terça-feira, 21 de outubro de 2014

OPINIÃO QUESTÕES 23 E 39


Bem primeiramente desculpem a ausência esses últimos dias, estava em outras realizações pessoais. Pois bem, muitos participantes têm pedido minha ajuda para montarmos defesas em algumas questões, admito que nesse Exame não tive o tempo necessário de olhar bem a fundo muitas questões e corri o risco de errar muitas, porém só erramos uma aqui no site. Mas minha opinião sobre algumas ainda estavam vagas e talvez errôneas como a questão 23 e 39, onde julguei serem passíveis de anulação, contudo analisando-as eu acredito não serem. Segue abaixo meu entendimento do porque não devem ser anuladas, já que as respostas da banca são muito vagas.


A questão 23 é sobre Custo Padrão, que basicamente é analisar as variações de quantidade e preço do que foi planejado e o que foi realizado. Montei um quadro bem simples pra demonstrar:

                Padrão
Real
Diferença
QTD
Preço ($)
Custo ($)
QTD
Preço ($)
Custo ($)
QTD
Preço ($)
Custo ($)
2
60,00
120,00
2,1
58,00
121,80
- 0,10
2,00
- 1,80

Variação na quantidade
(QP-QR)
Preço padrão
Variação
-0,10
60,00
-6,00
Resultado (-0,10 x 60,00) = - 6,00
Variação no preço
(PP-PR)
QTD.padrão
Variação
2,00
2,00
4,00
Resultado (2 x 2,00) = 4,00
Variação MISTA
(QP-QR)
(PP-PR)
Variação
-0,10
2,00
0,20
Resultado (-0,10 x 2,00) = 0,20
Variação Quantidade
-6,00 (Desfavorável)
Variação Preço
4,00     (Favorável)
Variação Mista
0,20     (Favorável)
Variação Total
- 1,80 (Desfavorável)

No primeiro quadro mostra a variação no Volume ou Quantidade, que foi desfavorável em 6,00. então a letra B está correto. No segundo quadro mostra a variação no Preço que foi favorável em 4,00, com isso a letra A também está correta. Diferentemente do que foi dito antes, a variação mista é favorável, pois se pegarmos as variações e confrontarmos terá que dá o valor da variação total que foi de 1,80 desfavorável. A lógica matemática dos sinais algébricos não são levados em conta nessa variação. Então a resposta creio ser mesmo a letra D.

A questão 39 que trás no seu enunciado sobre Custo Histórico e fala também do Princípio da Continuidade. Muitos querem anular por dizerem que um não tem relação com outro. Eu acredito que tenham sim, porquê? Vamos o que diz o princípio da Continuidade:


RESOLUÇÃO CFC N.º 750/93 ALTERADA PELA 1.282/10

O PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE

Art. 5º O Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância.

De acordo com este princípio a empresa não deve mensurar seu ativos por preços de liquidação, ou seja,  diz que a empresa deve avaliar seus ativos com a intenção de continuar em operação, quando ela faz isso ela pode usar o valor justo, de acordo com o Princípio do Registro pelo Valor Original, que segue abaixo.

O PRINCÍPIO DO REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL

Art. 7º O Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.
II – Variação do custo histórico. Uma vez integrado ao patrimônio, os componentes patrimoniais, ativos e passivos, podem sofrer variações decorrentes dos seguintes fatores:    

a) Custo corrente. Os ativos são reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais teriam de ser pagos se esses ativos ou ativos equivalentes fossem adquiridos na data ou no período das demonstrações contábeis. Os passivos são reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, não descontados, que seriam necessários para liquidar a obrigação na data ou no período das demonstrações contábeis;

b) Valor realizável. Os ativos são mantidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais poderiam ser obtidos pela venda em uma forma ordenada. Os passivos são mantidos pelos valores em caixa e equivalentes de caixa, não descontados, que se espera seriam pagos para liquidar as correspondentes obrigações no curso normal das operações da Entidade;

c) Valor presente. Os ativos são mantidos pelo valor presente, descontado do fluxo futuro de entrada líquida de caixa que se espera seja gerado pelo item no curso normal das operações da Entidade. Os passivos são mantidos pelo valor presente, descontado do fluxo futuro de saída líquida de caixa que se espera seja necessário para liquidar o passivo no curso normal das operações da Entidade;

d) Valor justo. É o valor pelo qual um ativo pode ser trocado, ou um passivo liquidado, entre partes conhecedoras, dispostas a isso, em uma transação sem favorecimentos; e

e) Atualização monetária. Os efeitos da alteração do poder aquisitivo da moeda nacional devem ser reconhecidos nos registros contábeis mediante o ajustamento da expressão formal dos valores dos componentes patrimoniais.


O VALOR JUSTO COMO DITO NO PRINCÍPIO ACIMA, É O VALOR PELO QUAL O ATIVO PODE SER TROCADO, ENTRE PARTES CONHECEDORAS DO NEGÓCIO, É UM VALOR QUE UMA ACHA JUSTO PAGAR E A OUTRA RECEBER, OU SEJA, ESTE VALOR PODERÁ SER SIM SUPERIOR AO VALOR DE AQUISIÇÃO. AS ALTERNATIVAS "B", "C" E "D" ESTÃO INCOERENTES COM A RESOLUÇÃO 750/93, COM ISSO AFIRMAMOS QUE A RESPOSTA É A LETRA "A"


8 comentários:

  1. POR FAVOR ME AJUDE
    FUGINDO UM POUCO DO EXAME DO CRC, PRECISO SABER SE EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS DE CONTABLILIDADE E ISENTA DE IMPOSTOS ESTADUAIS?
    EU VI EM EM AGUNS SITES QUE A EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS NAO TEM OBRIGAÇAO DE POSSUIR INSCRIÇAO ESTADUAL.
    PODE ME EXPLICAR NO CASO SE A EMPRESA FOR DE CONTABILIDADE NO LUCRO REAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TODOS OS TIPOS DE SERVIÇOS CONTABEIS
      EU TENHO QUE ABRIR UMA EMPRESA NO LUCRO REAL DE PRETAÇAO DE SERVIÇOS DE CONTABILIDADE
      E PRO TCC NA FACULDADE

      Excluir
    2. Como uma pessoa se propõem escrever um artigo ou monografia sem se dar pelo menos o trabalho de estudar o um pouco sobre o tema?
      Só uma dica para você matar a charada.
      ICMS - O Imposto sobreCirculação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação.

      Excluir
  2. Olá Professor, vc poderia me ajudar nesta questão?

    Considere os atos e fatos:

    Orçamento Aprovado --------------------------- 126.200,00
    Crédito Adicional Aberto no Exercício ----------- 8.100,00
    Arrecadação de Receitas ----------------------- 130.000,00
    Despesas Executadas --------------------------- 129.500,00
    Pagto. Restos a Pagar(Período Anterior) -------- 3.100,00

    Com base nos dados acima e sabendo que 80% das despesas regularmente empenhadas foram pagas no exercício de empenho, é verdade que:

    A resposta correta é: as disponibilidades aumentaram em 23.500,00.

    Não consegui chegar à este valor, peço ajuda a você, obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Caro Professor, o senhor poderia nos orientar quanto a Lei nº 12.973, de 13 de maio de 2014, que esta ai repleto de duvidas e ajustes, principalmente no que tange a aceitação da DCTF de agosto a opção pela referida lei ou não optante, o senhor poderia montar informações plauzivas em seu site, são muitas duvidas e ninguém sabe nos orientar. Peço a gentileza de providenciar um programa especial em seu site afim de tratar assunto da Lei nº 12.973, de 13 de maio de 2014, e seus impactos, o que mudou, e como aplicar.

    Deste de ja agradeço atenção.

    ResponderExcluir
  4. Prezado professor, estou achando estranho até hoje o CFC não ter divulgado nenhum outro gabarito após as análises dos recursos, será provável que nenhuma questão será anulada nesta prova? Aproveito para agradecer a dedicação em nos apoiar nos estudos para o exame fornecendo as resoluções de questões dos exames anteriores.

    ResponderExcluir