguns perguntam se é possível, pois o oficial já foi divulgado. 

Primeiro eu respondo que sim é possível, pois já ocorreu caso parecido nas duas edições do Exame em 2014.

Na primeira edição eles anularam apenas duas questões das quatro que deveriam ser anuladas e ainda trocaram uma alternativa divulgada errada no preliminar. Voltaram atrás após muita reclamação, emails, telefonemas, notícias em jornais, rádio e até televisão. Muitos participantes que se sentiram prejudicados pela alteração de uma questão e duas que claramente deveriam serem anuladas. Fizeram página no Facebook e eu dei todo o apoio que podia, conseguiram e um novo gabarito oficial foi divulgado contendo CINCO anulações, isso mesmo, CINCO anulações. Em um primeiro momento achava impossível, pois o gabarito oficial já tinha sido divulgado. Mas a união fez a força e fomos ouvidos.


Na segunda edição aconteceu quase a mesma coisa só anularam duas e outras duas com erros grotescos mais uma vez não foram. Dessa vez foi pior ainda, pois eles já tinham até divulgado os aprovados no Diário Oficial e a lista no site. Tiveram que publicar um novo gabarito, Diário e lista. 

Então tudo é possível, claro que com todo o embasamento e convicção da anulação. Outros meios não sei dizer se é possível, muitos disseram que entrariam na justiça, tentariam um mandado de segurança.

O conselho que dou é que tentem mostrar ao CFC, a FBC, ao IBRACON e outros que as questões mereciam ser revistas e discutidas. Na minha opinião, a questão 48, por enquanto, é a que mais tem chances disso acontecer, pois a questão suprimiu uma palavra, já que a FBC tem cobrado as Normas no Exames tal qual estão no editadas, então se está incompleta, deve ser anulada a questão. Outras ainda não tenha tanta convicção.

"O ITEM III NA PROVA ESTÁ BASEADO NA ANTIGA RESOLUÇÃO DO CFC N° 1.243/09 QUE ENTROU EM VIGOR EM 1° DE JANEIRO DE 2010, MAS TEVE UMA ALTERAÇÃO NA NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE - NBC TP N° 001, EM 27 DE FEVEREIRO DE 2015. ONDE ACRESCENTOU A PALAVRA "QUANTIDADES" FICANDO ASSIM A NOVA NBC TP 01 O ARBITRAMENTO É A DETERMINAÇÃO DE VALORES, "QUANTIDADES" OU A SOLUÇÃO DE CONTROVÉRSIA POR CRITÉRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO"

Desejo boa sorte e muita determinação a todos que estão nessa batalha, todos têm o direito de lutar pelos seus direitos. Já que querem julgar a competência por uma prova, que elaborem uma prova com competência.

Perfil dos participantes no Facebook que estão tentando:

https://www.facebook.com/anulacaogabarito.examesuficiencia?fref=ts

Professor Antonio Quirino
Um Contador com quem vocês podem Contar!

273 comentários:

  1. Exatamente professor, diante mão agradeço o seu apoio, e falo para todos que estao em desacordo com essa situação da questõa 48, se eles querem a resposta correta eles não podem errar na questão, pois como eu estudei a nova redação marquei opção C, vendo que faltava a atualização no texto.

    ResponderExcluir
  2. A classe Contábeis precisa ser mais unida. Só vejo os que não passaram lutando praticamente sozinhos por justiça. Se fosse o pessoal do Direito já estariam caindo matando em cima dessa banca, mesmo os que já passaram e até mesmo os já formados.

    Esse site faz uma parte fundamental nessa união, estão de parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que cair matando em cima da banca quando a falha é nossa? Às vezes olhando tanto para o nosso "suposto direito" que passamos a ver as coisas de forma muito torta.

      Excluir
    2. Corrigindo: "Às vezes, olhamos tanto"

      Excluir
    3. "Suposto direito"???? Por isso que o Brasil não vai para frente!!!

      Excluir
    4. A falha é nossa? Fomos nós que elaboramos as questões erradas? Para de falar besteira. Minha nossa é difícil manter a linha com comentários desse tipo.

      Excluir
    5. Na sua linha de raciocínio, ninguém teria passado na prova. Se não acertou 25 questões, então a falha não pode ser creditada a FBC, pois mesmo considerando que haja dois erros (questões 35 e 48) ainda restavam 48 questões para acertar e passar. Vai estudar!!!!

      Excluir
  3. Vamos pessoal, vamos juntos, o gabarito está errado e terá que ser corrigido questão 26 e 48 terão que ser anuladas.
    Agradeço ao professor pelo apoio incondicional nas horas mais difíceis, contador de verdade é isso por todos da classe contábil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Isso mesmo Lindomar, em resposta ao meu recurso da questão 26, a FBC reconhece o erro porém diz não ter sido anulada por não ter prejudicado o canditado ... ABSURDO ... onde está a ética ... uma prova com erros grotescos em sua formulação e nós que pagamos o preço! Vamos juntos até o fim !!!

      Excluir
    3. Ola passei no crc e errei a 26 43 48 no gabarito essas questoes nao estao conforme o edital e a lei

      Excluir
    4. Ola passei no crc e errei a 26 43 48 no gabarito essas questoes nao estao conforme o edital e a lei

      Excluir
    5. Também errei a 43 e também a 6, mas a primeira foi por falta de atenção e a segunda foi por não saber, ou seja, os erros foram meus e não da FBC. MARIA VILMA

      Excluir
    6. Isabel Costa, poste a resposta do recurso da questão 26 onde eles reconhecem o erro.

      Excluir
    7. Segue resposta da FBC ao meu recurso da questão 26, em que reconhecem o erro, porém não anulam:

      Parecer do Grupo de Trabalho
      Conhecemos do recurso por ser tempestivo. Quanto à análise do mérito o Grupo de Trabalho
      tem os seguintes pontos a comentar:
      Questão 26:
      Trata-se de questão prevista no Edital do Exame de Suficiência nº 01/2016, no Anexo II –
      Detalhamento do Conteúdo Programático; 3. CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR
      PÚBLICO - item k) Lei nº 4.320/1964, a Lei Complementar n.º 101/2000, as disposições do
      Conselho Federal de Contabilidade relativas aos Princípios de Contabilidade, às Normas
      Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público e Manual de Contabilidade Aplicada
      ao Setor Público – Aplicado a União, aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios a
      partir do Exercício e 2015. Portaria Conjunta STN/SOF n° 10 de dezembro de 2014. Portaria
      STN n° 700, de 10 de dezembro de 2014
      ABORDANDO ESPECIFICAMENTE - LEI N.º 4.320/64, ABORDANDO
      ESPECIFICAMENTE ITENS DO ATIVO FINANCEIRO E PERMANENTE E PASSIVO
      FINANCEIRO E PERMANENTE.
      A questão pede para julgar os itens relativos ao Ativo Financeiro e Ativo Permanente e
      Passivo Financeiro e Passivo Permanente.
      Os itens foram construídos de acordo com o Ar.105 da Lei n.º 4.320/64, a seguir transcrito:
      Lei n.º 4.320/64. Art. 105.
      Art. 105. O Balanço Patrimonial demonstrará:
      I - O Ativo Financeiro;
      II - O Ativo Permanente;
      III - O Passivo Financeiro;
      IV - O Passivo Permanente;
      V - O Saldo Patrimonial;
      VI - As Contas de Compensação.
      § 1º O Ativo Financeiro compreenderá os créditos e valores realizáveis independentemente
      de autorização orçamentária e os valores numerários.
      § 2º O Ativo Permanente compreenderá os bens, créditos e valores, cuja mobilização ou
      alienação dependa de autorização legislativa.
      § 3º O Passivo Financeiro compreenderá as dívidas fundadas e outras pagamento que
      independa de autorização orçamentária.
      § 4º O Passivo Permanente compreenderá as dívidas fundadas e outras que dependam de
      autorização legislativa para amortização ou resgate.
      § 5º Nas contas de compensação serão registrados os bens, valores, obrigações e situações
      não compreendidas nos parágrafos anteriores e que, imediata ou indiretamente, possam vir
      a afetar o patrimônio.
      Corretos os itens I e II, que tratam dos parágrafos §1º e §2º da Lei n.º 4.320/64. Art. 105.
      § 1º O Ativo Financeiro compreenderá os créditos e valores realizáveis independentemente
      de autorização orçamentária e os valores numerários.
      § 2º O Ativo Permanente compreenderá os bens, créditos e valores, cuja mobilização ou
      alienação dependa de autorização legislativa.
      Incorretos os itens III e IV, que tratam dos parágrafos §3º e §4º. Lei n.º 4.320/64. Art. 105.
      Item III incorreto porque de acordo com o “§ 3º O Passivo Financeiro compreenderá as
      dívidas fundadas e outras pagamento que independa de autorização orçamentária”, e não
      em dividas fundadas e outros pagamentos que dependam de autorização legislativa para
      amortização ou resgate.
      Item IV incorreto porque de acordo com o “§ 4º O Passivo Permanente compreenderá as
      dívidas fundadas e outras que dependam de autorização legislativa para amortização ou
      resgate”, e não em dividas fundadas e outras que independam de autorização orçamentária.
      O item IV não consta no rol das respostas, mas não influencia no resultado uma vez que a
      mesma está incorreta.
      O GRUPO DE TRABALHO PARA A ELABORAÇÃO DE QUESTÕES PARA AS PROVAS
      DOS EXAMES DE SUFICIÊNCIAS DE 2016 DECIDIU POR UNANIMIDADE CONHECER
      DO RECURSO POR SER TEMPESTIVO E, NO MÉRITO, NEGAR PROVIMENTO EM
      RELAÇÃO À QUESTÃO.
      GRUPO DE TRABALHO FBC
      BRASÍLIA-DF, 22 DE ABRIL DE 2016.

      Excluir
  4. Vamos pessoal, vamos juntos, o gabarito está errado e terá que ser corrigido questão 26 e 48 terão que ser anuladas.
    Agradeço ao professor pelo apoio incondicional nas horas mais difíceis, contador de verdade é isso por todos da classe contábil.

    ResponderExcluir
  5. Vamos pessoal, vamos juntos, o gabarito está errado e terá que ser corrigido questão 26 e 48 terão que ser anuladas.
    Agradeço ao professor pelo apoio incondicional nas horas mais difíceis, contador de verdade é isso por todos da classe contábil.

    ResponderExcluir
  6. Vamos pessoal, vamos juntos, o gabarito está errado e terá que ser corrigido questão 26 e 48 terão que ser anuladas.
    Agradeço ao professor pelo apoio incondicional nas horas mais difíceis, contador de verdade é isso por todos da classe contábil.

    ResponderExcluir
  7. Vamos pessoal, vamos juntos, o gabarito está errado e terá que ser corrigido questão 26 e 48 terão que ser anuladas.
    Agradeço ao professor pelo apoio incondicional nas horas mais difíceis, contador de verdade é isso por todos da classe contábil.

    ResponderExcluir
  8. Vamos pessoal, vamos juntos, o gabarito está errado e terá que ser corrigido questão 26 e 48 terão que ser anuladas.
    Agradeço ao professor pelo apoio incondicional nas horas mais difíceis, contador de verdade é isso por todos da classe contábil.

    ResponderExcluir
  9. Essa FBC é uma aberração, não está a altura de nos avaliar nem uma prova sabe elaborar e o pior não reconhecem seus erros e não justificam suas decisões.

    É meus queridos companheiros de profissão fico preocupado com o futuro de nossa classe, pois falam em valorização da classe contábil mas na realidade só querem nosso dinheiro nos deparamos pelo brasil a fora com profissionais mal remunerados, contadores antiéticos fazendo pechincha com seus honorários ai eu pergunto cade a nossa organização para fiscalizar, infelizmente o futuro é preocupante para quem ja tem uma bagagem imagina para quem esta iniciando a carreira.

    Tenho meu registro desde 2014, mas minha opinião sobre CFC, CRC, FBC sempre foi a mesma!

    ResponderExcluir
  10. Boa noite, obrigada professor Antônio Quirino, são poucas pessoas iguais a você, disposto a ajudar, você foi a primeira pessoa que disse que a questão 5 estava confusa, se puder ajudar de alguma forma para que a mesma seja anulada, agradeço muito, mesmo que eu não consiga, fica minha admiração a você...obrigada!!!Neuza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aff ninguem merece fazer uma prova e ver
      Vendas de 50 porc de 160 000 faz o Dre. E nao tem opcao nas opcoes cancela

      Excluir
  11. Concordo plenamente, devemos sim lutar pelos nossos direitos. Além das questões 26 e 48 a 05 deve também ser anulada, pois contem erro de elaboração, de uma forma que causa ambiguidade, eles devem elaborarem a pergunta com mais clareza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda temos esperança! Não anularem essas questões é uma injustiça! :) A questão 41 também possui erros!!! A questão 5 foi mal elaborada, faltou uma vírgula, ficou ambígua, a questão 26 não tem a opção IV, mesmo ela sendo errada, a questão pede para responder as corretas, o item IV foi analisado, perdemos tempo nessa questão, que apareceu em vermelho na prova divulgada no site da FBC. A questão 41 fala a MAIOR PARTE dos serviços e não PARCIALMENTE, o que não significa a mesma coisa. A questão 48 não possui a palavra "quantidade" no item III. Portanto, as questões 5, 26, 41 e 48 têm erros que deveriam ser motivo de anulações. Além dos e-mails e petição pública, como devemos agir? Em 2014 eles se uniram e conseguiram! Vamos nos unir!!! Mas, como conseguiram anular as questões?

      Excluir
  12. Temos um abaixo assinado no site petição publica estamos com quase 1000 assinaturas, precisamos de mais veículos de comunicação! Para ver se enxergam o tamanha de suas falhas.

    ResponderExcluir
  13. Segue link para abaixo assinado!

    http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR91330

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Galera, mais de 1000 assinaturas na petição pública!!!

      Excluir
  14. OLHA O QUE ME RESPONDERAM SOBRE A RECLAMAÇÃO...

    RES: QUESTÃO 48
    Ações
    FBC - Exame de Suficiência (suficiencia@fbc.org.br) Adicionar aos contatos 20/05/2016 Sinalizar esta mensagem
    suficiencia@fbc.org.br
    Prezado (a),



    Gostaríamos de informar que os recursos foram analisados individualmente e respondidos conforme descrito no item 10. DOS RECURSOS do edital 01/2016, podendo ser verificada a resposta no sistema de acompanhamento de inscrição do exame de suficiência.

    Ressaltamos ainda que, de acordo com os itens abaixo do edital 01/2016, nenhuma outra forma de solicitação de recurso será admitida/aceita pela FBC.

    • 10.3. Não serão aceitos, em hipótese alguma, recursos protocolados em Delegacias Regionais, CRCs, CFC, FBC ou qualquer outro meio que não seja o disposto nos itens 10.1 e 10.2.

    • 10.4. O candidato somente poderá interpor recurso por meio do sistema de interposição de recursos.

    • 10.13 Em hipótese alguma, serão aceitos pedidos de revisão de recursos ou recurso contra o gabarito definitivo oficial.

    Informamos que, não serão realizadas alterações no Gabarito Oficial divulgado no dia 16/05/2016.



    Atenciosamente,





    FUNDAÇÃO BRASILEIRA DE CONTABILIDADE

    Dep. de Exame de Suficiência

    www.fbc.org.br | suficiencia@fbc.org.br | +55 (61) 3246-7122

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk a FBC faz copia e cola

      Excluir
    2. Reclamar com a própria banca é chover no molhado.

      Excluir
    3. Concordo!!! Temos que reclamar na ouvidoria, no crc e em todos os canais de comunicação possíveis, a internet é uma grande aliada em todas as causas! Juntos vamos conseguir! Nem respostas aos recursos tivemos, isso consta no edital. As questões 26,41 e 48 precisam ser anuladas, é um absurdo se isso não acontecer. :(

      Excluir
    4. Pergunte a eles então o que foi que aconteceu em 2014.1 e 2014.2? Porque foram anuladas e divulgados novos gabaritos e aprovados após o prazo.

      Excluir
    5. Consta no edital:
      5.2. A prova versa sobre os conteúdos programáticos constantes deste Edital, conforme descrito acima.
      5.3. O detalhamento do conteúdo programático da prova constará no anexo deste Edital.
      5.4. Somente serão exigidas as legislações, normas e resoluções editadas pelo Conselho Federal de
      Contabilidade, em vigência de até 90 (noventa) dias antes da aplicação da prova.
      5.5. A utilização de palavras ou frases similares às adotadas pelas Normas Brasileiras de Contabilidade ou
      de outras fontes constantes do conteúdo programático não será motivo para impugnação por parte dos examinandos.

      Portanto, as questões 26, 41 e 48 precisam ser anuladas. Os recursos são claros. Na 26 faltou a opção IV, na 41 MAIOR PARTE não é PARCIALMENTE, na 48 omitiu "quantidades". Portanto, não estão de acordo com o edital.

      Mandei novamente e-mail a resposta, questionando, o que aconteceu em 2014.1 e 2014.2 e porque foram divulgados novos gabaritos e lista de aprovados após o prazo, conforme a orientação do professor Antonio Quirino, ao qual tenho muita admiração e agradecimento!

      Excluir
    6. Por isso a classe contábil é tão desprezada. Ver estas fundamentações (26 e41) de um professor. Aff!!! Nem vou mais olhar este site.

      Excluir
  15. Bom dia, vamos mostrar toda nossa indignação com Fundação Brasileira de Contabilidade, não podemos aceitar os erros grosseiros que todo ano os Bacharéis em Ciências Contábeis passam nesse exame promovido pela Banca da FBC.

    ResponderExcluir
  16. Professor apoio sua ajuda pois quem passou no exame poderia ajudar essas anulacoes questoes nao estao conforme o edital e a lei

    ResponderExcluir
  17. Como as turmas de 2014 conseguiram as anulações? Não podemos aceitar que esses erros comprovados, prejudique a classe contábil. As questões 5, 26, 41 e 48 possuem erros sim. A FBC cobra perfeição dos alunos, não podem existir questões duvidosas nesse exame!!! Além dos e-mails e petição pública, o que mais deve ser feito??? Onde estão as respostas aos recursos??? Como fazer para anular essas questões??? Precisamos de ajuda!

    ResponderExcluir
  18. Prezados, precisamos enviar nossa indignação aos meios de comunicação como jornais e sites de notícias. Sugiro que cada um de nós envie uma sugestão de notícia para eles contando o que está acontecendo de forma fundamentada, demonstrando o descaso da FBC e o CFC que não se manifesta. Basta fazer um texto só copiar e colar pra todos eles.

    Abaixo deixo algumas sugestões:
    http://www1.folha.uol.com.br/falecomafolha/
    http://noticias.r7.com/jornal-da-record/participe-jr-2/
    http://oglobo.globo.com/fale-conosco/


    Quem souber de mais sites de notícias vai publicando aqui para a gente ir enviando e-mails.

    Juntos somos fortes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem um formato para esse texto? Ou apenas informo do descaso deles, em reconhecer o erro e não se manifestarem...

      Excluir
  19. Não passei por 01 questão. Vamos lutar pra ser anuladas...

    ResponderExcluir
  20. Bom dia! As questões 26 omitiu um item e a 48 houve divergência e a FBC Não reconheceu que houve alteração norma de acordo com a NBC TP 01 alterada em 27 de fevereiro de 2015.

    ResponderExcluir
  21. Nao Concordo com as questões na verdade algumas induzem ao erro, mas seguinte cabe a todos repensar vale a pena passar raspando por 1 sendo que media é 50% sendo, o correto devia ser 70% acho que é mais viável estudar um pouco mais pois todos tem competência para passar e quem acertou ao menos 30 com certeza não foi prejudicado, acho o exame muito facil, ao menos podia se igualar ao OAB selecionar um pouco mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia se igualar na OAB em qualidade, isso sim. Não é questão de passar raspando, é questão de justiça. Todos que estão nesta luta foram PREJUDICADOS por questões mal elaboradas ou erradas.

      NO mais, concordo contigo que a aprovação deveria seguir uma nota de corte de no mínimo 70% de acertos, pois assim, ao invés de +-30% de aprovados, teríamos 5%.

      Excluir
    2. Realmente, o ponto de corte deveria ser maior que 50%, mais isso não justifica a Fundação não aceitar seu erro. A questão 48 esta incorreta, a Fundação poderia ser humilde e admitir que errou. Esta questão tem resposta o item "C" contempla o resultado.

      Excluir
    3. Mesmo a questão que estava divergente (na minha visão só a 35), ainda sim era possível acertar só analisando a lógica. Quanto a 48 (que na visão de muitos está errada, mas que na verdade só cobrou um inciso da norma antiga que está incluso na nova norma), é muito comum isso ocorrer em concursos públicos. As demais não há sequer fundamentação plausível. Concordo que seja exigido no mínimo 70% de acertos para ser aprovado. As provas desde 2011 são fáceis o que justifica o aumento no nível de exigência. MARIA VILMA

      Excluir
    4. Maria Vilma,

      Vc está totalmente errada!!!

      Com todo o máximo respeito sugiro que vc leia o edital da prova antes de falar tantas besteiras.

      No edital, se vc ler a parte "12. PERÍCIA CONTÁBIL" no item D vc vai encontrar exatamente isso:

      d) Legislação: Legislação profissional vigente sobre a matéria. Código de Processo Civil. Disposições do Conselho Federal de Contabilidade relativas aos Princípios de Contabilidade bem como as Resoluções e
      Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas e Profissionais de Perícia editadas ATÉ NOVENTA DIAS antes da realização do Exame.


      Ou seja Maria Vilma, todas as normas editadas até o dia 11/01/2016 deveriam SIM ser cobradas nesta prova e não as antigas como vc diz.

      Só pra vc saber, a NBC TP 01 é DE 27 DE FEVEREIRO DE 2015, ou seja Maria Vilma, MAIS DE UM ANO antes dessa prova.

      Outra coisa absurda que vc fala é que "em concursos é muito comum isso ocorrer". Por favor, me fala apenas UM concurso que no edital dizia que cobraria uma matéria e na prova cobrou outra.

      Excluir
    5. Maria Vilma, se não possui argumentos que possam nos ajudar, o melhor e permanecer em silencio. Aqui estamos querendo unir forçar para vencer um direito que e nosso, e se você acha que estamos incorretos, não crie justificativas desnecessárias sem antes ter informação! Muito obrigada e me desculpe.

      Excluir
    6. Colegas, sei a data a data da NBC TP 01 e NBC PP 01, pois foram publicadas juntas no DOU (imprimi inclusive a cópia da internet). Fiz um trabalho exatamente nos termos da nova norma e informei no texto deste, pois o professor tinha dado o assunto um pouco antes da mudança, portanto com base na norma antiga. Com relação ao edital, li somente a parte que falava do período de inscrição e a data da prova. No que diz respeito a concursos, sei informar que a ESAF costuma demorar a cobrar normas novas. Peço desculpas por ter falado o que penso sobre a prova sem considerar o edital.

      Excluir
    7. Ambas as normas (NBC TP 01 e NBC PP 01) foram publicas no DOU em 19/03/2015.

      Excluir
    8. A ESAF ou qualquer outra banca sempre cobra na prova o que eles dizem no edital, sendo lei ou norma antiga ou não. Nem uma banca, com exceção da FBC, cobra na prova algo diferente do que está previsto no próprio edital.

      Excluir
    9. Está certo, colega. Andei olhando os dois últimos editais da RFB e não consta nada sobre normas, CPC etc, apenas sobre legislação. Isso justifica, por exemplo, considerar duplicatas descontadas como conta do passivo somente a partir da prova de 2014. Peço desculpas pela minha falha. MARIA VILMA

      Excluir
  22. corrigindo:

    A união faz a força!!!
    Muitos participantes não concordaram com o gabarito oficial divulgado recentemente pelo FBC de contabilidade referente ao exame de suficiência 2016.1, as questões 05, 26 e 48 possuem erros grosseiros e mereciam ser revistas e discutidas. Uma coisa que não concordo é o fato deles não responderem aos recursos, todos os participantes mereciam uma explicação, na consulta ao recurso não há resposta da erro e nossos recursos enviados não aparece para consulta, toda prova acontece a mesma coisa, estamos indignados precisamos de ajuda para que essa prova seja bem elaborada em respeito a classe contábil, milhares estão desempregados esperando aprovação nesse exame.

    ResponderExcluir
  23. Vamos nos unir pessoal, no G1 fiz um cadastro e sugeri a mensagem acima como reportagem, precisamos de mais pessoas. cada uma colaborando iremos conseguir sim a anulação dessas questões 05,26 e 48.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom, vou fazer o mesmo!!!

      Vamos pessoal, mais gente ajudando ai....

      Excluir
  24. Também mostro minha total revolta a essa Fundação, que além de não reconhecer os erros, as questões vale como espelho , ou como estudo para que fizer os próximos exames. Como vão estudar com o gabarito errado das questões mal elaborada, faltando itenns? è um absurdooo gente. Vamos lutar pelos nossos direitos. !!
    Se fosse OAB, já estavam todos lutandooo !!!

    ResponderExcluir
  25. A UNIÃO FAZ A FORÇA!!!

    Meu nome e Juliana Andrade Pimenta, vamos nos unir nobres colegas.
    Meu email e: juliana.app@hotmail.com
    Meu whatsapp: (33) 99137-5902

    Segue sugestão de reportagem:

    Muitos participantes não concordaram com o gabarito oficial divulgado recentemente pelo FBC de contabilidade referente ao exame de suficiência 2016.1, as questões 05, 26 2 48 possuem erros grosseiros e mereciam ser revistas e discutidas. Uma coisa que não concordo é o fato deles não responderem aos recursos, todos os participantes mereciam uma explicação, na consulta ao recurso não há resposta da erro e nossos recursos enviados não aparece para consulta, toda prova acontece a mesma coisa, estamos indignados precisamos de ajuda para que essa prova seja bem elaborada em respeito a classe contábil, milhares estão desempregados esperando aprovação nesse exame, muitos precisam da anulação das questões que possuem erros claros 05, 26 e 48, tem um site que está ajudando http://www.contadoraqualquercusto.com.br/, em 2014 o site nos ajudou e conseguimos anular mais 03 questões com erros claros, mesmo após o gabarito Oficial ter sido publicado no diário oficial, o FBC teve que emitir um novo gabarito, esse ano a história se repete.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Publiquei em tudo quanto e lugar, vamos pessoal não desanimem vamos conseguir, precisamos ter união e muita FÉ.

      Att, Juliana Pimenta

      Excluir
    2. eu tbm publiquei em vários lugares já!!!

      temos que conseguir!

      Excluir
    3. Otimo, tambem coloquei no face uma publicação e meus amigos estão me ajudando a divulgar, entra no meu perfil e ajuda a publicar: https://www.facebook.com/juliana.pimenta.9231

      Excluir
    4. São muitas pessoas indignadas que pedem as anulações dessas questões! Juntos vamos conseguir! 5, 26 e 48, que sejam anuladas, para que a justiça seja feita! Também publiquei e continuo enviando e-mails!Pessoal de 2014, se tiver mais alguma coisa a ser feita, nos ajude, por favor!

      Excluir
  26. Temos sim que nos juntarmos... uma coisa seria não passar por erros ou falta de estudo de nossa parte, mas ser prejudicados por erros e questões mal elaboradas é um absurdo, fora que seria mais correto da parte deles anularem pelo menos a 35 e 48 que são as de erros mais gritantes... Não só não fizeram isso, como deixaram uma questão (48) como correta sendo que está claramente errada... Já assinei o abaixo assinado e mandei diversos e-mails... VAMOS NOS UNIR !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos!!! União da classe contábil, por um motivo justo!!! Entrem no site e enviem e-mail ao presidente do Ibracon.
      http://www.ibracon.com.br/ibracon/Portugues/cadInteracaoPresidente.php?msg=ok

      Excluir
  27. Pelas anulações das questões 5, 26, 41 e 48 enviem e-mails para: elys.tevania@cfc.org.br , presidencia@cfc.org.br, fbc@fbc.org.br, Cfc@cfc.org.com; Fbc@cfc.org.com;

    Acabei de enviar!!! Vamos juntos pelos nossos direitos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguém enviou manifestação para ouvidoria e obteve resposta? Enviei, mas não obtive resposta...
      http://portalcfc.org.br/coordenadorias/administrativa/ouvidoria/

      Excluir
  28. Pessoal vamos precisamos de mais pessoas, divulguem.

    ResponderExcluir
  29. Pelas quais questão é a luta pelos direitos

    ResponderExcluir
  30. Estou indignado e aborrecido com a FBC por não avaliar corretamente os recursos das questões 26, 41 e 48 e não anular.
    Acertei 24 questões, e com tantas evidências de erros grosseiros de português e formulação, questões com ítem fora da Norma e a FBC simplesmente Indeferem os Recursos com um texto CTRL C CTRL V para todos.
    Porque dias atrás no próprio site da FBC aparecia a Questão 26 em vermelho, após isso o Site ficou fora do ar por vários dias, sabendo que todos mandaram recurso para esta questão, e que todos tinha certeza que seria anulada.
    Gostaria que vcs me mandassem o porque as questões 26, 41 e 48 não foram anuladas, que me posicionasse via email.
    Pois ficar por um ponto, entrar com vários recursos evidente e claro e não ter um resultado positivo é muito duro.
    Tenho 38 anos, pai de 4 filhos, uma vida muito sofrida, dependo da contabilidade para sobreviver e criar meus filhos, sou Técnico em Contabilidade, Bacharel em Ciências Contábeis e estava muito confiante nos recursos que foram apresentados e posterior indeferidos pela banca.

    POR FAVOR FBC-CFC ANALISE NOVAMENTE O GABARITO, NÃO É VERGONHA CORRIGIR O QUE ESTÁ ERRADO E ANULE AS QUESTÕES 26, 41 E 48, PARA O BEM DA CLASSE CONTÁBIL.

    ResponderExcluir
  31. Futuros contadores, liguei no CFC (61) 3314-9600 e me disseram que receberam muitas reclamações da ouvidora e que estarão analisando entre hoje (23/05) e amanhã (24/05) os e-mails. É um absurdo não anularem as questões 5,26, 41 e 48, se nós não podemos errar, as questões do exame não podem ter erros! Vamos continuar ligando, mandando e-mails e manifestações para a ouvidoria! Juntos podemos mais!!! Vamos lutar por nossos direitos! http://portalcfc.org.br/coordenadorias/administrativa/ouvidoria/

    http://www.ibracon.com.br/ibracon/Portugues/cadInteracaoPresidente.php?msg=ok

    elys.tevania@cfc.org.br , presidencia@cfc.org.br, fbc@fbc.org.br, Cfc@cfc.org.com; Fbc@cfc.org.com;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Finalmente uma boa notícia.

      Isso aí pessoal vamos manter a movimentação, juntos somos fortes.

      Excluir
  32. Também enviei diversos e-mails e não obtive nenhuma posição em relação aos questionamentos... Espero sinceramente que o CFC veja que estamos corretos e anulem as questões, vou ligar tambem amanhã na ouvidoria... #Vamosnosunir

    ResponderExcluir
  33. galera ja encaminhei meu registro crc, se anularem o gabarito e sair outro oque acontece? alguem sabe me dizer oque pode acontecer ? vai prejudicar quem passou e ja encaminhou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se preocupe, no máximo vão anular as questões erradas e quem já passou como vc não vai ser prejudicado em nada.

      Excluir
    2. Isso, quando as questões são anuladas todos acertam a questão.

      Excluir
  34. Pessoal!
    Segue o e-mail da Presidência do CFC E-mail: deap@cfc.org.br


    ResponderExcluir
  35. Bom dia galera !!!
    Alguma novidade, em relação as questões a serem anuladas.
    Vamos nos unir. Fiz sugestão de Reportagem no G1 .
    Façam vcs tmb. !!!!

    ResponderExcluir
  36. Bom dia, galera, liguei no CFC eles anularam mais uma questão, sairá o resultado oficial amanhã, só não me posicionaram qual foi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. So uma??? No minimo tem que ser duas a 26 e 48, eles falaram somente uma mesmo???

      Excluir
    2. Bom dia! Tem certeza?

      São duas erradas

      Excluir
    3. Uma só??? Eles tem que anular pelo menos a 26 e a 48!!

      Excluir
    4. E a hora de nos unir, vamos lutar, mandar email, ligar e insiatir, no minimo 26 e 48, vamos pessoas vamos la tem aue ser hoje, vamos insiatir antes que cancelem somente uma novamente... mandem email e liguem...

      Excluir
    5. Lindomarbda Silva, bom dia!!! Qual foi o numero que voce ligo?

      Excluir
    6. Pessoal, a 26, 41 e 48 possuem erros, não somente 1 questão é errada...Temos reclamar!

      Excluir
    7. Vamos nos unir com as questões 05, 26, 41 e 48!

      Excluir
    8. Ótima notícia Lindomar, vamos continuar a pressão, pois está dando resultado!!!

      Excluir
  37. Bom dia, como faço essa solicitação no G1?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, entre nesse link, faça um cadastro.
      É uma sugestão de reportagem , escolha qual programa
      https://falecomog1.globo.com/

      Excluir
  38. Bom dia!!! Vamos nos unir, estou confiante que conseguiremos anular no minimo as questoes 26 e 48, vamos ligar e continuar mandando email, nao podemos deixar passar em branco. A uniao faz a forca...

    ResponderExcluir
  39. Vamos tem que ser hoje, vamos ligar, mandar email e insistir, tem que cancelar no minimo 26 e 48.

    ResponderExcluir
  40. precisam dar uma posição hoje!
    Ninguém falou nada além daquele email Ctrl+c/Ctrl+v da FBC..
    VAMOS NOS UNIR!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk só tivemos essa resposta. Queremos uma resposta plausível! Continuem enviando e-mails e telefonando!

      Excluir
    2. Prezado (a),



      Gostaríamos de informar que os recursos foram analisados individualmente e respondidos conforme descrito no item 10. DOS RECURSOS do edital 01/2016, podendo ser verificada a resposta no sistema de acompanhamento de inscrição do exame de suficiência.

      Ressaltamos ainda que, de acordo com os itens abaixo do edital 01/2016, nenhuma outra forma de solicitação de recurso será admitida/aceita pela FBC.

      • 10.3. Não serão aceitos, em hipótese alguma, recursos protocolados em Delegacias Regionais, CRCs, CFC, FBC ou qualquer outro meio que não seja o disposto nos itens 10.1 e 10.2.

      • 10.4. O candidato somente poderá interpor recurso por meio do sistema de interposição de recursos.

      • 10.13 Em hipótese alguma, serão aceitos pedidos de revisão de recursos ou recurso contra o gabarito definitivo oficial.

      Informamos que, não serão realizadas alterações no Gabarito Oficial divulgado no dia 16/05/2016.



      Atenciosamente,



      FUNDAÇÃO BRASILEIRA DE CONTABILIDADE

      Dep. de Exame de Suficiência

      www.fbc.org.br | suficiencia@fbc.org.br | +55 (61) 3246-7122


      A única resposta que recebi de todos os e-mails enviados.
      O que fazer para anular as questões com falhas? Alguém teve resposta?

      Excluir
  41. Vamos tem que ser agora cedo, quanto antes iniciarmos melhor...

    ResponderExcluir
  42. Eu liguei la agora não me deram informações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que essa informação de anulação de somente uma questão não procede, pois no minimo tem que anular a 26 e 48, se anularem somente uma a falta de respeito e consideração vai continuar.

      Excluir
  43. Bom dia, prezados senhores:


    Gostaríamos de questionar e reivindicar nossos direitos, pois os candidatos com o apoio de professores, estão indignados com a não anulação das questões 26, 41 e 48 . Gostaríamos de saber o que aconteceu em 2014.1 e 2014.2? Porque foram anuladas as questões que recorreram e divulgados novos gabaritos e aprovados após o prazo. O mesmo ocorre agora em 2016.1 e a resposta que temos é apenas o que consta no edital. Precisam rever essas questões, pois são muitos candidatos prejudicados com as mesmas! Queremos anulações das questões: 26, 41 e 48, assim como foi em 2014.1 e 2014.2!
    Aguardamos uma resposta plausível e as anulações das questões, por conterem provas concretas com erros. O edital é claro:
    5.2. A prova versa sobre os conteúdos programáticos constantes deste Edital, conforme descrito acima.
    5.3. O detalhamento do conteúdo programático da prova constará no anexo deste Edital.
    5.4. Somente serão exigidas as legislações, normas e resoluções editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade, em vigência de até 90 (noventa) dias antes da aplicação da prova.
    5.5. A utilização de palavras ou frases similares às adotadas pelas Normas Brasileiras de Contabilidade ou de outras fontes constantes do conteúdo programático não será motivo para impugnação por parte dos examinandos.
    As questões 26, 41 e 48 possuem recursos cabíveis de anulações.
    Na questão 26 faltou a opção IV, mesmo ela estando errada, foi analisada e perdemos tempo que poderiam ser utilizados em outras questões. Na questão 41, MAIOR PARTE não é PARCIALMENTE, portanto, essas palavras não são similares e a questão tem que ser anulada por não estar de acordo com o edital. A questão 48 omitiu a palavra “QUANTIDADES”.
    Analisem os recursos feitos e verifiquem! Queremos respostas plusíveis por e-mail.
    Por não estarem de acordo com o edital, pedimos anulações das questões 26, 41 e 48.
    Atenciosamente,

    ResponderExcluir
  44. Resposta da Ouvidoria

    Em atenção aos questionamentos encaminhados por Vossa Senhoria, informamos que todos os atos relacionados às questões do Exame de Suficiência deveriam ser abordados durante o prazo de recurso, conforme previsto no edital.

    Importante ressaltar que a empresa responsável para elaboração, aplicação e correção das provas do Exame de Suficiência é a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), devendo as manifestações serem direcionadas ao email suficiencia@fbc.org.br.

    Qualquer dúvida, encontramo-nos à disposição,

    Atenciosamente,

    Ouvidoria do CFC

    ResponderExcluir
  45. liguei no CFC (61) 3314-9600 Setor de Registro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O rapaz que me atendeu, do setor de registro falou que eles tinham analisado, que não poderia nem me falar más que iria sair amanhã um novo gabarito com mais uma questão anulada, é sério pessoal, não estou brincando, estou na mesma situação que vcs precisando de pontos.

      Excluir
    2. Mas...somente uma questão não vai resolver nossa indignação! Tem que anular todas as que estamos reclamando, pois estão erradas! Continuem enviando e-mails e mostrando os erros de cada questão. Depois de tudo, não podemos aceitar apenas mais uma anulação, os erros são comprovados, eles existem e prejudicou muita gente.

      Excluir
  46. Acabei de solicitar no G1 como sugestão de reportagem e já enviei vários e-mails. Vamos unir forças!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz o mesmo ontem e continuo hoje mandando inúmeros e-mail. Vamos conseguir as anulações tenho FÉ.

      Excluir
  47. Também solicitei ao G1, vamos fazer uma reportagem colocar nos meios de comunicaçao.

    ResponderExcluir
  48. liguei pro cfc e fui informado que devemos entrar em contato com a própria fbc no número 61 3246-7120.
    Falei com a aline e ela disse que já recebeu inúmeras reclamações e a fbc está analisando entre hoje e amanhã.
    liguei pra fbc e fui informado que eles estão passando as reclamações para análises.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos mandar e-mails copiando todos eles pedindo a reanalise das questões. elys.tevania@cfc.org.br , presidencia@cfc.org.br, fbc@fbc.org.br, Cfc@cfc.org.com; Fbc@cfc.org.com

      Excluir
  49. gente, vamos continuar ligando, mandando e-mail, fazendo pressão!

    eu liguei pra lá, e a aline disse que tem grandes chances de publicarem um novo gabarito por causa das reclamações que estão recebendo (são muitas) alguem mais ligou?

    ResponderExcluir
  50. Pessoal, além de ligar vamos continuar na mobilização dos e-mails, especialmente para o presidente e pra diretoria do CFC.

    Acabei de mandar e-mail para todos esses abaixo:
    elys.tevania@cfc.org.br , presidencia@cfc.org.br, diretoria@cfc.org.br, fbc@fbc.org.br, Cfc@cfc.org.com; Fbc@cfc.org.com;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mandei e-mail para todos novamente... Não me canso, estou ansiosa, determinada e confiante.

      Excluir
  51. Bom dia! Acabei de ligar para FBC tele falou 61 3246-7120 falei com Railane e ela informou que até o momento não irão cancelar nenhuma questão!
    O Gabarito permanecerá como está!
    Ligue também! E envie emails

    ResponderExcluir
  52. Vamos continuar, o dia vai ser difícil para eles, terão que assumir o erro e anular as questões passiveis de erro da FBC, continuem companheiros.

    ResponderExcluir
  53. Estou animada, vamos conseguir anulações, não podem anular somente uma.

    ResponderExcluir
  54. Não vamos ser omissos, independente de estar aprovado ou não!

    ResponderExcluir
  55. Tem que ser anuladas as 05,26,43 sim estas possuem erro, que entramos com recursos. Vamos ligar.

    ResponderExcluir
  56. Boa Tarde!Eles falam que não irá mudar,porque querem desanimar!
    Estou otimista que as questões 26 e 48 serão anuladas!
    Email da Presidência do CFC: deap@cfc.org.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, eles falam isso para nos desanimar, estou confiante que a 26 e 48 sera cancelada, vamos continuar tentando não podemos perder o foco e a fé.

      Excluir
  57. Eles anularão, só estão querendo desanimar para que todos fiquem em silêncio.

    ResponderExcluir
  58. Quando vai ter a resoluções da Prova crc 2016.1 ?

    ResponderExcluir
  59. Pessoal, enviei muitos e-mails ontem e hoje e nenhuma resposta!!! Alguém teve respostas? Continuem enviando e ligando...Essas questões precisam ser anuladas...
    Vamos no unir para anular questões que possuem erros: 5, 26,41 e 48. Em 2014 eles conseguiram, temos que conseguir também! Publiquem as respostas aqui!

    ResponderExcluir
  60. já liguei pro cfc e para a fbc tbm! além disso mandei vários emails!
    eles precisam dar uma posição!
    quando eu liguei pro cfc, eles disseram que estão recebendo inúmeras reclamações, principalmente da questão 48 e tem possibilidade sim de ter um novo gabarito, mas que depende da fbc e me deu o numero.
    qdo eu ligo para a fbc eles não dão mts informações, como se fosse ficar esse gabarito mesmo, acho que deve ser para que a gente desanime.
    nao vamos desanimar, nós estamos certos!!

    ResponderExcluir
  61. Não podemos desanimar !!! Também mandei diversos e-mails e ainda não tive nenhuma resposta... Mas todo dia envio novamente... Temos que fazer com que pelo menos verifiquem novamente e nos dêem uma posição positiva quanto a anulação das questões erradas... #Vamosnosunir

    ResponderExcluir
  62. Enviem também e-mails para: fbc@cfc.org.br janaina.carvalho@cfc.org.br elys.tevania@cfc.org.br enviei, esses e-mails foram lidos! Ainda não tive respostas. Precisamos anular as questões 5, 26, 41 e 48. URGENTE!

    ResponderExcluir
  63. Olá, pessoal, acabei de ligar la no FBC, me informaram que o gabarito ficaria do jeito que está e não mudaria até uma segunda ordem. Mas não satisfeita liguei no CFC, e me informaram que amanhã sairá um novo gabarito com apenas uma anulação! Vamos continuar mandando e-mails. Uma só é pouco, o erro foi notório em 2 questões, sendo a 26 e 48.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. informaram qual irão anular?

      Excluir
    2. serio???
      eu liguei no cfc eu perguntei e me falaram que não tinham certeza de nada ainda. o que a pessoa disse?

      Excluir
    3. Disse que amanhã vai sair outro gabarito, mas apenas uma será anulada, não sei se essa informação é verdadeira, me falaram por telefone. Vamos aguardar, mas acho muito pouco apenas uma questão.

      Excluir
    4. cara, eu liguei de novo e falaram assim "amanhã..." e não continuaram, mudaram de assunto. Acho que o rapaz ia falar exatamente isso q vc falou, mas alguem o impediu ou ele musou de ideia.. estranho ne?!

      Excluir
    5. Amanhã vai sair pode ter certeza.

      Excluir
    6. tbm to achando que amanhã vai sair, só que o cfc não pode divulgar ainda

      Excluir
  64. me informaram este e-mail para registrar reclamações.

    suficiencia@fbc.org.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encaminhei diversos e-mails e tive retorno apenas nesse com uma mensagem Ctrl+C Ctrl+V de que o tempo de recurso já tinha se esgotado e que conforme o edital não poderia recorrer após o gabarito oficial ter sido publicado.... Claro que não só não aceitei a resposta, como continuo enviando e-mails para divesos e-mails. Não vou desistir, sabendo que o erro é deles e não meu !!!

      Excluir
    2. Isso mesmo, temos que continuar enviando e-mails, conforme foi feita a petição pública. Não podemos aceitar que anulem apenas uma questão, tem que anular as que contém falhas, não podemos aceitar isso, pois se não reconhecerem os erros deles, vão continuar prejudicando muitos candidatos, que estudam e não podem perder tempo, precisam trabalhar na área. Não podemos ser prejudicados por falhas nas questões.Eles precisam voltar atrás e anular as questões 5, 26, 41 e 48. É o mínimo que podem fazer para que nós, os futuros contadores não fiquemos prejudicados!

      Excluir
  65. Gente acho que apenas email e telefonar não é suficiente, acho que teriamos que conseguir algum meio através de conhecimento ( de quem tiver) de ir para rádio, jornais e reportagem em televisão.

    ResponderExcluir
  66. Acho que policos com conhecimento poderiam a jurar!

    ResponderExcluir
  67. Pessoal, mesmo se eles tiverem a coragem de cancelar apenas a 48, vamos continuar insistindo e reclamando, dependendo vamos procurar as autoridades publicas, televisão, órgão superiores a eles e deixar claro oque a FBC anda fazendo com os examinados, Não podemos aceitar apenas anulação de uma questão, no minimo duas. 26 e 48. NÃO IREMOS DESISTIR

    ResponderExcluir
  68. NÃO PODEMOS MAIS NOS CALAR. CHEGA CHEGA CHEGA, TEMOS QUE POR UM FIM NISSO, FALTA DE RESPEITO SO TAO OBSERVANDO O DINHEIRO.

    ResponderExcluir
  69. Mandei o email baixo, espero que tenham ciencia, copie e colem tambem igual eles e enviem a todos que poderem.

    Segue email abaixo:

    Boa tarde!!!

    Mandei e-mail e sempre to recebendo uma mensagem mecânica automática, eu não estou entrando com recurso novamente, ja sei ja passo o prazo, eu enviei dentro do prazo e não tive retorno, algumas mensagem de erro apenas, nos não iremos mais nos calar, vamos procurar autoridades politica, governamentais, radio, televisao, mídia, tudo que for preciso para provar que a mais questões a serem anuladas alem da 35, 48, 26, tem mais com erros grosseiros e claros.
    Espero que a FBC e CFC reveja os erros cometidos e nos de um retorno digno de respeito.
    Isso e inconstitucional.

    ResponderExcluir
  70. VAMOS GALERA COPIEM E COLEM O EMAIL ACIMA, ENVIEM TODOS JUNTOS TEM QUE SER HOJE, VAMOS LA QUANTOS MAIS ELES RECEBEREM VERAO QUE NAO ESTAMOS BRINCANDO MAIS, QUE NAO IREMOS MAIS NOS CALAR, CHEGA CFC, CHEGAAAAAA FBC CHEGA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ISSO MESMO!! Estou enviando agora mesmo.

      Excluir
  71. Oi Mandeii,
    Mandem galaera,...Vamos nos unir
    E procurar meios para estarmos nos defendendo dessa banca.
    UNIDOSSSSSSSS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em 2014.1 2014.2 foi feito o "item 10.13" Porque agora não pode.

      Excluir
    2. OLHEM O QUE ME MANDARAM:

      Prezado (a),

      Gostaríamos de informar que os recursos foram analisados individualmente e respondidos conforme descrito no item 10. DOS RECURSOS do edital 01/2016, podendo ser verificada a resposta no sistema de acompanhamento de inscrição do exame de suficiência.
      Ressaltamos ainda que, de acordo com os itens abaixo do edital 01/2016, nenhuma outra forma de solicitação de recurso será admitida/aceita pela FBC.
      • 10.3. Não serão aceitos, em hipótese alguma, recursos protocolados em Delegacias Regionais, CRCs, CFC, FBC ou qualquer outro meio que não seja o disposto nos itens 10.1 e 10.2.
      • 10.4. O candidato somente poderá interpor recurso por meio do sistema de interposição de recursos.
      • 10.13 Em hipótese alguma, serão aceitos pedidos de revisão de recursos ou recurso contra o gabarito definitivo oficial.
      Informamos que, não serão realizadas alterações no Gabarito Oficial divulgado no dia 16/05/2016.

      Atenciosamente,

      FUNDAÇÃO BRASILEIRA DE CONTABILIDADE
      Dep. de Exame de Suficiência
      www.fbc.org.br | suficiencia@fbc.org.br | +55 (61) 3246-7122

      Excluir
  72. Já mandei meu o e-mail estamos juntos...

    ResponderExcluir
  73. Boa tarde!!!

    Mandei e-mail e sempre estou recebendo uma mensagem mecânica automática, eu não estou entrando com recurso novamente, já sei, já passou o prazo, eu enviei dentro do prazo e não tive retorno, algumas mensagens de erro apenas, nós não iremos mais nos calar, vamos procurar autoridades politica, governamentais, rádio, televisão, mídia, tudo que for preciso para provar que a mais questões a serem anuladas além da 35, as questões 5, 26, 41, 48, tem mais com erros grosseiros e claros.
    Espero que a FBC e CFC revejam os erros cometidos e nos dê um retorno digno de respeito.
    Isso é inconstitucional.

    Atenciosamente,


    Vamos todos mandar esse e-mail!!! Pelos nossos direitos! Pelas anulações das questões!!!

    ResponderExcluir
  74. Mandaram p mim tmb, mas não vamos desistir
    Vamos procurar superiores, tv, portal , politicos , o q for mas não vamos nos calar
    chegaaaaa

    ResponderExcluir
  75. Este e-mail deles automático eu tbm recebi exatamente a mesma coisa, vamos continuar não vamos parar!

    ResponderExcluir
  76. Vamos tentar ligar para os veículos de comunicação!
    Talvez os e-mails seja lentos de serem analisados, nós precisamos ser ouvidos !

    ResponderExcluir
  77. Façam o cadastro e enviem a noticia no link a baixo!

    http://www1.folha.uol.com.br/paineldoleitor/envie_sua_noticia.shtml

    ResponderExcluir
  78. Aqui não estamos lutando somente em função do registro, estamos lutando contra uma Organização que vem errando a anos,estamos lutando por novos profissionais vai fazer este exame e logo de cara com estas notícias perdem a credibilidade neste exame!
    Se nos estamos se submetendo a buscar este registro é pq levamos a sério nossa procissão e sabemos da importância dele.
    Não vamos admitir avalições errôneos !

    ResponderExcluir
  79. Vamos lutar até a FBC admitir o erro! não vamos ser prejudicados, não encontramos dinheiro no lixo, disponibilizamos recursos diante de um cenário econômico caótico, foram 4 anos de busca constante e não vai ser agora que vamos desanimar, acreditamos na profissão que escolhemos.

    ResponderExcluir
  80. Queremos exercer a profissão o quanto antes, e não vamos nos calar até que a FBC assuma seu erro, anulando as questões incorretas, é o mínimo que eles devem fazer agora, é um desrespeito com a classe contábil, passa anos e anos e a história é a mesma, mas o brasileiro aprendeu a não baixar a cabeça, e ir à luta em busca de seus direitos.

    ResponderExcluir
  81. pessoal reclamei no site da folha , vamos reclamar

    ResponderExcluir
  82. Pessoal vamos a luta, nao desanimem temos essa noite para lotar a caixa de email deles, para amanha cedo eles terem ciencia que sera so o comeco se nao anularem as questoes com erros grosseiros.

    ResponderExcluir
  83. nossa ja mandei uns 15 emails para eles...vamos continuar..

    ResponderExcluir
  84. Nao estou medindo esforcos, nem que tenha que ficar a noite toda, nao vou desistir dessa vez, nao posso...

    Att, Juliana Pimenta

    ResponderExcluir
  85. Enviado, vamos prosseguir e resistir até conseguir.

    ResponderExcluir
  86. Bom dia, vamos continuar solicitando a anulação de pelo menos a 26 e 48 que é claro os erros, não tem o porque eles não anular.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão 05 também e passível. Foi a primeira que o professor Antonio Quirino colocou no gabarito preliminar com *. Ela é confusa, prejudicou os candidatos.

      Excluir
    2. Concordo plenamente! A questão 05 também tem que ser anulada!!!!

      Excluir
  87. Bom dia!!! Concordo com voce Lindomar, nao iremos desistir mesmo que anulem apenas uma a mais, nao iremos mais nos calar, O Gigante acordo, vamos pessoal vamos ligar hoje o dia todo e continuar mandando email.

    ResponderExcluir
  88. Bom dia !!!
    Tmb mandei varios e-mails , alguem conseguiu ligar e ter alguma novidades
    Nao iremos desistir

    ResponderExcluir
  89. Gemte, bom dia. Acabei de ligar no Conselho Federal de Contabilidade , e me informaram que esta saindo hj um novo gabarito de anulação de uma questao.
    (61) 3314-9600

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas vamos continuar a mandar e-mails e telefonar, para que não pensem que relaxamos apenas com a informação. Queremos ver realmente o gabarito novo !!!

      Excluir
    2. E aí, futuros contadores!Vamos continuar lutando pelas questões com erros? Enviei e-mails das questões: 5, 26, 41 e 48. Não estou enviando e-mails, apenas para ser aprovado, o motivo é que todas essas questões possuem erros e não somente uma, por esse motivo, devemos continuar!

      Excluir
  90. Entrei em contato com o CFC, e a Aline me informou que hoje saíra o resultado, porem disseque não poderia me passar nenhuma informação sobre quantas questoes serão anuladas Então pessoal não vamos parar, vamos enviar e-mail, vamos pedindo para que anulem as questões 05, 26, 41 e 48!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos sim a questão 5 também tem que ser anulada...

      Excluir
  91. ai gente será que vao anular só uma????? nossa precisaria de duas questoes anuladas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E só ter fé e insistir que vamos conseguir! Você já enviou e-mail, telefonou? Porque só assim eles vão ver o quanto estão errados! E se Deus quiser vamos conseguir a anulação das questões 05, 26, 41 e 48!

      Excluir
  92. liguei, assinei petição, mandei mais de 30 emails já...

    ResponderExcluir
  93. Olhem o acompanhamento de inscrição, por que já foi computado a questão anulada, porém não foi divulgado o gabarito.

    ResponderExcluir
  94. PESSOAL ANULARAM SO A 26 VAMOS LUTAR A 48 TEM QUE SER ANULADA ISSO E UMA FALTA DE RESPEITO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos essa e a hora todos ligarem para que seja anulada a questao 48

      Excluir
    2. Vamos essa e a hora todos ligarem para que seja anulada a questao 48

      Excluir
    3. Vamos essa e a hora todos ligarem para que seja anulada a questao 48, nao percam a fe e a esperanca

      Excluir
  95. Bom dia pessoal anularam a 26 e 35 da para ver na área de acompanhamento de inscrição , acredito que foi agora !!

    ResponderExcluir
  96. ainda tem possibilidade de anular mais questões???

    ResponderExcluir
  97. É incrível isso, cancelaram só a 26....

    ResponderExcluir
  98. As questões 05 e 41 também tem erros, também devem ser anuladas.

    ResponderExcluir
  99. Temos que mandar mais e-mails sobre as questões eles sabem que estão errados...Questões com erros 5, 43, 48...

    ResponderExcluir
  100. Questão 48 pelo amor de Deus!!

    ResponderExcluir
  101. Temos que mandar mais e-mails sobre as questões eles sabem que estão errados...Questões com erros 5, 43, 48...

    ResponderExcluir
  102. Gente, vamos continuar enviando e-mails pedindo pelas questões 5, 41 e 48. A 26 foi anulada!!! Precisamos anular as que estão com falhas!!! Continuem mandando e-mails por essas questões, estamos no caminho certo!
    A questão 5 ficou ambígua, faltou uma vírgula, a 41 não está de acordo com o Edital, pois MAIOR PARTE não significa PARCIALMENTE e a 48 faltou a palavra "quantidades". Vamos continuar lutando!!! E agradecendo pela 26 que foi anulada!!!

    ResponderExcluir
  103. CREIO QUE DESSAS A ÚNICA QUE TEM MAIS CHANCE É A 48. MAIS NÃO CUSTA NADA TENTAR VAMOS EM FRENTE.

    ResponderExcluir
  104. Gente, se anularam a 26 então a 48 TAMBÉM TEM QUE SER ANULADA.

    ResponderExcluir
  105. Até este site concorda que a questão com mais chances de ser cancelada é a 48. Não é possível que eles da FBC não enxergam isso.

    ResponderExcluir
  106. nossa to por uma... affffff que raiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também!!! Falta apenas uma!!! Vamos continuar mandando e-mails pelas questões 5 e 41!!!

      Excluir
  107. Concordo!!! Vamos continuar lutando pelas questões que possuem erros!!! Começamos a ser ouvidos!!! Mandem e-mails pela anulação das questões 5, 41 e 48.

    ResponderExcluir
  108. A FBC acabou de publicar a lista complementar dos aprovados. Acho que eles reavaliaram da forma deles todas as questões que nós contestamos nos e-mails, mas por algum motivo não anularam as que também estavam incorretas.

    Honestamente pessoal, pra mim chega, acho que não vão anular outras questões.

    ResponderExcluir
  109. Muito feliz fui aprovada com apenas a anulação da questa 26.
    Mas estou junta com os demais que precisam das outras anulações.
    Nao desistam !!!! Vou continuar enviando e- mails para a FBC e CFC

    ResponderExcluir
  110. BOM DIA PESSOAL PRECISO DE AJUDA ACERTE A QUESTÃO DE N 14 E CONSTA COMO EM BRANCA O QUE DEVO FAZER.


    ResponderExcluir