RESOLUÇÃO
De acordo com o MCASP (Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público):
“As variações patrimoniais aumentativas e diminutivas são transações que promovem alterações nos elementos patrimoniais da entidade do setor público e que afetam o resultado. Essas variações patrimoniais podem ser definidas como:
a. Variações Patrimoniais Aumentativas (VPA): corresponde a aumentos na situação patrimonial líquida da entidade não oriundos de contribuições dos proprietários;
b. Variações Patrimoniais Diminutivas (VPD): corresponde a diminuições na situação patrimonial líquida da entidade não oriundas de distribuições aos proprietários.
Para fins deste Manual, a receita sob o enfoque patrimonial será denominada de variação patrimonial aumentativa (VPA) e a despesa sob o enfoque patrimonial será denominada de variação patrimonial diminutiva (VPD).”
Logo, quando o exercício mencionar Variação Patrimonial Diminutiva, imagine uma conta de Despesa (conta de Resultado).
Então, traduzindo a questão, ela está pedindo a única alternativa que não é lançado na despesa. Vamos analisar?
A alternativa “A” está INCORRETA, pois as quantias anormais devem ser reconhecidas como despesa, ou nesse caso, como VPD.
A alternativa “B” está INCORRETA, pois os gastos com armazenamento é uma despesa (ou melhor: VPD). Só vai integrar como custo caso seja verificada a necessidade de armazenamento antes do processo de produção iniciar.
A alternativa “C” está INCORRETA, pois as despesas administrativas gerais são despesas, está inclusive no enunciado do exercício e para que não se tenha dúvida, a alternativa ainda informa que essas despesas não contribuem para colocar os estoques no local e condições atuais.
A alternativa “D” está CORRETA, pois o gasto com transporte para trazer a matéria-prima para ser utilizada na produção é reconhecido como custo.
RESPOSTA LETRA D
Nenhum comentário:
Postar um comentário