quarta-feira, 23 de setembro de 2015

GABARITO PRELIMINAR OFICIAL EXAME SUFICIÊNCIA 2015.2

PEÇO DESCULPA A TODOS POR NÃO RESPONDER TODOS OS COMENTÁRIOS, NESSE SEMESTRE MEU TEMPO ESTÁ CURTO, ESTOU DANDO AULA EM DUAS FACULDADES E COM MINHA EMPRESA CONTÁBIL. MAS MESMO ASSIM NO DOMINGO CONSEGUI AINDA DIVULGAR MEU GABARITO, FALTANDO APENAS DUAS QUESTÕES QUE ESTAVA EM DUVIDA E NÃO CONSEGUI CHEGAR NUM CONSENSO, DEVIDO A HORA E AO CANSAÇO. POIS RESPONDI TUDO SOZINHO ATÉ A MADRUGADA. 

GRAÇAS A DEUS MAIS UMA VEZ, DAS QUESTÕES QUE DIVULGUEI ACERTEI 100%, A 13,19, 28 e 39 O PESSOAL TAVA QUESTIONANDO MUITO, MAS NÃO VI MOTIVOS PARA SER DIFERENTE DO QUE COLOQUEI. IREI RESPONDER UMA POR UMA COMO SEMPRE FAÇO E COLOCAR A FUNDAMENTAÇÃO PARA QUE TODOS POSSAM ENTENDER, TENTAREI AINDA HOJE VER COM CALMA QUAIS CABEM RECURSOS, MAS NÃO SEI SE CONSEGUIREI, ESTOU PARTICIPANDO DE EVENTOS NA FACULDADE EM RELAÇÃO A SEMANA DO CONTADOR. 

VAMOS TER CALMA TODOS, PODE SIM HAVER QUESTÕES PASSÍVEIS DE ANULAÇÃO, VAMOS ANALISAR E JUNTOS CHEGAR NUM CONSENSO, NÃO ADIANTA É FICAR ATIRANDO PRA TODO LADO.







135 comentários:

  1. Professor, ajude-nos a formular recurso nas questões que o Srº achar que cabe?
    No meu entendimento, as questões seriam, 45 por não especifica a data final do calculo para juros de mora, a 28 por não especificar se a margem líquida será do preço de custo ou de venda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão 39 acredito que cabe recurso pois tanto a alternativa C quanto a D estavam corretas.

      Excluir
    2. Escrevi o número da questão errado, me referi a questão 9.

      Excluir
    3. Somando todo o passivo circulante, da um valor de $ 450.769,00.

      Excluir
  2. Professor a questão 39 será mesmo correta a C? A meu ver o item II sobre os princípios de contabilidade cabe entendimento essencial determinantes para ética no comportamento profissional. São normas obrigatórias a ser cumpridas a nossa profissão contábil , uma vez que, não as cumprindo fere os regulamentos de legitimidade nas normas NBC. Seria passível de anulação?

    ResponderExcluir
  3. Boa noite professor! Em relação as questões 28 e 29 que você falou em possível recurso, ainda é pertinente?

    ResponderExcluir
  4. Professor não querendo abusar da sua imensa generosidade, rsrsr por favor continue nos ajudando! Gostaria de saber se a questão de nº 01 teria chance de solicitar anulação, motivada pelo fato de que os tributos devem ser calculados sobre o faturamento "venda" no período e como houve uma devolução, os tributos sobre a mesma também devem ser abatidos na proporção do montante das vendas devolvidas.

    ResponderExcluir
  5. Que prova ridícula, questões de português com grandes problemas. A questão 39, com falhas. Muito mais difícil que a do semestre passado que peguei de base para o estudo. E o pior é as universidades que não preparam o aluno para esta etapa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para de chorar, prova do CFC é pra separar quem estudou durante quatro anos de forma correta e não apenas se preparou para uma provinha meia boca como esta do Conselho.

      Excluir
    2. Na minha opinião as questões não tinham problemas, o problema ouve com as pessoas que não sabem interpretar texto, era interpretação pura e simples.

      Excluir
    3. É MUITO CDF AQUI VIU, porque até os professores tiveram dificuldades!!!!!

      Excluir
    4. Pelo que se nota, o Lucas não teve problema mesmo na prova. O "ouve" dele não há a letra H. Ele deve interpretar muito bem.

      Excluir
    5. Bem chatinho anônimo, tem que ficar no anonimato mesmo

      Excluir
    6. Não sei nas Faculdades/Universidades de vocês, mas onde eu estudo a média bimestral de cada matéria é nota 7,00 (70%) para ser aprovado. o CFC cobra apenas 50% de acertos e o pessoal fica reclamando. O Lance é que na hora do Exame, não tem Zap Zap com colinha nem "lembretes" pra ajudar e o pessoal fica de mimimi.

      Excluir
    7. Com todos respeito, se a pessoa já passou e não vai ajudar.....vai pro inferno!

      Excluir
  6. Professor tem alguma possibilidade de anulação de questões?

    ResponderExcluir
  7. Eu preparei um modelo de recurso da questão 48

    A letra “A” diz que o Brasil é único nos índices de inflação.
    O texto não afirma que o Brasil é o único país com inflação, pois apesar de ser o Pelé nos índices de inflação, no texto não diz nada que o Brasil é ÚNICO nos índices de inflação, ele diz que os alemães e os húngaros também possuem inflação. Os alemães e os húngaros também estão nos índices de inflação. Na questão está pedindo a resposta INCORRETA, mas essa questão deve ser anulada porque a letra A e a letra B estão incorretas, havendo duas respostas na questão.
    Trecho do texto
    “Os romanos vivem a primeira hiperinflação da história. Os alemães batem a marca de 1.000% ao mês. Os húngaros, a de 1.000.000%. Mesmo assim, só existe um Pelé no mundo da inflação: o Brasil.”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa questão nos induz a alternativa A.

      Excluir
    2. podes me encaminhar esse recurso, pois pretendo tb usar se possível.
      dvdcontabil@gmail.com

      Excluir
    3. Não cabe recursorecurso, o texto diz que o Brasil é único, o que é diferente de dizer que o Brasil é o único.

      Excluir
  8. Respostas
    1. Eu vou colocar esse recurso da questão 48 e aí segue o texto do cfc sobre interposição de recursos

      RECURSOS

      Com a divulgação do gabarito neste dia 23/09, o prazo para interposição de recursos começa às 10h do dia 24/09 (quinta-feira) e se encerra às 18h do dia 25/09 (sexta-feira). Somente será admitida interposição de recurso via sistema de acompanhamento de inscrição.

      Após o prazo mencionado acima, o sistema ficará automaticamente indisponível para a interposição de recursos.

      Não serão aceitos, em hipótese alguma, recursos protocolados em Delegacias Regionais, Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC’s),
      Conselho Federal de Contabilidade e Fundação Brasileira de Contabilidade.

      Excluir
  9. Boa noite.

    A 48 dificilmente aceitarão a anulaçao. Pois o texto diz que mesmo assim, só existe um Pelé o Brasil. Portanto o Brasil é único no índice de inflaçao, assim como Pelé é único no futebol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A alternativa não tá falando que o Brasil é o único Pelé da inflação, ela tá falando que o Brasil é o único nos índices de inflação, o que é falso pois os alemães batem a marca de 1.000% ao mês e os húngaros, a de 1.000.000%.

      Excluir
    2. Amigo, essa questão será dificil ser anulada pois ela é sobre interpretação do texto, e nele afirma que o Brasil é o maior em tamanho de inflação.

      Excluir
    3. Diz que ele é o maior mas não é o único.

      Excluir
  10. Professor obrigado pela sua disponibilidade em nos ajudar!

    Por esse gabarito, acertei 20....

    Fiquei surpreso assim como a Mariane em relação a diferença de nível de prova... Ja ouvi falar q a .1 é mais fácil, mas essa foi surpreendente, me formo no final desse ano, e a minha faculdade com certeza não me preparou para acertar nem 25 questões...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, tenhamos um pouco de bom senso. Se vc estudou somente pela prova do semestre passado, há de convir que não contém toda a gama de possibilidades de formatação das questões. Deve-se estudar por pelo menos 4 provas. Além disso, levando pelo lado da lógica, vc acha que a banca iria repetir uma mesma questão 2 vezes seguidas?

      Excluir
  11. RECURSOS

    Com a divulgação do gabarito neste dia 23/09, o prazo para interposição de recursos começa às 10h do dia 24/09 (quinta-feira) e se encerra às 18h do dia 25/09 (sexta-feira). Somente será admitida interposição de recurso via sistema de acompanhamento de inscrição.

    Após o prazo mencionado acima, o sistema ficará automaticamente indisponível para a interposição de recursos.

    Não serão aceitos, em hipótese alguma, recursos protocolados em Delegacias Regionais, Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC’s),
    Conselho Federal de Contabilidade e Fundação Brasileira de Contabilidade.

    ResponderExcluir
  12. Mais a questão tá solta, na alternativa não fala em Pelé! Apenas diz que é único nos índices de inflação. .. Enfim, vou tentar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito que se muitas pessoas entrarem com recurso na questão 48 ela vai ser anulada.

      Excluir
  13. Eu fiz um recurso para a questão 23. Vai que a banca aceita.
    Questão 23
    Na questão 23 o Ativo Permanente e o Passivo permanente são extintos e se chamam respectivamente ativo não circulante e passivo não circulante.
    Segundo Resolução CFC Nº 1159/09 (trecho da resolução e nos itens "a" e "b" diz que o ativo e passivo devem ser classificados em Circulante e Não Circulante e que o grupo Ativo Permanente foi extinto).

    PRINCIPAIS ALTERAÇÕES TRAZIDAS PELA LEI Nº. 11.638/07 E MP Nº. 449/08

    6. As principais alterações promovidas pela Lei nº. 11.638/07 e MP nº. 449/08, que trouxeram impacto nos procedimentos e práticas contábeis, podem ser assim resumidas:

    (a) Classificação do Ativo e do Passivo em “Circulante” e “Não Circulante”;

    (b) Extinção do grupo Ativo Permanente;

    Ou seja, a questão pede a incorreta mas tanto a letra C e a letra D estão incorretas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão está correta é a letra C mesmo, porque de acordo com a lei 4.320/1964 - Contabilidade Publica a letra A, D estão corretas, a letra B, já a letra C está incorreta.

      Não custa tentar recurso, porem eu acho que será indeferido uma vez que a questão fala da contabilidade Publica.

      Excluir
    2. A questão trata de Contabilidade Pública. E a Lei é clara.

      A Lei nº 4.320/1964, artigo 105, confere viés orçamentário ao Balanço Patrimonial, já que separa o Ativo e Passivo em dois grandes grupos em função da dependência ou não de autorização orçamentária para realização dos itens que o compõem:

      “O Balanço Patrimonial demonstrará:
      I - O Ativo Financeiro;
      II - O Ativo Permanente;
      III - O Passivo Financeiro;
      IV - O Passivo Permanente;
      V - O Saldo Patrimonial;
      VI - As Contas de Compensação.

      Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L4320.htm

      Excluir
    3. Não sei ão, essa lei é muito antiga, é de 1964 e houve alteração da lei em 2007, creio que isso está desatualizado. Tentarei entrar com o recurso.

      Excluir
    4. Art. 105, da Lei 4.320/64: Art. 105. O Balanço Patrimonial demonstrará:
      I - O Ativo Financeiro;
      II - O Ativo Permanente;
      III - O Passivo Financeiro;
      IV - O Passivo Permanente;
      V - O Saldo Patrimonial;
      VI - As Contas de Compensação.

      Excluir
  14. Eu quero só parabenizar ao professor Antonio Querino por ser muito inteligente e ter acertado as questões no gabarito extraoficial.
    Estou feliz, pois consegui passar no exame fazendo-o pela primeira vez no 7º período da faculdade. Mesmo assim entrarei com recursos em umas questões a favor de muitas pessoas.

    ResponderExcluir
  15. Professor, colocando mais lenha na fogueira, a questão 7 pode ser anulada por um termo técnico... A assertiva correta seria a letra D "Uma REDUÇÃO NO RESULTADO DO PERÍODO, visto que a evaporação é considerada normal e deve ser baixada do estoque periodicamente". Perdas normais no processo de produção: são consideradas parte do CUSTO DOS PRODUTOS e Perdas anormais: vão diretamente para o RESULTADO DO PERÍODO.
    Acho q vale a pena recorrer nessa tbm!

    ResponderExcluir
  16. Existe possibilidade de anulação na questão 49?

    O texto menciona que: "Roma nasceu no século VIII a.C. como uma aldeiazinha. Em 500 a.C. já era uma república, com senado e tudo. Mas ainda não usavam moedas por lá. [...] A ideia de cunhar discos de metal só chegaria por volta de 300 a.C.
    Por esse trecho, leva a crer que a cunhagem de moedas NÃO é anterior à República romana. O que faz a alternativa C ser a incorreta, não a A.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A letra C não está incorreta.
      Era anterior porque a cunhagem de moedas foi criada pelos gregos e os romanos copiaram dos gregos. A Grécia Antiga e a sua cunhagem de moedas já existiam quando apareceu a República Romana. Eu deduzi essa questão dessa forma.

      Excluir
    2. Também interpretei da mesma maneira. A questão diz... de acordo com o texto..
      O texto nos diz que Roma era uma Republica em 500 a.c, porém começaram a cunhar moeda apenas em 300 a.c.No texto temos 3 dados (500 a.c - república / 300 a.c - Cunhagem de moeda / Nascimento de Roma século VIII a.c). Afirmar que Roma copiou a ideia da Grécia é inconclusivo acerca da afirmação do inicio da cunhagem da moeda.

      Excluir
    3. Quantos a.c a Grécia Antiga já fazia cunhagem de moedas?
      Se já existia cunhagem de moedas antes do aparecimento da República Romana, a data é muito necessária para resolução da questão.
      Questão dessa forma induz a erro, portanto concluo que a opção C está incorreta.

      Excluir
    4. Pessoal segue o link de um ABAIXO-ASSINADO referente a questões que não foram anuladas.

      http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=br86058

      Compartilhem....

      Excluir
  17. Professor as questões 29,30,44 e 45 consta no suficiencia contabil que é cabivel de recurso o senhor poderia nos ajudar?

    ResponderExcluir
  18. Bom dia professor!
    Cabe recurso nas questões 29, 30 e 45, por serem mal formuladas?
    Desde ja agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  19. Alguma ideia de questões passíveis de serem anuladas? E quais argumentos p/ as mesmas?

    ResponderExcluir
  20. Pessoal, entendi que a questão 48 seja a letra B, pode a incorreta e a incorreta é que não faz comparação com o Mar e sim com Aquário de peixes.
    Fiz só 21 pontos e se realmente tiver recursos na 29,30,44 e 45, por favor postem para ajudar.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  21. Professor,

    Ajude a formular os recursos para as questoes.

    ResponderExcluir
  22. Bom dia Professor,
    Quando poderá nos ajudar a formular os recursos?

    ResponderExcluir
  23. Pelo gabarito preliminar eu passei!!!!!! Super Feliz e ainda estou no sétimo período.

    ResponderExcluir
  24. Precisamos chegar num consenso. Vocês querem recorrer toda a prova. Assim não vamos conseguir nada! Vocês falam, falam, falam e não resolvem nada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recorre na 7 q é ganho garantido, a NBC TG 16 R1 - Custos do produto Art. 13 e 16 explicam isso.

      Excluir
    2. Correto a questão 7 cabe recurso sim, pois é o termo técnico que está em desacordo.

      Excluir
    3. Não sei fazer recurso, podes me ajudar?
      dvdcontabil@gmail.com
      acertei 22

      Excluir
  25. Professor, obrigado por se propor a nos ajudar!
    Seu site foi muito importante pra eu poder passar no Exame, acertei 39 questões de acordo com o gabarito premilinar, e só estudei pelo seu site!
    É muito bom saber que existem pessoas que estão com essa boa vontade de ajudar a todos, mesmo que não tenha o retorno merecido, mesmo com tanta gente contestando as questões, o gabarito. Você tem toda paciência para esclarecer as eventuais duvidas postadas.
    Te parabenizo mais uma vez pelo trabalho e desejo todo sucesso na sua carreira!

    ResponderExcluir
  26. QUEM TIVER OS RECURSOS PRONTOS POSTEM AQUI....COMO A COLEGA DISSE PRECISAMOS ENTRAR EM UM CONSENSO....FIZ 22 PONTOS.....POR FAVOS POSTEM PARA NOS AJUDAR...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc pode fazer o seus baseados no de outra pessoa, mas nao pode ser copiado e colado, pois é desconsiderado.

      Excluir
  27. Precisamos de argumentos fortes, não adianta tentar achar vírgulas para pedir anulação.
    Professor, por favor, dê sua opinião, quais questões acha passíveis de anulação?

    ResponderExcluir
  28. Isso que estou tentando falar. Não adianta, a banca não vai anular as 50 questões. Precisamos de argumentos concretos p/ convencermos a banca, não de especulações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre a 7, leia o q são perdas aqui http://www.portaldeauditoria.com.br/tematica/auditoria-custos_definicao-custos-despesas-perdas.htm

      Excluir
  29. Eu fiz um modelo de recurso da questão 48

    A letra “A” diz que o Brasil é único nos índices de inflação.
    O texto não afirma que o Brasil é o único país com inflação, pois apesar de ser o único Pelé nos índices de inflação, no texto não diz nada que o Brasil é ÚNICO nos índices de inflação, ele diz que os alemães e os húngaros também possuem inflação. Os alemães e os húngaros também estão nos índices de inflação. Na questão está pedindo a resposta INCORRETA, mas essa questão deve ser anulada porque a letra A e a letra B estão incorretas, havendo duas respostas na questão.
    Trecho do texto
    “Os romanos vivem a primeira hiperinflação da história. Os alemães batem a marca de 1.000% ao mês. Os húngaros, a de 1.000.000%. “

    ResponderExcluir
  30. Muito triste, não passei, me formei em 2011, muitas coisas não cheguei a ver na faculdade, tá difícil, desanimo total

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não desanime colega, tenha forças dedique-se mais, que ira alcançar o resultado desejado. Sei que não é fácil, mas estudar pelos exames anteriores, é muito bom.
      Sucesso. Mantenha o foco.

      Excluir
    2. Anônimo colega. Fiz o exame 06 vezes e só agora nesse de 2015.2 que consegui a tão sonhada aprovação no exame de suficiência. A dica é estudar pelas provas, nesse blog, contador a qualquer custo tem todas as provas comentadas, de todos os materiais que estudei o melhor foi essas provas comentadas disponíveis gratuitamente no blog.

      Excluir
  31. Bom dia, gente olha os email´s abaixo que mandei para a FBC e CFC, más não obtive resposta ainda, pois acho importante nos posicionar:

    Bom dia, desculpa me posicionar, más acho que tenho direito de opinar, eu gostaria de propor o seguinte sobre o exame de suficiência:

    Estou terminando a Bacharelado em Ciências Contábeis e fiz a prova do dia 20/09/2015, infelizmente pelos gabaritos não oficiais, acho que não irei passar, pois fiz 21 pontos/acertos.

    Gostaria de propor para a FBC fazer 2 fases ou seja, por ex. no meu caso:

    1 – Fase = 50 Questões - Acertei 21 questões = ou seja de 100% fiz 42% de Acerto, então faria:
    2 – Fase na proporção de erros e acertos da 1 fase, então teria 21 questões ou um percentual menor de questões para acertar as outras 4 questões que falta para passar no exame, ou algo parecido, me parece que seria mais justo.

    Pois vc não conseguir fazer as 25 questões e ter que começar do zero novamente num outro exame dá uma frustação muito grande. Pois todos sabem que num exame além da sabedoria do candidato temos que contar com a sorte também na hora da prova.

    Por favor analisa e me de uma resposta sobre o assunto.


    att.

    Lindomar da Silva
    4º CIC FID – DIAMANTINO – MT
    065 9951-3193 / 065 3337-1525
    __________________________
    Bom dia, desculpa, quanto ao email anterior que mandei, acho que fazendo em 2 fases o exame de suficiência, não tiraria a qualidade do teste, pois os candidatos aumentariam em maior tempo o qualidade e qualificação no estudo por ser em 2 fases, aumentaria a quantidade de profissionais mais qualificados no mercado e com isso maior volume de anuidades para o CRC.
    Pois muita gente fica batendo na tecla 1,2,3,4,5 vezes para passar no exame e acaba frustrando um pouco a vontade de abrir seu próprio escritório e o tempo todos sabemos que é dinheiro e passa rápido e o mercado contábil é muito cigano e ambicioso.


    att.

    Lindomar da Silva
    4º CIC FID – DIAMANTINO – MT
    065 9951-3193 / 065 3337-1525
    __________________________

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc não passou na primeira e quer passar na segunda ? O exame não é uma compra que se divide de uma, de duas de três ou até 10. Estuda que vc passará. Se for questionar, questione sobre os erros que a prova obteve, e não reclamar da forma de aplicação ...

      Excluir
    2. Cidadão, bom dia, se vc passou, meus parabéns, agora eu fiz pela 1º vez acertei 21 questões e infelizmente não passei, isso não significa que sou menos inteligente que vc ok.
      Vc imagina um candidato que mesmo estudando já foi reprovado 1,2,3,4,5 vezes, que vc sabe que tem casos, como fica essa pessoa totalmente frustrada perante a sua profissão.
      Só acho que teria que ter uma outra forma de aplicar essa prova, para quem já fez e não passou e não começar do zero novamente. obrigado

      Excluir
    3. Lindomar me perdoe se falei algo que você não gostou. Mas eu estava me referindo a quantidade de vezes que o candidato teria que fazer a prova na sua opinião. Daquela maneira que você sugeriu apenas prejudicaria o candidato. Cada candidato tem que fazer a prova com bastante confiança, e como se fosse mais uma prova na sua faculdade, onde precisaria acertar o máximo possível de questões para ser aprovado. E nesse exame você não passou, mas com certeza passará no próximo. Não falei em nenhum momento que sou mais inteligente do que vc, pelo contrário sou eterno aprendiz. Mas desculpas por qualquer constrangimento.

      Excluir
    4. Que isso, tranquilo, vivemos numa democracia e opiniões são para ser expressas e respeitadas.
      Somos da mesma profissão e temos que ter boa conduta, respeitando o código de ética profissional.

      Excluir
  32. Professor, a questão 33 pede a mediana. No cálculo da mediana quando se tem um conjunto par, não temos que somar os números do meio e dividir por dois? Se fosse dessa forma daria a letra "b" 2700 + 1000 = 3700/2 = 1850

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se deve colocar em ordem crescente e depois sim somar os números do meio e dividir por dois! Também errei essa...

      Excluir
  33. Um salve para a humildade do nosso amigo. Assim você vai longe!

    ResponderExcluir




  34. Boa tarde professor!
    Sou aluna do 7º semestre e resolvi encarar a prova. Estava sem saber como estudar e acabei encontrando seu site. Para mim, foi de grande ajuda, fazia as provas dos anos anteriores e depois estudava pelos seus comentários. Sou muito grata, consegui passar. Agora, acabar a faculdade e receber meu CRC. Abraços diretamente da Bahia.


    ResponderExcluir
  35. Foi muito útil o site cqc, respondia as provas anteriores e vinha aqui comparar cada questão errada e como sempre tinha seus comentários fundamentados em todas as questões, eu aprendia mais com os erros do que com os acertos kkkkkkk Consegui passar, sou do 7º período, o site foi um dos determinantes p/ minha aprovação...OBG Prof. Antonio Quirino!!
    Gratidão

    ResponderExcluir
  36. Obrigado professor!! Primeira vez que tentei e passei, iria fazer um cursinho mais tava muito caro haha só com as suas explicações consegui passar, fica aqui o meu agradecimento!!

    ResponderExcluir
  37. Faz 4 anos que terminei meu curso. E essa foi a primeira vez que fiz o exame. Estudei integralmente pelo site e acertei 35 questões!!! Fica registrado aqui a minha gratidão!!! Já indiquei para amigos que desejam fazer o próximo exame.

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Estudei pelas questões resolvidas do site. Fiz pela primeira vez e consegui minha aprovação!
    Obrigada ao Contador a Qualquer Custo e ao Prof. Antônio Quirino, Muito obrigada.
    Bruna Arruda

    ResponderExcluir
  40. Boa Tarde Professor,

    Venho para agradecer a enorme ajuda que nos proporciona com este site, que nos traz tão grande aprendizado.

    Muito, mas Muito Obrigado!

    ResponderExcluir
  41. Solicito anulação da questão 49 uma vez que contém duas questões corretas.

    A questão pede a alternativa INCORRETA. No gabarito apresentado pela FBC a alternativa INCORRETA seria a letra "A", porém, observando a alternativa (D):

    d) " a introdução do dinheiro alimentou a expansão do império romano"


    O autor deixa bem claro que Roma começou a cunhar moedas em 300 a.C. quando ainda era um REPÚBLICA, não alimentou a expansão do império até porque esse regime politico ainda não era vivido em Roma. O texto traz no último paragrafo a seguinte informação: " A introdução do dinheiro serviu de combustível para a expansão das fronteiras do FUTURO império mais importante da história". Esse trecho prova também que a alternativa (D) está INCORRETA, quando fala em "FUTURO IMPÉRIO" e não "do império".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alimentou a formação. ajudou a fomentar (estimular) a formação do Império

      Excluir
  42. Pessoal, bom dia.

    Eu estava fazendo o recurso da questão 19, porém não sei o que aconteceu com sistema e quando fui enviar deu uma mensagem que já havia enviado, consultei e vi que apareceu somente uma paragrafo do meu recurso.
    Por favor alguém pode enviar o recurso abaixo ou pedir para outro colega enviar, pois tenho a certeza da anulação desta questão.

    Segue abaixo o recurso:

    O enunciado pergunta:

    19.Uma Sociedade Empresária apresentou os seguintes gastos mensais:

    -Aquisição de matéria-prima no período R$25.000,00
    -Comissão devida aos vendedores pela venda de produtos no mês R$5.000,00
    -Tributos sobre o lucro R$2.000,00
    -Imobilizado adquirido a prazo R$60.000,00

    Considerando-se as terminologias utilizadas em custos,assinale a opção correta.

    a)O total dos investimentos é de R$60.000,00; e o total das despesas é de R$32.000,00.

    b)O total dos investimentos é de R$60.000,00; o total dos custos é de R$25.000,00 e o total das despesas é de R$7.000,00.

    c)O total dos investimentos é de R$85.000,00; e o total das despesas é de R$7.000,00.

    d)O total dos investimentos é de R$85.000,00; o total dos custos é de R$2.000,00 e o total das despesas é de R$5.000,00.

    Conforme o Gabarito Preliminar a resposta dessa questão 19 é a opção C, porém discordo e assinalei na minha prova a opção B, devido aos motivos abaixo:

    A contabilidade de custos utiliza-se terminologias específicas,algumas genéricas(como gastos,perdas e desembolso) e outras específicas(como custos e despesas).

    Em relação custos e despesas,vejam a definição:

    – Custo é um gasto relativo ao bem ou serviço utilizado na produção de outros bens e serviços.
    Ex: Matéria prima utilizada na formação do produto.

    De acordo com a NPC 2 do IBRACON,”Custo é a soma dos gastos incorridos e necessários para aquisição,conversão e outros procedimentos necessários para trazer os estoques à sua condição e localização atuais,e compreende tos os gastos incorridos na sua “aquisição” ou produção.

    – Despesa é todos os bens ou serviços consumidos na manutenção de atividades operacionais e na obtenção de receitas,não vinculadas à produção de bens e serviços.
    “Despesa – Bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para obtenção de receitas”.(MARTINS,2003)
    Ex: Comissão de vendedores sobre as vendas efetuadas.

    Conclusão:

    o enunciado não diz que a Comissão devida aos vendedores pela venda de produtos no mês seria uma previsão de despesa, portanto é uma afirmativa de serviço consumido para obtenção de receita.
    Concluo que, se houve receita sobre vendas é porque houve produção,se houve produção,é porque houve gastos com matéria-prima, então a aquisição de matéria-prima no período de R$25.000,00 incorreu em custo,pois foi utilizada na produção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recurso enviado, também marquei a B.

      Excluir
    2. Acabei de enviar tbm. Obrigada

      Excluir
    3. enviado também! Apesar de preliminarmente ter passado, acho justo esta questão ser anulada, assim como algumas outras.

      Excluir
    4. Concordo, a questão tinha que dar a destinação da mercadoria após a aquisição, se ela for para o estoque é investimento, mas ela pode perfeitamente após a aquisição não transitar pelo estoque e ir diretamente para o setor produtivo o que vai se transformar em custo.

      Excluir
    5. A matéria-prima mesmo que seja consumida no mesmo dia de entrada, contabilmente ira transitar nos estoques. Um item de estoque não pode ser contabilizado como custo de maneira direta. Não me recordo o ano exato, mas estudando provas anteriores já tivemos uma pregunta semelhante a esta. E matéria-prima foi classificada como Gasto/Investimento.

      Excluir
    6. Tudo bem que na aquisição ela vai direto pro estoque, entrando como investimento. Porem na pergunta veio a informação de comissão paga aos vendedores pela venda dos produtos. Se houve venda, houve produção. No final do mês no fechamento do balanco, os 25 mil estará compondo o custo e não mais investimento. Também passei nessa prova, mais enviei recursos pra ajudar os colegas que ficaram por pouco.

      Excluir
  43. Pessoal, Segue o modelo de recurso da questao 48

    A afirmação, " Só existe um Pelé no mundo da inflação: o Brasil" parece indicar que o Brasil seja único nos índices de inflação. Entretanto, os dados mencionados antes desta afirmação dão indícios de que em outros lugares, como Roma, Alemanha e Hungria, também fazem parte dos índices de inflação, (1000,00%/ao mês, 1.000.000?) descaracterizando, portanto, o Brasil como único nos índices de inflação.
    Neste aspecto, a alternativa A também estaria incorreta, assim como a alternativa B, ocasionando mais de uma alternativa possível.

    ResponderExcluir
  44. Estudei pelo site contador custe o que custar e fui aprovado! Já tinha feito cursinho e não me ajudou muito. Agora pelo site CQC aprendi bastante. Abrigado professor Antônio Quirino.

    ResponderExcluir
  45. Parabéns professor, seu site me ajudou bastante para o melhor entendimento das questões.
    Obrigrada

    ResponderExcluir
  46. Bom dia gente, como fica a pontuação das questões anuladas? Se anular alguma que acertei eu continuo com a pontuação?

    ResponderExcluir
  47. Pessoal, a 28 e 29 será que são passíveis de recurso?

    ResponderExcluir
  48. Bom dia pessoal,
    Preciso de uma ajuda…… A questão 9 acredito que também seja passível de recurso, uma vez que, no meu ponto de vista tenha duas alternativas corretas, a C e D, pois no caso do Passivo circulante, faria parte: Contas a pagar: $8.067,00 ; Fornecedores: $202.663,00 e Salários a pagar: $ 65.766,00, perfazendo um total de $ 276.496,00; Já o PL pegaria: Capital sub. $ 331.991; Reserva Estatutárial $51.384; Reserva Legal $ 13.170,00, menos o Capital a integralizar $ 24.592,00 e as Ações de emissão Prop. tesouraria $ 2.239,00, perfazendo um valor final de $ 369.714,00…. Estou errada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está errada, moça. Vc deve adicionar os dividendos a pagar às contas do passivo circulante.

      Excluir
  49. Estudei pelo site, pelas provas resolvidas. Passei de 1ª!!!! Graças a Deus!!!
    Obrigada ao professor Antônio Quirino, pela dedicação dada ao site, que beneficia tantos de nós...

    ResponderExcluir
  50. Também marquei a letra B da questão 19 exatamente por entender matéria prima como custo.

    ResponderExcluir
  51. Bom dia pessoal, tudo bem?
    Acertei 24, só falta uma...
    Alguém saberia me dizer se o professor tbm pode mandar o recurso, visto que são profissionais capacitados e com interesse em contribuir com a aprovação da classe ?
    Obs. recebei modelos de recurso de um outro site site, são simplesmente perfeitos... se os mesmos fossem enviados, acredito que a banca acataria uma boa parte... Prof. por favor, qdo possível nos ajude só mais um pouquinho, a pegunta que não quer calar.. O Sr. acha que alguma cabe recurso ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. segue o link de um ABAIXO-ASSINADO referente a questões que não foram anuladas.

      http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=br86058

      Compartilhem..

      Excluir
  52. Boa tarde.
    Professor quanto as questões 28 e 29, ainda cabem recurso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cabe recurso na 7, 28, 29, 45, 48 e 49... Dessas 5 creio q pelo menos duas sejam fortes pra anulação.

      Excluir
    2. Eu entrei com recurso contra as questões 29,44 e 45.

      Excluir
    3. Maria poderia me enviar a prova?
      Não fiz o exame mas estou curiosa p ver o que caiu e estudar p próxima.Desde já agradeço;
      silvanidopke@hotmail.com

      Excluir
    4. segue o link de um ABAIXO-ASSINADO referente a questões que não foram anuladas.

      http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=br86058

      Compartilhem..

      Excluir
  53. como faz para entrar com recurso?

    ResponderExcluir
  54. Boa sorte a todos os colegas que como eu tentamos a busca, mesmo que com recurso pois nos possibilita a justiça quando não nos dao um pergunta bem formulada se Deus quiser vai dar certo para todos que buscaram. Bom fim de semana a todos.
    A quando sai o resultado de nossas perguntas recurso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. segue o link de um ABAIXO-ASSINADO referente a questões que não foram anuladas.

      http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=br86058

      Compartilhem....

      Excluir
  55. Ótimo site!
    Formo no próximo período, este foi meu 1° exame e consegui ser aprovada.
    Estudem por aqui, colegas. Mas estudem TODAS as provas anteriores comentadas aqui. Certamente obterão êxito.
    Parabéns, professor!

    ResponderExcluir
  56. Professor Antonio, gostaria de agradecer pela iniciativa deste site. Estou me formando ano que vem e não tive praticamente tempo nenhum para estudar para essa prova e graças ao senhor consegui de primeira e em tempo recorde estudar para passar na prova. Continue com esse trabalho maravilhoso que para mim já é referencia quando me perguntam, por onde estudar? Muito Obrigado!

    ResponderExcluir
  57. Professor, o senhor poderia disponibilizar o caderno de prova em pdf, para podemos estudar?

    ResponderExcluir
  58. Estou muito feliz, estou no 6º período e já consegui passar na prova do CRC, fiz apenas para ver como me sairia mas ter passado foi muito melhor do que esperava, como tenho até 2 anos para solicitar o meu CRC, posso terminar a faculdade tranquila. Agradeço muito ao professor, pois baixei as duas últimas provas aplicadas e as fiz, as questões que errei corrigi pelo site e com certeza isso me ajudou muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, só para esclarecer, o edital é bem claro quando diz que somente poderá efetuar o exame de suficiência o aluno que esteja cursando o último ano do curso ou seja, 7o semestre. Como vc realizou a prova no 6, não poderá ter o direito da carteira profissional, deverá realizar o exame novamente!! Tenho amigos que fizeram no 6, e o crc rejeitou o pedido pelo não cumprimento das normas contidas no edital, e revogou o pedido do Crc, determinando que o candidato realize novo exame. Se ainda estiver com dúvidas o professor Antônio quirino, poderá confirmar.

      Excluir
    2. Conheço pessoas que fizeram a mesma coisa e conseguiram, outra situação é que, o CRC não solicita aos inscritos em momento algum comprovação de qual período do curso está.

      Excluir
    3. Edital é pra ser cumprido e ponto final. Se for abrir exceções pra todos que solicitarem então não há necessidade de edital. O edital é bem claro quanto a validade do exame: apenas no último ano da graduação, logo 7º e 8º período. Acho que as pessoas tem que parar de tentar dar um "jeitinho" pra tudo.

      Excluir
  59. A questão 48 foi um absurdo duas incorretas letra A e B, e na questão 19 teria que estar definido a destinação da mercadoria após sua aquisição, porque aquisição é um gasto que vai se transformar em investimento se ela for para o estoque, mas a mercadoria pode não transitar pelo estoque e ir diretamente para o setor produtivo , então vai ser um custo.

    ResponderExcluir
  60. Alguém sabe onde tem a prova disponível em pdf ? Não consigo encontrar em lugar nenhum. Agradeço desde já quem puder ajudar.

    ResponderExcluir
  61. A em PDF está disponível no site da FBC.

    ResponderExcluir
  62. quando sai o gabarito oficial?

    ResponderExcluir
  63. Pessoal, gabarito oficial divulgado hoje!
    Passei!!! Uhuuuuuuuuuuuuuuuuu!

    ResponderExcluir
  64. É, galera...
    Eles permaneceram firmes ao gabarito anterior. Nada de aceitar recursos sem perfeito embasamento teórico. Ainda bem que passei! =D

    ResponderExcluir
  65. Fiquei por 1. Eles não anularam nenhuma questão.

    ResponderExcluir
  66. Fiquei por 1. Eles não anularam nenhuma questão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. segue o link de um ABAIXO-ASSINADO referente a questões que não foram anuladas.

      http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=br86058

      Compartilhem..

      Excluir
  67. segue o link de um ABAIXO-ASSINADO referente a questões que não foram anuladas.

    http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=br86058

    Compartilhem..

    ResponderExcluir
  68. Gente alguma resposta sobre o ABAIXO ASSINADO feito?

    ResponderExcluir