sábado, 26 de dezembro de 2015

RESOLUÇÃO QUESTÃO 04 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.2


RESOLUÇÃO

De acordo com a NBC TG 26 - Apresentação das Demonstrações Contábeis

116.  As notas explicativas que proporcionam informação acerca da base para a elaboração das demonstrações contábeis e as políticas contábeis específicas podem ser apresentadas como seção separada das demonstrações contábeis.

Divulgação de políticas contábeis 
         
117.   A entidade deve divulgar no resumo de políticas contábeis significativas:

(a)    a base (ou bases) de mensuração utilizada(s) na elaboração das demonstrações contábeis; e


(b) outras políticas contábeis utilizadas que sejam relevantes para a compreensão das demonstrações contábeis.


Segundo a Norma, a empresa então tem que divulgar as bases que utilizaram para mensurar os itens das demonstrações contábeis e outras que sejam relevantes para compreendê-las.

Na letra B diz:

"Os estoques foram mensurados pelo custo de aquisição ou pelo valor realizável líquido, o que for menor. Para efeito de determinação do custo, a empresa adotou a média ponderada. Periodicamente, é avaliada a existência de perdas na realização dos estoques por quebras, danos, prazo de validade ou outros fatores".

De acordo com a NBC TG 16 - Estoques nos Itens 09 e 25, a mensuração de estoques devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor. O critério de valoração de estoque podem ser o PEPS (Primeiro que Entrar, Primeiro a Sair) ou o Custo Médio Ponderado.

Então a empresa divulgou as bases e ainda informou que periodicamente avalia o estoque afim de verificar perdas, para registrar no resultado como manda o item 34 da NBC TG 16.

Os outros itens trazem informações relevantes sobre os procedimentos da empresa, porém não para compreensão das demonstrações.

RESPOSTA LETRA B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário