domingo, 5 de maio de 2019

RESOLUÇÃO QUESTÃO 26 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2016.2


RESOLUÇÃO


De acordo com o Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público (MCASP):
       Conceito de Variações Patrimoniais Qualitativas
“Variações patrimoniais qualitativas são aquelas decorrentes de transações no setor público que alteram a composição dos elementos patrimoniais sem afetar o patrimônio líquido.”

       Conceito de Variações Patrimoniais Quantitativas
“Variações patrimoniais quantitativas são aquelas decorrentes de transações no setor público que aumentam ou diminuem o patrimônio líquido.”

Ainda sobre as Variações Patrimoniais Quantitativas, estas podem ser Aumentativas ou Diminutivas. O MCASP determina que:

“A variação patrimonial aumentativa (VPA) deve ser registrada no momento da ocorrência do seu fato gerador, independentemente de recebimento, e, analogamente, a variação patrimonial diminutiva (VPD) deve ser registrada no momento da ocorrência do seu fato gerador, independentemente do pagamento e da execução orçamentária.”

Com isso em mente, vamos analisar as alternativas:

A alternativa “A” está INCORRETA, pois está afirmando que o crédito deve ser feito na conta Caixa e Equivalentes de caixa. Essa afirmação não faz sentido, pois em primeiro lugar trata-se apenas do reconhecimento do fato gerador e em segundo lugar, o crédito nessa conta caracteriza a saída de dinheiro.

A alternativa “B” está INCORRETA, pois a conta de Impostos sobre o Patrimônio e a Renda é a uma conta de natureza patrimonial que registra as Variações Patrimoniais Aumentativas, ou seja, as entradas de recursos e por isso o lançamento deveria ser a Crédito. Além disso, o crédito na conta Créditos Tributários a Receber é feito somente após a arrecadação do tributo.

A alternativa “C” está CORRETA, pois o lançamento é exatamente o contrário do que foi apresentado na alternativa anterior. Reconhece o direito de receber o tributo do contribuinte na conta de Créditos Tributários a Receber e reconhece o valor dos Impostos sobre o Patrimônio e a Renda, independente da arrecadação ou recebimento.

A alternativa “D” está INCORRETA, pois os lançamentos apresentados são realizados no momento da arrecadação, e o exercício pede o lançamento do fato gerador.

RESPOSTA LETRA C

Nenhum comentário:

Postar um comentário