quarta-feira, 13 de abril de 2016

GABARITO PRELIMINAR OFICIAL FBC

GABARITO PRELIMINAR OFICIAL DIVULGADO E GRAÇAS A DEUS MAIS UMA VEZ NOSSO SITE ACERTOU 100% DAS QUESTÕES, AGORA OS PARTICIPANTES TÊM O PRAZO DE ATE´SEXTA ATÉ ÀS 18 HORAS PRA ENTRAREM COM RECURSO NAS QUESTÕES QUE ACHAREM PERTINENTES. AGRADEÇO AQUI A TODOS E AO MEU AMIGO PROFESSOR TIAGO PEDRO, NOVO MEMBRO DO SITE CONTADOR A QUALQUER CUSTO.
LINK OFICIAL: 


280 comentários:

  1. Respostas
    1. Huuummm gostosao

      Excluir
    2. hum ele é o cara, parabéns pra ele :*

      Excluir
    3. PASSEI ..........OBRIGADO AO SIT CQC,.....PELAS DIVERSAS DICAS. PELAS PROVAS ANTERIORES RESOLVIDAS DE FORMA OBJETIVA.

      Excluir
  2. Professor Parabéns.
    100% \0/
    Continuarei indicando a página para os meus amigos e amigas estudantes que estão na mesma luta.

    ResponderExcluir
  3. Felicidade define esse momento único :*

    ResponderExcluir
  4. Parabéns... Vcs ajudaram muito na minha aprovação... obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Boa Noite!

    Pessoal estou precisando das fotos das seguintes questões para que eu possa realizar a solicitação de recurso. as questões são as seguintes: 5,3,35,26 e 41. o meu e-mail é: lucasferreirabarbosa@hotmail.com.

    Desde de já o meu muito abrigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser pelo zap Lucas

      Excluir
    2. Será que a 26 e a 5 conseguimos a eliminação.

      Excluir
    3. acho que sim, vamos torcer e fazer recursos com pontos fortes!

      Excluir
  6. Boa noite!
    Professor, acertei 25 questões, é possível que o gabarito oficial venha ser diferente do preliminar?
    acha que devo fazer algum recurso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O recurso é uma forma de vc garantir a sua aprovação, pq namorar hora de marcar o gabarito sem querer vc pode ter marcado a questão errada. De qualquer forma quanto mais pessoas questionar mais chances vc tem de ser aprovado, e o recurso de certa forma beneficia todos.

      Excluir
  7. Boa Noite!

    Pessoal muito obrigado pela atenção, estou recebendo vários e-mails! E já tenho o que preciso! Gente, conseguir uma informação espetacular para a anulação da questão 26, que quiser conferir e só acessar:http://www.adventista.edu.br/_imagens/area_academica/files/guia-de-elaboracao-de-itens-120804112623-phpapp01(3).pdf . Isso é um manual para a elaboração de questão objetiva para concurso publico da secretaria de educação de MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, esse item IV estava errado, o fato dela não contar nas opções não prejudicou em nada, pelo contrário até ajudou, pq de cara vc ja sabia que estava errado. Se vc errou a questão foi pq vc não sabia sobre o assunto e não por falta do item IV. Vamos valorizar a profissão. Seja aprovado por mérito e não por brechas. Seja ético e coerente com a profissão que deseja seguir. Espero que o recurso não seja aceito.

      Excluir
    2. Olha aqui, seu "anônimo(a)", primeiro procure a definição de ética para depois postar alguma coisa aqui.

      [...] "Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social"

      O fato de entrar com recurso não nos faz menos éticos, se a questão é passível de recurso vamos sim questionar, até mesmo por que a comissão tem um tempo considerável para formular todas as questões e se mesmo assim ainda não conseguem fazer direito, que entremos com recurso até que aprendam a montar uma prova.

      Se você passou, parabéns! Agora não venha aqui questionar, se não quer ajudar, não atrapalhe!

      E por favor, na sua próxima mensagem se identifique! Porque falar sem se identificar é fácil!

      Tenha um bom dia!

      Excluir
    3. "Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social"

      O fato de entrar em recurso contra uma questão que vc errou por não conhecer o assunto não é anti-ético ? vc acha justo ? Então blz, será um "ótimo" contador.

      Excluir
  8. Professor a questão 41 nao deveria ser letra B?Cabe recurso?

    ResponderExcluir
  9. Mais qual o argumento a ser utilizado amigo, precisamos ter argumento provas justificativas caso contrario fica como esta. disponibilize vamos nos ajudar.

    ResponderExcluir
  10. Boa Noite!

    Pessoal queria dividir com vocês o meu recurso! E se tiver alguma complementação, gostaria que me enviasse.. Outra coisa, se tiver alguém que gostou, peço por gentileza que não copie ele por completo, faça algumas modificações.


    RECURSO QUESTÃO 26 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2016.1

    Solicito a anulação da questão tendo em vista que existe 4 distratores no enunciado da questão, porém na marcação do gabarito falta um distrator mencionado anteriormente como opção de resposta.

    Justificativa
    Fonte: http://www.adventista.edu.br/_imagens/area_academica/files/guia-de-elaboracao-de-itens-120804112623-phpapp01(3).pdf Manual de elaboração de questões de múltipla escolha da secretaria de educação de MG.

    Vamos ver o que diz o Manual:

    Formulação de questões de múltipla escolha

    Os itens são formulados de forma a apresentarem uma situação problema clara
    e objetiva que deve ser respondida através da escolha de uma das alternativas
    de resposta, compostas por um gabarito e três ou quatro distratores.

    As alternativas de resposta devem convidar o aluno a resolver o problema pela
    escolha da resposta correta, por isso o gabarito não pode dar margem a dúvidas.
    Os distratores, conforme o próprio nome indica, são respostas plausíveis que
    têm a função de atrair quem não sabe e escolhe sem fundamento a resposta que
    lhe parece certa ou que o impressiona. Para evitar acertos ao acaso, os
    distratores têm que ser plausíveis, vale dizer, devem ser aceitáveis como
    possibilidades de respostas para o problema apresentado.



    Sendo assim, o distrator de numero iv tinha que ser mencionado como opção de marcação nas respostas,Tirando assim o direito de marcação do candidato.


    ResponderExcluir
  11. Lucas, obrigado por disponibilizar o seu recurso, irei utilizá-lo fazendo algumas modificações na 26. Estou precisando que seja anulada 1 questão, pois acertei 24 pontos. Por favor se alguém tiver recurso para a 41 ou demais, que post aqui, para nos ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos juntos farei o mesmo..
      24 tmbm...

      Excluir
    2. Estamos juntos farei o mesmo..
      24 tmbm...

      Excluir
    3. Boa noite!
      Os argumentos do recurso podem ser repetidos?

      Excluir
    4. Pessoal vamos questionar a questão 5 também, pois tive problemas para interpretar a questão, minha professora disse que a questão confundia e foi mal formulada.

      Excluir
  12. Rodrigo Kirchner Locatelli13 de abril de 2016 às 21:57

    Acertei 43/50. Bora pros concursos..

    ResponderExcluir
  13. Lucas, obrigado por disponibilizar o seu recurso, irei utilizá-lo fazendo algumas modificações na 26. Estou precisando que seja anulada 1 questão, pois acertei 24 pontos. Por favor se alguém tiver recurso para a 41 ou demais, que post aqui, para nos ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na questão 48 ele pede pra jugar verdadeiros (V) ou Falsos(F). Sendo que as alternativas de respostas estão em algarismo Romano e não em V ou F.
      Espero ter colaborado.

      Excluir
  14. Passei graças a Deus. Prof. Obrigado pela ajuda. Tirei muitas duvidas por aq.

    ResponderExcluir
  15. Mais um ai galera! Mais infelizmente para min já deu por hoje. Peço por GENTILEZA que finalize este para min e me envie se for possível pois irei utiliza-lo também! ATT: Lucas.
    RECURSO QUESTÃO 48 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2016.1

    Solicito a anulação da questão tendo em vista que o enunciado pede que assinale V para as questões ( VERDADEIRAS) e F paras as questões (FALSAS), mas porém na marcação da alternativa correta, as opções não estão expressas em V OU F, MAS SIM EM ALGARISMOS ROMANOS.

    JUSTIFICATIVA:

    Vejamos o que se pede na QUESTÃO:

    obs: " não deu para colocar a fota da questão, Falta apenas fazer a justificativa"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega, isso sem levar em consideração também a observação do distrativo III, que esta incompleto, pois a nova redação da NBC TP 01 publicada em 19 de março de 2015 no Diário Oficial da União, em procedimentos 21. Fala que O arbitramento é a determinação de valores, "QUANTIDADES" ou a solução de controvérsia por critério técnico-científico.

      Excluir
    2. Questão 48 distrativo III esta em desacordo com a nova redação da NBC TP 01 Publicada no pelo CFC no Diário Oficial da Uniao EM 19 de Março de 2015, onde no procedimento 21. foi acrescentado => O arbitramento é a determinação de valores,"QUANTIDADES" ou a solução de controvérsia por critério técnico-científico.

      Excluir
    3. Em meu ver, o distrativo III estaria incorreto levando a ser a alternativa C

      Excluir
    4. Bom Dia!

      Caro professor e colegas, a minha tese tem fundamento? Sem fala neste distrativo incorreto! A minha base de questionamento foi a questão 37 exame de suficiência 2015.1; analise-o também e me digam o que vocês acharam!
      Desde já o meu agradecimento aos meus colegas e professores.
      ATT: Lucas.

      Excluir
    5. Tomei no centro da taraqueta com homorroida

      Excluir
  16. Muito bom. Confirmou meus 48 acertos. Alguém acertou as 50? VILMA SAMPAIO

    ResponderExcluir
  17. Boa noite!

    Não estou achando o link para abrir o recurso para as questões, por favor alguém pode me disponibilizar por favor, como muitos acertei 24. e também queria abrir o recurso para as questões duvidosas.

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,

      Só estará disponível a partir de amanhã!

      Excluir
  18. Boa noite!

    Sei que o recurso beneficia unicamente a quem não passou.

    Mas venho solicitar a ajuda de que acertou um nível considerável de questões a também entrar com recursos sobre as questões que errou por influência de uma pergunta mal formulada. Quantos mais forem o número de recursos melhor. Eu não passei, mas se todas as questões que são passíveis de correção forem anuladas eu conseguirei a minha aprovação.

    Então peço a ajuda dos nobres colegas a tirarem um tempo do seu dia na ajuda da fundamentação para o recuso.

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai estudar. Valorize a profissão.

      Excluir
    2. Não vou nem perder o meu tempo te respondendo!

      Excluir
    3. Não errei nenhuma questão por má formulação, errei as que eu não sabia. Acho que a prova de alguns estava em inglês, pq é impressionante é incapacidade de ler e interpretar de alguns. Se foi assim para interpretar uma questão de 5 ou 6 linhas, imagine para interpretar alguma NBC que tem várias páginas.

      Excluir
    4. Fico perplexa com isso.
      Eu fui aprovada, mas pensei mt em quem não foi e resolvi mandar tb. Pra mim n faz diferença, mas pra mts sim. E mts precisam do CRC. Não importa o pq errou. Ng sabe o q a pessoa passou no dia, se tinha algum problema, se estava bem. Não julgue sem saber. O jogo pode virar, Vinicius Moraes! Pense mt bem antes de ofender! Ridículo!

      Excluir
    5. Realmente, ninguem sabe o que a outra pessoa passou, mas eu sei o que eu passei. Sou contra recursos por brechas como estão querendo fazer, duas questões estão com erro, estão querendo fazer recursos para todas as questões.

      Excluir
  19. Alguém pode me mandar modelo de recurso da 48

    ResponderExcluir
  20. na minha pagina de acompanhamento de inscrição, não aparece local para enviar o recurso. onde fica alguém sabe?

    ResponderExcluir
  21. Muito feliz, acertei 39, seu site ajudou muito Professor Antonio Quirino!! Parabéns pelo excelente trabalho!!!

    ResponderExcluir
  22. Bom dia! Que benção, acertei 36 questões. Agradeço ao professor Antonio Quirino pelo ótimo site, pois estudei para prova através de suas correções. Excelente trabalho, irei indicar para todos meus conhecidos, para que assim como eu, possam compartilhar do ótimo conteúdo do site Contador a Qualquer Custo. Mais uma vez obrigado. Wemerson.

    ResponderExcluir
  23. Questão 26.
    De acordo com a lei nº 4.320/64 julgue os itens do Ativo e Passivo e, em seguida, assinale a opção correta.

    No final a questão pedia:

    Está(ão) CORRETO(S) O(s) Item (NS):


    O item IV dizia o seguinte :

    O Passivo Permanente compreenderá as dívidas fundadas e outras que INDEPENDAM de autorização ORÇAMENTÁRIA.


    No artigo 105 da lei citada na questão nos diz o seguinte:

    O Passivo Permanente compreenderá as dívidas fundadas e outras que DEPENDAM de autorização legislativa para amortização ou resgate.


    Ou seja a afirmação feita no item IV estava errada, não tem sentido nenhum ela aparecer nas opções, já que a questão pedia quais os itens COREETOS.


    Agora eu pergunto;

    Vocês estão querendo tirar registro para trabalhar como contabilistas, profissão essa que exige uma Ética Inigualável e acham que estão agindo de maneira correta entrando com recurso nessa questão ? Estão sendo ÉTICOS ? Aonde que o item IV prejudica o entendimento ou a resolução ? Volto a afimar, a questão pedia o que estava CORRETO e o item IV estava ERRADO.


    Esses são alguns dos motivos que fazem com que a profissão não alcance o reconhecimento merecido. Já começa da maneira errada.

    ResponderExcluir
  24. tambem estou com o mesmo problema, nao tem a opção de recurso ?

    ResponderExcluir
  25. Pessoal já está liberado no site da Fundação Brasileira de Contabilidade no sistema de acompanhamento de inscrição o envio de recurso contra o gabarito preliminar do exame de suficiência 2016.1.

    ResponderExcluir
  26. alguem teria uma base para o recurso da questao 5 ?

    ResponderExcluir
  27. professor Antonio quirino poderia nos ajudar com a formulaçao do recurso ?

    ResponderExcluir
  28. De acordo com esse gabarito acertei 25 questões, ou seja, estou em cima da média. Gostaria de saber se corre o risco de mudar alguma alternativa e eu diminuir meus pontos, ou só anular questões? Porque se anular eu continuo com 25 ou aumento, certo?
    Desde já obrigado, e parabéns aos aprovados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se anular, conta pontos pra todos. Se você conseguiu os 25 pontos no preliminar, parabéns, você foi aprovado!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Nossa! UHUHUHUHUHUHUHUHUHUHU, mega feliz aqui!
      Obrigado a quem me respondeu! :)
      Muito sucesso para você.

      Excluir
  29. gostaria de agradecer os professores por ajudar a aliviar a tensão pós prova divulgando o gabarito preliminar

    ResponderExcluir
  30. Solicito a anulação da QUESTÃO 48, tendo em vista que a mesma contém erro no item III .

    Justificativa:

    A questão fornece 4 (quatro) itens para apreciação e pede para julgar com verdadeiro ou falso e em seguida assinale a opção correta, no entanto o item III está baseado na antiga Resolução do CFC N° 1.243/09 que entrou em vigor em 1° de janeiro de 2010, mas teve uma alteração na NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE - NBC TP N° 01, publicada em 19 de março de 2015 no Diário Oficial da União, em procedimentos 21, Onde acrescentou a palavra "QUANTIDADES" ficando assim a nova NBC TP 01 O arbitramento é a determinação de valores, "QUANTIDADES" ou a solução de controvérsia por critério técnico-científico.

    Fundamentação:

    A NBC TP 01 - O arbitramento é a determinação de valores, "QUANTIDADES" ou a solução de controvérsia por critério técnico-científico.
    Vejamos :

    48. Com base na NBC TP 01 – Perícia Contábil, especificamente em relação aos procedimentos técnico-científicos aplicados na atividade de Perícia Contábil, julgue os itens abaixo como Verdadeiros ( V ) ou Falsos ( F ) e, em seguida , assinale a opção CORRETA.
    (I) O exame é a análise de livros, registros das transações e documentos.
    (II) A vistoria é a diligência que objetiva a verificação e a constatação de situação, coisa ou fato ,de forma circunstancial.
    (III) O arbitramento é a determinação de valores ou a solução de controvérsia por critério técnico-científico.
    (IV) A avaliação é o ato de estabelecer o valor de coisas, bens, direito, obrigações, despesas e receitas.

    Se observado o item da NBC TP 01 e compará-lo com o item III da questão percebe-se uma diferença , que o item III a questão está incompleto induzindo o candidato ao erro pois estudamos para o exame com o que a de mais atualizado na NBC TP 01 ; tendo em vista que o item III está incompleto e baseado na RESOLUÇÃO 1.243/09 que foi altera, a questão está mal elaborada , a alternativa D levando em consideração oS argumentos aqui expostos não representam as alternativas corretas , então pedimos a anulação da referida questão.

    Item da questão;

    III - O arbitramento é a determinação de valores ou a solução de controvérsia por critério técnico-científico;

    Item da Norma;

    O arbitramento é a determinação de valores, QUANTIDADES ou a solução de controvérsia por critério técnico-científico;


    O QUE VOCÊS ACHAM TÁ BOM OS ARGUMENTOS ?

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Professor como faço p tirar o CRC agora? Já posso entrar com o pedido ou preciso esperar sair o resultado dos aprovados no Diário Oficial da União?? Att

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkk....essa foi boa!
      Nem o resultado foi publicado ainda, querido!

      Excluir
  33. Boa tarde,
    Apos enviarmos o recurso para o FBC qual o prazo que eles tem para divulgar o gabarito oficial?

    ResponderExcluir
  34. Depois de 3 tentativas passei no exame com 31 pontos. Esta site me ajudou muito nos meus estudos desde a primeira vez que fiz a prova.
    Muito obrigada!! Vlw #CQC

    ResponderExcluir
  35. Olá
    Vinicius Moraes me add no grupo no whats app (11) 972506786

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Tomei no centro do orifício anal

    ResponderExcluir
  38. Muito Obrigado Professores!!!
    Esse site me ajudou a esclarecer muitas questões e contribuiu para a minha aprovação. Vlw #CQC

    ResponderExcluir
  39. alguem pode mandar o modelo de recurso que vcs fizeram?

    ResponderExcluir
  40. Boa tarde professor,quando vão começar as resoluções da prova, quero saber...

    ResponderExcluir
  41. ta ae galera o modelo de com eu fiz o meu recurso
    QUESTÃO 48:
    Solicito que seja feita a anulação tendo em vista que a mesma contém um erro no item III diante disso o gabarito informado está incorreto.
    Justificativa:
    A questão fornece 4 (quatro) opções para ser analisada e pede para assinalar as que estão conforme a NBC TP 01 – Perícia Contábil.
    De acordo com o gabarito divulgado pela Fundação Brasileira de Contabilidade a resposta correta é letra D itens I, II, III e IV, mas o item III está divergente da Norma, faltando ser acrescentada uma palavra “QUANTIDADE”.
    Fundamentação:
    O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) editou a NBC TP 01 e a NBC PP 01 (D. O. U de 18/03/15), que dá nova redação às normas relativas à execução de perícias contábeis e aos contadores que atuam como peritos contábeis, respectivamente, ficando revogadas, a partir da mesma data, as Resoluções CFC 1.243/09 e a 1.244/09.
    De acordo com a NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE - NBC TP N° 001, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2015, vejamos:
    PROCEDIMENTOS
    17. O exame é a análise de livros, registros de transações e documentos.
    18. A vistoria é a diligência que objetiva a verificação e a constatação de situação, coisa ou fato, de forma circunstancial.
    21. O arbitramento é a determinação de valores, quantidades ou a solução de controvérsia por critério técnico-científico.
    23. A avaliação é o ato de estabelecer o valor de coisas, bens, direitos, obrigações, despesas e receitas.

    Item da Norma;
    21. O arbitramento é a determinação de valores, quantidades ou a solução de controvérsia por critério técnico-científico.
    Item da questão;
    III - O arbitramento é a determinação de valores ou a solução de controvérsia por critério técnico-científico.
    De acordo com a antiga Resolução CFC 1.243/09 o item III estaria correto, mas conforme a nova redação à NBC TP 01 - Perícia Contábil foi feito algumas alterações se observar o item (21) da Norma e compará-lo com o item III da questão e visível que está divergente da Norma a palavra “QUANTIDADES” não foi colocada na questão, de modo que o item esta incorreto e não como divulgado no gabarito preliminar.
    att john pereira

    ResponderExcluir
  42. QUESTÃO 26
    Solicito que seja feita a anulação tendo em vista que a mesma cobra 04 (quatro) itens no enunciado da questão (I, II, III e IV), porém no momento de assinalar falta a alternativa IV como opção de resposta.
    Justificativa:
    O exame de suficiência contábil tem como mérito principal buscar a comprovação que o bacharel em ciências contábeis será realmente um profissional capacitado para exercer a sua função. Entretanto, foi colocado o item IV no enunciado da mesma com intuito dos candidatos assinalarem a opção correta, mas o mesmo item não tinha objetivo algum em relação à resposta a não ser atrapalhar o candidato que outrora demandou tempo de raciocínio que poderia ser usufruído em outras questões. Mesmo que o item IV estivesse errado, onde muitos tiveram que escolher outra opção, sendo que a mesma se enquadrava na linha de raciocínio dos candidatos, dessa forma a questão deixou certos obstáculos na analise dos candidatos. Diante disso, solicito que seja feita a anulação da mesma uma vez que a inserção do item IV caracterizou erro material na questão.

    Fundamentação:
    Diante desta analise fica claro que da mesma forma que a fundação brasileira de contabilidade nos cobra em questões de muito conhecimento algumas exigem um prazo maior de tempo para elabora-las haja vista que o exame de suficiência requer um alto grau de conhecimento e nos fornece pouco tempo para fazê-las diante dessa afirmação posso concluir que a questão teve um erro invencível ou grosseiro trata-se de um engano, uma incorreção ou falha que não se pode vencer ou corrigir, porém não uma falha qualquer, mas uma falha rude, que foge aos limites da decência.
    Este diz respeito à jurisprudência já pacificada no Superior Tribunal de Justiça e nos diversos Tribunais pátrios, no sentido de que o Poder Judiciário não poderia se imiscuir nas correções de provas, mas somente analisar a legalidade das normas instituídas no edital e dos atos praticados na realização da prova do exame de suficiência, sendo vedado o exame dos critérios de formulação dos itens, de correção de provas e de atribuição de notas aos candidatos, matérias de responsabilidade da banca examinadora.
    Estou ciente que as pessoas que estão a frente do exame de suficiência tem conhecimento notório sobre a importância de ser aprovado e irá compreender o fato ocorrido, por estar diante de um erro, que possa a comprometer diversos candidatos.
    att john pereira

    ResponderExcluir
  43. Por favor alguem poderia me informar se entraram com recurso para a questão 5?
    Caso tenham entrado, por favor podem compartilhar????!!
    Muito obrigada!
    Ana

    ResponderExcluir
  44. QUESTÃO 35
    Solicito que seja feita a anulação da questão haja vista que a mesma não está concomitante com a Consolidação das Leis do Trabalho-CLT especificamente no item II e III, mediante a isso o gabarito informado pela Fundação Brasileira de Contabilidade está incorreto.
    Justificativa:
    O enunciado da questão expõe 4 (quatro) opções para ser analisada e em seguida pede para assinalar os itens que estão de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho-CLT. De acordo com o gabarito divulgado pela Fundação Brasileira de Contabilidade a resposta correta é letra A itens I, II e III, porém ao analisar o que se pede na questão entende-se que não iremos levar em consideração se o direito ou dever é para ambos os sexos ou somente para um dos dois.
    Fundamentação:
    De acordo com o Capitulo III DA PROTEÇÃO DO TRABALHO DA MULHER, seção III Dos períodos de descanso, vejamos:
    Art. 384 - Em caso de prorrogação do horário normal, será obrigatório um descanso de 15 (quinze) minutos no mínimo, antes do início do período extraordinário do trabalho.
    Art. 386 - Havendo trabalho aos domingos, será organizada uma escala de revezamento quinzenal, que favoreça o repouso dominical.
    Esses artigos estão se referindo tão somente ao repouso das mulheres, é como no enunciado da questão não expõe nenhum capitulo, seção e art. para que os candidatos pudessem ter um embasamento melhor da questão, subentendesse que esta pedindo em regra geral, mediante a isso já que não levaríamos em consideração a distinção do sexo, para melhor clareza da questão deveriam ter usado o Art. 67, Paragrafo Único e Art. 71, § 1º.
    De acordo com o CAPÍTULO II
    DA DURAÇÃO DO TRABALHO, Seção III
    Dos períodos de descanso, vejamos:
    Art. 67 - Será assegurado a todo empregado um descanso semanal de 24 (vinte e quatro) horas consecutivas, o qual, salvo motivo de conveniência pública ou necessidade imperiosa do serviço, deverá coincidir com o domingo, no todo ou em parte.
    Parágrafo único - Nos serviços que exijam trabalho aos domingos, com exceção quanto aos elencos teatrais, será estabelecida escala de revezamento, mensalmente organizada e constando de quadro sujeito à fiscalização.
    Art. 71 - Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 (duas) horas.
    § 1º - Não excedendo de 6 (seis) horas o trabalho, será, entretanto, obrigatório um intervalo de 15 (quinze) minutos quando a duração ultrapassar 4 (quatro) horas.
    Item da Norma;
    Art. 67, Parágrafo único - Nos serviços que exijam trabalho aos domingos, com exceção quanto aos elencos teatrais, será estabelecida escala de revezamento, mensalmente organizada e constando de quadro sujeito à fiscalização.
    Art. 71, § 1º - Não excedendo de 6 (seis) horas o trabalho, será, entretanto, obrigatório um intervalo de 15 (quinze) minutos quando a duração ultrapassar 4 (quatro) horas.

    Item da questão;

    II. Em caso de prorrogação do horário normal, será obrigatório um descanso de 15 (quinze) minutos no mínimo, antes do início do período extraordinário do trabalho.

    III. Havendo trabalho aos domingos, será organizada uma escala de revezamento quinzenal, que favoreça o repouso dominical.
    Se o enunciado da questão tivesse sido mais objetivo indicando o capitulo, seção e art. da CLT os itens expostos para apreciação do candidato estariam de acordo com a pergunta, mas como não foi o caso fica evidente que houve um erro rude na formulação da questão levando o candidato a interpretar que os itens pedidos se referiam tanto para o homem, quanto para mulher. Diante disso a questão não foi totalmente explicita em relação ao candidato deixando o mesmo confuso, e por consequência induzindo ao erro, sendo que a mesma já não tinha opção correta a não ser o (item I) é como nas respostas não fornecia uma opção para o candidato assinalar, peço a anulação da questão, onde não há alternativa correta para tal pergunta.
    att john pereira

    ResponderExcluir
  45. Quanto tempo leva pra sair o gabarito após a análise dos recursos?

    ResponderExcluir
  46. BOA TARDE, ALGUÉM AI FICOU NA DUVIDA SOBRA A QUESTÃO N.02??
    A QUESTÃO PEDE O SALDO LIQUIDO DA CONTA SALÁRIOS A PAGAR, O GABARITO DIZ QUE O SALDO LIQUIDO E (SALARIO BASE - INSS - VALE TRANSPORTE), MAS TERIA QUE DIMINUIR O FGTS TAMBEM, POIS O MESMO VAI PARA A CONTA DE FGTS A RECOLHER. ESTOU CERTA????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Juliana,

      Salário líquido é composto pelo salário bruto - descontos oficiais.

      FGTS não é conta dedutível pois é obrigação do empregador logo não deve ser deduzida do empregado.

      O fato que você levantou da conta "FGTS a Recolher" seria caso a questão pedisse para analisar o balanço da empresa. Só que a questão pede somente o salário líquido, portanto no caso seria (Salário Bruto - INSS - Vale Transporte = Salário Líquido)

      Att,

      Excluir
  47. MUITO OBRIGADA VINICIUS MORAES.

    ResponderExcluir
  48. ALGUEM CONSEGUIU FAZER UM RECURSO SOBRE A QUESTÃO NUMERO 4???

    jULIANA

    ResponderExcluir
  49. Professor Antônio, gostaria de lhe parabenizar por este site e principalmente em compartilhar vosso conhecimento conosco.
    Estudei por aqui e sanei bastante dúvidas e ate consegui aprender questões não vistas na faculdade. Hoje estou muito feliz, pois acertei 36 questões graças a minha dedicação e sua grande ajuda! OBRIGADA!!!

    ResponderExcluir
  50. Quanto tempo leva pra sair o gabarito após a análise dos recursos?

    ResponderExcluir
  51. Quanto tempo leva pra sair o gabarito após a análise dos recursos?

    ResponderExcluir
  52. Professor, muito obrigado. Seu apoio com certeza foi muito importante para a conquista do meu CRC. Continue ajudando as pessoas, pois o mundo precisa cada vez mais de pessoas como você.

    ResponderExcluir
  53. olá professor temos possibilidade de anular alguma questão

    ResponderExcluir
  54. olá professor temos possibilidade de anular alguma questão

    ResponderExcluir
  55. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  56. Pessoal muito provavelmente teremos a anulação da questão 26, pois a mesma aparece com a alternativa D) em vermelho no caderno de perguntas publicado no site da FBC. Eu também acertei 24 questões.

    ResponderExcluir
  57. E a 35 e 41? Será q terá mais alguma anulada conforme os recursos?

    ResponderExcluir
  58. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  59. Pessoal o Link da prova não esta mais acessível para abrir no site da FBC

    ResponderExcluir
  60. Puts, teremos q aguardar 60 dia para sair as questões anuladas... haja coração.

    ResponderExcluir
  61. Ontem tentei abrir a prova e o link esta indisponível como se eles estivesse bloqueado, ai ui tentar abrir agora e consegui, porém a questão 26 não esta mais em vermelho. será que voltaram a trás e não será anulada a 26?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. jaime, acho que vai ser cancelada sim, se vc observar as provas anteriores
      as questões canceladas não estão em vermelho continua no mesmo padrão.

      Excluir
    2. jaime, acho que vai ser cancelada sim, se vc observar as provas anteriores
      as questões canceladas não estão em vermelho continua no mesmo padrão.

      Excluir
    3. Entendi Colega Altair, só fiquei confuso em razão deles terem colocado inicialmente em vermelho, depois bloqueado o acesso e na sequencia liberar o acesso já com a mudança.

      Excluir
    4. JAIME, Somente a questão n 26 estava em vermelho ou tinha mais alguma

      Excluir
  62. Esse site é ótimo, parabéns ao professor Quirino e obrigada, acertei 37 só estudando pelo site.

    ResponderExcluir
  63. Alguém sabe dizer quando sairá a lista dos aprovados?

    ResponderExcluir
  64. as questão 35,43,21 houve anulação ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como que você esta sabendo, ligou para a fundação

      Excluir
  65. Bom dia! Gostaria de saber se será disponibilizado a resolução das questões exame 2016.1?

    ResponderExcluir
  66. Futuros contadores,

    Desejo boa sorte a todos!!!
    Vamos torce que as Questões 35, 26 e 43 sejam anuladas.

    ResponderExcluir
  67. Não, acredito que o gabarito pós recurso sairá no máximo dia 15/05. A lista dos aprovados só em junho mesmo... Estou aguardando ansiosa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lista de aprovados nao sai na mesma hora do gabarito? verifica exames anteriores sempre quando sai lista ja sai gabarito junto, sendo que em media 35 dias após exame.

      Excluir
  68. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  69. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  70. Em 2015 a prova foi 20/09 e a listagem de aprovados saiu em 23/10.

    Se mantiverem o prazo, deverá sair em 13/05

    ResponderExcluir
  71. O site fbc está fora? Ontem tentei acessar e hoje também está fora 07/05/2016 alguém sabe o motivo?

    ResponderExcluir
  72. Também estou tentando acessar o site, e está fora ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estranho não teria haver talvez com atualização da lista de aprovados?

      Excluir
    2. Estranho não teria haver talvez com atualização da lista de aprovados?

      Excluir
  73. Professor e colegas, quantas questões serão anuladas? Dessas 7 passíveis de anulação, será que pelo menos 3 serão anuladas?

    ResponderExcluir
  74. Como o professor disse, tudo é possível!

    ResponderExcluir
  75. Nossa, to ansioso e nada do resultado!
    preciso que a 35 e a 48 sejam anuladas! To torcendo

    ResponderExcluir
  76. Hoje dia 10 tentei acessar o site e continua fora....

    ResponderExcluir
  77. 5,26,35,41,48 Que sejam anuladas!!! Essas questões possuem erros!!!

    ResponderExcluir
  78. desde sexta o site ta fora, alguem sabe o motivo??

    ResponderExcluir
  79. Vamos torcer para que o gabarito oficial após recursos, saia até sexta dia 13/05... haja coração, rsrsrsr

    ResponderExcluir
  80. ANCIOSO D++++++ AQUI, ESTE GABARITO OFCIAL NÃO SAI NUNCA RSRSRSRSR... HAJA CORAÇÃO....ESPERO QUE AS QUESTÕES QUE CONTÉM ERRO SEJAM ANULADAS...5, 26, 35, 41 E 48.. NA MINA CONCEPÇÃO TODAS POSSUEM ERROS..... e o site da FBC continua fora do ar....... essa espera está maltratando....

    ResponderExcluir
  81. nada ate o momento !!!

    ResponderExcluir
  82. nossa que demora, ta me deixando tenso ja haha
    tento entrar no site e sou direcionado para outra página e depois da erro...
    quanta ansiedade

    ResponderExcluir
  83. Tentei entrar no site agora deu um erro diferente e uma luz! Kk

    ResponderExcluir
  84. voltou pro mesmo erro agora :(

    ResponderExcluir
  85. Aguardando ansiosamente também, acertei 24 questões, estou a toda hora olhando se o site volta e o resultado sai. :)

    ResponderExcluir
  86. eu acertei 23, mas errei a 35 e 48, ainda to com esperança que seja anuladas haha

    ResponderExcluir
  87. acertei 27 e to ansioso, imagina quem acertou, 24, 23

    ResponderExcluir
  88. Eu acertei 24, e errei a 35 e 48 to na Expectativa.

    Acho que até sexta sai o Gabarito Oficial.

    ResponderExcluir
  89. Dia 11/05 e o site fora do ar....ai, Jesus. Isso é muito estranho.

    ResponderExcluir
  90. O gabarito oficial sai junto com lista de aprovados, sai os dois juntos, tomara que seja logo!

    ResponderExcluir
  91. o Site voltou abriu aqui mas ainda esta gabarito preliminar, so nao abre o local de consultar exame atual.

    ResponderExcluir
  92. Galera o Site só abre por aqui http://fbc.org.br mudou agora não tem mais www descobri agora, espero ter ajudado !

    ResponderExcluir
  93. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  94. O site esta sendo acessado normalmente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. antes nao tinha acesso agora voltou tambem no www. e o fgb.org.br
      funcionando normalmente agora

      Excluir
  95. mas não saiu o gabarito definitivo

    ResponderExcluir
  96. Pelo jeito não vai sair hoje!!!

    ResponderExcluir
  97. É pelo jeito não, vamos esperar até amanhã !

    ResponderExcluir
  98. Liguei na fbc e eles não tem nem precisão de quando sai :/

    ResponderExcluir
  99. O importante é que verifiquem e anulem as questões conforme os recursos! Para que a classe contábil não seja prejudicada! Esperamos que sejam anuladas as questões 5, 26, 35, 41 e 48!!! _/|\_

    ResponderExcluir
  100. Alguém sabe dizer qual site é o primeiro a postar CFC ou FBC?

    ResponderExcluir
  101. meu que bosta nao sai logo

    ResponderExcluir
  102. cara, que ansiedade e não sai logo

    ResponderExcluir
  103. esse FBC é um lixo não sai logo o resultado

    ResponderExcluir
  104. Calma tudo tem seu tempo estou na mesma.

    E o prazo é de 60 dias então temos que aguardar.

    ResponderExcluir
  105. Tem muito mais alunos esse ano devido a isso demora um pouco mais e normal. Creio que nesse mês sai tranquilo o resultado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem que sair amanhã essa porra

      Excluir
    2. espero mesmo vai tomar no cú

      Excluir
    3. Este é um canal de compartilhamento,portanto vamos respeitar os outros,não precisamos falar palavrões,somos futuros contadores.

      Excluir
  106. Calma pessoal não precisa rebaixar tbm,falta de consideraçao com as pessoas no site

    ResponderExcluir
  107. Ridículo isso...estudar e ter como "colega" de profissão pessoas desse nível! Lamentável....

    ResponderExcluir
  108. Pessoal acabou de sair o gabarito oficial so anularam a questão 35.

    ResponderExcluir
  109. 35 anulada!!! E a 26 e 41? Puxa... :(

    ResponderExcluir
  110. Cara, estou muito chateado, essa 35 tinha acertado, precisava só de uma, pois fiz 24 pontos. 5,26,41,48 nada

    ResponderExcluir
  111. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  112. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  113. Acho que essa FBC analisa e faz estatística prova por prova, quantos tem 24 pontos e precisam da questão 26,41,48.
    È muita sacanagem, morri com os 24 pontos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro colega, Boa Noite!

      Conversando anteriormente com um amigo advogado fiz a seguinte pergunta: Fulano, se por ventura essa questão de numero 48 não for anulada o que eu faço? Ele simplesmente me disse assim: Não tem como não se anulada pois à mesma possui distrativo desatualizado. E outra o próprio edital fala o seguinte: 5.4. Somente serão exigidas as legislações, normas e resoluções editadas pelo Conselho Federal de
      Contabilidade, em vigência de até 90 (noventa) dias antes da aplicação da prova. Ou seja esta alteração ocorreu em 2015, já era para se cobrada no edital. Mas continuei a perguntar se não for, ele me disse assim: " É SÓ ENTRA COM UMA AÇÃO".

      Excluir
  114. Pessoal, estou indignado, por não terem cancelado a questão 48, pois a mesma no distrativo III esta com o texto desatualizado por isso esta incorreta, acredito que os contadores devem esta atualizados na legislação e não desatualizado com eles entenderam e não cancelaram a questão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Vamos enviar email para FBC.FBC.Eles estão equivocados qto a questão 26 e 48.

      Excluir
  115. Boa Tarde! Houve um equívoco a questão 26 e 48 deveria ser anulada

    ResponderExcluir
  116. Pessoal,Boa Tarde! Vamos enviar email para a fbc,porque a questão 48 eles erraram o gabarito e não verificaram a lei sancionada em 27 de fevereiro de 2015 e a questão 26 erraram também omitindo a questão iv.iv.

    ResponderExcluir
  117. O que aparece no acompanhamento da inscrição para vcs? já aparece que vcs fizeram a prova?

    ResponderExcluir
  118. Pessoal, essa FBC está de brincadeira, isso é uma máquina de ganhar dinheiro nas nossas costas. Acho que o CFC nem acompanha essa correções das questões.

    ResponderExcluir
  119. Agora está fora do ar o Site da FBC.
    Alguém sabe se tem algum recurso após a devulgação que podemos entrar juridicamente - tipo uma ação conjunta? Por favor nos ajudem, não podemos deixar barato.

    ResponderExcluir
  120. saiu o gabarito ate que enfim, pena que so a 35 foi anulada

    ResponderExcluir
  121. Boa noite, colegas!

    Acabei de ver o gabarito oficial divulgado pelo FBC e estou INDIGNADO!
    Como à questão de Nº 48 não foi anulada... VERGONHA!

    ResponderExcluir
  122. Eu acho isso um absurdo, se tiver como entrar com ação contra eles eu topo.
    Queria ver se o erro fosse nosso eles não perdoariam nunca.

    ResponderExcluir
  123. Eita!!! A questão 35 estava errada sim, mas as questões 26,41 e 48 foram simplesmente ignoradas... :(

    ResponderExcluir
  124. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  125. Boa Noite, professor Antônio!

    Caro professor sei que o senhor é uma pessoa muito ocupada, mas queria saber do senhor o que pode ser feito com à não anulação da questão de nª 48? Que ao meu ver a sua não anulação é o CÚMULO DO ABSURDO, pois ela está ferindo uma lei!

    Desde já o meu muito obrigado!

    ResponderExcluir
  126. Pessoal, boa noite! Vamos todos enviar email para FBC cobrando informações sobrebas questões 26,41 e 48 que nao foram anuladas.

    ResponderExcluir