domingo, 20 de março de 2016

ALTERAÇÕES NO EXAME DE SUFICIÊNCIA 2016.2

BOAS NOTÍCIAS PARA OS PARTICIPANTES DO EXAME DE SUFICIÊNCIA, O CFC ATENDEU AOS PEDIDOS DE MUITOS SOBRE AS QUESTÕES DA PROVA E AGORA OS PARTICIPANTES TERÃO MAIS QUESTÕES DE CONTABILIDADE GERAL. ERA O QUE MAIS RECLAMAVAM, POIS A PROVA NÃO ERA TÃO PRÁTICA COMO DEVERIA SER, COMO REALMENTE É ÁREA NA MAIOR PARTE DO PAÍS. 
 ABAIXO SEGUE O TEXTO PUBLICADO NO PORTAL DO CFC
Por Juliana Oliveira
Comunicação CFC

A mudança já vale para a prova que será realizada em 10 de abril

No dia 10 de abril, cerca de 50 mil pessoas realizarão a primeira edição do Exame de Suficiência 2016, do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). A comissão que elabora a prova anunciou uma série de medidas com o intuito de aprimorar a avaliação dos candidatos. A aprovação no exame é indispensável para a obtenção do Registro Profissional.
A principal mudança foi o aumento do número de questões sobre contabilidade geral, que passou de 15 para 21 itens e a redução de seis para três itens de Contabilidade de Custos. “A mudança foi solicitada pelos coordenadores nos últimos três Encontros de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis e a comissão acatou a demanda”, explica o integrante da Comissão do Exame de Suficiência da Fundação Brasileira de Contabilidade (FCB), professor Oscar Lopes.
A prova passa a ter duas questões de Português e de Ética. Antes eram três itens de cada. Outros temas abordados são contabilidade aplicada ao setor público, contabilidade gerencial, controladoria, noções de direto e legislação aplicada, matemática financeira e estatística, teoria da contabilidade, princípios da contabilidade e normas brasileiras de contabilidade, auditoria contábil e perícia contábil. “As questões são cada vez mais interdisciplinares, conteúdos de direto e contabilidade geral podem ser cobrados numa mesma pergunta, por exemplo”, afirma Lopes.
O Exame de suficiência é elaborado pela FBC, composto por 50 questões e busca aferir o conhecimento mínimo para o pleno exercício da profissão. É dividido em duas partes, uma busca comprovar a habilidade conceitual, o conhecimento teórico, do candidato e a outra a habilidade procedimental, o saber fazer. “Para os alunos que estão se preparando para o Exame, é bom lembrar que não é cobrado nada que não esteja no conteúdo acadêmico do curso. Se ele fez bem o curso, não terá problemas na hora da prova”, lembra Lopes.
O Exame será realizado em 120 municípios, nos 26 Estados e no Distrito Federal. Para saber o local da prova o candidato deve acessar o sistema de inscrição no site da FBC (www.fbc.org.br) ou no do CFC (www.cfc.org.br). No dia certame o inscrito deve comparecer levando documento com foto, comprovante de inscrição, caneta azul ou preta. As provas começam às 9h30, horário de Brasília, conforme informado no edital.

38 comentários:

  1. Voces irao postar as resoluções do exame de hoje aqui no site ainda hj?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pessoal, irei marcar uma data para protestar na porta da FBC. Quem está disposto? Em 2014 uma grande mobilização fez com que a FBC recuasse e anulasse as questões. Entrem em contato comigo. (21) 980174157 ou dufles2000@yahoo.co.br - meu facebock Wilson Dufles - Vamos protestar que eles recuam!

      Excluir
  2. Agradeço a Deus, pois acredito que passei. 26/50. O primeiro gabarito que conferi foi do Suficiência Contábil. Os dois gabaritos se conversam. Então já posso comemorar.

    ResponderExcluir
  3. Considerado o seu gabarito, acertei 33. Levando-se em conta a sua margem de acerto, posso me considerar classificado. Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Considerado o seu gabarito, acertei 33. Levando-se em conta a sua margem de acerto, posso me considerar classificado. Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Olá, primeiramente obrigada pela dedicação. Tenho uma dúvida, a 41 tem chances de ser anulada? Ou acha que realmente o gabarito é a letra D?

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Prof. Antônio Quinino e Prof. Tiago Pedro.
    Sucesso na vida de vocês por ajudarem tantos e tantos estudantes e profissionais da área.

    ResponderExcluir
  8. Caros Professores uma dúvida: Na 26° questão existem 4 afirmativas e é pedido as verdadeiras, porém nas opções não é sequer citado a afirmação IV, ou seja, só posso considerar correta(s) as afirmativas I, II e/ou III. Posso considerar essa questão passível de anulação?

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde prof,como faço para ter acesso ao seu material p estudos?

    ResponderExcluir
  10. Alguém poderia me ajudar onde encontro esse material?

    ResponderExcluir
  11. Professor aguardamos anciosos pela 5 e 26... tem possibilidade de anulação?

    ResponderExcluir
  12. Professor primeiramente venho agradece pela ajuda que o senhor nós dá, minha dúvida é a seguinte a 5 e 26 está muito confusa, seria passível de anulação ?
    Caso seja a nota menos para passar será 23 acertos ?

    ResponderExcluir
  13. Acho que finalmente consegui. Glória à Deus!

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde prezados, há previsão para inscrição do exame 2016.2?

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde, alguém sabe me informar quando será o exame 2016.2?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As inscrições estão previstas para serem abertas no dia 04/07.

      Excluir
    2. Dia 16 de outubro de 2016

      Excluir
  16. A prova costuma ser em setembro, tirando como base 2016.1 as inscrições devem começar na metade de junho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Previsão para realização do Exame de Suficiência nº 2/2016 09 OUTUBRO 2016

      Excluir
  17. Bom dia ! Como faço para ter acesso ao seu material Prof° ? Ainda eu não obtive resultado das provas... Preciso de dicas e material adequado para o estudo. Poderia nos ajudar ?

    ResponderExcluir
  18. Alguém sabe me dizer quando abre as inscrições para o exame 2016.2???

    ResponderExcluir
  19. Neste dia 13 de junho, foi publicado, pelo Conselho Federal de Contabilidade, no Diário Oficial da União (Seção 3, Páginas 154 a 158), o edital para a segunda edição de 2016 do Exame de Suficiência, destinado aos bacharéis em Ciências Contábeis. A aprovação no Exame é condição necessária para que os bacharéis obtenham registro em Conselho Regional de Contabilidade e, dessa forma, possam exercer a profissão.

    As inscrições para o exame poderão ser feitas no período 4 de julho a 4 de agosto, e deverão ser efetuadas no site da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) (www.fbc.org.br) e no do CFC. O sistema de inscrições estará disponível a partir das 10h do dia 4 de julho.

    Quanto à isenção da taxa de inscrição, os candidatos deverão solicitar o benefício no ato da inscrição, por meio do sistema, do dia 4 ao dia 6 de julho.

    Conforme previsto no edital, a prova será aplicada no dia 16 de outubro, das 9h30 às 13h30.

    O Exame de Suficiência é um dos requisitos para a obtenção de registro profissional em Conselho Regional de Contabilidade, conforme estabelecido pela Lei nº 12.249/2010, com regulamentação da Resolução nº 1.486/15.

    De acordo com o edital, somente poderá se inscrever para a prova de Bacharel em Ciências Contábeis o candidato que esteja cursando o último ano do curso ou que tenha efetivamente concluído a graduação em Ciências Contábeis.

    Vejo o edital completo em: http://cfc.org.br/wp-content/uploads/2016/06/Edital_Exame_2_2016.pdf.

    (Do: cfc.org.br)

    ResponderExcluir
  20. Boa noite ! Quem concluir o corso de Ciência contábil em 2017 pode fazer a prova de suficiência 2016.2 ? agradeço se puder resolver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode. Você tem até 2 anos para dar entrada no seu registro.

      Excluir
  21. Estou cursando o 6 semestre eu vou poder fazer a prova 2017.1?

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde! Quando abrirão inscrições para exame de suficiência 2017.1?

    ResponderExcluir