segunda-feira, 16 de setembro de 2013

EMPRESA CONTÁBIL, DICAS PARA FIDELIZAR O BOM CLIENTE!

Este artigo contem dicas que muitas vezes passam despercebidas na rotina dos escritórios contábeis, mas que são essenciais na relação com os bons clientes que necessitamos manter na nossa carteira.

Uma empresa para ser bem reconhecida pelo cliente precisa ter ações que justifiquem esse fato, claro que em primeiro lugar fica a qualidade dos Serviços prestados.

Para  uma empresa contábil não é diferente, mas além disso se faz necessário que a empresa consiga mostrar-se, expor-se como sendo essencial para o crescimento empresarial.

Infelizmente é da cultura de muitos profissionais a postura de ficar somente no escritório e trabalhar de forma operacional (centralizadora), o que prejudica muito sua capacidade como gestor.

Treinar a equipe, delegar atividades assim como terceirizar Serviços libera o empresário contabil para atuar mais como gestor.

Como fidelizar o bom cliente?

Fazendo de início o mais fácil, que é realizar ações simples que são deixadas de lado, mas que fazem muita diferença, observe:

Faça mais pelo seu cliente: contabilidade, folha e fiscal é o que foi contratado, é o básico que um escritório oferece. Forneça um pouco mais ao seu cliente, relatórios financeiros e visitas frequentes geram bom resultado.

Use apresentações: uma reclamação comum dos clientes é não entender os relatórios contábeis. Use o PowerPoint, faça relatórios com gráficos, use planilhas, facilite a interpretação dos números.

Mantenha contato pessoal: este é outro fato e gera muitas reclamações, a ausência do Contador. Marque visitas, ligue para seu cliente, mesmo não sendo época de recolher documentação ou receber honorários, marque uma reunião com ele, antecipe-se, mostre interesse.

Mantenha atitude positiva: mesmo sofrendo as pressões diárias que a profissão exige, não leve isso ao seu cliente, criando um clima de lamentações, lembre-se que você é a figura mais próxima na gestão da empresa dele, e isso requer profissionalismo, a figura do Contador amigo, demonstra despreparo.

Cuide do Ambiente: cuide para que o ambiente da sua empresa seja o melhor possível, boa iluminação, limpo, arejado, sem fios e papéis por todos os lados.

Atenção ao Atendimento: cuide para que seu cliente seja sempre bem atendido pelos seus colaboradores. seja por telefone ou pessoalmente.

Estas atitudes acima parecem ser muito simples, e de pouca importância na satisfação do seu cliente. Mas quando elas deixam de ser executadas geram uma má impressão, reclamações e até podem levar a perda do cliente.

Um cliente de porte maior, que esteja trabalhando de forma organizada e profissional não aceita este tipo de falha, o que pode fazer com que a sua empresa perca este cliente ou no mínimo ele não lhe indique novos negócios.

Em todos os seus contatos, no ambiente do cliente ou no do seu escritório, tenha sempre o máximo de cuidado e atenção aos detalhes, é melhor pecar pelo excesso, do que passar a impressão de desleixo, pouco interesse e desorganização.

Autor: Alexandre Ferrão

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