segunda-feira, 13 de junho de 2016

EDITAL E INSCRIÇÕES 2º EXAME DE SUFICIÊNCIA DE 2016

http://www.contadoraqualquercusto.com.br/2016/06/edital-e-inscricoes-2-exame-de.html

 

 INSCRIÇÕES PARA O 2º EXAME DE SUFICIÊNCIA DE 2016

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), no uso de suas atribuições legais e com base no Decreto-Lei n.º 9.295/1946, com alteração dada pela Lei n.º 12.249/2010 e pela Resolução CFC n.º 1.486/2015, torna pública a data de abertura das inscrições e estabelece as normas para a realização do EXAME DE SUFICIÊNCIA N.º 02/2016, como um dos requisitos para a obtenção de registro profissional em Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

O Exame de Suficiência será constituído de prova objetiva para Bacharéis em Ciências Contábeis.
As inscrições deverão ser efetuadas somente no site da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) (www.fbc.org.br) e no site do CFC (www.cfc.org.br), no período entre 10h do dia 04 de julho de 2016 e 23h59min do dia 04 de agosto de 2016, para a categoria Bacharel em Ciências Contábeis, observado o horário oficial de Brasília-DF.
A Taxa de Inscrição será de R$110,00 (cento e dez reais), a ser recolhida em guia própria, em favor da FBC.
A prova será aplicada no dia 16 de outubro de 2016 (domingo) das 9h30min às 13h30min – horário oficial de Brasília.
A isenção de taxa deverá ser solicitada pelo examinando, no ato da inscrição e por meio do sistema, das 10h do dia 04 de julho de 2016 às 23h59min do dia 06 de julho de 2016 – horário oficial de Brasília.
O Exame de Suficiência é um dos requisitos para a obtenção de registro profissional em Conselho Regional de Contabilidade, conforme estabelecido pela Lei nº 12.249/2010, com regulamentação da Resolução nº 1.486/15.
De acordo com edital nº 02/2016, somente poderá se inscrever para a prova de Bacharel em Ciências Contábeis o candidato que esteja cursando o último ano do curso ou que tenha efetivamente concluído a graduação em Ciências Contábeis.

46 comentários:

  1. Isso acaba com nossas esperanças de anulação de mais alguma questão do exame de abril??? Ou ainda podemos ter esperança?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bola pra frente e foque no exame

      Excluir
    2. pessoal, irei marcar uma data para protestar na porta da FBC. Quem está disposto? Em 2014 uma grande mobilização fez com que a FBC recuasse e anulasse as questões. Entrem em contato comigo. (21) 980174157 ou dufles2000@yahoo.co.br - meu facebock Wilson Dufles - Vamos protestar que eles recuam!

      Excluir
    3. pessoal, irei marcar uma data para protestar na porta da FBC. Quem está disposto? Em 2014 uma grande mobilização fez com que a FBC recuasse e anulasse as questões. Entrem em contato comigo. (21) 980174157 ou dufles2000@yahoo.co.br - meu facebock Wilson Dufles - Vamos protestar que eles recuam!

      Excluir
  2. Foco nesse exame!!! ninguém me segura

    ResponderExcluir
  3. Começar a estudar pra passar.Minha meta Cfc 2016.2.

    ResponderExcluir
  4. http://cfc.org.br/wp-content/uploads/2016/06/Edital_Exame_2_2016.pdf

    aqui o edital

    ResponderExcluir
  5. Fiquei por uma questão. Mas fico mais triste em saber que existem 03 questões com erros grotescos e eles não anularam. A pergunta é: será que posso confiar no novo exame, tipo questões bem elaboradas ou mal elaboradas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O amigão, estude mais!
      Assim você não fica por apenas uma questão, nem se tem três com erros grotescos. Se você acertar mais que o mínimo necessário para passar, não vai ser uma ou três que farão falta para você.
      Fica aí a dica para todos.
      Forte abraço.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. pessoal, irei marcar uma data para protestar na porta da FBC. Quem está disposto? Em 2014 uma grande mobilização fez com que a FBC recuasse e anulasse as questões. Entrem em contato comigo. (21) 980174157 ou dufles2000@yahoo.co.br - meu facebock Wilson Dufles - Vamos protestar que eles recuam!

      Excluir
  6. Exame de suficiência: bacharéis em contabilidade reclamam de provas mal elaboradas e pedem anulação de questões

    Um grupo de bacharéis em Ciências Contábeis de todo o Brasil, está protestando contra o último exame de suficiência, que eles classificaram de mal elaboradas e questionáveis. O grupo já reuniu numa PETIÇÃO mais de 2.000 assinaturas.O protesto do grupo de estudantes é sobre o exame de suficiência 2016.1, prestado em 10/04/2016 , com questões incorretas. Assim como em 2014, agora em 2016 a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e Conselho Federal de Contabilidade (CFC) cometerem erros grotescos nas questões 5,26,41 e 48 do exame. Foi solicitado que houvesse anulação mais foram todos negados! Sendo que eles apenas copiaram e colaram as respostas aos recursos! . Após muitos protestos, “acabamos de ser surpreendidos com o reconhecimento de uma das questões que estamos pleiteando. Anularam a 26 hoje”, disse um aluno à reportagem do Mais RO. “Por que não anularam a 05 e a 41 também, pois contém erros?”, indagou.

    “Fico contente pelos meus colegas que conseguiram aprovação com esta anulação, porém continuo manifestando minha indignação quanto ao não reconhecimento do erro brutal na questão 48. Erro esse que em sua estrutura se assemelha ao erro incorrido na questão 26, por esse motivo envio esse e-mail e o não reconhecimento deste erro nos habilitara a procurar meios televisivos, internet e até judicial, por que não é justo sermos prejudicados por erros da banca. Cumprimos nossa obrigação, pagamos a taxa para fazer a prova, comparecemos no local e horário indicado, porém não fomos preparados pra adivinhar que a falta de uma palavra na questão seria considerada meramente como ato falho sem consequências, e no momento da leitura da questão sendo conhecedora da NBC pois a estudei julguei a mesma como errada.Não esta conforme a norma”, desabafou a bacharel Karen Franco.
    A 05 confundiu muita gente, pois não tinha como saber se os R$160.000,00 seria o preço de venda em si ou o preço da mercadoria adquirida. Deveria ser mais clara. A 41, deixou o enunciado confuso, pois ele não delimitou com clareza se a situação se enquadraria no caput do art. 7º do Código de Ética do Contador ou no parágrafo único deste mesmo artigo. A questão 48 está na mesma situação que a 26, ou seja incorreta em sua elaboração.

    Petição pública

    Através deste abaixo assinado venho requerer, em nome da Classe de Bacharéis em Ciências Contábeis, a anulação das seguintes questões: 5, 26, 41 e 48. Pois, no Exame de Suficiência 2016.1 realizado pela Fundação Brasileira de Contabilidade, nas referidas questões havia erros claros, posteriormente reclamados, os quais não foram acatados nos recursos solicitados.
    Dentre os erros estavam à dupla interpretação, induzindo os candidatos ao erro, também houve questões com enunciados incompletos e mal formulados. Apesar dos vários recursos interpostos por mim e pelos demais candidatos, todos devidamente embasados em texto legal e dentro do prazo, ainda assim não houve nenhum deferimento, demonstrando o não reconhecimento da organização pela falha, com isso prejudicando a mim e a meus colegas. Pois, somos sabedores que ao longo desses anos há um histórico de erros nos exames de suficiência realizados por esta Fundação, e não é justo que os bacharéis arquem com esse prejuízo, fazendo que que toda dedicação, empenho e investimento envolvido no mesmo tenham sido em vão.
    Declaro ainda toda a insatisfação com a Fundação Brasileira de Contabilidade - FBC, uma vez que esta deveria nos apoiar, reconhecendo seus equívocos nas questões mencionadas pelos bacharéis.
    Precisamos de ajuda, pois não sabemos mais a quem recorrer e queremos uma resposta justa, visto que estamos em nosso direito.
    Aguardamos uma nova avaliação das questões citadas e uma nova divulgação do gabarito com as devidas anulações.
    Como profissionais da classe, podemos resolver amigavelmente ou indo à justiça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos protestar pessoal na porta do FBC. Vou levar meu megafone para denunciar para a população

      Excluir
    2. Meu contato para quem quiser ir comigo. dufles2000@yahoo.com.br ou 21-980174147

      Excluir
  7. Dou uma dica para vocês:
    *Assista vídeo aula de Contabilidade Basica
    *Abre NBC no google da uma lida nelas
    *E principal estude no CQC nos exames antigos, pegue faça questões do jeito que achar que está certo, depois confira refaça e veja como chegar ao resultado.
    vai fazendo os exames de todos os anos, e só isso me ajudou passei folgado isso que ultima tinha acertado 11 questões.

    Mais uma dica na hora da prova não se precipite, muitas vezes as pessoas começam a sair da sala a gente fica apavorado com o tempo, faça com calma e pule para as ultimas que geralmente são mais fáceis, maioria por dedução leitura, deixa as contas por ultimo porque se você perder tempo nas contas vai ficar ficar ansioso e vai atrapalhar muito, espero ter ajudado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimas dicas colega, geralmente, mtos candidados fazem isso, porém, esse exame possui pegadinhas, que não testam nosso conhecimento e por mais que estudemos, fica difícil acertar essas questões, tem como nos passar as dicas para acertar as pegadinhas? Elas mtas vezes nos induzem ao erro e não sei me preparar para elas, assim como mto candidatos. Somos contadores e não aprendemos isso nos 4 anos de faculdade. Obrigado.

      Excluir
  8. agora que conseguimos que saiu na Record, nao vamos parar mais ...vcs vao vao se nao vao anular mais questoes nos aguarde em poucos dias

    ResponderExcluir
  9. Contadores e futuros contadores, vamos compartilhar essas reportagens sobre o exame de 2016.1, seguem os links:

    http://noticias.r7.com/economia/bachareis-de-contabilidade-reclamam-de-erros-em-exame-de-suficiencia-17062016

    http://maisro.com.br/exame-de-suficiencia-bachareis-em-contabilidade-reclamam-de-provas-mal-elaboradas-e-pedem-anulacao/

    http://www.mulleradvocacia.com.br/noticia/exame-de-suficiencia-bachareis-em-contabilidade-reclamam-de-provas-mal-elaboradas-e-pedem-anulacao/

    Com o apoio da mídia, os erros serão reconhecidos!!! Anulações de todas as questões erradas, isso é ética!!!

    Anulações já!!! Se está errado, tem que ser anulado!!!

    ResponderExcluir
  10. Meus parabéns... Vamos conseguir tenho Fé.

    ResponderExcluir
  11. Nao vamos desistir nunca... estamos em nossos Direitos... pelo Amor de Deus.

    ResponderExcluir
  12. Nossa que desespero....
    Entendemos que as provas estão mal elaboradas, mais no total de 50 questões, o minimo que se exige é acertar 25 questões, ou sera possível que as demais 26 questões estão com erros?
    Devemos lutar pelo nossos direitos sim, e exigir uma prova justa, de verdadeiros profissionais, que somos.
    Eu não passei na prova e reconheço que não fiquei totalmente preparado, eu acertei 24 questões.
    Bola para frente e bora estudar, vou gabaritar este novo exame, com procura sempre alcança!!!!
    Sorte a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns a você anônimo.
      Difícil encontrar uma pessoa tão sensata que entenda realmente isso.

      Ótima atitude a sua e excelente modo de pensar, deveriam existir mais pessoas assim.

      Tenho certeza que será (se já não é) um ótimo profissional.

      Parabéns mesmo.

      Excluir
    2. Concordo com você.Fui reprovada 03 x até alcançar minha aprovação.E se você me perguntar se algum momento desisti eu responderei que não. Sugiro que os demais não desanime, bola pra frente e foco!

      Excluir
  13. Contadores e futuros contadores, unidos pelas anulações das questões erradas do exame de 2016.1, essas são algumas reportagens sobre o exame de 2016.1, seguem os

    links:

    http://noticias.r7.com/economia/bachareis-de-contabilidade-reclamam-de-erros-em-exame-de-suficiencia-17062016

    http://contabilidadenatv.blogspot.com.br/2016/06/bachareis-de-contabilidade-reclamam-de.html

    http://www.gazetaderondonia.com.br/%E2%80%A6/6202-exame-de-suficien%E2%80%A6?hitcount=0

    http://contadoresdoamapa.blogspot.com.br/2016/06/um-grupo-de-bachareis-em-ciencias.html?m=1

    http://www.aguianoticias.tv.br/home/exame-de-suficiencia-bachareis-em-contabilidade-reclamam.html

    http://maisro.com.br/exame-de-suficiencia-bachareis-em-contabilidade-reclamam-de-provas-mal-elaboradas-e-pedem-anulacao/

    http://www.mulleradvocacia.com.br/noticia/exame-de-suficiencia-bachareis-em-contabilidade-reclamam-de-provas-mal-elaboradas-e-pedem-anulacao/

    http://furtadoferreira.com.br/exame-de-suficiencia-bachareis-em-contabilidade-reclamam-de-provas-mal-elaboradas-e-pedem-anulacao/




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chega disso já!

      Bora estudar, se dedicar, e acertar umas 35 questões!

      3 ou 4 questões contém erros, mas as outras 46 não tem.

      Abraços.

      Excluir
  14. Gostaria de saber se o contador a qualquer custo irá disponibilizar a resolução das questões 2016.1 e qual data.

    ResponderExcluir
  15. O CQC irá disponibilizar a resolução das questões do exame 2016.1?

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de saber, se o plano de contas, disponibilizado no edital poderá ser consultado no exame, pois possui 10 páginas. Alguém pode me esclarecer? Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite,
    Gostaria de saber se a resolução do 1º exame de suficiencia 2016 sera disponibilizado no site. Tenho algumas duvidas em algumas questões.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  18. Boa noite,
    Gostaria de saber se a resolução do 1º exame de suficiencia 2016 sera disponibilizado no site. Tenho algumas duvidas em algumas questões.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  19. Meus caros do CQC, estamos no aguardo das maravilhosas soluções de questões que costumeiramente são disponibilizadas gratuitamente ao público.

    Grato antecipadamente!

    ResponderExcluir
  20. Boa noite, pertento fazer o exame, mas falta 1 e três meses para me formar, a minha pergunta é e se eu passar, eu posso tirar depois a carteira quando me formar, antes de completar os dois anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, isso mesmo. Você terá até dois anos para dar entrada no registro.

      Excluir
  21. Antonio Quirino gostaria de saber se vcs vão disponibilizar a resolução das questóes do exame 2016.1?

    ResponderExcluir
  22. Antonio Quirino gostaria de saber se vcs vão disponibilizar a resolução das questões do exame 2016.1?

    ResponderExcluir
  23. O CQC irá disponibilizar a resolução das questões do exame 2016.1?

    ResponderExcluir
  24. Boa Tardem alguem sabe me informar se nesse site contador a qualquer custo, não nai publicar as questões resolvidas do exame 2016.1

    ResponderExcluir
  25. Oi, boa tarde, vi que no site de vocês só tem ate a prova anterior de 2013.2, acha valido fazer as provas desde 2011? Se não pq?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No site tem os exames 2013.2 a 2015.2, são suficientes para os estudos, junto com o exame 2016.1. Nas provas anteriores a 2013.2, podem haver questões que não estão mais de acordo com a lei atual. Espero ter ajudado.

      Excluir
  26. Além dos exames anteriores, alguém tem dicas de estudos para o exame de 2016.2?

    ResponderExcluir
  27. Cadê o gabarito do exame de 2016.2 ?

    ResponderExcluir
  28. pessoal, irei marcar uma data para protestar na porta da FBC. Quem está disposto? Em 2014 uma grande mobilização fez com que a FBC recuasse e anulasse as questões. Entrem em contato comigo. (21) 980174157 ou dufles2000@yahoo.co.br - meu facebock Wilson Dufles - Vamos protestar que eles recuam!

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir