segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

RESOLUÇÃO QUESTÃO 10 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.2


RESOLUÇÃO

NBC TG 09 - DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO - DVA, 

Esta demonstração representa a riqueza criada pela empresa, de forma geral medida pela diferença entre o valor das vendas e os insumos adquiridos de terceiros. Inclui também o valor adicionado recebido em transferência, ou seja, produzidos por terceiros e transferidos à entidade. E também demonstra de que forma essa riqueza foi distribuída, e ela tem que ser demonstrada da seguinte maneira: Pessoal e Encargos (salários); Impostos, taxas e contribuições (governo); Juros e aluguéis (remuneração de capital de terceiros); Juros sobre Capital Próprio (Dividendos pagos); Lucros ou prejuízos retidos.

Definições:

Receita de venda de mercadorias, produtos e serviços representa os valores reconhecidos na contabilidade a esse título pelo regime de competência e incluídos na demonstração do resultado do período. As receitas vão brutas sem retirar os tributos incidentes. Deve ser retirado apenas as devoluções e descontos.
Insumo adquirido de terceiros representa os valores relativos às aquisições de matérias-primas, mercadorias, materiais, energia, serviços, etc. que tenham sido transformados em despesas do período. Enquanto permanecerem nos estoques, não compõem a formação da riqueza criada e distribuída. O CMV deve ir para DVA também bruto ou seja, sem abater os impostos recuperáveis.

Demonstração do Valor Adicionado
Cia. Empresária
em R$ mil
 20XX
DESCRIÇÃO
1-RECEITAS
       110.000,00
1.1) Vendas de mercadoria, produtos e serviços
110.000,00
1.2) Provisão p/devedores duvidosos – Reversão/(Constituição)
1.3) Não operacionais
2-INSUMOS ADQUIRIDOS DE TERCEIROS (inclui ICMS e IPI)
    70.000,00
2.1) Matérias-Primas consumidas
2.2) Custos das mercadorias e serviços vendidos
       70.000,00
2.3) Materiais, energia, serviços de terceiros e outros
           
2.4) Perda/Recuperação de valores ativos
3 – VALOR ADICIONADO BRUTO (1-2)
       40.000,00

RESPOSTA LETRA B


Nenhum comentário:

Postar um comentário