quinta-feira, 23 de abril de 2015

GABARITOS OFICIAIS DEFINITIVOS EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1 DIVULGADOS!


 

Divulgados oss gabaritos do Exame de Suficiência 2015.1 do CFC. Como postado e dito aqui no nosso site as questões 29 e 46 eram as únicas com certeza de anulação. Porém se alguém acha que mais alguma deve ser anulada, fale com o CFC, FBC e procure a quem mais julgar necessário. Mas com fundamentação e base para isso. Nos últimos dois exames ocorreram casos assim, divulgaram o gabarito definitivo e tiveram que divulgar um terceiro gabarito, e pior tiverem que lançar duas listas de aprovados no Diário Oficial. 

Confiram abaixo os gabaritos divulgados pela FBC para Bacharel e Técnico;





250 comentários:

  1. PAAAAAASSSSSEEEEEIIIIIII Só faltava a 30 (TÉCNICO)

    ResponderExcluir
  2. PASSEIIII 29 ACERTOS....OBRIGADO PROFESSOR ANTONIO...

    ResponderExcluir
  3. Será que a lista com os nomes dos aprovados sairá amanhã? Visto que na última edição a lista saiu um dia depois de divulgado o gabarito definitivo.

    ResponderExcluir
  4. Passeeeeeei \o/ 31 acertos em bacharel
    agora só falta terminar o curso

    ResponderExcluir
  5. Tem alguma questão que possa ser anulada?

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Professor, com a anulação das 2 questões eu ficarei com 24 acertos, existe a possibilidade de entrar com recurso sobre mais alguma questão? você poderia nos ajudar e se possível fundamentar?

    ResponderExcluir
  7. professor ajude as pessoas que ficaram com 24 pontos, tento em vista que nos se outras questoes pode leva o candidato ao erro

    ResponderExcluir
  8. Eu tbm passei com 31....com as anulações....graças a Deus....obrigada Professor Antônio...esse site é muito bom...e nos ajuda muito....

    ResponderExcluir
  9. Tinha errado só a 29 e 46, agora está confirmado. Acertei 50 de 50!!!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus parabéns, acertar todas as questões é algo extraordinário.

      Excluir
    2. Obrigado. Eu confesso que quase não acreditei quando conferi as respostas, tanto que conferi e reconferi váááárias vezes pra ficha cair!

      Excluir
  10. Na questão 25 segundo a formula aplicada para o ciclo financeiro e a seguinte: prazo medio de estoques+prazo medio de recebimentos - prazo medio de pagamento.Ficando assim 21 dias + 35 dias- 17 = 39.Meu raciocínio teria fundamento.Se sim favor me ajude a ter melhores argumentos ao ligar.

    ResponderExcluir
  11. Eu também vi uma questão a de n.30 onde na questão ao ser fornecido os valores do custo fixo variavel, nao e colocado que o valor fosse custo variavel unitario,entretando fica omitido essa informação,levando a um equivoco na resolução da questão.Por favor, ajude-nos, pois sei que para o Sr e bem mais facil criar um argumento de convencimento, visto ja estar a muito tempo no acompanhamento dessas provas.Ajude-nos, uma ou duas questões a mais anuladas ajudara muita gente.Obrigada.Fica nossa esperança...

    ResponderExcluir
  12. A questão 14 esta dizendo que os juros pode ser classificado como atividade operacional ou de financiamento. e o CPC diz que juros é classificado como atividade operacional apenas. Tem como nos ajudar a fundamenta-la? queremos ter uma brecha para mais questões anuladas ! pois embora para alguns gênios as questões estivessem claras, para mim não ficou tao claro e preciso muito dessa aprovação, pois dela depende meu emprego. Por favor nos socorra. preciso de pelo menos mais 2 anuladas. Grata!!!

    ResponderExcluir
  13. Passei, 31 acertos!!!! Muito obrigado professor pelo excelente trabalho, esse site foi fundamental para minha aprovação. Que Deus te abençoe sobremaneira!

    ResponderExcluir
  14. vamos colocar na justiça, questoes mal elaboradas.

    ResponderExcluir
  15. professores nos ajude, cadê vcs.

    ResponderExcluir
  16. olá professor, responda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, gente infelizmente não posso ajudar mais do que já fiz, vocês têm que ir atrás do CFC, da FBC e de quem julgar necessário. Coloquei outras questões que poderiam conter erros.

      Excluir
    2. onde estão estas questões?

      Excluir
    3. vamos colocar na justiça, pagamos 100,00 para fazer essa prova e quando termina a prova toda mal elaborada cheia de erros. vamos procurar nossos direitos.

      Excluir
  17. professores e candidatos do exame unidos,para anular algum questão a mais,pois ainda existi questão com erros que não foram anulada pela a banca do exame.
    vamos unir, pois a uniao faz a força

    ResponderExcluir
  18. Graças a Deus, eu consegui êxito na minha primeira tentativa. Agora é terminar o curso e pegar minha carteira. Sucesso a todos que conseguiram a aprovação. Aos que não conseguiram, não desistam, setembro é a oportunidade de vocês. Abraço.

    ResponderExcluir
  19. Professor cadê você? estamos precisando de sua ajuda, estou com 24 pontos e sei que existem questões mal elaboradas nesta prova de Bacharel, ou seja questões com duplo sentido, que causaram confusão na hora de raciocinar, nos ajude a fundamentar uma reclamação para que possamos entrar na justiça. Não acho justo termos que aceitar erros de uma organização que deveria dar exemplos. desde já agradeço, Obrigado!!!!!

    ResponderExcluir
  20. Galera vamos nos unir com o intuito de anular mais questões na prova de Bacharel, é inaceitável essa questões mal elaboradas, não podemos deixar passar, alguém sabe como poderíamos fazer esta reclamação, se teríamos que entrar com recurso ou justiça, por favor nos ajude, Profesor Antônio nos ajude!!!!

    ResponderExcluir
  21. Professor Antônio, onde você colocou estas questões que poderiam ter erros? como fazemos para reclamar através de que?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. professor, fale alguma coisa que possa nos ajudar. Contamos com sua ajuda professor vc e deus é nossa esperança.

      Excluir
  22. Boa tarde! Gente aos que precisam de pelo aumenos mais duas questões, temos duas com possibilidades de anulações. Ao verificar novamente nas resoluções do professor Antonio ele observa as questões 14 e 30, revejam. Bom a 14 diz que o argumento podera ser nesse sentido:" Essa questão não esta igual ao item 12 da NBC TG, sendo que na hora da resolução houve confusão entre participantes" na resolução da questão. Na questão 30 também existe esperança." A questão ao fornecer os valores dos custos fixos e variáveis nao coloca que o valor de 500 seja unitário,suprimindo essa informação, atrapalhando o encontro da resposta, causando confusão" no caminho da resposta.Então vamos enviar e-mails para la com essas observações, a união faz a força!!! E-MAIL: suficiencia@fbc.org.br Vamos nos juntar ser somente um so para conseguirmos, a esperança é a última que morre. Obrigada porfessor Antonio, por suas excelentes observações, nos como candidatos ficamos muitas vezes perdidos por a necessidade de passar na prova e o senhor nos ajuda a encontrar caminhos, obrigada mais uma vez. Ah se o senhor poder reforçar conosco por sugerir mais comentários agradecemos de antemão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com 24 pontos e acertei as questões 14 e 30, portanto essas não me ajudariam, porém enviei um email para o CFC pedindo anulação da questão 12 pelos motivos abaixo, me ajudem e enviei também reclamações referente a questão 12, conforme abaixo:

      Senhores, bom dia.

      É com muita satisfação e respeito ao CFC que encaminho este email, afim de solicitar que analisem com bastante seriedade a questão 12 da prova de Técnico e de Bacharel que são a mesma questão, porém existe um erro de digitação diferente em ambas. Elaborei um recurso da questão 12 da prova de bacharel em Contabilidade, mas a FBC indeferiu por intempestividade, garanto que não entendi do indeferimento do neu recurso e da não anulação da questão, pois postei o recurso dentro do prazo regulamentar conforme o Edital. Por gentileza analisem abaixo e, por favor, interfiram nesta questão, pois a mesma deve ser anulada, estou com 24 pontos e preciso somente desta questão ser anulada para obtenção do CRC e exercer minha função na empresa onde trabalho.



      Solicito a anulação da questão tendo em vista que o parágrafo após os dados e enunciado está formulado incorretamente.



      Justificativa:



      A questão 12 na Prova de Técnico em Contabilidade em sua afirmativa há a ausência da palavra "Base" o que dificulta o entendimento da questão para os Examinados em Técnico em Contabilidade. A mesma questão na Prova de Bacharel em Contabilidade contém a palavra "Base", porém há um erro agravante de português na palavra "COM BASE NOS DADOS APRESENTADAS", o que pode levar a anulação da questão, tanto a de Técnico quanto a de Bacharel.



      Fundamentação:



      Segue anexo a imagem das duas provas para fins de comparação e comprovação da justificativa. Na prova de Bacharel pede a apuração do lucro líquido "COM BASE NOS DADOS APRESENTADAS", a palavra "APRESENTADAS" na prova de Bacharel está no feminino, quando deveria ser masculino para ficar em concordância com a palavra "DADOS". Na prova para Técnico aparece assim:

      "COM NOS DADOS APRESENTADOS"

      EM 2014.1 UMA QUESTÃO (QUESTÃO 35) FOI ANULADA QUASE PELO MESMO MOTIVO, O QUE FORTALECE A MINHA SOLICITAÇÃO DE ANULAÇÃO, POIS SE ANULARAM EM 2014, O PORQUE NÃO ANULARAM EM 2015 SE É BASICAMENTE PELO MESMO ERRO DE DIGITAÇÃO E PORTUGUÊS.

      SEGUE ANEXO AS PROVAS DE 2014 E 2015 PARA COMPARAÇÃO E APÓS ESTA INTEFERÊNCIA JUNTO AO FBC PARA ANULAÇÃO DA QUESTÃO 12 DA PROVA DE BACHAREL EM CONTABILIDADE.



      Obs: Existem outros vários recursos em que a banca do FBC não estão admitindo seus erros e indeferindo os recursos, assim prejudicando nós Examinados que tanto lutamos para conquistar esse tão sonhado registro no CRC.

      Atenciosamente,

      Rubens Pereira da Silva

      Excluir
    2. Por favor enviem para o email abaixo:

      Enviar para o email: registro@cfc.org.br

      Assunto:Pedido de anulação da questão 12 da Prova de Bacharel em Contabilidade do Exame de Suficiência 2015-1.

      Excluir
    3. Se precisarem do anexo questão 35 do exame 2014-1 e questão 12 exame 2015-1 para anexar no email, enviem uma mensagem para meu email abaixo:

      rubenspereiras@bol.com.br

      Excluir
  23. Boa tarde,

    Vamos lá galera, afinal foi pago 100,00 de cada um de nós para fazer esse exame, a união faz a força, no fórum do site suficiência contábil tem um pessoal que ficou por pouco, temos que nos unir e mostrar a força que tem nossa classe!!

    ResponderExcluir
  24. Galera vamos ajudar aos que estão por uma ou duas... Lembre-se poderia ser qualquer um. Então quanto maior o volume de e-mails enviados, a probabilidade de se fazer alguma coisa será maior!

    ResponderExcluir
  25. vamos la gente anular tb a polemica questao 37

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde!
    Gente aos que precisam de pelo menos mais duas questões, temos duas com possibilidades de anulações. Ao verificar novamente nas resoluções do professor Antonio ele observa as questões 14 e 30. Bom a 14 diz que o argumento poderá ser nesse sentido:" Essa questão não esta igual ao item 12 da NBC TG, sendo que na hora da resolução houve confusão entre participantes" na resolução da questão. Na questão 30 também existe esperança." A questão ao fornecer os valores dos custos fixos e variáveis não coloca que o valor de 500 seja unitário,suprimindo essa informação, atrapalhando o encontro da resposta, causando confusão" no caminho da resposta.Então vamos enviar e-mails para lá com essas observações, a união faz a força!!! E-MAIL: suficiencia@fbc.org.br Vamos nos juntar ser somente um para conseguirmos, pois a esperança é a última que morre. Obrigada professor Antonio, por suas excelentes observações, nos como candidatos ficamos muitas vezes perdidos e o senhor nos ajuda a encontrar caminhos, admiro muito seu trabalho!!

    ResponderExcluir
  27. professor nos ajude tb com a questão 31.

    ResponderExcluir
  28. Boa noite! Gente manda o modelo de defesa

    ResponderExcluir
  29. TEM QUE ANULAR A 37 E A 31, POIS SÃO QUESTÕES CONFUSAS

    ResponderExcluir
  30. vamos criar um grupo no face e no zap ..

    ResponderExcluir
  31. a questão 14 e 30 deve ser anulada, estava muito confusa, se nao for anulada vamos entrar na justiça. Nao podemos deixar simplesmente o crc fazer questões mau elaboradas e assim nos prejudicar. Nao temos nada a perder e sim ganhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a 30 foi muito confuso mesmo, o que temos que fazer para pedir para anular. preciso de ajuda para pedir anulação dessa questão

      Excluir
  32. alguém já envio ?me manda o modelo de defesa

    ResponderExcluir
  33. alguém já envio ?me manda o modelo de defesa

    ResponderExcluir
  34. temos que reclamar logo antes que a lista de aprovados saia.

    ResponderExcluir
  35. Em outro grupo estão falando das questões 18,31e 37 vamos questionar tb vamos lá temos que enviar esses recursos alguém tem modelo?

    ResponderExcluir
  36. Em outro grupo estão falando das questões 18,31e 37 vamos questionar tb vamos lá temos que enviar esses recursos alguém tem modelo?

    ResponderExcluir
  37. Vamos la pessoal!!!
    Professor Querino seria bom enviar somente e-mail para : suficiencia @fbc.org.br das questões confusas ou formular novamente recurso dessas questões,favor responda,precisamos de uma opiniao sua,obrigada e boa noite!!!

    ResponderExcluir
  38. professor vamos lá nos ajude. contamos com vc.

    ResponderExcluir
  39. gente vamos comunicar a midia sobre o nosso caso.

    ResponderExcluir
  40. Alguem cria aí modelo de reclamação para postarmos no email da FBC, solicitando a anulação das questões que estão mal elaboradas, e vamos todos entrar com a mesma reclamação, e se caso não conseguirmos vamos contratar um advogado e entrar todos juntos com a mesmo pedido, vamos nos unir gente!!!!! não podemos aceitar tantos erros que nos confundiu na prova FIQUE EM VÃO, que exemplo a fundação garante pra nossa classe?

    ResponderExcluir
  41. classe contábeis unida .

    ResponderExcluir
  42. estou indigna por eles não anularem a questão 12 sera que eles não viram ou não querem assumir o erro?
    gente peço a você que analisem com atenção e verão o erro da questão.
    segue abaixo a recurso da questão para analise.
    A questão 12 de Técnico e Bacharel que são a mesma questão ,porém existe um erro de digitação diferentes em ambas.
    A questão 12 na Prova de Bacharel em Técnico em Contabilidade em sua afirmativa há a ausência da palavra “Base” o que dificulta o entendimento da questão, . A mesma questão na Prova para Bacharel contém a palavra o que dá significado a afirmativa.
    Segue abaixo a imagem das duas provas para fins de comparação e comprovação da justificativa. Na prova de Bacharel pede a apuração do lucro líquido “COM BASE NOS DADOS APRESENTADAS”, a palavra “APRESENTADAS” na prova de Bacharel está no feminino e deveria ser masculino para ficar em concordância com a palavra “DADOS”. Na prova para Técnico aparece assim: “COM NOS DADOS APRESENTADoS”
    EM 2014.1 UMA QUESTÃO FOI ANULADA QUASE PELO MESMO ERRO:

    ResponderExcluir
  43. Bom dia pessoal,
    Esse é o email que enviei para FBC e vou enviar para os conselhos regionais

    Prezados,

    Venho através deste expressar minha indignação com o resultado e análise dos recursos do exame de suficiência 2015.1.
    Os Candidatos prestaram o exame de suficiência para Bacharel em Ciências Contábeis realizado pela FBC
    (Fundação Brasileira de Contabilidade), no dia 22 de março de 2015, segundo edital, após a correção e divulgação do gabarito, os candidatos tem o direito de entrar com recursos para as questões que são passiveis de anulação. Corremos contra o tempo mais elaborarmos os recursos com a ajuda de alguns professores que se dispuseram e corrigiram com exatidão e presteza a prova em tempo hábil. Enviamos os recursos, aguardamos e no dia 23 de abril foi divulgado um gabarito oficial com a anulação das questões 29 e 46 mais e as outras com erro de português e má interpretação? E as respostas aos demais recursos? venho aqui representar centenas de Candidatos que prestaram este exame e estão indignados com tamanho descaso, peço que verifiquem com consideração e cuidado as demais questões que foi enviado recursos como a 14,30 e 37.

    Queremos que a FBC junto ao CFC (Conselho Federal de Contabilidade) reconheça seus erros e comece a elaborar questões com seriedade.

    ResponderExcluir
  44. como e que eles cobram português na prova e na hora de redigir a mesma vem com vários erros já enviei e-mail para os site reivindicando isso gente e uma falta de respeito isso eles se quer leram nossos recursos porque se leram não e possível que não virão o erro dessa questão ou eles são cegos ou burros?
    já comecei a enviar minha indignação via mídia e peço que você também enviem pois quem sabe na mídia eles tenha pelo menos o respeito de nos responder.
    fica registrado minha indginação

    ResponderExcluir
  45. como e que eles cobram português na prova e na hora de redigir a mesma vem com vários erros já enviei e-mail para os site reivindicando isso gente e uma falta de respeito isso eles se quer leram nossos recursos porque se leram não e possível que não virão o erro dessa questão ou eles são cegos ou burros?
    já comecei a enviar minha indignação via mídia e peço que você também enviem pois quem sabe na mídia eles tenha pelo menos o respeito de nos responder.
    fica registrado minha indginação

    ResponderExcluir
  46. estou indigna por eles não anularem a questão 12 sera que eles não viram ou não querem assumir o erro?
    gente peço a você que analisem com atenção e verão o erro da questão.
    segue abaixo a recurso da questão para analise.
    A questão 12 de Técnico e Bacharel que são a mesma questão ,porém existe um erro de digitação diferentes em ambas.
    A questão 12 na Prova de Bacharel em Técnico em Contabilidade em sua afirmativa há a ausência da palavra “Base” o que dificulta o entendimento da questão, . A mesma questão na Prova para Bacharel contém a palavra o que dá significado a afirmativa.
    Segue abaixo a imagem das duas provas para fins de comparação e comprovação da justificativa. Na prova de Bacharel pede a apuração do lucro líquido “COM BASE NOS DADOS APRESENTADAS”, a palavra “APRESENTADAS” na prova de Bacharel está no feminino e deveria ser masculino para ficar em concordância com a palavra “DADOS”. Na prova para Técnico aparece assim: “COM NOS DADOS APRESENTADoS”
    EM 2014.1 UMA QUESTÃO FOI ANULADA QUASE PELO MESMO ERRO:

    ResponderExcluir
  47. a questão 31 tem um erro de concordância que não pode anular ela.

    ResponderExcluir
  48. vou reivindicar a anulação da questão 31 e 37

    ResponderExcluir
  49. Vamos la pessoal, neste momento somos um so!!! Mesmo quem ja conseguiu os pontos ajude-nos!!! Por favor mandem o modelo das questoes 31 e 37, para todos que quiserem ajudar.

    ResponderExcluir
  50. gente, vamos criar um grupo com professores que possa nos ajudar nela luta, e vamos nos organizar rapido, pois o tempo ta passado.

    ResponderExcluir
  51. Quem já mandou alguma reclamação sobre as questões que poderiam ser anuladas pro FBC?

    ResponderExcluir
  52. Mandei mais ou menos assim. Peço que revejam a questão 14 pois não esta igual ao item 12 da NBC TG, causando confusão na resolução.Na questão 30 ao serem fornecidos dos valores de custo fixo e variavel nao coloca que o valor de 500 seja unitario suprimindo essa informação,causando confusão na resposta. Peço gentilmente que revejam e sejam atenciosos aos candidatos, mais ou menos isso.Observem as questões comentadas da correção da provas crc 2015.1, as questões citadas a cima do prof.Querino que e muito parecido o comentario.Enviei para o e-mail: suficiencia@fbc.org.br. Enviei ontem 27 e ainda nao responderam.

    ResponderExcluir
  53. temos que ser rápido, antes que a lista saia. vamos cobrar as questões com erros. se nao conseguirmos, teremos que entrar mesmo na justiça. nao entendo porque nao anulam logo estas questões com erro.

    ResponderExcluir
  54. Bom dia pessoal já saiu no diário oficial a lista dos aprovados segue link http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=3&pagina=188&data=29/04/2015

    ResponderExcluir
  55. Aprovadissima. huhuhuhuhu. Obrigada professor, o senhor foi fundamental para minha aprovação.

    ResponderExcluir
  56. Bom Dia Prof. Passando por aqui apenas para dizer que já saiu o resultado no Diario Oficial da União, onde meu nome aparece na pagina 202. Agradeço de coração pelo CQC que me ajudou a tirar algumas dúvidas.

    segue o link

    http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=29/04/2015&jornal=3&pagina=188&totalArquivos=340

    att
    Erickson Martins Salvia

    ResponderExcluir
  57. Obrigado Senhor por esta Benção!


    Eliandro Matos
    Morro do Chapéu - BA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passei tb! Obrigada meu Deus!!! Tudo posso naquele que me fortalece! Parabéns a todos os colegas!

      Excluir
  58. gente vamos correr atras para anular as erradas. ainda da tempo.

    ResponderExcluir
  59. nossa to feliz d mais passei!!!!

    ResponderExcluir
  60. O que devemos fazer para questionar as questões mal elaboradas para que sejam anuladas agora depois da publicação no diário oficial? deveremos entrar na justiça? constituir um advogado? Por favor professor Antônio Quirino nos oriente, é inadmissível a FBC não reconhecer seus erros. TEMOS QUE NOS UNIR E LUTAR ATÉ O FIM!!!!!!

    ResponderExcluir
  61. alguma reclamação manda pra esse e-mail também fbc@fbc.org.br

    ResponderExcluir
  62. alguém ja ligou, para reclamar a respeito das questões?

    ResponderExcluir
  63. temos que correr atras e nao espera pelos outros,e logo

    ResponderExcluir
  64. professor pq sumiu, precisamos da sua ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, estou tentando amiga.Procure no facebook um pessoal que tá montando um grupo, mas infelizmente não tenho como ajudar mais.

      Excluir
  65. Pessoal, passei mas estou com vcs. Vamos lutar, pois deu certo da outra e vai dar agora tbem!!

    ResponderExcluir
  66. Até dia 22 tudo é possível

    ResponderExcluir
  67. ja mandei uns 4 e-mail e nada de responder

    ResponderExcluir
  68. temos que tentar, e anular mais 2 questões.

    ResponderExcluir
  69. vamos minha gente reivindicar nossos direito, estamos com razão. temos q anular estas questões com erros. vamos todos juntos e conseguir,

    ResponderExcluir
  70. gente parece que é possivel anular mais 2 questões, entao vamos tentar entrar em contato com crc. e pedir satisfação pelas questões mal elaboradas.

    ResponderExcluir
  71. alguém já ligou pro crc e deram a possibilidade de anularem mais questoes?

    ResponderExcluir
  72. o pessoal estão se referindo a questão de n 37 e 41, eu havia entrado com recurso destas duas questão e foram indeferido, alegram estar em desacordo com o edital, também preciso de duas.

    ResponderExcluir
  73. vamos recorrer novamente, se for possivel temos que colocar um advogado, mas nao devemos perder o direito o nosso.

    ResponderExcluir
  74. QUEM SABE COMO RECORRER AI PESSOAL TO PRECISANDO DE UMA.

    ResponderExcluir
  75. a lista ja saiu impossivel anular outras questões.

    ResponderExcluir
  76. vamos la minha gente anular as questões.

    ResponderExcluir
  77. Pessoal, eu quero mandar tambem reclamando! me ajudem! tambem acertei 24!

    ResponderExcluir
  78. Pessoal, eu quero mandar tambem reclamando! me ajudem! tambem acertei 24!

    ResponderExcluir
  79. Tambem vou ,nao vamos desistir pessoal.Qual e o grupo do facebook para agente se comunicar.Por favor professor Antonio, vc sabe? Por favor diga para nos,precisamos lutar,ate o fim.

    ResponderExcluir
  80. Tambem vou ,nao vamos desistir pessoal.Qual e o grupo do facebook para agente se comunicar.Por favor professor Antonio, vc sabe? Por favor diga para nos,precisamos lutar,ate o fim.

    ResponderExcluir
  81. Exame de Suficiência - Seja feita JUSTIÇA !

    ResponderExcluir
  82. tem uma pessoa que ta ajudar agente, ele faz parte do grupo que anulou as questões no exame passado . super gente boa,mas vamos nos unir quando vemos que o erro e posivel msm de anulaçao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUEM É ESTA PESSOA, DIGA PARA ELA SE PRONUNCIAR......

      Excluir
  83. gente olhem essa comunidade do face, que os pessoal do ano passado fizeram
    https://www.facebook.com/groups/1400853426862914/?fref=ts

    ResponderExcluir
  84. Acabei de ligar na FBC, falei com o Sr André sobre a questão dos emails que nós enviamos para eles questionando sobre as questões mal elaboradas, e com erros que dificultaram a nossa interpretação, ele me disse que neste momento está sendo aberto os emails e que faltam mais de 100 para serem lidos e que até o momento vai ser mantido o que consta no gabarito oficial, ou seja não será anulada mais nenhuma questão. GENTE ISSO É UM ABSURDO!!!! A FBC NÃO ESTÁ ACEITANDO SEUS ERROS, NÃO PODEMOS DEIXAR ASSIM, TEMOS QUE NOS UNIR E BUSCARMOS OS NOSSOS DIREITOS, ISSO É UMA VERGONHA!!!!! POR FAVOR VAMOS LIGAR LÁ NO TEL: ( 61)3246-7120, E RECLAMAR SOBRE ISSO, VAMOS ENTRAR NA JUSTIÇA CONTRA A FUNDAÇÃO, SE EXISTE ALGUEM QUE TENHA CONHECIMENTO OU CONTATO COM ALGUM ADVOGADO QUE SAIBA OS TRAMITES, VAMOS JUNTAR E ENTRAR NA JUSTIÇA EM GRUPO....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não podemos ficar com medo e sim enfrentar, fazem questões mau elaboradas e não querem assumir.

      Excluir
  85. Encontrei isto no suficiência contábil:

    PARA QUEM FOI REPROVADO

    Ainda pode haver anulação de questões?

    Sim. A FBC, definitivamente, está longe de ser uma banca previsível – uma pena pra nossa classe contábil. Nos dois últimos Exames, além da FBC ter cometido vários erros nas provas, ainda demorou para reconhecê-los e precisou divulgar dois “Gabaritos Oficiais”. Então, nada impede que ocorra novamente. Só nos resta esperar e correr atrás.

    ResponderExcluir
  86. vamos usa as redes sociais

    ResponderExcluir
  87. temos que correr contra o tempo

    ResponderExcluir
  88. oi....gostaria de entrar nesse grupo,temos que nos unir ,faltam só duas pra dar certo.

    ResponderExcluir
  89. o suficiencia contabil diz que é possivel sim anular mais questões. entamos vamos lutar.

    ResponderExcluir
  90. PESSOAL A FBC RESPONDEU MEUS EMAILS E COM CERTEZA IRÁ RESPONDER A TODOS DA MESMA FORMA QUE ESTÁ DESCRITO ABAIXO, TEMOS QUE NOS UNIR E CHAMAR A MÍDIA, JUSTIÇA O QUE FOR, PARA QUE NÃO FIQUE EM VÃO, OS NOSSOS DIREITOS TEM QUE SER RESPEITADO, SE ELES ERRARAM TEM DE ASSUMIR.

    Resposta: deles que com certeza será a mesma para todos, eles nem irão ler os emails.

    Prezado (a),

    Informamos que, de acordo com o edital 01/2015, o prazo para interposição de recursos contra o gabarito preliminar foi do dia 26/03 a 27/03/2015.
    Ressaltamos que, de acordo com o item 10.14 do edital:
    10.14 Em hipótese alguma serão aceitos pedidos de revisão de recursos ou recurso contra o gabarito definitivo oficial.

    Atenciosamente.

    Fundação Brasileira de Contabilidade

    ResponderExcluir
  91. fiz essa reclamação no site RECLAME AQUI.

    Confira sua reclamação
    Empresa Fundação Brasileira de Contabilidade
    Reclamação QUESTÕES MAL ELABORADAS NA PROVA DE SUFICIÊNCIA 2015.1
    Venho através deste reclamar em nome da classe em geral de estudantes de Ciências Contábeis (Bacharel) do Brasil que realizaram a Prova de Suficiência 2015.1 elaborada pela FUNDAÇÃO BRASILEIRA DE CONTABILIDADE, onde formularam várias questões com erros de português, de concordância etc.. fazendo com que algumas questões ficassem com duplo sentido nas respostas e com bastante dificuldade de interpretação, fazendo uma certa confusão na hora de responder, fundamentei os recursos destas questões no prazo legal de acordo com o edital, e ficou tudo em vão todos os recursos foram indeferidos, inclusive de muitas pessoas que também fizeram o mesmo, no meu entendimento a fundação está se omitindo em assumir os erros cometidos, e nós não podemos ser prejudicados com isso, pra se ter uma idéia tem questão na prova que foi cometido o mesmo erro em outro exame de 204.1 e foi anulada neste exame de 2014 e agora no de 2015 foi negado. declaro ainda a minha insatisfação com a fundação que deveria dar exemplos, como podemos confiar se eles mesmos não assumem seus erros?

    ResponderExcluir
  92. vamos correr atras, eles nao vão querer anular mais questões, parece que não enxergam os erros que eles cometeram.

    ResponderExcluir
  93. Pessoal vamos logo nos unir e resolvermos esta situação, a cada dia que passa vai ficar mais difícil, precisamos de uma orientação de como agir, Professor Quirino, nos ajude!!!!! você sabe os trâmite legais para entrarmos na justiça? não podemos deixar em vão, é um absurdo ter que aceitar a não anulação de questões mal elaboradas que nos causaram má interpretação, a FBC não assume os erros... nos ajude por favor.

    ResponderExcluir
  94. meu deus ajude- nos professor por favor.

    ResponderExcluir
  95. Pessoal eu conseguí o telefone do CFC, entrei em contato com o setor de registro questionando sobre a posição da FBC em não deferir nenhum dos recursos no qual entramos, segundo o atendente podemos enviar email para o Coordenador de Registro Sr. Edson, e formularmos as nossas defesas, argumentos e indignações, mas para isso deve ser bem fundamentado, com isso podemos obter a anulação de algumas questões vamos manda email pra ele gente!!!! email: registro@cfc.org.br aos cuidados do Sr. Edson Coordenador de Registro.
    Professor Quirino, ou algum professor de português o que vocês tem a dizer? nos ajude a fundamentar estes argumentos nas questões que estão com erros de português, concordância etc ...

    ResponderExcluir
  96. professor vamos la nos ajude.

    ResponderExcluir
  97. GENTE NA MINHA OPINIÃO MANDANDO IMAIL PARA FBC, NÃO MUDA EM NADA NAS ANULAÇÕES .NA MINHA OPINIÃO AGENTE QUE SE UNIR CRIAR UMA BOA DEFESA DAS QUESTÕES E IR NOS JORNAIS E NA MÍDIA, PARA MOSTRA O ERRO. A FBC E UMA FUNDAÇÃO SERIA E DEVE ADMITI ERRO, PELO O MENOR TIPO DE ERRO,MAS E ERRO.

    ResponderExcluir
  98. VCS ESTAO FALANDO MUITO DA 14 E 30,MAS ESTAO SE ESQUECENDO DA QUESTOES 09 E 31.

    ResponderExcluir
  99. gente vamos lar anular as questões.

    ResponderExcluir
  100. Gente precisamos de um argumento forte alguém já fez

    ResponderExcluir
  101. Professor...por favor nos ajude nesta questão... Temos que correr contra o tempo.....duvido que aconteça esses erros nas provas OAB.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigos, infelizmente não estou com muito tempo e não tenho muito mais o que fazer em relação a esse exame. Fiz a resolução de todas as questões antes da liberação dos recursos para que todos pudessem ter noção de quais poderiam ser anuladas. Como informei desde o inicio a 29 (30 técnico) e 46 de Bacharel eram as que seriam anuladas com certeza, as outras encontrei alguns erros junto com outros participantes e sugeri o que poderia ajudar pra tentarem anular. Porém os recursos montados não foram suficientes para anulação, ou seja, não foram bem fundamentados para isso.
      Existe um grupo no facebook chamado Exame de Suficiência - Seja feita Justiça.
      Perguntem ao pessoal como eles fizeram, tentem, lutem e vão atrás.

      Boa sorte a todos!

      Excluir
  102. quanto mais demorar mais dificil ficará. então vamos logo mandar esses recursos

    ResponderExcluir
  103. Vamos sim pessoal,seguirei as coordenadas, estou aguardando.

    ResponderExcluir
  104. QUAL O GRUPO DO FACEBOOK QUERO ENTRAR NESSA LUTA.

    ResponderExcluir
  105. gente é possivel anular estas questões com erros, vamos em frente e nao so ficar falando.

    ResponderExcluir
  106. vamos recorrer logo com estas questões, crc tem que anular.

    ResponderExcluir
  107. pessoal vamos recorrer logo com estas questões, o mais rapido possivel.

    ResponderExcluir
  108. Professor Antônio Quirino cadê você? nos ajude, nos oriente, fale sobre as questões que ainda podem ser anuladas, e o que devemos fazer para recorrer. Você nos abandonou na hora em que mais precisamos. ........

    ResponderExcluir
  109. Professor Antônio Quirino cadê você? nos ajude, nos oriente, fale sobre as questões que ainda podem ser anuladas, e o que devemos fazer para recorrer. Você nos abandonou na hora em que mais precisamos. ........

    ResponderExcluir
  110. Cadê você professor Antônio Quirino?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigos, infelizmente não estou com muito tempo e não tenho muito mais o que fazer em relação a esse exame. Fiz a resolução de todas as questões antes da liberação dos recursos para que todos pudessem ter noção de quais poderiam ser anuladas. Como informei desde o inicio a 29 (30 técnico) e 46 de Bacharel eram as que seriam anuladas com certeza, as outras encontrei alguns erros junto com outros participantes e sugeri o que poderia ajudar pra tentarem anular. Porém os recursos montados não foram suficientes para anulação, ou seja, não foram bem fundamentados para isso.
      Existe um grupo no facebook chamado Exame de Suficiência - Seja feita Justiça.
      Perguntem ao pessoal como eles fizeram, tentem, lutem e vão atrás.

      Boa sorte a todos!

      Excluir
  111. se formos esperar pelo professor vai ser nunca, vamos correr atras de um jeito ou de outro.

    ResponderExcluir
  112. gente vamos lá, nao podemos mais esperar.

    ResponderExcluir
  113. rapaz vamos unir um grupo logo. e faze de tudo pra anular

    ResponderExcluir
  114. Olá amigos, infelizmente não estou com muito tempo e não tenho muito mais o que fazer em relação a esse exame. Fiz a resolução de todas as questões antes da liberação dos recursos para que todos pudessem ter noção de quais poderiam ser anuladas. Como informei desde o inicio a 29 (30 técnico) e 46 de Bacharel eram as que seriam anuladas com certeza, as outras encontrei alguns erros junto com outros participantes e sugeri o que poderia ajudar pra tentarem anular. Porém os recursos montados não foram suficientes para anulação, ou seja, não foram bem fundamentados para isso.
    Existe um grupo no facebook chamado Exame de Suficiência - Seja feita Justiça.
    Perguntem ao pessoal como eles fizeram, tentem, lutem e vão atrás.

    Boa sorte a todos!

    ResponderExcluir
  115. gente vamos lá ainda tem jeito, só basta querermos e lutar, vamos em frente que consegui rirmos. vamos conseguir anular estas questões, nao vamos deixar esta chance passar.

    ResponderExcluir
  116. gente vie uma questao do exame anterior que um professor disse que nao seria anulada, mas ela foi anulada sim, so depende da gente vamos la

    ResponderExcluir
  117. vamos lutar até o fim!!!!! não podemos deixar que isto aconteça, vamos enviar emails e ligar para a FBC, questionando sobre as questões mal formuladas, que exemplo teremos de uma fundação como esta? ao invés de dar exemplos está é nos prejudicando não querendo assumir seus próprios erros. VAMOS GENTE MANDE EMAILS BEM FUNDAMENTADO PARA A FBC E CFC.

    ResponderExcluir
  118. Gente por favor alguém conhece algum advogado? que poderia fundamentar a reclamação de alguma questão mal elaborada, para que todos nós pudéssemos enviar para a FBC, assim eles anulariam a questão pois se não pressionarmos eles continuarão escondendo os erros deles e não assumindo.

    ResponderExcluir
  119. vamos la nao podemos desistir.

    ResponderExcluir
  120. Vamos lá pessoal, não podemos desistir. Existem questões sim que podem ser anuladas, porém não podemos ficar calados. A FBC, não quer assumir os erros de digitação da prova e tenta de qualquer jeito, encontrar uma forma de desistirmos, inclusive usando o edital. Na luta contra a anulação das questões 12, 14, 31,37. Segundo esse site, no primeiro gabarito a questão 37 tinha como resposta a letra D e depois passou para a letra A, se até o professor se confundiu na resposta nós alunos podemos ficar confusos tb.Vamos lutar pessoal.

    ResponderExcluir
  121. a 37, confudiu muito msm

    ResponderExcluir
  122. a 31, vamos anular ela.

    ResponderExcluir
  123. alguem faz um grupo na rede social e pedi para add os outros candidatos. e a melhor forma de se unimos.

    ResponderExcluir
  124. gente estou procurando no face um grupo mas não estou encontrando....favor passem pra mim.....vamos mandar mais emails....

    ResponderExcluir
  125. rapaz o grupo que tem no face e de 2014, nao e desse ano nao, mas o administradores dele sao gente legais de mais

    ResponderExcluir
  126. Entao vamos solicitar ajuda de como proceder nessa situação. Quais foram os argumentos dele.

    ResponderExcluir
  127. Professor Quirino por favor nos ajude a fundamentar uma boa defesa para questionarmos estas questões mal elaboradas, pelo amor de Deus!!!!!!! só ajude a fundamentar.

    ResponderExcluir
  128. Gente o professor ja disse q não pode ajudar. Quando passa alguém ele responde. Tentem reivindicar a questão 37 tb, pois nesse site no primeiro gabarito a resposta é a letra D e depois mudou para a letra A. Olhem no google a NBC TG 46 e mandem para a FBC. Se ate mesmo o site do professor Quirino ficou confuso. Acho q a resposta é D sim. Infelizmente nao consigo colar aqui a imagem do primeiro gabarito e nem o q achei no Google com relação a essa questão pra ajudar vocês. Vão em busca de seus objetivos , questionamentos e direitos. Na torcida por vcs. Anulem a 37. Olhem tb o CPC 46.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por favor amigo pode passar para o meu email? o meu email é : gilportofilho@gmail.com

      estou com 24 pontos dependendo de uma questão.

      obrigado

      Excluir
  129. Ativos ou Passivos mensurados a valor justo.
    A aplicação do valor justo é realizada para um ativo ou passivo em particular

    Assim,o processo de mensuração deve levar em consideração os atributos específicos do ativo
    ou passivo,tais como condição,localização e até restrições para uso ou venda
    ;

    ResponderExcluir
  130. Questão 37
    Mensuração
    Definição de valor justo
    9. Este Pronunciamento define valor justo como o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração.
    10. O item B2 descreve a abordagem geral de mensuração do valor justo.
    Ativo ou passivo
    11. A mensuração do valor justo destina-se a um ativo ou passivo em particular. Portanto, ao mensurar o valor justo, a entidade deve levar em consideração as características do ativo ou passivo se os participantes do mercado, ao precificar o ativo ou o passivo na data de mensuração, levarem essas características em consideração. Essas características incluem, por exemplo:
    (a) a condição e a localização do ativo; e
    (b) restrições, se houver, para a venda ou o uso do
    ativo.

    ResponderExcluir
  131. Significado de Condicionada:

    Aquela que está submetida a uma condição.

    Significado de Precificar
    Define o preço, determinar, fixar um preço para cada ocasião

    PORTANTO CONFORME MANDEI A CIMA,AO MENSURAR O VALOR JUSTO,A ENTIDADE DEVE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO AS CARACTERÍSTICAS DO ATIVO OU PASSIVO.

    ResponderExcluir
  132. Pessoal mandem email para a FBC,CFC. Vão atrás dos seus questionamentos. Quem precisa de apenas uma questão ainda da tempo. A questão 37 é passível sim de anulação. O problema é que eles usaram a palavra condicionada para confundir,mais a questão está correta e se no entendimento deles não,então a questão tem q ser anulada,por que conforme dito acima,pode sim está condicionada , depende dos participantes do mercado.
    Usem um bom argumento ao enviarem o email.
    Boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  133. Gente mandei um email para a FBC Conforme descrito abaixo, e gostaria que vocês fizessem o mesmo, assim quem sabe eles tomariam uma atitude para que nós não sejamos prejudicados!!!!
    repita o mesmo email mas mande.
    segue email enviado:

    Prezados,

    Venho através deste expressar minha indignação com o resultado e análise dos recursos do exame de suficiência 2015.1.
    Os Candidatos prestaram o exame de suficiência para Bacharel em Ciências Contábeis realizado pela FBC
    (Fundação Brasileira de Contabilidade), no dia 22 de março de 2015, segundo edital, após a correção e divulgação do gabarito, os candidatos tem o direito de entrar com recursos para as questões que são passiveis de anulação. Corremos contra o tempo mais elaborarmos os recursos com a ajuda de alguns professores que se dispuseram e corrigiram com exatidão e presteza a prova em tempo hábil. Enviamos os recursos, aguardamos e no dia 23 de abril foi divulgado um gabarito oficial com a anulação das questões 29 e 46 mais e as outras com erro de português e má interpretação? E as respostas aos demais recursos? venho aqui representar centenas de Candidatos que prestaram este exame e estão indignados com tamanho descaso, peço que verifiquem com consideração e cuidado as demais questões que foi enviado recursos como a 14,30 e 37.

    Queremos que a FBC junto ao CFC (Conselho Federal de Contabilidade) reconheça seus erros e comece a elaborar questões com seriedade.

    Como podemos acreditar numa fundação, que exige questões em português e que também erram no português, chegou a hora de reconhecer os erros de vocês. não acham?

    att.....


    agora segue a resposta deles:

    Em atenção à sua consulta, informamos que a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) é a instituição contratada para aplicação e realização do Exame de Suficiência.

    Os prazos, bem como todas as regras do certame, estão previstas no edital.

    Dessa forma, solicitamos a Vossa Senhoria que entre em contato com a FBC, aqui copiada, para manifestação quanto às suas alegações.

    Atenciosamente,


    GRUPOS:ASSCOM:2014:ARTE:Identidade:Nova marca CFC:Logo CFC-CRCs em png:logo_cfc.png

    Edson Rodrigues
    Coordenador de Registro
    Coordenadoria de Registro – COREG
    www.cfc.org.br | edsonrodrigues@cfc.org.br | +55 (61) 3314-9685

    * SAS Quadra 05, Lote 03, Bloco J, Edifício CFC, 9º andar. CEP: 70070-920, Brasília-DF
    ü Economize papel. Imprima somente o que for indispensável. O Meio Ambiente agradece

    ResponderExcluir
  134. vamos unir força para anular a 37

    ResponderExcluir
  135. vamos la gente o tempo esta passando

    ResponderExcluir
  136. com essa demora, vai ser impossivel anulação, ficam só falando e não buscam justiça.

    ResponderExcluir
  137. Não questão de só ficar falando. Tem q mandar email mesmo. Acontece q todo mundo q posta aqui, tem q mandar email tb. Quando vai pra mídia, eles toman logo uma atitude. É só mandar email pra eles com cópia pra um monte de gente q fez a prova tb, assim todos questionam juntos ou pra algum órgão, mec, justiça, enfim. Agora se um ou dois questionarem nao vai adiantar.

    ResponderExcluir
  138. vamos manda imail, procura logo um adv e formular um processo para que nos consigamos nossos objetivos

    ResponderExcluir
  139. vamos la minha gente o tempo esta passando e ate agora nao foi resolvido nada, então acho impossivel conseguirmos anulação. com essa demora vai ficar cada vez mais dificil.

    ResponderExcluir
  140. pessoal, acabei de ligar para FBC, e falei com a responsavel pelo CRC!

    a miseravel falou que respondeu todos os emais, e que eles tavam protegidos pelo edital, perguntei o que mais a gente podia fazer, ela disse nada!

    perguntei se tinha chance de anular ainda, ela disse com certeza ate agora nao.

    perguntei pq nos anterioees anularam com mesmos erros que continuam acontecendo e agora nao, ai ela disse que nao podem passar informacoes de comparabilidade!


    ainda perguntei mais o que podiamos fazer, ela disse so com a justica!!!!



    REALMENTE NAO SEI O QUE PODEMOS FAZER MAIS!
    ELES ESTAM RESPONDEMOS EMAILS AUTOMATICOS

    vamos colocar na justiça todos juntos.

    ResponderExcluir
  141. Vamos então na justiça! Alguém arruma um advogado!!! Aí entraremos todos de uma vez.

    ResponderExcluir
  142. justiça, so basta o primeiro entrar que todos entra, mas tem um que vai ter que tomar atitude de colocar primeiro
    e tem que se logo

    ResponderExcluir
  143. é melhor todos irem estudar pro proximo exame, nao vai ser anulada mais nenhuma questão. ate agora nada foi feito.

    ResponderExcluir
  144. vamos logo minha gente ainda da tempo, vamos atras.

    ResponderExcluir
  145. Gente no forum do suficiencia contábil pagina 7 tem um email pra enviarmos as questões passiveis de anulação... Tudo indica que um contador vai nos ajudar...vamos lá...lutar ate o fim....vai dar certo

    ResponderExcluir
  146. Gente no forum do suficiencia contábil pagina 7 tem um email pra enviarmos as questões passiveis de anulação... Tudo indica que um contador vai nos ajudar...vamos lá...lutar ate o fim....vai dar certo

    ResponderExcluir
  147. gente vamos logo, pois o segundo exame ja é em setembro e quanto mais demorarmos é pior.
    temos que conseguir, sabemos que ha questões erradas, so precisamos ir atrás o mais rapido possivel.

    ResponderExcluir
  148. vamos com com tudo nessa semana, sem desanimo

    ResponderExcluir
  149. semestre passado houve uma união e mobilização muito grande por parte dos participantes. Foram aos meios de comunicação, ligavam e mandavam e-mail para o CFC e FBC. Existe um grupo no Facebook chamado Exame de Suficiência - Seja feita JUSTIÇA administrado pelo amigo Valdeci Tuler, Abilio e Aline Delmiro. Eles e outros participantes se uniram e lutaram para que o CFC e FBC reconhecessem os erros das questões nas quais eles não tinham anulado. Então juntem-se e vão à luta!

    ResponderExcluir
  150. vamos anular a questao 37, 31

    ResponderExcluir
  151. Pessoal, temos que agir e não ficar só falando, eu já fiz a minha parte, já liguei e mandei vários emails para a FBC, questionando o porque de não anular as questões 12,14,37 e 41, é um absurdo nós estudarmos bastante e chegar no final não podermos receber os nossos méritos, devido aos erros de uma banca examinadora que não tem respaldo nenhum, pois toda prova eles erram, e agora na prova 2015.1 eles etão com vergonha de assumir de novo, Professor Antônio Quirino, você nos abandona na hora em que mais precisamos da sua ajuda, só está faltando fundamentar os argumentos que devemos usar nesta defesa, e isso eu garanto que vc poderia nos ajudar, Pessoal já que o Professor não nos ajuda, vamos procurar os meios de justiça, midia etc... ISTO É UM ABSURDO!!!!! TEREMOS QUE ACEITAR ESSA VERGONHA DA BANCA EXAMINADORA, COM ERROS BASTANTES CONFUSOS!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  152. Facebook: Exame de suficiencia- seja feita justiça.
    Esse é o nome do grupo do Facebook.
    Vamos lá pessoal. Também já mandei email. Fiz minha parte. Na luta pra anular essas questões. Vamos atrás dos nossos argumentos e direitos como estudante.
    Tenho fé que vamos conseguir.

    ResponderExcluir
  153. Facebook: Exame de suficiencia- seja feita justiça.
    Esse é o nome do grupo do Facebook.
    Vamos lá pessoal. Também já mandei email. Fiz minha parte. Na luta pra anular essas questões. Vamos atrás dos nossos argumentos e direitos como estudante.
    Tenho fé que vamos conseguir.

    ResponderExcluir
  154. Pessoal vamos colocar nossas reivindicações no site: www.reclameaqui.com.br.
    Vamos chamar a mídia, o mec. Esta errado isso. Vamos em buscar de anular as questões 12,14, 37 e 41.

    ResponderExcluir
  155. muito gente ficou reprovado pela a questao 37 e 31

    ResponderExcluir
  156. procurei no reclame aqui e nao achei nem uma reclamaçao dessa ano sobre a fbc, kde as pessoas que estao mandando postagem do reclame aqui

    ResponderExcluir
  157. Descobri uma site de reclamações públicas, creio que o número maiores de pessoas fizeram reclamações das questões que devem ser anuladas e também reclamando da FBC, fortalece nossas solicitações, segue abaixo o site para reclamações:

    http://www.reclameaqui.com.br/

    Obrigado a todos, e nos judem por favor!

    ResponderExcluir
  158. Eu reclamei no site reclame aqui ni dia 30/04 conforme abaixo:fiz essa reclamação no site RECLAME AQUI.

    Confira sua reclamação
    Empresa Fundação Brasileira de Contabilidade
    Reclamação QUESTÕES MAL ELABORADAS NA PROVA DE SUFICIÊNCIA 2015.1
    Venho através deste reclamar em nome da classe em geral de estudantes de Ciências Contábeis (Bacharel) do Brasil que realizaram a Prova de Suficiência 2015.1 elaborada pela FUNDAÇÃO BRASILEIRA DE CONTABILIDADE, onde formularam várias questões com erros de português, de concordância etc.. fazendo com que algumas questões ficassem com duplo sentido nas respostas e com bastante dificuldade de interpretação, fazendo uma certa confusão na hora de responder, fundamentei os recursos destas questões no prazo legal de acordo com o edital, e ficou tudo em vão todos os recursos foram indeferidos, inclusive de muitas pessoas que também fizeram o mesmo, no meu entendimento a fundação está se omitindo em assumir os erros cometidos, e nós não podemos ser prejudicados com isso, pra se ter uma idéia tem questão na prova que foi cometido o mesmo erro em outro exame de 204.1 e foi anulada neste exame de 2014 e agora no de 2015 foi negado. declaro ainda a minha insatisfação com a fundação que deveria dar exemplos, como podemos confiar se eles mesmos não assumem seus erros?

    Responder

    ResponderExcluir
  159. Eu reclamei no site reclame aqui ni dia 30/04 conforme abaixo:fiz essa reclamação no site RECLAME AQUI.

    Confira sua reclamação
    Empresa Fundação Brasileira de Contabilidade
    Reclamação QUESTÕES MAL ELABORADAS NA PROVA DE SUFICIÊNCIA 2015.1
    Venho através deste reclamar em nome da classe em geral de estudantes de Ciências Contábeis (Bacharel) do Brasil que realizaram a Prova de Suficiência 2015.1 elaborada pela FUNDAÇÃO BRASILEIRA DE CONTABILIDADE, onde formularam várias questões com erros de português, de concordância etc.. fazendo com que algumas questões ficassem com duplo sentido nas respostas e com bastante dificuldade de interpretação, fazendo uma certa confusão na hora de responder, fundamentei os recursos destas questões no prazo legal de acordo com o edital, e ficou tudo em vão todos os recursos foram indeferidos, inclusive de muitas pessoas que também fizeram o mesmo, no meu entendimento a fundação está se omitindo em assumir os erros cometidos, e nós não podemos ser prejudicados com isso, pra se ter uma idéia tem questão na prova que foi cometido o mesmo erro em outro exame de 204.1 e foi anulada neste exame de 2014 e agora no de 2015 foi negado. declaro ainda a minha insatisfação com a fundação que deveria dar exemplos, como podemos confiar se eles mesmos não assumem seus erros?

    Responder

    ResponderExcluir
  160. Acabei de ligar na FBC, falei com o Sr André sobre a questão dos emails que nós enviamos para eles questionando sobre as questões mal elaboradas, e com erros que dificultaram a nossa interpretação, ele me disse que neste momento está sendo aberto os emails e que faltam mais de 100 para serem lidos e que até o momento vai ser mantido o que consta no gabarito oficial, ou seja não será anulada mais nenhuma questão. GENTE ISSO É UM ABSURDO!!!! A FBC NÃO ESTÁ ACEITANDO SEUS ERROS, NÃO PODEMOS DEIXAR ASSIM, TEMOS QUE NOS UNIR E BUSCARMOS OS NOSSOS DIREITOS, ISSO É UMA VERGONHA!!!!! POR FAVOR VAMOS LIGAR LÁ NO TEL: ( 61)3246-7120, E RECLAMAR SOBRE ISSO, VAMOS ENTRAR NA JUSTIÇA CONTRA A FUNDAÇÃO, SE EXISTE ALGUEM QUE TENHA CONHECIMENTO OU CONTATO COM ALGUM ADVOGADO QUE SAIBA OS TRAMITES, VAMOS JUNTAR E ENTRAR NA JUSTIÇA EM GRUPO....

    ResponderExcluir
  161. pelo jeito que esta indo vai ser dificil, na verdade nada se resolve. tem que ser tomado logo uma decisão e pronto. pois o tempo esta passando.

    ResponderExcluir
  162. No site do reclameaqui existem algumas desse ano e a maioria do ano passado. Hj q vi esse site. Temos q colocar nossa indignação em tudo quanto for site.

    ResponderExcluir
  163. http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR81863

    no forum do site suficiencia contabil fizeram um abaixo assinado.

    ResponderExcluir
  164. http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR81863

    PETIÇÃO PUBLICA CONTRA A FBC SOBRE AS QUESTÕES MAL ELABORADAS DO EXAME DE SUFICIÊNCIA 1.2015.

    Pessoal boa ideia a do nosso amigo com essa petição publica, eu já assinei e passei para uma 20 pessoas amigas, que também já assinaram ou sej aquando acessei tinha 16 assinaturas já estamos em 33, vamos nos unir e brigarmos contra esta federação que ao invés de nos ajudar, faz é nos prejudicar. VAMOS TODOS NESTA LUTA!!!!! Publiquem em email, sites, midias, jornais revistas etc...

    ResponderExcluir
  165. PESSOAL ESTAMOS FAZENDO UM ABAIXO ASSINADO DAS QUESTÃO N 14, 37, 41, 49 POR FAVOR NOS AJUDEM.
    http://suficienciacontabil.com.br/

    ResponderExcluir
  166. QUERO ASSINAR,COMO FAÇO?

    ResponderExcluir
  167. NO SITE SUFICIENCIA NAO ENCONTREI O BAIXO ASSINADO,FAVOR MOSTRAR O CAMINHO

    ResponderExcluir
  168. Segue abaixo o caminho

    http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR81863

    ResponderExcluir